Sushi durante a gravidez: Por que não podemos comer? | De Mãe para Mãe

Sushi durante a gravidez: Por que não podemos comer?

Responda
24 mensagens
inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Já vi a mensagem noutros tópicos, porém nenhum apresenta uma resposta objectiva e directa à pergunta: Por que razão não posso comer sushi durante a gravidez?
O meu médico não assume posição, diz apenas para ter cuidado com o que como, sobretudo, onde como, mas acima de tudo, diz para comer aquilo que me apetece (o desejo não deve ser inibido durante este período, nem mesmo o álcool, desde que em quantidades moderadas - na sua experiênci.. as crianças mais saudáveis resultaram, maioritariamente, de mães que admitem não ter feito metade das restrições impostas).

As razões que li noutros tópicos do fórum:
- O sushi pode conter parasitas e bactérias (outras comidas o podem conter; uma gastro pode resultar de uma comida normal, no restaurante da esquina!);
- outra razão: o problema é ser cru. Mas, então, como fazem as japonesas? No Japão quase ninguém come sushi, quando lá estive a viver o sashimi era o "dia a dia daquela gente - faz parte da sua alimentação diária (que é, para quem não sabe, literalmente peixe cru).

Estou grávida de quase 4 meses e consumo quase todas as semanas sushi (é a única coisa que trava a minha má disposição, sobretudo, a constante azia e enjoo que parece não abandonar nunca). O gengibre também me ajuda a combater a má disposição, pelo que o consumo com frequência e quando o como.. aquela frescura, parece que me salva deste "inferno" da gravidez!

Se alguém que tiver experiência me poder aconselhar (sobretudo, quem já passou pela experiência e comeu sushi), agradecia a v/ ajuda (sugestões, opiniões).

Inês Pontes

Et_Jolie -
Offline
Desde 28 Jan 2013

Inespontes,

A razão para não se comer peixe cru, é praticamente a mesma para não comer fumados e ovos crus... é justamente o que leste num site: as bactérias. Uma gastroentrite ou contaminação por salmonelas, por exemplo, em uma grávida pode ter consequências muito mais graves do que noutra pessoa, pois nosso organismo está "debilitado" uma vez que canaliza todas as vitaminas e minerais para o bebe. Além disso, há que ter cuidado com o tipo de peixe que se come, pois há peixes que contém elevado nível de mercúrio que também é prejudicial ao bebe.

Como é no Japão eu não faço ideia. Mas sinceramente, se o conselho geral é não consumir certos alimentos, alguma razão há de ter. Eu sinceramente não gosto de comida japonesa, mas gosto muito por exemplo de mariscos e não os como justamente porque não quero "correr o risco" de algo me acontecer ou ao bebe. Meu GO na primeira consulta disse-me por exemplo, para não comer enchidos, fiambre e fumados, a menos que sejam cozidos... Estranho é o teu médico não dizer para evitar certos alimentos, tais como ovos crus, mariscos (principalmente ostras), carne mal passada entre outros...

Mas se tu achas que não te vai acontecer nada, é um risco que corres... eu não o faria...

Sobre Et_Jolie

"Sejamos realistas, exijamos o impossível" Piscar o olho
https://tempoespera.blogspot.com
Nasceu minha princesa! 29/12/2015.

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

O meu obstetra nunca me proibiu de comer nem sushi nem marisco - o que ele me disse foi - "se for comer sushi ou marisco que não seja fresco com o seu marido ambos estão sujeitos apanhar uma gastrite - a diferença é que o seu marido pode tomar medicamentos para combater a gastrite e você não".Há muita gente que pensa que se deve à toxoplasmose e não tem nada a ver...O problema prende-se com o facto de não ser fresco.. Se for um local inteiramente da sua confiança pode comer...Quanto ao alcool depende do que considerar moderado.. Se for ocasionalmente e em muito pouca quantidade...

canuquinha -
Offline
Desde 12 Set 2014

Sim, o sushi tem a ver com as intoxicações alimentares. Claro que se no sushi incluirem legumes ou frutas cruas, também terá o risco de taxoplasmose.

Porque não faz sushi em casa? Congela o peixe por 1 ou 2 dias e depois pode comer.

Ha na zona de Lisboa restaurantes de sushi que têm menus para gravidas, tem é que se marcar antes. Eles congelam o peixe primeiro.

Eu não como nem pretendo comer durante a gravidez, se existe risco, não o vou fazer, mas se a Inespontes pretende fazê-lo, pelo menos tente fazer com o máximo de segurança.

Ultima pilula - Agosto 2014.Inicio treinos - Setembro 2014
Positivo 5/12! Gravidez anembrionária a 22 Dezembro Triste
De volta aos treinos Fev 2015 Positivo: 05 Abril 2015! Vem lá uma Laura!!!! A nossa princesa nasceu a 25/11/15!
Ultima pilula : 09/17! Inicio de treinos: 10/17!
Vem aí o Rodrigo!

Omayra -
Offline
Desde 31 Mar 2015

Ola Inespontes
Nem me digas nada!!! A minha neura/ressaca de sushi é de tal modo que tem dias que nem eu própria me suporto!!
Sou altamente FÃ de comida japonesa, e desde que engravidei (22 semanas) nem lhe toco com receio do toxoplasma, que pode ser encontrado em alimentos crus, sejam eles frescos ou não...
A questão das bacterias podem estar contidas em todos os alimentos é um facto, mas creio que a associação do "não comer sushi" durante a gravidez (para todas as mulheres não imunes, claro) está no perigo do manuseamento de legumes que possam não ser bem lavados, ou até as mãos do chef de cozinha não serem convenientemente higienizadas após mexer nesses legumes, pois o perigo da toxoplasmose está na carne crua e legumes não cozinhados!! O peixe não contem esse risco, porem, no caso do sushi, como é consumido cru (logo não apanha calor para destruir qualquer bacteria) é perigoso não directamente, mas por meio de contaminação indirecta como por exemplo os legumes e as mão do cozinheiro como referi.
Resta-nos esperar pelo dia do parto...sim, porque eu faço questão de comer sushi ainda na maternidade!!!! Que raivaaa!!!

NatashAnjos -
Offline
Desde 13 Ago 2014

Sempre comi de tudo durante todas as gravidezes! A minha médica tbm sempre me disse para comer de tudo, mas claro com cuidado.. Por exemplo, não vou a um restaurante qq comer sushi, como num onde já vou a imenso tempo... Marisco por norma até sou eu que o faço em casa... Mas sempre comi de tudo.

Júlia Marques -
Offline
Desde 01 Jul 2009

Olá Inês, olha eu sempre comi de tudo!! E também adoro sushi... e comi bastante durante a gravidez. Só te dou um conselho, que se aplica a qualquer tipo de comida e qq tipo de restaurante, que é ser de confiança... Podes ter uma gastroenterite ou intoxicação alimentar com qq alimento, mas como é óbvio, é mais provável em alimentos não cozinhados ou pouco cozinhados... A questão do marisco prende-se com isso mesmo também, enquanto grávidas o impacto de uma intoxicação alimentar no nosso organismo é maior, mas se tiveres confiança no que estás a comer não considero problemático! Em relação aos enchidos e afins, fala-se muito nisso pelo risco de toxoplasmose, e ai terás de ver se és ou não imune. Em todo o caso considero que a hipótese de contaminação é muito remota... mas é só a minha opinião!! eu sou imune e comi sempre de tudo, e acredito que se não o fosse, comeria da mesma forma. É lógico que há outros cuidados que devemos ter, e a et_jolie falou dos peixes, mas não é só no sushi que se comem esses peixes, até porque serem cozinhados ou não não interfere com os níveis de metais pesados. Os mais perigosos são os peixes de grande profundidade, os que têm uma vida mais longa, como o atum, o peixe espada... o salmão têm o problema da maioria ser de viveiro... mas tirando isso é um bom peixe.
Quanto a outro tipo de alimentos já sou mais receosa, principalmente tudo o que seja transformado, pré-congelado, pré-feito, e o que contenha açúcar em demasia.... Esse tipo de coisas evito ao máximo, para não dizer que não como nada!!

Filipa Semedo -
Offline
Desde 19 Jun 2014

Sou doida por sushi e portanto p n passar 9 meses sem comer procurei soluções, a semana passada fui ao sushic em almada, sou do norte m cm fomos de férias p o alentejo aproveitei a paragem a meio caminho. E entretanto em badajoz encontrei no el corte ingles (supermercado) umas caixinhas de sushi congelado. Ora, congelado podemos comer, decidi experimentar, n era delicioso m p matar o "vicio" serve perfeitamente. O único problema é de facto ainda n ter visto aquele sushi da pescanova aqui em Portugal. M no continente por exemplo, costuma haver congelado n secção gourmet, mais caro, m acho q se for bom vale mais do q comer fresco sem ter a certeza das condições

Treinante desde Março de 2014
positivo no dia 1 de Abril de 2015

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Eu na minha gravidez comi sushi até dizer chega... Não sou imune à toxoplasmose, já antes da gravidez não era e agora continuo a não ser. O problema do sushi é as bactérias e a toxoplasmose. Todo o peixe usado no sushi é previamente congelado e é assim que matam as bactérias. Isto em bons restaurantes. Se confiam no restaurante a que vão acho que não se devem privar do sushi. Há peixes que podem conter metais pesados, normalmente são os peixes maiores e que vivem em águas profundas. Assim como o marisco pode conter. Eu sei que estamos grávidas e que devemos ter cuidado mas acho que se sentirmos vontade de comer certos alimentos não devemos evitar mas sim come-los com moderação. O fumo dos carros e a poluição também nos afeta e estamos constantemente à mercê destes contaminantes. Para não falar no fumo dos cigarros... E hj em dia toda a comida que ingerimos é tratada com antibióticos e outros químicos... Não podemos deixar de comer...

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

CátiaValente -
Offline
Desde 05 Out 2014

Ola mamas Sorriso
Eu também sou fã de sushi, tanto que a primeira saída da minha filha sem foi ao restaurante de sushi Espertalhão
Eu também não sou inume à toxoplasmose, a toxoplasmose pode estar presente em carne crua ou mal passada, legumes mal lavados e nas fezes dos gatos. Quando perguntei à minha médica se podia comer sushi, ela respondeu me que sim, porque é peixe cru ..
Eu comi, claro que não abusei e só comi no único restaurante que sempre comi e nunca tive qualquer problema.
E estamos as duas aqui com uma saúde de ferro ! Espertalhão
Mas um conselho, se não sentir à vontade para comer e tiver dúvidas, o melhor é não comer.. Senão fica a pensar nisso o tempo todo e nem saboreia bem o sushi Espertalhão

Beijinhos

NicLuna -
Offline
Desde 22 Mar 2011

Mamã, eu ñ evito comer sushi e sabe porquê? Porque os restaurantes de sushi congelam o peixe antes de o usarem, ora como nós sabemos as baixas temperaturas matam tudo o q é bacterias. Desde que vá a um restaurante de sua confiança não vejo problema nenhum..

Sobre NicLuna

Madrinha do baby da Didi ❤❤❤❤ Leo ❤❤❤❤
A madrinha do meu baby boy é a ❤ MartaVitor ❤

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mamãs peixe cru não tem nada a ver com toxoplasmose ok?? Como já foi dito toxoplasmose é essencialmente transmitida pelos ratos, logo tudo o que possa estar em contacto com a terra onde os ratos deixam as fezes (legumes) e tudos os animais que estão mais em contacto com ratos, como gatos e no caso dos porcos que comem tudo... Por isso toxoplasmose não tem nada mesmo que ver com peixes. O facto de muitos obstetras aconselharem a não se comer sushi no restaurante tem mesmo que ver com intoxicações alimentares....Um peixe impossivelmente teria contacto com o toxoplasma...

patriciasp -
Offline
Desde 10 Nov 2006

O problema do sushi é a listéria, uma bacteria que pode provocar varios problemas ao bebe....dificilmente hoje em dia acontece mas,...pode acontecer....

17-12-2009 Nasceu o meu Tesouro
05-05-2015 10 semanas Aborto espontâneo
25-01-2016 12 semanas aborto retido
05-01-2017 05 semanas Aborto quimico
29-10-2017 Nasceu a princesa

Et_Jolie -
Offline
Desde 28 Jan 2013

As mamãs têm toda a razão no que dizem, quanto à higiene... no entanto, esqueceram-se de referir que não é só a toxoplasmose que é transmitida através de certos alimentos, como a Patriciasp disse, há a listeria e há salmonelas... se não houver outras.

Eu sou imune à toxoplasmose e mesmo assim meu médico me disse para evitar certos alimentos comidos crus.

O problema não é a contaminação e sim a cura depois... como todas sabemos não podemos tomar qualquer medicamentos, sem contar que há contaminações que são graves para os bebes.

Mas também não sou radical, acho que muitas vezes há exagero nas recomendações, não só pelos médicos para por outras pessoas também. Conheci uma pessoa que na gravidez não comia morangos, por exemplo.

Sobre Et_Jolie

"Sejamos realistas, exijamos o impossível" Piscar o olho
https://tempoespera.blogspot.com
Nasceu minha princesa! 29/12/2015.

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Olá a todas! :-C

Desde já, muito obrigada pelos vossos comentários, sugestões e opiniões. Como já esperava, o tópico é mesmo controverso e parece que não há uma "verdade" por detrás daquilo que cada um pensa e acha.
Todavia, fiquei até de certa forma admirada por ver muita gente a dizer que não há problema, desde que se escolha um sítio de segurança - as pessoas estão realmente a ficar mais informadas e esclarecidas.

Devo dizer que claro que só como sushi em sítios de confiança e sim, quando me refiro ao álcool, refiro-me, por exemplo, a uma cerveja por semana! (sem exagero!)

O meu médico face à minha questão só disse: "Não há nenhuma restrição, pode comer de tudo, procure ser regrada, ou seja, coma de tudo e não fique muitas horas sem comer ... de 3h em 3h coma alguma coisa. Uma boa dieta rica em frutas e legumes é sempre desejável. Mas, não se prive de nada!

Agradeço muito v/ sugestões Palmas!

Inês Pontes

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Quero ainda acrescentar:

Depois de comentários como os de NatashAnjos (com 4 filhos), entre outras mamãs, "consumidoras de suhshi durante a gravidez", sinto-me confiante na minha ideia inicial de que devemos e podemos comer de tudo. Era assim antigamente e os bebés eram, em média, muito mais saudáveis do que os que nascem nos dias de hoje (é uma pena as reportagens não falarem muito sobre isto!). Embora morressem mais à nascença (mas isso eram problemas de cuidados médicos que eram efectivamente fracos), mas os sobreviventes eram casos raros os que sofriam de asma ou outros problemas (hoje é situação comum).

Na verdade, nós passamos o dia a comer químicos, a fruta já não é fornecida pelo produtor do lado e, mesmo se for, leva químicos; qualquer peixe (a não ser que o forem comprar à lota) também já está contaminado... Toda a comida embalada, enlatada, pão de forma, etc. tudo leva enormes quantidades de sódio, químicos, entre outras coisas ... os legumes já são transgénicos (seja no rest. ou em casa e não me venham dizer que todas produzem legumes em casa). E os ovos, mesmo que cozinhados, são um veneno! Acho que prefiro comer ovos crus das galinhas da minha quinta (que passeiam o dia todo), do que um ovo do supermercado!
As batatas (a não ser as biológicas, todas são derivados de transgénicos desde 2009 - lei aprovada pela UE; é legal e incentivado aos produtores). Até o leite em pó que vão dar aos bebés... acham que o "leite secou e foi transformado em pó?" Já nada é natural e tudo quase à nossa volta está "aparentemente contaminado".

Estamos rodeados que substâncias perigosas geradoras de cancro e outros problemas; faz tão mal comer sushi na gravidez, como comer uma banana da colombiana (que só tem mesmo aroma a banana), ou então, conservas e feijão enlatado... aquelas sopas formidáveis que se comem nos restaurantes ou que se compram feitas (o caldo knorr também é uma bomba!) e.. já nem falo dos refrigerantes. Ou vão-me dizer que todas as pessoas bebem água todos os dias e consomem batata cozinha com peixe grelhado?
É uma pena estes assuntos não serem mais esclarecidos nos meios de comunicação.

Inês Pontes

Nicky 79 -
Offline
Desde 05 Nov 2012

Ouvi alguém referir que os ratos transmitem a toxoplasmose.

Eu tenho um hamster, que sai várias vezes da gaiola e sou eu que faço a higiene da mesma.

Na 2ª feira tive a 1º consulta e perguntei à enfermeira se havia algum problema e ela disse que não. Agora ao ler isto fiquei um pouco assustada, será que devo usar luvas para limpar a gaiola? E não posso mexer mais no hamster?

Sobre Nicky 79

Em busca do sonho desde novembro de 2012.
IIU - janeiro 2015 (cancelada)
1ª IIU -9 fevereiro 2015 (-)
2ª IIU -9 março 2015 (-)
1ª FIV maio 2015 ( ++++ o positivo chegou Sorriso )

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Mama nikky. Toxoplasmose é transmitida por ratos não domésticos, ratos que andam na rua... Certamente que não deixa o seu hamster na rua à solta pois não? Se anda só por casa não tem problema... De qualquer forma usando luvas ou não o importante é que não leve as mãos á boca...Desde que limpe a gaiola e no fim lave muito bem as mãos não há problema...

Et_Jolie -
Offline
Desde 28 Jan 2013

Nicky 79 e Andrucas,

Os gatos é que são os hospedeiros definitivos da toxoplasmose, são as fezes deles que contaminam a carne de outros animais. Apesar de serem contaminados pelos ratos e não só (quando os comem), na fase que o toxoplasma está nos ratos não são transmissíveis, pois estes apenas são hospedeiros intermediários ...

Mas mesmo quem tem gatos, desde que tenha cuidado ao manusear as fezes deles, não tem que se preocupar.

Podes ler sobre o assunto aqui:
https://pt.wikipedia.org/?title=Toxoplasmose

Sobre Et_Jolie

"Sejamos realistas, exijamos o impossível" Piscar o olho
https://tempoespera.blogspot.com
Nasceu minha princesa! 29/12/2015.

Bisqui -
Offline
Desde 10 Jan 2013

Sobre a toxoplasmose só quero dizer que os esporos encontram-se na terra e são libertados para a terra no cócó dos gatos. Um gato só liberta esporos no cócó uma vez na vida quando é inicialmente infetado, e para se infetar tem de comer carne infetada. Todos os animais que mexam/andem na terra ficam com esporos nas patas e pelo e o espalham, daí falar em ratos. Mas os pássaros tb mexem na terra e espalham o toxoplasma. Não vale a pena nos alarmarmos! Se pensarmos que andamos a vida toda sem sermos infetadas, não vai ser agora que o vamos ser. Se tivermos cuidados com o que comemos (nada de produtos de hortas onde andam os gatinhos vadios), com a higiene (nunca levar a mão à boca sem estar devidamente higienizada) e cumprirmos as regras de comer carne bem passada e vegetais e fruta bem lavados não há problema!
Sobre o sushi o problema será sempre a consciência de cada pessoa e a confiança no restaurante onde comemos e isso vale para o sushi e para qq outro alimento.

Sobre Bisqui

Mãe de uma bébé linda
Com planos de engravidar de novo...

Et_Jolie -
Offline
Desde 28 Jan 2013

Bom complemento, Bisqui!! Sorriso

Sobre Et_Jolie

"Sejamos realistas, exijamos o impossível" Piscar o olho
https://tempoespera.blogspot.com
Nasceu minha princesa! 29/12/2015.

Nicky 79 -
Offline
Desde 05 Nov 2012

Obrigada pelas explicações, meninas, fico mais descansada. Por acaso não sou uma pessoa paranóica a ponto de deixar de comer quase tudo, mas também nãoquero prejudicar o meu bbebé e por isso quero ter alguns cuidados.

Pessoalmente acho a lista do que não se deve comer enorme, às vezes paro e penso "será que posso comer isto?" Confesso que há coisas que vão ser difíceis de resistir, como as amêijoas e os enchidos, adoro chouricao e fiambre. Mas lá terá que ser.

Sobre Nicky 79

Em busca do sonho desde novembro de 2012.
IIU - janeiro 2015 (cancelada)
1ª IIU -9 fevereiro 2015 (-)
2ª IIU -9 março 2015 (-)
1ª FIV maio 2015 ( ++++ o positivo chegou Sorriso )

inespontes -
Offline
Desde 03 Jun 2015

Muito obrigada pela explicação detalhada Bisqui Piscar o olho

Inês Pontes

Sol_87 -
Offline
Desde 28 Dez 2011

Já fui duas vezes nesta gravidez, não fui mais pk o € não o permitiu!!! Se fores vai a um que tenhas plena confiança!
O risco é o mesmo do de comeres em qlqr sitio fora da tua casa, a possibilidade de doenças grastointestinais. Se tiveres um sitio de confiança vai, não vás é a algum sitio novo do qual não tenhas 100% de confiança.

Sobre Sol_87

<3 <3