Sono, birras e personalidade qb!!! | De Mãe para Mãe

Sono, birras e personalidade qb!!!

Responda
26 mensagens
Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Olá mamãs,

não sei se é normal ou se é só com o meu reguila mas até à pouco tempo sentia-me uma abençoada em relação às noites. Lá tinha que me levantar uma vez mas também o rapaz é (era) gorduchinho portanto não seria de esperar outra coisa. E digo era porque com tanta coisa este mês nem uma graminha aumentou.

Coincidência ou não desde que fez os 6 meses o sono piorou em larga escala. Tudo bem que foi coincidir com constipação atrás de constipação (já andamos nisto à um mês) porque basta uma aragem que o pequeno fica logo com o nariz entupido.
Eu com as maratonas que fazia lá o coloquei no meio da cama uma semana e andamos nisto até hoje. Acorda não sei quantas vezes, umas para mamar a sério outras para conforto, outras porque tem tosse ou tem calor... e eu sei lá mais o quê.

Mamãs ando EXAUSTA... Triste e eu que me sentia abençoada sempre pensei que com a introdução dos sólidos ele fosse passar a dormir melhor e andamos nisto. Vá pode ser por andar doentinho mas mesmo em dias que anda melhor acorda a resmungar estica os bracinhos como quem diz "Eu quero é ir para a tua cama!!!"
Sobretudo nos dias em que faz qualquer coisa nova (por ex.: piscina) à noite está numa excitação que é capaz de acordar de hora a hora.

Lá que o pequeno já demonstra bem o que quer e não quer... é um manipulador Careta cada vez que não fazemos o que quer toca de abrir a goela.

Partilhem a vossa experiência/opinião: é normal já fazerem este tipo de birras tão pequenos? e os sonos? Não deveriam melhorar? Triste Contem-me lá como andam os vossos bebés

Beijinhos a todas

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Mamã Patrícia, não são birras Sorriso ele apenas ama a mamã, sente-se seguro com ela e quer estar sempre perto dela Sorriso os bebés não são manipuladores Sorriso se ele soubesse falar, provavelmente dizia "mamã, não gosto de ficar aqui sozinho, leva-me contigo para me sentir amado e protegido", mas como não sabe ele chora...porque assim sabe que a mamã o vai buscar e proteger Sorriso

Ora bem...como sabe o Lucas dorme connosco desde (quase) sempre...umas vezes dá-me noites boas, outras vezes dá-me noites muito agitadas (para mim, porque ele vira, revira, mama, esperneia etc mas não acorda lol)...eu já cheguei à conclusão que ele não suporta dormir coberto, mesmo que sejam só os pés...desde que percebi isto, melhorou...mas acho que noites mal dormidas são um mal necessário na maternidade consciente Sorriso eventualmente vai melhorar Sorriso quando ele dorme bem e muito de tarde, dorme muito melhor à noite Sorriso

Ah, e lá vou eu mais uma vez ser mesmo chata: correntes de ar, frio, etc não provocam constipações. Se o nariz fica entupido por causa do ar, são alergias e nesse caso convinha ver um alergologista... o menino tem pele atópica?

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Bem que de noite queira miminhos e conforto eu ainda percebo Videl mas e fazer "birra" quando por exemplo lhe tiramos um brinquedo... ou quando o tiramos de uma actividade que esteja a gostar? É normal? Digo "birra" porque sei que ele não sabe falar e provavelmente é só uma maneira de se expressar como disseste mas passamos o dia nisto. :\/

Sim tem pele atópica e eu sou a rainha das alergias. Achas que poderá ter infuência?

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

A pele atópica é muitas vezes a primeira manifestação de alergias e/ou asma alérgica. Se o menino fica com o nariz entupido mas não tem febre, devem ser alergias, digo eu. Eu levaria a um alergologista, mas eu também tenho alergia a tudo e nada (nunca sei ao que é mas ando sempre aflita do nariz...por vezes os meus olhos choram do nada lol).

Esse comportamento é super normal, não é birra, é uma fase normal do desenvolvimento. Ainda bem que o faz, é porque já está grande e desenvolvido ao ponto de perceber o que gosta e quando alguém lhe tira aquilo que gosta. Com 7 mesinhos ele não sabe lidar com frustração, por isso chora - natural. Se fosse comigo eu tentaria redirecionar a atenção para outra coisa Sorriso o Lucas faz isso se o pouso no tapete/berço)nossa cama quando ele não quer, quando já está há mais de 10 minutos na cadeira da papa e ontem fez pela primeira vez porque o tiramos do jumparoo lol Sorriso

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Andrucas -
Offline
Desde 18 Nov 2013

Pois eu também acho que um bebé de 7 meses não faz "birra". A maneira que tem de comunicar é chorando.. Se estiver a ver um programa que gosta na tv e alguém mudar o canal derrepente você fica chateada e pergunta "Porque mudaste de canal?" quando tira o seu filho de uma actividade que ele está a gostar e ele chora essa é a sua maneira de perguntar: "Porque me tiraste de lá??" Se chora de noite pode ser porque tem tosse e tem dificuldade em respirar ou simplesmente tem a garganta irritada de tanto tossir.. Pode ter calor, sede, sono, pode ser algum dente a romper...Nós se temos calor destapamo-nos, se temos sede bebemos água.. Eles não são assim tão autónomos por isso choram e não é propriamente birra é ele a comunicar consigo... Por vezes são simplesmente eles a crescerem e a começarem a estar mais atentos a outras coisas... Por exemplo a minha menina com 3 meses, deitava-a no berço e ela palrava (conversava) com o mobile que tenho no berço até se deixar dormir, sem precisar embalá-la ou colocá-la na minha cama.. Hoje em dia o mobile já não lhe capta a atenção e quer é brincar com outros brinquedos na nossa cama, senão o fizer chora...Eles têm fases, tem fases boas e outras menos boas. Claro que as menos boas são super cansativas para nós mães ainda mais se trabalhamos, mas olha faz parte... É aguentar e esperar que essa fase passe e pensar que melhores dias virão... Beijocas

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Por acaso desta vez fez um pouco de febre mas de qualquer forma vou seguir o teu conselho Sorriso

É bom vê -los crescer mas nunca pensei que tão pequeno fosse assim. Quando está em casa vamos controlando mas no outro dia na creche fez birra porque uma menina lhe tirou o brinquedo . Mas só reage assim com os brinquedos dele (mando sempre alguns na mala). Tem uma percepção do "meu" demasiado desenvolvida :\/

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

SEPOL -
Offline
Desde 06 Jul 2007

Olhem eu conselhos não tenho, mas sono sim, tenho muito...
A minha bebequitas acho que tem os sonos trocados, de dia dorme de noite fica acordada a olhar para mim com os olhitos abertos parecem umas lanternas e ralha comigo, nem é bem chorar faz barulhinhos a chamar-me.
De dia acaba de comer e "aterra" completamente a dormir, de noite demora mais de uma hora a adormecer, depois eu demoro sempre 30 minutos no minimo a adormecer e passado 1.30h/ 2.00h ai a tenho novamente a chamar-me para comer, outras vezes é a mana mais velha que teve um sonho mau, ou o ursinho que lhe caiu e lá vai a mãe a correr.
Ainda nem tem um mesito, eu sei que é normal, mas não consigo deixar de andar cansada. Afinal á quase um mês que durmo cerca de 4/ 5 horas por noite divididas em 2 ou 3 sonos.
Para agravar o pai começou hoje a trabalhar já não pode fazer o primeiro turno da noite, que era quando eu dormia descansada, sabia que ele estava acordado com ela.
Ser mãe é bom, mas cansa, desculpa, mas aproveitei o teu tópico para desabafar Sorriso

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Hum os primeiros meses são duros mas nem nessa altura acho que andava como ando.

Boa sorte sepol e parabéns pela princesa Sorriso

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

A minha filhota tambem alterou muito os sonos com a introduçao dos solidos. Passou de dormir 8h seguidas para 5, e as 6:00 da matina esta acordadissima para a festa Sorriso Eu arrasto-me...lol.
Quanto as birras ainda hoje falei sobre isso com a médica. A Maria esta numa fase em que se algo nao lhe corre de feiçao grita, atira-se para tras, esperneia. Faz isto para mudar fralda, vestir, sair do banho e quando esta a brincar as vezes tambem se zanga. Mas acho normal, ela esta a formar-se é tudo novo e é normal que por vezes se irrite. Tanto eu como o pai vemos as birras como algo normal no crescimento. Quando faz algo que nao deve dizemos Nao com cara seria, para que comece a perceber. Normalmente para o que esta a fazer e faz uma palhaçada qualquer e ri-se Sorriso As vezes é muito dificil nao rir com ela, mas tentamos manter e direccionar a atençao dela para outra coisa.
É preciso paciencia e quando nos vemos privadas de descanso ainda é mais dificil.
Mas tudo compensa Sorriso

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Olá Patricia!
Tens aí um belo petiz Sorriso

Não te vou conseguir ajudar muito, apesar de gostar de conseguir Triste

Olha, também noto ultimamente que a Francisca quer coisas, luta para as alcançar e fica triste se não consegue ou não deixamos, mas para já é fácil resolver: arranjo um substituto lol ainda funciona, não sei como será depois lol
Na muda da fralda, por exemplo, ela não pára quieta, demoro imenso tempo, rebola, procura meter tudo e mais alguma coisa na boca,... como resolvi: tenho perto um cesto com dois ou três "brinquedos proibidos": um frasco pequeno, uma bolsa pequena, uma caixa pequena,... coisas que não deixo que meta na boca mas deixo que tenha na mão para entreter e acalmar.
As estratégias têm aparecido à medida das necessidades.

Quanto ao dormir... bem, não consigo ajudar Triste aqui a Chica continua a dormir na cama dela, adormece no nosso meio e depois mudo-a; ela tem muito muito muito calor, ultimamente andava com o sono mais agitado, mexia-se muito, batia com a cabeça nas grades, um terror, e melhorou quando mudei para o saco de Verão (tive de comprar à pressa lol) e meto-a a dormir só de body de manga curta lá dentro, noto que ela dorme muito mais sossegada, mas ela sempre dormiu a noite toda (estou a dizer isto a sussurrar porque a minha sorte pode mudar, tenho medo!!!).
Ele não estará com demasiada roupa?

Com os sólidos, e agora com o jantar, a minha miúda ficou muitíssimo mais, ainda mais, não sei como, dorminhoca, pelo menos as rotinas de sestas, sobretudo, já estão bem estabelecidas.
Acredito que o Tiago passará para a fase mais estável dos sonos assim que fique melhor das constipações, vais ver Sorriso

Vai dando novidades!

Um beijinho grande!! Que tudo melhore logo logo Piscar o olho

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Lia tal e qual o Tiago... quando não está como quer estica-se todo uma pessoa nem o consegue sentar nem deitar nem nada Gargalhadas Não vejo estas birras como uma coisa má apenas me questionava sobre estas demonstrações de vontade tão cedo. Na minha ingenuidade pensava que os "domávamos" até 1 ano pelo menos. Afinal aos 7 meses estou a ser domada por um minituara de gente Cair ao chão de tanto rir

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Olá Panda,

deixa-me que te diga que s sonos da tua Francisca sempre me meteram inveja. Mas acho que o Tiago sai a mim. Não sou muito de dormir mas claro que agora valorizo mais esse detalhe Sorriso Confesso que para dormir ´tenho sempre muitas dúvidas no que lhe vestir. Ele não se mantém tapado nem por nada... está como o Lucas... nem os pezinhos tapados quer. Então tentei um body de manga curta e calças mas ele transpira muito. Mas se o deixar só de meias e body ele não se queixa, fica é com os bracinhos e pernitas frias e eu fico preocupada que ele tenha frio.
Já me tinha lembrado do saco mas a partir do 3M1/2 ele nem o de Inverno queria, por isso não sei se será boa opção para ele :\/

Também tenho assim uns objectos proibidos mas o Tiago nem é muito de levar as coisas à boca. Gosta mais de ver e mexer. Mesmo assim onde ainda o domino melhor é a mudar a fralda.

Espero que melhore. Hoje teve tanta tosse coitadinho... esteve acordado quase a noite toda.

Beijinhos e obrigada pelas dicas***

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Olá Patricia!

Então como está o Tiaguinho? A tosse passou? As noites têm sido mais calmas?

Beijocas!! Beijinho

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Olá mamã Panda,

por aqui as noites continuam chatinhas... mas acho que ele acorda mesmo pela tosse. Claro que depois quer sempre mamar um bocadito, por vício parece-me pois adormece logo. Embora esteja melhor tem um resto de expectoração que teima em não sair. Segunda feira vamos a uma consulta de cinesiotrerapia.

A única coisa que está bem melhor são as birras. Definitivamente melhor Sorriso
Um dos livros que tenho cá por casa diz que é nesta altura que o bebé aprende a distância e que a mãe pode afastar-se dele e por isso anda mais chatinho, birrento e choroso. Se calhar foi isso mesmo... uma fase que aliada à constipação deu-nos uns belos dias de trabalho.

Obrigada pela preocupação. Beijocas grandes para vocês***

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Pois é, as fases... e geralmente fazem sentido Gargalhadas
Olha, eu já ando é com medo da fase dos 8 meses, já falta pouco, a famosa ansiedade de separação... Confuso

Espero que essa tosse vos dê uma trégua! E que venham aí noites serenas!!
Tenham uma boa semana, beijocas Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu não sei se será já a ansiedade de separação, mas que eles estão a mudar socialmente, estão. Hoje passei o Lucas para o colo de um amigo, ele olhou bem na cara dele, fez beicinho e desatou a chorar! Peguei nele e ficou normal. Já tinha acontecido algumas vezes com o meu pai. Mas ainda não se passa da cabeça quando eu desapareço uns minutos, por isso acho que ainda vai ficar pior Careta

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Eu acho que o meu já sofre um pouco dessa ansiedade... estão a querer dizer que ainda vem aí pior?!? SOCORRO!!!

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Sim, segundo li vai chegar uma fase em que nem sequer podemos ir à casa-de-banho que eles armam alto berreiro como se o mundo tivesse acabado! Mas é bom sinal, é sinal de que fizemos tudo bem Espertalhão

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Videl adoro o teu positivismo Sorriso

5estrelas Beijinho

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

lia@lmeida -
Offline
Desde 13 Fev 2014

A Maria esta nessa fase, não faz nada sem que eu esteja por perto.
Neste momento estamos as duas com uma gastroentrite, felizmente ela já está a melhorar, mas eu estou de rastos. Mesmo assim tenho que estar sempre no raio de visão dela.
Mas é uma fase, vai passar Sorriso

sandraalmeida1 -
Offline
Desde 03 Ago 2014

Nem me falem de ansiedade da separação lol
A Francisca até que tem reagido muito bem a essa fase quando está em casa ou em sítios que conhece bem e se sente à vontade. Já em sítios públicos... ai de mim se me afasto!!! Há dois dias fui experimentar umas roupitas ao shopping e tivemos que ficar os 3 apertadíssimos no provador porque ela armava berreiro ao ficar sozinha com o pai enquanto eu ía experimentar a roupa Sonhador

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Sorriso
Confesso que às vezes até acho engraçado quando a minha miúda estranha alguns colos Gargalhadas

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

Eu também. .. aliás derreto-me. Como diz o pai:" basta tu saires de vista que toca logo a sirene" Gargalhadas

Mas às vezes nem para ir à casinha?!? Levo-o comigo e depois está o tempo todo a rir-se para mim Gargalhadas

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

A Chica também vai comigo muitas vezes durante o dia. Às vezes até a meto no carrinho e lá vai ela toda contente Gargalhadas

Outro dia estivemos com um amigo que tá com uma barba cada vez maior, estilo Taliban Gargalhadas ela ficou super confusa e muito estranha, fazia beicinho e os olhos começavam a ficar brilhantes e com lágrimas mas não chorava mesmo lol e era só quando ele falava a olhar para ela, de resto ria-se lol foi mesmo mesmo cómico! Gargalhadas

Panda2014 -
Offline
Desde 03 Jun 2014

Ah!!! Patrícia, olha a minha vida: a Chica já dorme há 3 horas, eu já dormi um bocado mas acordei com um barulho qualquer, fiz uma vistoria à casa lol e agora não consigo dormir. E isto acontece quase todos os dias. Durmo muito melhor de dia acompanhando a pequena nas sestas.

Isto não é fixe! Triste

Patricia Alves ... -
Offline
Desde 30 Jan 2015

O meu também acha barbas muito estranhasm o Padre do batizado tem barba e ele fica muito intrigado a olhar para ele Sorriso depois quando ele fala ri-se à gargalhada.

Como te percebo. Embora continue a invejar ao sonos da tua Francisca às vezes também acordo vezes extras... ou porque está a tossir ou porque me pareceu que chorou Triste ando exausta.

Patricia

*12 Abril 2014 - deu positivo
* 28 Novembro 2014 - nasceu o meu Tiaguinho com 50,5 cm e 2,980kg (PN)