Socorro! Sou super-mãe-galinha e o meu filho vai entrar na creche! | De Mãe para Mãe

Socorro! Sou super-mãe-galinha e o meu filho vai entrar na creche!

Responda
7 mensagens
IsaCustodio -
Offline
Desde 01 Ago 2012

O meu filho tem 23 meses e vai entrar na creche daqui a uma semana...Estou super ansiosa, nem acredito que ao fim de quase 2 anos vou deixar de acompanhar o dia-a-dia do meu pequenito. É o meu companheiro de todos os dias!
Tenho tanto medo que ele não goste ou que sinta que o estou a abandonar.
Alguém a passar pelo mesmo?

jubinha -
Offline
Desde 06 Nov 2008

Boa tarde...

A Leonor entrou aos 8 meses, sentiu mas acho que eu senti mais e ainda hoje, que ela já tem 4 anos, muitas vezes continuo eu a sentir mais.
Ela às vezes diz que não quer ir porque vai ter muitas saudades minhas, mas acaba por ir e chega lá, mete conversa com as amigas e já nem se lembra do pai (que a leva todos os dias) e entre na sala, nem dizer Xau.
Também já senti que ela tem saudades dos amigos... por exemplo entre o Natal e a Passagem de Ano eu estive em casa de férias e ela acabou por ficar comigo, mesmo a escola não fechando... ao fim dos primeiros dias já dizia que tinha saudades dos amigos. É bom para eles, esta convivência.
Talvez o teu bebé sinta mais, pois já tem quase 2 anos e se vá sentir mais "perdido", mas combina com as educadoras e não o deixes todo o dia, logo nos primeiros dias... vai aos bocadinhos.

Beijinhos e tudo de bom.

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Eu meti a minha com 4 meses na creche, e chorei que me fartei, então se fosse com 2 anos!!!!! Nem quero imaginar. Olha eu não me arrependi de a pôr lá tão cedo, porque desenvolvem muito, sobretudo se for uma boa creche. Ela adoptou-se ao fim de 2 dias, e agora não quer mais nada. Sente-se mesmo feliz lá, claro que não a deixo muito tempo lá, porque ainda amamento e gosto de passar tempo com ela. Acabo por deixá-la 7h na creche, depois está 1h com os avós e depois sempre connosco. A verdade é uma linda, quando vão de pequenos, isto é, com meses, é mais fácil a adaptação. Tenho uma familiar que meteu a filha na creche com 2 anos, e não foi nada fácil. Ela passa o tempo a chorar, e isto durou um mês, e de vez em quando lá volta ela a fazer crise, mas isso não quer dizer que aconteça no teu caso! Pode ser que se adapte, mas já sabes que os primeiros dias são sempre complicados. Vai correr tudo bem! FORÇA

guialmi -
Online
Desde 13 Jul 2013

As minhas foram para a creche com 23 meses e foi a altura ideal. Até essa idade, se puderem estar em casa, com a mãe, com avós ou mesmo com uma ama de total confiança (foi o meu caso), melhor. Nada de inquietações quanto ao desenvolvimento, não há melhor estímulo que a presença de pessoas que cuidam de forma individualizada (e com carinho) de um bebé. O que há que aceitar é que no 1º ano de creche vão ficar doentes muitas vezes porque apanham todas as viroses possíveis e imagináveis. Mesmo assim mais vale terem já 2 anos, as defesas mais fortalecidas e a capacidade de dizerem onde lhes dói do que meses - as minhas, na vida toda (têm 11 anos), devem ter tomado umas 4 ou 5 vezes antibióticos.
Posto isto, a adaptação não é instantânea, mas tb não é nenhum filme de terror. É normal que chorem na despedida, que não queiram ir, que protestem e isto tanto nos primeiros tempos como depois de umas férias, uma doença...faz parte. Quanto às rotinas (sono, alimentação) habituam-se num instante. O que a mãe NÃO PODE é prolongar a despedida, sentir-se culpada, mostrar ansiedade. Se é mesmo muito mãe galinha, mais vale ser o pai a levá-lo, por exemplo. É chegar lá, um sorriso, um beijinho e virar costas. Na primeira semana é bom, se puder, não deixar logo o dia inteiro, eu fiz isso, mas basta uma semana, prolongar demasiado essa adaptação tb não é positivo e destabiliza o grupo.

IsaCustodio -
Offline
Desde 01 Ago 2012

Muito obrigada pelas vossas palavras, sei que é normal custar um bocadinho, e também sei que me vai custar mais a mim do que a ele! Ele sempre esteve em casa comigo, mas é um menino muito sociável, fica maluco quando vê miúdos, vai a correr dar-lhes a mão e chamá-los para brincar! Achei que estava na hora de iniciá-lo na creche. A princípio pensei pô-lo a tempo parcial, mas as creches que praticavam esta modalidade eram ou longe da nossa área de residência ou caras...Investiguei uma ipss aqui perto e tinham vaga, gostei do aspecto da escola e da educadora, vamos ver...Como estou desempregada tenho que ir buscá-lo até às 16h. Mas inicialmente vou deixá-lo umas horitas...Aiii mãe sofre!

Kyara85 -
Offline
Desde 16 Nov 2011

Eu mamã... em Setembro... quando a minha pequena tiver 24m!!! Nem me digas nada... ela até agora tem estado com a avó mas é tal e qual o teu.. cada vez que vê uma criança vibra... ainda só estamos em Janeiro e já penso nisso... ai ai... coração de mãe

Sobre Kyara85

Mamã mais babada do mundo de uma princesa lindaaaaaaaa ****

Belarmina.Nunes -
Offline
Desde 30 Set 2014

Vocês são mesmo umas sortudas! Poder ficar em casa com os filhos! Que sonho!

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?