Stock de leitinho.. Ajuda precisa-se! | De Mãe para Mãe

Stock de leitinho.. Ajuda precisa-se!

Responda
10 mensagens
MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Olá a todas!O meu menino tem 3mesinhos e meio e ja estou a começar a fazer o stock de leitinho para quando regressar ao trabalho. Não está nada facil pois tenho dias de tirar 70ml como tenho dias de tirar 150ml.Hoje foi novidade-tirei 20ml.. pq será?!..Tentei e tentei e nada!..Amanhã será melhor!! Bom a minha duvida é se depois q volte ao trabalho se consegue ir repondo o stock e tambem qual a quantidade q devo ter para ter um stock "confortável". Não tenho frigorifico no trabalho.Poderei levar uma geleira com cargas de gelo e guardar la o leitinho q conseguir extrair? É seguro por quantas horas? Ou não é aconselhável? Senao so irei tirar quando chegar a casa..Mamãs com experiência sff ajudem-me q tanta dúvida ja me anda a dar a volta ao miolito.. Contem-me como fizeram!
Beijinhos!

MummyLopes

catarinaar -
Offline
Desde 27 Set 2010

Aloo mamã. O leite varia sempre de mãe para mãe e de gravidez para gravidez... Acontece haver dias que se tem menos mas é uma questão de ir vendo o que produz. Se continuar a ter menos aos poucos vai tendo menos, mas com estimulação a coisa até se dá. É sempre um pouco incerto quando nos escasseia o leite.

Quanto ao tirar o leite quando vai trabalhar...parece um pouco "fora". Mas se o fizer penso que o possa fazer sem problemas, visto estarmos a entrar no inverno o tempo e frio e com uma geladeira e placas não haverá problema.

*Temperatura ambiente
4-6 horas a 19 - 26°C
( 66 - 78°F)

* Frigorifico
3-8 dias a 4°C (39°F)
ou temperaturas inferiores

*Congelador
6 -12 meses -18 a
-20°C (0 a 4°F)

*Leite materno
descongelado

No frigorífico durante,
no máximo, 10h.
Não recongelar!

No entanto tem o promil que se vende em farmácia para estimulação de leite.

* Ser mãe é cansativo mas se um simples sorriso compensa tanto..um conjunto de ternurinhas é uma coisa inedita!..é tão doce, tão fabuloso..nem sei! Adoro-te principezinho..perdição da mãmã!

* nova estrelinha a caminho!

andreia80 -
Offline
Desde 31 Out 2008

olá mummylopes

eu consegui fazer aleitamento exclusivo até aos 6 meses com as minhas reservas de leite congelado, mas tive uma grande ajuda do chá de funcho. este ajuda a produzir mais leite, pela minha própria experiência quando voltamos ao trabalho torna-se muito mais dificil tirar leite.

Sobre andreia80

7 setembro 2013 - Nasceu o meu Tesouro
20 julho 2015- começamos a tentar o segundo Tesouro
6 maio 2016- poitivo
AE-16 maio 2016-triste muito triste
8 Julho 2016- positivo
14 outubro 2016 é uma menina!

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

A quantidade que extraio também me costuma variar. Há dias em que estamos mais cansadas ou mais stressadas, há fases em que eles mamam menos e a produção ajusta para baixo, há os dias do períodos e há dias em que não faço ideia porquê.

Quando comecei a trabalhar passei a tirar leite de um dia para o outro. Por isso, o stock que fiz usei-o só para dias em que me esqueci de levar alguma peça da bomba e não pude tirar, dias em que me esqueci do leite no trabalho ou para acrescentar em dias em que saiu pouco leite.

Assim o stock que tenho mantido tem sido de cerca de 3 ou 4 pacotes de cerca de 100 ou um pouco mais e uns 3 pacotes de cerca de 50ml ou um pouco menos (para os acrescentos). A minha experiência foi contrária à da Andreia80, passei a ter mais facilidade em tirar leite quando comecei a tirar no trabalho, porque tirava em vez de dar mama, do que em casa, onde tirava entre mamadas ou depois das mamadas. Mas isso depende claro da idade do bebé quando vamos trabalhar e de quantas refeições vamos precisar substituir.

Quanto a conservar, eu guio-me pelos valores de tempo mais baixos das indicações que a primeira mamã lhe deixou, no máximo 3 dias no frigorífico e 6 meses no congelador (o meu é uma arca em separado, não é daqueles combinados com o frigorífico, senão deixaria menso tempo). Em relação a arca portátil com acumulador de gelo, geralmente consegue-se manter uma boa temperatura fria. Eu não teria problemas em usar.Mas em caso de dúvida pode sempre comprar um termómetro de frio para ter a certeza que tem pelo menos uma temperatura de refrigeração (+/-4ºC).

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Obrigada a todas. Ja vou em quase 2litros. Parece algum mas na verdade dá para 4dias de creche pois são 3 refeições de 150 a 180ml (será?)
Vamos lá ver o que consigo até lá. Vai iniciar com 5mesinhos a meio de novembro.

MummyLopes

Twin_mummy -
Offline
Desde 06 Jun 2011

Em relação a quantidades de leite varia muito e de acordo com diversos factores. Eu amamentei gémeos durante cerca de 18 meses e cheguei a tirar 2 litros de leite por dia, mas outros houve em que tirava cerca de 100ml.

O que recomendo p aumentar a produção:
-estimular com regularidade: seja o bebé a mamar directamente ou tirar com uma bomba para que a produção aumente convém q seja a cada 3h (eu de início até de noite tb tirava de 3 em 3h).
-comprar ou alugar uma boa bomba eléctrica. As manuais é mesmo p esquecer. experimentei uma e levava mais de meia hora para tirar uns 50ml. Com a eléctrica chegava a tirar meio litro ou mais em cada extracção. A q eu tinha era a Amèda lactaline e valeu cada cêntimo
-descansar muito: sei q é difícil mas é mesmo necessário; sem uma boa noite de sono n há milagres. Eu o q fazia qd eles mamavam tb de noite de 3 em 3h era aproveitar de dia e dormir umas sestinhas c eles
-comer em intervalos regulares e ter uma alimentação equilibrada e variada: a cada h pelo menos uma maçã q seja
-beber muita água: tendo em conta q normalmente precisam de cerca de 1,5litros de água por dia, estando a amamentar convém passar a beber mais q isso. Eu chegava a beber 2/ 3 litros
-evitar o stress: tb n é facil mas qto mais stressadas estiverem pior é; por ex p tirar o leite se eu estava a pensar se conseguiria tirar suficiente e a olhar p lá nunca tirava; a melhor técnica era mesmo ver tv enqto tirava...lol

Relativamente a conservar o leite numa geleira n me parece q seja o ideal e convém ter mesmo muito cuidado c isso. Será q n arranja um café próximo q lhe possa fazer essefavor de guardar o leite diariamente e depois usa a arca apenas p transporte?

Qto a quantidades n se esqueça q p já é mais complicado mas assim q começar c a alimentação sólida são menos refeições Piscar o olho

Força nisso!

LOJINHA: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/103573
**** ALUGO APARTAMENTO EM VILAMOURA **** email:[email protected]
Acompanhem as aventuras e desventuras de uma mamã de gémeos no meu blog: http://TwinMummy.blogs.sapo.pt/ Façam o favor de opinar e MUITO OBRIGADA pelo incentivo!!

CrisCS -
Offline
Desde 18 Dez 2014

Olá,

Bem, acho que não consigo ajudar assim muito, apenas dizer que comigo também varia imenso a quantidade de leite que consigo tirar diariamente.

O que já notei que ajuda é a estimulação, quando tiro antes de dormir, por volta da 1/2h da manhã, quando acordo tenho sempre imenso leite! Mas a maior parte das vezes dá-me a preguiça e não o faço. E quanto mais uso a bomba, mais leite vai produzindo. Por exemplo, desde sábado até ontem que tenho andado numa correria e não consegui tirar leite nenhuma vez, hoje quando fui tirar foi uma miséria! Já voltei a usar várias vezes hoje para ver se volto a ter mais.

Ah, e a minha pequenina geralmente acorda 1/2 vezes por noite, meto-a no peito, ela mama e adormece passado pouco tempo. E houve uma noite que sem querer meti-a sempre no peito direito. Resultado, quando acordei o esquerdo parecia pedra de tão cheio que estava, e só desse tirei quase 250ml! Desde aí que tenho feito sempre o mesmo e tem resultado bem.

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Mamãs!!! Ja tenho dias de conseguir extrair 200ml! E se durante a noite der sempre do mesmo peito, de manhã tiro mais 120ml do outro mas vou deixar isso so para alguma situação de stock de emergência Sorriso E estou muitooo contente pois vamos passar a ter frigorífico no trabalho!! Yeahhyyy Sorriso Sorriso Sorriso Exclusivo até aos 6meses, ca vamos nós!
A todas as mamãs q como eu estão a preparar stock de leitinho, deixo um conselho - persistência e a coisa acaba por correr bem e a quantidade vai aumentando de semana para semana.
Força!!
Um grande beijinho a todas!

MummyLopes

CrisCS -
Offline
Desde 18 Dez 2014

Fico muito contente que já esteja a correr melhor!

Beijinho Sorriso

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Boa! Sorriso