Suplemento | De Mãe para Mãe

Suplemento

Responda
7 mensagens
Andreia mami -
Offline
Desde 16 Set 2016

Olá mamas. A minha bebé tem 1 semana de vida. Desde o início que tenho pouco leite, portanto estava a dar 15 minutos de mama e 30 ml de suplemento como os médicos mandaram . A questão é que não tenho tido nada de leite. Não está a sair nada e tenho reparado que só 30 ml de suplemento não tem chegado para a menina. Então aumentei para 60 a pouco ela bebeu tudo até adormeceu. O problema é que tenho receio de estar a fazer algo errado. E neste momento não sei a quem questionar. Liguei para a saúde 24 e muito sinceramente pouco ou nada ajudaram.

chiclete -
Offline
Desde 23 Jan 2016

Olá mamã, antes de mais parabéns. Com quem falar depende se ainda quer insistir na amamentação. Se sim o melhor seria o sos amamentação ou uma CAM, a quantidade de leite produzida depende da demanda do bebé (o meu chegava a estar horas inteiras ao início). Quanto a suplementar se a menina está a aumentar peso dentro do esperado a quantidade é o que ela quiser (o biberão deve ser dado com pausas para permitir à bebé parar se cheia). Há uma fórmula que usa peso para uma estimativa mas é como os adultos, uns comem mais e outros menos.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010

Olá. Eu também dei suplemento desde o primeiro dia em complemento ao leite materno e ainda continuo. Sempre dei 30 e ainda continuo e o meu bebé tem 7 semanas, só à noite é que diu 60. Relativamente ao seu caso aconselho a contactar uma CA M - consultora de amamentação - sao voluntárias e podes encontrar uma próxima a ti no site das CAM de Portugal. Como sabes que não tens leite? Tive a mesma dúvida e para confirmar comprei uma bomba de tirar leite manual (a mais barata que encontrei - 9,90 euros!) e surpreendentemente tinha mais leite que pensava... a bomba também ajuda a estimular. . E o leite que tirares podes dar na vez do suplemento. .. muitas vezes o que me parece que acontece é que o bebé é preguiçoso e quando a mama se torna mais trabalhosa ele prefere o biberão. .. boa sorte.

Andreia mami -
Offline
Desde 16 Set 2016

Pois é comprei uma bomba automática e tenho tentado usar e nada. A 3 dias levei 1h para encher 20ml e desde então nao tem saído nada. Não fazia a minima ideia que existia uma consultora de amamentação. Vou pesquisar sobre eles então. Muito obrigada pela ajuda.

CR.RJ -
Offline
Desde 08 Mar 2010
Citab -
Offline
Desde 24 Ago 2016

Mamã nao que tenha muita experiência mas se nao tem nada de nada de leite eu passaria para os 60ml.
Eu também estou a dar suplemento pois tenho pouco leite,dou 20 min de maminha ou o que ela aguentar pois adormece logo e acaba por nao estimular muito o peito e depois dou 30ml de suplemento e no final vou com a bomba fazer extracção para ver se ficou alguma coisa mas no maximo so faço os 20min. E dou na mamada seguinte.
Esta semana foi pesada e como nao aumentou muito a enfermeira mandou dar os 60ml.
Experimente passar no centro de saude e falar com uma enfermeira de saúde materna e procure a ajuda de uma Cam como já sugeriram aqui outras mamãs, e se quer amamentar nao desista,eu não desisti desde o início e a minha bebé ficou internada na neo ao segundo dia de vida e eu continuei sempre a fazer a extracção nas horas em que ela devia mamar e ia levar-lhe e olhe que eu tinha muito pouquinho mesmo,a verdade é que agora já consigo tirar 60ml de uma e 40ml da outra quando antes também só tirava 10ml ou 20ml no máximo.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Para que os seios produzam mais leite é preciso haver um estímulo constante, sendo normal que no início não tenha muita quantidade. Também tenho dado suplemento pela mesma razão da quantidade de leite, mas agora só dou poucas vezes suplemento porque a produção tem vindo a aumentar.

Pode experimentar o seguinte - dê-lhe de mamar sempre pelos peitos 10 a 15 mins cada lado, depois se o bebé quiser mais é que lhe dê o suplemento. Quando ele estiver a dormir, se por exemplo ele dorme 3 horas então 1h após ele dormir extraia com a bomba. Atenção que às vezes a bomba tem que estar bem pegado, pelo menos na minha experiência reparei que às vezes ajustando a bomba é que começa a sair leite. A bomba ajuda a estimular mais produção pelo que fazendo isso num intervalo quando o bebé não mama ajuda. Pode até conservar o leite extraido e dar isso em vez de suplemento caso nas sessões de mamada o peito não chegar.

A produção nunca se esgota realmente pois é uma fonte de produção contínua. É como um rio que está sempre a escorrer, a diferença é que a produção acelera mais se houver mais estímulo. Pelo que às vezes ao extrair com a bomba ou dar de mamar, pode ir alternando os seios com pelo menos 10/15 mins de intervalo e o peito inicial já fica com algum leite.

Já agora tem algum apoio que possa recorrer? Por exemplo fui seguida nos Lusíadas e os enfermeiros têm ajudado a esclarecer e a dar indicações de quanto leite suplemento dar e como fazer. Já tem pediatra?

Outra coisa importante é certificar que o bebé faz uma boa pega.