Sogra - Mais uma vez | De Mãe para Mãe

Sogra - Mais uma vez

Responda
14 mensagens
Nono85 -
Offline
Desde 08 Set 2013

Desculpem mais uma vez vir aqui desabafar sobre este assunto, mas em relação a este tema não me vejo a desabafar com ninguém...

Nunca, mas nunca tive problemas com a minha sogra. Sempre foi uma querida para mim e continua a ser. Mas desde que a minha filha nasceu, tem tido atitudes que eu não entende e que me fazem contar até 10 para nao responder.

É do estilo:

- Não posso estar com a bebe ao colo na presença dela, ela tira-me sempre do colo.
- Quando está com ela ao colo e precisa de fazer alguma coisa, eu posso estar ao lado dela na cozinha, mas ela vai deproposito à sala para dar a minha filha a alguem. A mim é que não pode ser.
- E depois eu nao posso falar sobre a minha filha com outras pessoas, ela tem que estar sempre a falar por cima de mim, como se soubesse mais que eu sobre as suas rotinas. (ela só a vê uma vez por semana eu passo os dias inteiros com ela)

Não sei se estou a embirrar, mas estas situações incomodam-me e tenho feito um esforço enorme para que ande tudo como antes.

Que raio de atitudes são estas. O que é que ela quer com isto?

Estou mesmo prestes a explodir.

Obrigada por lerem o meu desabafo..

beijoca

sofialopes78 -
Offline
Desde 12 Jun 2012

ai q nervos só de te ler... mamã TENS q te impor!!!

- Não posso estar com a bebe ao colo na presença dela, ela tira-me sempre do colo. - aqui é não deixar, mesmo! caramba, para ela te tirar a menina do colo, tu tens q abrir os braços, certo? não o faças

- Quando está com ela ao colo e precisa de fazer alguma coisa, eu posso estar ao lado dela na cozinha, mas ela vai deproposito à sala para dar a minha filha a alguem. A mim é que não pode ser. - "olhe, eu que sou a mãe estou aqui, dê-me cá a menina"

- E depois eu nao posso falar sobre a minha filha com outras pessoas, ela tem que estar sempre a falar por cima de mim, como se soubesse mais que eu sobre as suas rotinas - "posso falar ou vai continuar a interromper-me? não sabe melhor que eu as rotinas da minha filha, pois não?"

ai mamã os nervos que me dão as sogras metediças... a minha tb o é por natureza, mas eu já a pus na linha...

Amamentar não é uma escolha da mãe, mas um direito do bebé

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

Chama-se a isso "avózite aguda" e vais ter mtas mães por aqui a queixarem-se do memsmo ou pior Piscar o olho

Eu felizmente, acho q n passei por isso, e se passei, já nem me lembro, mas se a coisa n passar disso é n ligar.

Se te incomodar demais, e se tornar um problema, é ir dando p trás, com respostas diplomáticas, já q dizes q te dás bem com ela e ela é querida Piscar o olho

Paciência é o segredo Espertalhão

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

tens q te impor senao piora

discretamente vai dizendo ou fazendo as coisas, e qdo ela tiver o bebe ao colo, faz-lhe o mesmo ... tira...

xana_kanuka -
Offline
Desde 08 Jun 2012

Ola mamã
Se sempre tiveram uma boa relação porque é que não falas com ela e dizes-lhe tudo?
Até pode ser que ela veja que as atitudes não são as corretas.
bjs

Mamã de uma menina linda! Ti amo minha gatinha
Visitem a minha lojinha mamas
https://www.facebook.com/mama.xana?ref=tn_tnmn

catia280 -
Offline
Desde 10 Mar 2010

Como te percebo... tambem gosto muito da minha sogra mas tem atitudes que me tiram do serio!
- nunca me tirou a minha filha do colo (eu nao deixava sequer) mas sempre que esta com ela e ela desata aos berros (é quase sempre) entrega me logo a menina! (depois admira se que ela nao goste do colo dela).
- Imagina, a menina vai pa casa dela com a roupinha, o casaco e umas mantas no ovo. Chego la e tiro a do ovo e as mantas, mas ela esta sempre a dizer que a criança esta com frio e mete lhe com as mantas em cima! E eu la tento explicar que depois vai pa rua e nao tenho mais nada pa agasalhar! visto que na rua esta mais frio que dentro de casa! Mas isto é sempre que la vou!
- Esta a mamar e começa a chorar... "a tua maminha nao esta boa" "o leite ja deve estar fraco" Digo te, so nao me passo da tarola por muito respeito que tenho por ela!!!
- A minha filha ja dorme no quartinho dela. Assim que nos lhe dissemos foi logo "voces sao uns pais desnaturados, vao deixar a bebe dormir sozinho, Eu nunca fazia isso". Ela dorme melhor agora do que quando dormia no meu quarto! E sempre que agora nos pergunta se ela dorme bem e nos lhe dizemos que sim, que dorme a noite toda... nota se na cara dela que nao era isso que queria!
- Na passagem de ano, ia mos ver o fogo na rua e entao agasalhei a bebe com um daqueles macacoes super quentes para ela ir. Assim que me viu na rua "oh que mae desnaturada! Esta muito frio! ela devia de estar em casa!" a minha resposta " Quer que ela passe a passagem de ano sozinha dentro de casa?? Nao pois nao? ela tem o mesmo direito que nos, logo nao vejo qual é o mal dela estar no meu colo a ver o fogo!!" Calou-se
Isto sao so uns exemplos!
é preciso muita calma!

Sobre catia280

Positivo ---> 16/01/2013
DPP ---> 20/09/2013 Nasceu a minha vida
Artigos para os vossos bebes!
https://www.facebook.com/profile.php?id=100006946185243

SandraFaustino -
Offline
Desde 03 Set 2009

Vamos ver a coisa do lado da sogra:
- tira-ta do colo- porque adora estar com ela, é avó
- vai fazer alguma coisa e da-a a outra pessoa- para descansares e não te estar a incomodar pois já estas sempre com a menina, pode estar a tentar libertar-te
- fala por cima de ti a pensar que sabe mais que tu em relaçao à menina- porque quer mostrar que conhece a neta, que tem mais experiencia

Temos de tentar entende-las, pena tenho eu de não ter a minha por perto para me ajudar...

anasoca -
Offline
Desde 26 Set 2012

Possivelmente é como a minha sogra, avó de primeira viagem... a minha mãe, com o meu sobrinho, não foi nada assim - mas é uma pessoa muito boa onda, não se mete em nada e levou a experiência de 1º neto com muita calma. E continua a fazê-lo com o meu filho. No entanto a minha sogra é uma pessoa diferente e tem muita necessidade de atenção. Também faz coisas parecidas com essas, o que ao início me deixava completamente a ferver. Com o tempo fui percebendo que era "avozisse" e que esta história de ter um neto para ela era como ter um filho com o qual não podia estar todos os dias apesar de querer. Também o vê todos os fins de semana, mas queria era estar 24h por dia, todos os dias, com ele. Ou seja, na realidade queria q o filho fosse dela. Ao início também comecei a dar para tras mas fui-me apercebendo que ainda era pior, porque ela ficava mesmo cheia de ciúmes. Então comecei a fazer ao contrário.... Entrego-o à avó e aproveito para fazer coisas q durante a semana não tenho tempo: pinto as unhas, leio uma revista, vejo tv, etc. A primeira vez q fiz isto às tantas veio ter comigo para eu o limpar e trocar a roupa pq tinha bolçado muito (era muito habitual) e eu disse a "brincar": "então não quer o neto só para si hoje? Então aproveite que ele hoje é todo seu. Mas é seu para tudo, vá toca a ir trocá-lo q eu é como se não estivesse cá". Eu acho q ela percebeu e ficou mais calma. Mas eu sei que elas andam sempre aflitas para estar com o menino, então qd vamos lá faço sempre isso, deixei-a ver que não tenho problemas em que ela esteja com o neto, aproveito e faço a minha manicure e afins, ela fica contente e no fim do dia quem o leva para casa sou eu Careta

Sobre anasoca

Positivo 19/09/2012 - dpp 14/05/2013, nasceu 21/05/2013 meu primeiro amor.
Dezembro 2016 - GQ
Positivo 04/05/2017 - AE 05/06/2017
Positivo 28/09/2017 - gravidez anembrionária, aborto retido. Internamento para expulsar 01/11/2017
Positivo 24/07/2018 - AR 26/09/2018
Positivo 13/02/2019 - GQ

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

eles nao fazem por mal... mas temos mesmo que impor limites, pois eles ...esticam a corda... e esticam...e esticam.... eles criaram-nos, e entao como vamos ser sempre crianças nos seus olhos, nao fazemos nada bem, ainda por cima cuidar de uma criança.

o meu filho esteve ate aos 3 anos com os avós( razoes monetarias), muitos sapos engolidos, qdo ele entrou para a escola foi um alivio. adoram o neto, mas entrometem-se em tdo, e contrariam tudo o que tentamos ensinar, e deseducam mto.

soniapcosta -
Offline
Desde 14 Fev 2011

Olá,
Comigo aconteceu a mesma coisa da minha 1ª filha...só ela é que sabia, só ela é que fazia bem e tivara-me a menina do colo.
Tanto fez que a minha filha começou a rejeita-la e finalmente percebeu que tem que dar espaço à neta.
Mas raras são as vezes que o filho não lhe diz para deixar as netas em paz, ela cola nas meninas e ninguem se pode chegar.
Comigo o que resulta melhor é de vez em quando ir dizendo NÂO. Da primeira vez ela ficou amuada mas já percebeu que teve o filho dela, as oportunidades dela e se esta arrenpendida de algo que deixou de fazer, não o pode compensar nas minhas filhas.
Sabes como se acalmou: o meu marido, que é filho único, uma vez disse-lhe "tens tanta experiência como eu, tiveste um filho e eu tenho uma filha". Acalmou e desta segunda neta está melhor, pelo menos, não tenta a todo instante ensinar-me a ser mãe.
P.S. uma vez ate me ensinou como deveria dar a mão à minha filha! Por amor da Santa!

lia33 -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Ola mama!
Eu tambem sofro muito com a minha como já relatei aqui, eu dava-me muito bem com ela atém ficar grávida.
Bem a minha história para agora não interessa, o que eu quero agora é ajudar-te, tu sabes que tens duas opções e aqui vai:

1- Se te dás bem com ela e queres que assim continue até que algo mais grave aconteça, podes ter uma conversa com ela (conforme a confiança que tenhas), ou subtilmente da mesma forma que ela te tira a menina dos braços, passado um bocadinho vais lá e dizes "anda à mama" a sorrir e a brincar com a menina, ou entao quando for entregar a alguem tu dizes "eu fico com ela", sempre sorridente e simpática, mas nisso tens que compreender que é normal ela querer ficar com a menina ao colo, afinal só tem aquele bocadinho, da próxima vez oferece-lhe tu a tua filha para os braços e depois tiras quando quiseres da forma como disse. Em relação a explicar tudo por ti, detesto que me façam isso, a minha não faz assim, mas de uma forma diferente, mas no teu lugar deixava-a "embaraçada" tambem de forma gentil quando ele explicava uma coisa que era suposto seres tu a dizer, respondias "como é que sabe isso tudo se foi comigo que aconteceu/foi comigo que ela fez isso/ fui eu que fiz isso, e voce só sabe o que lhe contei?" fazes isso duas/ três vezes e vais ver que vai se "tocar";

2- Uma hipotese mais drástica, conforme a gravidade, que eu infelizmente tive que adoptar, é dares desprezo, respondes ao que te pergunta apenas por cortezia, e fazes um frete cada vez que lá vais, vai chegar uma altura que ela vai fazer de tudo para te agradar e vai ter mais cuidado com o que diz ou faz. A minha está agora neste ponto, infelizmente é muito desagrdável e também me custa muito porque eu sou uma pessoa bem disposta e simpática, mas só assim ela começou a levar-me aserio e a respeitar-me (pelomenos pela frente, porque nas costas sei que continua a falar mal).

Mas eu digo-te, se as coisas ainda estão assim tao verdes e ela é uma querida contigo, eu tentava sempre a primeira hipotese, acredita que é um grande mau estar no ambiente a segunda hipotese, falo por expriencia própria, mas para grandes males grandes remédios, o que eu acho que não vai ser o teu caso se começares já a resolver as mal entendidos Piscar o olho além de que é uma mais valia que a mae e a avó se deem bem Sorriso

Nono85 -
Offline
Desde 08 Set 2013

Eu não quero mesmo arranjar problemas com ela. Ela sempre foi 5 estrelas comigo e secalhar por isso é que me está a custar imporme.

Mas depois vejo que se continuar assim ela vai fazer o que quer. As vezes parece que tem medo que a minha filha goste mais de mim do que dela. Juro que é essa a ideia que ela me transmite de que quer fazer tudo para que a neta goste mais dela.

Ainda por cima vendo os antecedentes (o meu namorido e o irmao), foram tao mal habituados, nao levantavam o cuzinho para fazer nada, a maezinha faz tudo por eles. Autonomia no irmao mais novo do meu namorido é coisa que nao ha. Tem 22 anos e o papa ainda arranja as espinhas do peixe.

Ela que nem pense que vai estragar a neta dessa maenira. Sinceramente ainda é mais esta parte que me assusta... é começar a pensar no que estas pequenas coisas podem trazer no futuro...

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

dizes que a avó so ve 1 x por semana, tb nao da para estragar

os pais e que têm que educar e impor limites, os avós estão la para estragar.

agora se a menina for para a avó... aí sim tens que te impor

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Nono85 revejo me em tudo k descreves:
- tirar do colo;
- passar a qq pessoa menos a mim;
- sensacao de que a avó tem ciumes da mãe;
- obsessão com parecencas (a menina parece se mesmo com o pai, mas aqui durante MESES a sogra so falava nisso, sempre, a comparar com toda a gente da familia. E a dizer me o nome das pessoas k ela conhecia que diziam k a menina era igual ao pai. Parecia k tinha medo k ela tivesse qq coisa parecido cmg. E parecia claramente que me queria irritar.).
Agora as questoes a ver com o colo passaram pq a minha filha ja anda e nao quer colo.
Mas ainda tem umas saidas menos boas. Tipo a menina apontar para mim a dizer mamã e ela dizer logo "a mamã não está cá".
Por aqui só lhe comecei a dar para tras qd a minha filha tinha meio ano e discretamente mas ela nao deve ter gostado.
Se esquecer tudo o k me magoou desde k minha filha nasceu digo que ela é boa pessoa. Mas com todas as que ela me fez fiquei com ela pelos cabelos e faço um esforco por esquecer pq é avó da minha filha. Mas esquecer é dificil...
No teu caso as coisas voltaram ao normal? A avó voltou a ser uma sogra normal? Lol normal tipo... Boa pessoa? Sorriso