Sonolência e cansaço, e o trabalho | De Mãe para Mãe

Sonolência e cansaço, e o trabalho

Responda
19 mensagens
aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Olá a todos, recentemente descobri que estou grávida há cerca de 2/3 semanas e desde então sinto-me muito cansada e sonolenta. Tornou-se um pouco difícil deslocar-me a pé porque as pernas ficaram mais pesadas, e como deixei de tomar café tornou-se muito mais difícil manter-me concentrada ou até acordada (por acaso desde cerca de 1 semana antes de ter descobrido reparei que necessitei de mais café).

Embora eu esteja sentada o dia todo no trabalho, as minhas tarefas exigem muita concentração e sem ela mal consigo ser produtiva. Triste Cada dia torna-se bastante insuportável e sinto-me mal por não produzir quase nada e querer só dormir.

Tentei pesquisar pela net a ver se consigo arranjar alguma solução no entanto sugerem sempre que fôssemos dormir, o que é óbvio mas infelizmente trabalho e não posso fazê-lo quando me apetece! Quem me dera que um ordenado de casal serve para sustentar a família toda, mas hoje em dia isso já não acontece. Triste

Não sei se é possível pedir baixa embora duvido que isso seja considerado como gravidez de risco.

Alguma mamã aqui que possa dar alguma dica?? Obrigada!

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Olá Aries23, entendo perfeitamente pois estou no mesmo barco, e já vou a metade da gravidez (dizem que supostamente a sonolência melhora no 2º trimestre). Também trabalho sentada, o que até acho pior pois é mais fácil fechar os olhos, há alturas durante a tarde que tenho mesmo que me levantar a dar uma volta à secretária para não adormecer. Infelizmente o cansaço, a sonolência, e até algumas dores próprias da gravidez (de costas, pernas, etc) não são motivo para não trabalhar, e muito menos considerar uma gravidez de risco.
E concordo consigo quando diz que um ordenado devia dar para sustentar um casa/família.
Não tenho soluções, apenas quis deixar uma palavra amiga de compreensão.
Boa gravidez.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Obrigada Ninean! Sorriso Ainda estou na primeira semana sem café e parece que andei a tomar anti-histamínicos. Triste Estou com receio que a minha empresa/cliente repare e mesmo que ninguém repare, não me sinto bem a produzir a 20%... É nesta altura que começo a pensar que os homens têm mais sorte, porque embora não possam sentir o que é ter um/a bebé a crescer dentro deles, também não sofrem com todas essas alterações hormonais! Acho que emocionalmente também ando um pouco em montanha-russa, mas não sei se isso tem a ver com o sono ou com as hormonas.

Talvez falo com a minha médica a ver o que se pode fazer, senão falo com a minha empresa a ver se chegamos a algum acordo quanto ao horário.

agomes25 -
Offline
Desde 29 Jul 2015

Mamã, desde já parabéns. Eu por acaso enjoei o café mas o meu médico sempre me disse que podia tomar 2 por dia. Mas infelizmente o primeiro trimestre é assim, só estamos bem com umas sestas ao longo do dia.
Felicidades

amostrinha -
Offline
Desde 04 Jan 2014

Pelo menos um cafezinho podes beber! Tentar repousar um pouco na hora do almoco se for possivel... talvez umas vitaminas pre natais possam ajudar a arrebitar... e de resto e chegar a casa e esticar as pernas no sofa (ou mesmo ir dormir mais cedo...). Essa fase tipicamente melhora, e de todas as maleitas da gravidez, e sem duvida a mais "suave".
Nao, gravidez nao e doenca, mas cada gravidez e uma gravidez unica com caracteristicas especificas... e infelizmente na sociedade Portuguesa a gravidez nao e vista com bons olhos, apesar dos graves problemas demograficos que o pais enfrenta... por isso vai haver muita gente a implicar e mandar bitaites (nomeadamente contarem os celebres - e raros! Casos de mulheres que trabalharam ate ao dia do parto. Marimba-te para isso. Concentra-te no teu bem estar e no da tua sementinha que precisa de tudo de ti. Luta pelo que for melhor para ti. <3

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

É normal, mas não é motivo para baixa.
Na primeira gravidez senti isso, desta nem por isso felizmente. Continuo a beber um café qdo chego ao trabalho, mas deixei o do almoço.
Acho que o organismo já se habituou ao cansaço. Afinal já são mais de 3 anos disto. Para ajudar o meu filhote acorda-me sempre antes das 7h, 7 dias por semana. Ando cansada, mas nada de anormal.
Ah, desta vez tomo vitaminas pré-natal. Não sei se isso ajuda,mas mal não faz.
As melhoras!

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Olá eu senti isso! A má notícia é que tens que aguentar. A boa notícia é que passa! O meu trabalho também é sentada o dia todo e eu tinha tanto sono que muitas vezes quase adormecia. Também notei uma queda na produtividade... mas acho que as chefias estavam preparadas pra isso. Penso que os teus chefes também devem estar preparados. Seja como for, tenta sempre dar o teu melhor.
Olha eu sempre bebi café. A gravidez toda. Costumava beber 1 por dia... no máximo 2.
Foi mesmo o meu obstetra que me disse pra eu tomar. Até 2 cafés não faz mal.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Obrigada pelos vossos comentários! Sorriso

1 ou 2 cafés é exatamente o que me ajudava a acabar com a sonolência antes de ter testado positivo. Tenho que perguntar à minha obstetra sobre isso.

Li algures que em Luxamburgo as mulheres têm licença logo quando sabem que estão grávidas, era bom se cá fosse assim também! Infelizmente hoje em dia ainda não há muitas medidas que ajudam as famílias que querem ter bebés, e quando o casal trabalha torna-se também difícil ter tempo para cuidar dos filhos. Ainda bem que temos os nossos pais que podem ter disponibilidade a ajudar nisso quando a criança nascer porque senão nem sei o que poderia fazer. Há uma baixa taxa de natalidade e no entanto hoje em dia é complicado ter filhos!

Xanomix -
Offline
Desde 09 Dez 2014

Olá!
É normal sentires isso tudo! Quando me falavam do sono durante a gravidez achei um exagero mas é verdade! Estou grávida de 20 semanas e sinto-me bem melhor! Nos primeiros 3 meses arrastava-me! Chegava a ir para a cama às 9.30 cega de sono!
A minha produtividade continua igual. Sinto-me que ando mais esquecida e despistada. Mas anoto tudo e crio agendamentos para evitar esquecimentos graves! Sorriso tb trabalho sentada o que não ajuda. Depois do almoço então... Ui...
Tb tinha cortado nos cafés mas vi que era um exagero e de manha bebo sempre um! E se depois do almoço me sentir mto mal tomo outro! E não bebo mais! Por norma sempre um! E tenho aguinha fresca para ir bebendo sempre que tiver alguma crise!
Os meus colegas/chefia são impecaveis! Brincam comigo quando começo quase a chorar de sono mS sabem que faz parte! Tb é preciso sorte para apanhar pessoas decentes a trabalhar connosco!
Não desesperes e arranja técnicas! Só espero ir de baixa já mesmo ao final! Apesar de me custar muito manter acordada durante o dia não me vejo sem trabalhar! Até porque os dois ultimos anos foram complicados (entre desemprego etc) e valorizo muito o que tenho! Afinal de contas descobri q estava grávida só tinha 6 meses de casa LOL! E foram 5 estrelas!
Beijinhos e boa sorte!

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

claro que podes beber um café ou dois

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

não concordo nada que se dê licença a uma grávida mal saiba que está grávida, porque as empresas NUNCA contratariam grávidas ou nunca dariam cargos de responsabilidade! Em França não é assim, duvido que no Luxemburgo seja.

F_PIRES -
Offline
Desde 04 Maio 2016

Estou com 28 semanas, nunca deixei de beber café, nem que seja só 1 por dia se não fico com uma dor de cabeça desgraçada...
Concordo com a Marina4, eu adoro trabalhar e espero mesmo conseguir ficar até ao fim, desde que não seja prejudicial para o meu filho. Não me estava de todo a ver ficar em casa 9 meses, gosto de me sentir útil, e de sentir que sou peça importante dentro da empresa. Há tarefas que não são fáceis de delegar a outras pessoas, é preciso tempo, formar pessoas para ocupar o teu cargo, não concordo que se deva simplesmente deixar as pessoas na mão e abandonar tudo...Obviamente que tive e tenho dias difíceis, no inicio andava muito em baixo, um cansaço terrível, mas é superável, pede ajuda aos colegas, também acho que ajuda ir tirando uns diazinhos de férias. No 2º trimestre tudo melhora...Boa Sorte e motivação =)

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Obrigada pelo vosso apoio mamãs! Sorriso Hoje bebi um café ao pequeno-almoço e estou a sentir-me melhor.

O que acontece é que cada gravidez é diferente e normalmente só se ouve falar dos enjoos e dos cuidados a ter, mas ninguém me disse que ia sentir-me muito cansada, sonolenta (como se tivesse tomado anti-histamínicos), ter descomforto semelhante ao do pré-período (e eu a pensar que me estou livre de qualquer desconforto da menstruação nos próximos meses!), ter as pernas pesadas e por aí adiante. Isto em conjunto com as hormonas a mil que nos torna emocionalmente mais sensíveis.
Embora acho que tenho sorte pois não tenho tido enjoos e já li sobre casos bem piores. Pelo menos o café da manhã está a ajudar-me a conseguir concentrar.

Não digo que as grávidas devessem mesmo logo ser dispensadas, mas na semana passada senti peso de consciência por não estar a ser produtiva não sendo assim profissionalmente responsável. Compreendo que as empresas estariam ainda mais reticentes a contratarem mulheres assim, e depois também não se consegue delegar responsabilidades assim, mas estar no local de trabalho só por estar também não seria responsável e na semana passada não sabia o que fazer e também não queria falar já com os meus responsáveis pois ainda é cedo (prefiro esperar até passarem os 3/4 meses para ver se corre mesmo bem).
Mas o café está a ajudar e vamos lá ver se corre bem no resto do dia. Sorriso

AnaIndia -
Offline
Desde 10 Nov 2015

Vais ver que o café ajuda imenso. A mim ajudou-me! Eu ficava com dor de cabeça se não bebesse.

Sobre AnaIndia

www.omundodaindia.blogspot.com

A minha filha é a minha vida.

summer -
Offline
Desde 25 Ago 2007

O sono na gravidez é uma coisa natural, faz parte!

Toca a animar. E sonolência não é motivo de baixa. Ir fazer o k para casa? Toca a arrebitar. Se n tiveres contra indicações toma um café (n faz mal nenhum).

janew -
Offline
Desde 18 Jun 2016

O café é milagroso! Espertalhão
Desde que não afete o sistema nervoso não há problema.
Quanto às baixas, se a médica me passar baixa é meio caminho para eu entrar em depressão. Odeio estar em casa por obrigação.

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Sim, com um café os últimos dias já me correram melhor! Espertalhão O resto dos sintomas são chatos mas geriveis, e a minha prdutividade já voltou ao normal.

Marina4 -
Offline
Desde 15 Maio 2016

isso dava um grande debate....sigo este forum há 3 meses e praticamente há dois tipos de post: futuras mães que se queixam porque não tem emprego fixo ou estão desempregadas e não têm direito a subsídio de maternidade e ninguém lhes dá emprego por estarem grávidas, ou então pelo contrário futuras mamãs com emprego cuja única preocupação é como é que podem meter baixa, e se possível de risco (mas não sendo de risco)......enfim .....

coragem para ti, eu dormia muito nos transportes lol

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Olá Marina4 Sorriso não acho que temos que estar necessariamente divididas entre esses 2 tipos de situação que descreveu: hoje posso ter um emprego como amanhã também posso estar no desemprego, engravidar e ter dificuldades em ser empregada. Talvez para quem esteja numa situação pior acha que quem está melhor não tem razões para se preocupar, e algumas pessoas não conseguem ter empatia com quem quer melhores condições de trabalho quando elas mesmo estão no desemprego. No entanto não acho que temos que estar divididas pois todas nós podemos passar por mesmas situações ao longo da vida.

Talvez a minha situação pareceu de quem quer aproveitar a gravidez para estar dispensada do trabalho mas o que acontece é que senti-me perdida na semana passada. Descobri que estava grávida, é a minha primeira gravidez e para além das emoções comecei a lidar com os sintomas que não esperava ter e que me afetaram o desempenho profissional. Ninguém me tinha dito que andaria com uma sonolência forte, ninguém me disse que andaria toda cansada e pesada, ninguém me disse que ia ter aquele desconforto que se assemelha com o da pré-menstruação. A minha mãe sempre foi doméstica e não tenho amigas na mesma situação com quem pedir conselhos.
O meu trabalho requer concentração e tenho que resolver problemas todos os dias, dentro de prazos, e o fato de não ter conseguido ser produtiva deixou-me perdida e com medo de isso me afetar o emprego. Claro que se pode falar com os gestores mas tenho medo que não sejam compreensíveis e gostaria de me manter no projeto onde estou.

Felizmente essa fase de confusão passou e agradeço a todas as mamãs aqui que deram o seu apoio e compreensão. Sorriso