Surreal!!!! (Vigantol) | De Mãe para Mãe

Surreal!!!! (Vigantol)

Responda
29 mensagens
MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Olá mamãs... ando com a cabeça em água!
A minha pequena tem 4 meses e só ha poucos dias, em conversa com outras mães é que descobri (tive conhecimento) que existe uma coisa chamada Vitamina D que se deve começar a dar logo no inicio!!!! Fiquei p'ra morrer! E porque? Porque não houve 1 único medico (de familia ou pediatra) que me falasse disso, acham normal? Entretanto troquei de medico de familia e esta médica nova é que mo prescreveu, porque até á data nenhum outro o tinha feito!!! Conclusão, só começou a tomar agora! Triste
Outra duvida que tenho é em ralação á toma... a medica diz para dar directamente na boca, a farmacêutica disse para por na chupeta mas na bula diz para colocar uma gota numa colher cheia de leite ou papa! O que devo seguir? A bula certo? É o que tenho feito... outra coisa , a medica disse para dar a qualquer hora dia e a farmacêutica para dar de manhã! Como fazem mamãs??
Obrigada!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Olá mamã. Realmente não lhe falarem do Vigantol é estranho. Mas não se preocupe muito, não deu no verão, nos meses de mais luz, pelo que não é de todo grave.
Para ser sincera, nós davamos à noite e colocavamos uma gotinha na chucha.

Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Deixa que a mim aconteceu-me algo parecido, só que ele tinha 1 mes de idade.
Olha eu ao fim do dia ponho uma gota na colher e dou-lhe só com o vigantol e ele farta-se de lamber a colher... Com a comida não faz ele isso Careta

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

paulacferreira -
Offline
Desde 21 Nov 2014

olá.
Eu realmente comecei a dar logo nos primeiros dias.
já experimentei dar na colher limpa ou deitar na colher da sopa ou papa .
Desde que beba a gota,tudo bem.nunca deitei no leite porque tinha receio que não bebesse a quantidade toda de leite.

CarolinaL -
Offline
Desde 01 Maio 2014

como uma mamã disse, não tens que te preocupar muito, porque estivemos na época de calor, e eles tomam essa vitamina porque como são muito pequeninos e não podem apanhar muito sol, precisam dessa vitamina que o próprio sol da! mas tambem posso dizer que conheço muitas mães que dizem de boca aberta que raramente dão a gota por "esquecimento" e falta de importância... em relação a como das ou em que altura. a melhor forma é arranjares uma rotina pq o que é certo é que uma pessoa se esquece. eu comecei a dar de manhã na primeira muda da fralda e dou numa colher, tamanho

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

ola, mas nao dava protovit?

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Eu dou na chucha porque estou a amamentar em exclusivo. Sugestão da pediatra. Também me disse para tentar dar sempre mais ou menos à mesma hora...

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Como disse no tópico só tive conhecimento que isto existia em conversa com outras mães, então como tinha consulta com a nova medica questionei sobre o assunto e só aí foi prescrita a Vitamina D... Até agora não tinha tomado nada!

Por um lado tranquiliza-me essa parte sim mamãs, por estarmos no verão e uma coisa compensar a outra, mas deixa-me fula o facto de ser uma coisa tão importante e nunca ninguém ter falado! Uma mãe até me disse que trouxe logo a receita quando saiu da maternidade!!! Fiquei doente!!!! Uma pessoa paga uma fortuna em cada consulta na pediatra e "ESQUECE-SE" disto!!! Eu não acho normal! Zangado

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Comigo aconteceu mais ou menos o mesmo. O meu só começou a vitamina D aos 3 meses e 1 semana porque ninguém me informou. Eu ponho a gota na chupeta porque não consigo que ele abra a boca para lhe dar directamente e o raio do frasco às vezes demora eternidades a deitar a gota.

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Eu tenho dado de manhã quando lhe dou o leite, ponho um bocadinho de leite numa colher e deito a gotinha... mas realmente na chupeta parece mais pratico e eficaz, porque com a colher sai sempre um bocadito da boca e pode não tomar em condições!

É uma vergonha! Se é assim uma coisa tão importante como é possível os médicos deixarem passar? E vamos a tantas consultas, e nunca ninguém pergunta, isso é que me deixa estupefacta!!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Olá mamã!
Por cá também dava sempre na chupeta, até iniciar os sólidos, e aí já dava na colher junto com a fruta.
Acho realmente grave! Os bebés deviam sair dos hospitais / maternidades logo com essa indicação, creio que iniciamos por cá ao 6º dia de vida...
Mas ainda bem que calhou nesta época do ano!
Tudo de bom para vocês!! Beijinho

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

O Vigantol, como qualquer vitamina, deve ser dado de manhã, e nunca à noite, pois as vitaminas podem ter efeito estimulante e perturbador do sono. Em relação à toma, eu dei sempre diretamente na boca.

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Olhe eu sou das mamãs que há muito deixou de dar vigantol. E desculpe, mas acho que está a fazer uma tempestade num copo de água. Cada pediatra tem o seu método de trabalho, uns consideram uma coisas importantes, outros serão outras, mas se realmente fosse tão importante como você diz acredite que ele não esquecia. Tanta mas tanta vez que eu falo com mamãs cujos pediatras dão conselhos totalmente diferentes da minha. E se confio nela? Muito. E acredite que ainda vai a tempo, não se martirize com o que não fez e podia ter sido feito.

Luz Varela -
Offline
Desde 30 Jun 2013

Olá mamã,

O meu baby fez agora três meses e a minha pediatra é ótima, dos lusíadas em lisboa. Ela receitou uma gota diária de vigantol até completar 1 ano. Eu dou numa colher pequena todos os dias de manhã.
Bjos

Luz Varela
43 anos
Uma estrelinha no céu em 2011
IVI - 2 CP (-), 2 IIU (-), 1 FIV com 2 TEC (-)
em treinos desde 2012
O maior amor da minha vida chegou a 29/05/2015

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Eu esquecia-me muitas vezes do Vigantol e cheguei a falar disto com uma outra mamã que me avisou, alertada pelo pediatra, que há cada vez mais casos de raquitismo por causa destes esquecimentos... Triste escusado será dizer que daí em diante nuuuuunca mais me esqueci.
Mas se a mamã em questão passar por cá com certeza explicará isto melhor do que eu.

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Mamã Cat Chloé, eu não sou nada apologista de seguir ordens de médicos, mt pelo contrário, ouço e vejo se isso se adapata à minha bebé ou não! Mas neste caso foi bem diferente... Ao fim de 4 meses, sento-me a falar com amigas mães onde todas me falam do mesmo, entretanto ponho-me a persquisar sobre o assunto e vejo o quão importante é, e nenhum dos médicos me fala do assunto excepto esta nova médica que tb achou mal nunca me terem falado destas vitaminas, dizendo que são realmente muito importantes e que ja devia ter começado desde "sempre"... Não é suposto preocupar-me? Confuso

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Mamã eu sou daquelas que vai dando o vigantol de vez em quando, desde que começou o bom tempo. E porquê? Porque a Francisca passa bastante tempo na rua e fez praia muitas vezes e também porque bebe leite adaptado que já tem alguma vitamina D. Mas a maioria dos bebés pequeninos passa muito tempo em casa ou na creche, mesmo no Verão, sendo a vitamina D importantíssima nesses casos.

Independentemente disso, é gravíssimo nunca lhe terem falado disso e eu faria queixa de ambos os médicos... Se reparar, o próprio boletim de saúde dos pequenitos tem esse item nos assuntos que devem ser abordados em TODAS as consultas do 1º ano do bebé!

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Olá

Tenho um casal amigo que também não teve indicação do médico para dar essa vitamina e nunca deram a vitamina à filha, a menina vai fazer 2 anos e não aconteceu nada. Também tenho uma amiga que deixou de dar porque ela diz que a menina fazia uma reação com aquilo
Eu por acaso tive indicação para dar e dei até acabar com o frasquinho durou até aos 12 meses, dei sempre de manhã e na chucha.
Sem stress não vale pena nos preocupar-mos muito com isso o nosso país tem sol e de alguma forma os bebes apanham sempre um pouco, por isso acho que não é grave se dermos essa vitamina.

Telmap1992 -
Offline
Desde 28 Ago 2015

O meu toma o Vigantol desde os 5 dias de vida, uma gota por dia. Nomralmente tento colocar-lhe na boquinha, mas ele sente e fecha e nesses casos coloco na chupeta. Nunca coloco no leite nem na papa. Isso só serve para ter a certeza que ele engole, mas se colocar na boca também é certo que ele absorva a vitamina. No entanto tenho para a semana a consulta dos 2 meses e a minha pedi disse que nessa consulta me ia alterar o vigantol para outra. Por esse motivo estou a achar estranho terem-lhe receitado vigantol aos 4 meses. Mas não sei, pode ser uma questão de preferência de uma vitamina a outra da minha própria pedi.

vicass -
Offline
Desde 20 Jul 2014

Olá
Eu dou directamente na boca é muito fácil, quando está no trocador abro.lhe a boquinha e já está. Dou quando me lembro à hora que calha.
Não esquecer que existem sim recomendações da Dgs para esta suplementação, tanto é que vem referido no boletim de saúde dos bebés. Mas estas recomendações são baseadas em recomendações internacionais e portanto desconhece.se se estão mesmo adaptadas à nossa realidade (país de sol)
Não se stresse com isto e na próxima consulta fale com a sua pediatra.

vicass -
Offline
Desde 20 Jul 2014

Olá
Eu dou directamente na boca é muito fácil, quando está no trocador abro.lhe a boquinha e já está. Dou quando me lembro à hora que calha.
Não esquecer que existem sim recomendações da Dgs para esta suplementação, tanto é que vem referido no boletim de saúde dos bebés. Mas estas recomendações são baseadas em recomendações internacionais e portanto desconhece.se se estão mesmo adaptadas à nossa realidade (país de sol)
Não se stresse com isto e na próxima consulta fale com a sua pediatra.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Panda2014 escreveu:
Eu esquecia-me muitas vezes do Vigantol e cheguei a falar disto com uma outra mamã que me avisou, alertada pelo pediatra, que há cada vez mais casos de raquitismo por causa destes esquecimentos... escusado será dizer que daí em diante nuuuuunca mais me esqueci.
Mas se a mamã em questão passar por cá com certeza explicará isto melhor do que eu.

Sorriso Panda, quem foi essa mamã? Careta ehehehhe então, eu comecei a levar o meu pequeno ao Dr.º Henrique Soares quando ele tinha uns 5 meses, e comentei que me esquecia imenso de lhe dar o vigantol, e ele disse-me para não me esquecer porque lhe têm aparecido cada vez mais casos de sub-raquitismo...ele trabalha na pediatria do hospital são joão, sabe do que fala. Não quer dizer que, porque um bebé nunca tomou e não teve problemas, que isso prova que não é necessário. Por essa lógica eu podia dizer que tabaco não faz mal porque o meu pai fuma há 40 anos, e muito, e nunca teve nenhum problema nos pulmões. Percebem? somos todos diferentes...mas certas coisas que fazemos ou não fazemos aumenta a probabilidade de x coisa...pensem bem, vivemos realmente num país de sol, mas no inverno não há assim tanto sol, pelo menos não aqui no norte...e de que adianta o sol, se agora sempre que se leva um bebé à rua se enche o bebé de protetor solar? Ou se colocam panos a tapar os bebés nos ovos, e se impede totalmente o contacto dos raios solares com a pele do bebé? Eu não sou de 8 nem 80...se o menino vai passear na rua, e está sol, e são 17 horas e ele só vai comigo ao supermercado (5 minutos ao sol para ir e 5 minutos para voltar), meto-lhe o chapéu e está bom, não o vou encher de protetor...isto tudo para dizer que sim, é importante dar o vigantol devido à insegurança que atualmente os pais têm relativamente a deixarem bebés apanhar sol (nunca diretamente, claro!)...que não deixa de ter fundamento, por causa do buraco na camada de ozono, eu entendo o receio...mas lá está, extremismos não podem ter grandes resultados Sorriso por vezes ainda me esqueço de dar o vigantol, mas diria que lhe dou 90% das vezes Sorriso ah, dou quando ele acorda, ponho por cima da boquinha dele e ele próprio abre a boquinha (antes tinha de ser eu a forçar) e adora lol é mesmo fofo!! Mas faço assim por acaso, não foi algo muito pensado Careta

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

MeuAmorÉumaFlor -
Offline
Desde 30 Nov 2011

Eu comecei logo mal tive a receita na mã fui logo á farmácia, fiquei danada mesmo! De repente td à minha volta fala de vigantol e eu sem sequer saber o que era, ao fim de 4 meses!!! E não volto aquela pediatra, não so por esta razão mas por outras tb... Embora merecesse que la fosse dizer-lhe umas coisinhas!
Embora tenha ficado MUITO chateada com tudo isto, fiquei um pouco mais tranquila com os vossos comentarios... Obrigada!
É pouco provavel que me esqueça de dar, pois pus a caixinha mesmo a frente da lata do leite, por isso a 1a coisa que me vem à mão de manha é o vigantol! Sorriso

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 17/04/2015 ♥ ♥ 16:45h ♥ ♥ 3,230Kg ♥ ♥ 50,5 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Videl86 escreveu:

Panda2014 escreveu:Eu esquecia-me muitas vezes do Vigantol e cheguei a falar disto com uma outra mamã que me avisou, alertada pelo pediatra, que há cada vez mais casos de raquitismo por causa destes esquecimentos... escusado será dizer que daí em diante nuuuuunca mais me esqueci.
Mas se a mamã em questão passar por cá com certeza explicará isto melhor do que eu.

Panda, quem foi essa mamã? ehehehhe então, eu comecei a levar o meu pequeno ao Dr.º Henrique Soares quando ele tinha uns 5 meses, e comentei que me esquecia imenso de lhe dar o vigantol, e ele disse-me para não me esquecer porque lhe têm aparecido cada vez mais casos de sub-raquitismo...ele trabalha na pediatria do hospital são joão, sabe do que fala. Não quer dizer que, porque um bebé nunca tomou e não teve problemas, que isso prova que não é necessário. Por essa lógica eu podia dizer que tabaco não faz mal porque o meu pai fuma há 40 anos, e muito, e nunca teve nenhum problema nos pulmões. Percebem? somos todos diferentes...mas certas coisas que fazemos ou não fazemos aumenta a probabilidade de x coisa...pensem bem, vivemos realmente num país de sol, mas no inverno não há assim tanto sol, pelo menos não aqui no norte...e de que adianta o sol, se agora sempre que se leva um bebé à rua se enche o bebé de protetor solar? Ou se colocam panos a tapar os bebés nos ovos, e se impede totalmente o contacto dos raios solares com a pele do bebé? Eu não sou de 8 nem 80...se o menino vai passear na rua, e está sol, e são 17 horas e ele só vai comigo ao supermercado (5 minutos ao sol para ir e 5 minutos para voltar), meto-lhe o chapéu e está bom, não o vou encher de protetor...isto tudo para dizer que sim, é importante dar o vigantol devido à insegurança que atualmente os pais têm relativamente a deixarem bebés apanhar sol (nunca diretamente, claro!)...que não deixa de ter fundamento, por causa do buraco na camada de ozono, eu entendo o receio...mas lá está, extremismos não podem ter grandes resultados por vezes ainda me esqueço de dar o vigantol, mas diria que lhe dou 90% das vezes ah, dou quando ele acorda, ponho por cima da boquinha dele e ele próprio abre a boquinha (antes tinha de ser eu a forçar) e adora lol é mesmo fofo!! Mas faço assim por acaso, não foi algo muito pensado

Aaaaaah, afinal era sub-raquitismo e não raquitismo eheheh
Por cá já regressamos ao vigantol, deixei o protovit, e a minha vida ficou facilitada, é que dar 12 gotas de proto, uma em cada colher de papa, não era tecnicamente possível, precisava que comesse 12 colheres de alguma coisa, o que é uma utopia lol (o ferro é que já é outro campeonato, my god!!
Beijinho

MarleneWZ -
Offline
Desde 04 Jun 2008

Olá mamãs,
Como estou a amamentar em exclusivo coloco a gota do vigantol no mamilo, isto por sugestão do médico do centro de saúde e da pediatra. Tem corrido lindamente.

Sobre MarleneWZ

21/07/2015 - o dia mais feliz das nossas vidas!

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Nós mães queremos sempre o melhor para os nossos filhos como obvio e se é para dar a gente dá a vitamina. A minha amiga não teve indicação do medico para dar a vitamina à filha e ela não deu, felizmente a menina não ficou raquítica, se calhar como ela deve de haver muitas que não dão isto é tudo muito relativo pode correr bem ou não depende da resistência dos bebés.
É preciso é que os bebés sejam saudáveis.

AnaMariaLima -
Offline
Desde 14 Fev 2015

Eu também dou a vingatol e só comecei na consulta de 1mes que foi quando me foi passada Sorriso é raro me esquecer Sorriso dou na 1a muda de fralda de manha diretamente na boca Sorriso o fresquinho fica a beira do muda fraldas o que facilita o não esquecimento Sorriso
Também comecei agora as 4meses a dar ferro em gotas (5) também diretamente na boca.
Dessas ela já não gosta tanto Sorriso faz mesmo cara Feia mas tem de ser pelo que diz a pediatra para prevenir anemia porque é uma bebé gordinha e como tal tem mais tendência a isso. Pelo menos foi assim que me explicou Sorriso
Mais alguém dá disso?? Sorriso

22 de Abril - 2,930 kg carregadinhos de amor Sorriso
"When she's O.K
And I'm all right
When she's awake
I'm up all night
Nothing really matters"

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu tinha a indicação para dar ferro, até porque o Lucas mamou em exclusivo até aos 6 meses, mas nunca consegui dar mesmo porque ele odeia e fica com dores de barriga Triste quando acho que ele anda a comer mal, lá lhe espeto umas gotinhas de ferro numa colher de algo que sei que ele vai comer (a primeira colher de sopa, uma colher de manga, etc), mas geralmente não dou...agora já não me preocupa tanto porque ele já come carne e peixe e muitas verduras com ferro. No início insisti, insisti, mas realmente o suplemente de ferro com ele não era nada fácil, então expliquei ao pediatra que respeitou a minha decisão Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

AnaMariaLima -
Offline
Desde 14 Fev 2015

Obrigada videl Sorriso a minha ainda deixa lá abro a boca e ela não fecha mas já olha para o frasco quando o estou a abrir, daqui uns tempos estou mesmo a ver o filme Sorriso ela a ver o frasco e a cerrar a boca Gargalhadas

22 de Abril - 2,930 kg carregadinhos de amor Sorriso
"When she's O.K
And I'm all right
When she's awake
I'm up all night
Nothing really matters"

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?