Socorro - Bebé de 1 ano só come na creche | De Mãe para Mãe

Está aqui

Socorro - Bebé de 1 ano só come na creche

Responda
19 mensagens
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Olá mamãs,

O meu bebé tem 14 meses e só come refeições principais na creche. Ao inicio também não queria comer na creche mas elas foram insistindo e agora come tudo, pedaços de carne com arroz com massa TUDO! até já filmaram para eu ver pois não queria acreditar. Isto porque em casa basta mostrar a colher com a comida e ele afasta logo com a mão e se eu insisto ele começa a chorar como se alguém o tivesse a matar. Já chegou a comer em casa puré de batata, peixe esmagado coisas assim esmagadinhas e já chegou a aceitar também carninha mas depois ficou doente com 40g de febre em casa e não comia nada, quando voltou para a escola começou a comer normalmente mas em casa não aceita. Já não sei o que fazer, já tentei insitir, zangar, deixar passar algum tempo e voltar a tentar, com brincadeira com miminhos.. tou desesperada. Ontem ficou em casa comigo bebeu o leite de manhã comeu uma fruta ao meio da manha e ao almoço nada, foi dormir quando acordou tentei dar o almoço nada, fui insistindo mas nada. tive de lhe dar papa pois ele estava cheio de fome e já eram 14h e não comia nada desde as 9 da manhã. não lanchou e ao jantar foi a mesma fita, só comeu duas colheres de puré de batata e depois começou a chorar como um desalmado pois encontrou um pouquinho de batata mal triturada.
Já não sei o que fazer, nos dias que ele vai para a escola sei que ao menos teve uma boa refeição por dia mas e nos fins-de-semana? Como é que eu faço para ele comer? só de ver o prato começa logo a choramingar. por favor podem ajudar.me? estou muito preocupada com isto.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

E a sopa; também não come?

Submetido por ClaraMiguel em Sex, 04/11/2016 - 14:04
Taniapedro0405 -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Mas e a sopa come?? É que o meu tem 23 meses e não come quase nada do 2 prato, mas a sopa vai comendo, uns dias melhores outros piores mas vai comendo ainda continuo a fazer sopa de peixe e de carne.

Submetido por Taniapedro0405 em Sex, 04/11/2016 - 14:08

***Mãe de 1ª Viagem***Inicio dos treinos em Janeiro de 2014***Positivo a 24 de Março de 2014*** DPP 27 de Novembro 2014*** O meu Piratinha nasceu a 05 de Dezembro de 2014 Espertalhão
Tania Campos

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Mama, vá à creche e prove a comida de lá..pode ser mais condimentada e o seu filhote por isso não comer a sua...A minha sugestão e´que vá lá um dia e prove o que ele está a comer.

Submetido por PaulaANP em Sex, 04/11/2016 - 15:20
XanaCD -
Offline
Desde 13 Jan 2013

Colada.
Tb pergunto o mesmo. E a sopa come ?

Submetido por XanaCD em Sex, 04/11/2016 - 15:24
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Não nem sopa come.. ainda agora tentei dar a sopa e nada.. mal viu o prato começou a empurrar e a chorar. Hoje na escola disseram que comeu a sopa a fazer birra e segundo prato só os legumes. E que ele nem prova a comida mal a vê rejeita logo. Existe algum terapeuta da alimentacao como existe do sono? Estou mesmo desesperada. Agora está ele aqui super triste porque chorou imenso.. mas ele não pode ficar sem comer.. estou mesmo muito preocupada não acho isto normal sei que é normal perderem apetite nesta idade mas não rejeitar a comida completamente só não rejeita papa pão bolachas e alguma fruta Triste

Submetido por ElsaH em Sex, 04/11/2016 - 20:42
PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Mamã, o seu filho já tenta comer sozinho? Nem que seja com as mãos? A minha houve uma altura que começou a rejeitar comer e percebi que queria ter a colher na mão para tentar comer ela.

Submetido por PaulaANP em Sex, 04/11/2016 - 22:38
AndreiaCMM -
Offline
Desde 14 Jul 2015

Boa noite, estou na mesma situaçao e subscrevo quase tudo que a mamã conta. O que eu tenho feito é dar-lhe alguma sopa, e depois deixá-lo comer o 2 prato como ele quer, é certo que metade da comida vai para o chão, para a cadeira, e menos para onde devia Sorriso ele acaba por comer com as mãos e enquanto está entretido, lá lhe vou dando á colher. Não é fácil, ficamos preocupadas por não comer a quantidade que devia comer, mas nem que se dê leite antes de o deitar á noite. De resto come muito bem durante o dia, só faz o filme cá em casa, porque na creche não há razão de queixa. Li que na fase de 1 ano, ou seja a crise de 1 ano, estas situaçoes sao frequentes, o bebé quer mostrar-se independente e mostrar as suas habilidades Sorriso temos de ter paciência...Beijinhos e felicidades

Submetido por AndreiaCMM em Sex, 04/11/2016 - 23:07
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Sim ele quer muito mexer com a colher no prato e eu até deixo mas ele só brinca não leva nada a boca e nessas alturas tento dar e ele vira sempre a cara. Vou tentar por a comida no tabuleiro a frente dele para ele despertar novamente interesse na comida porque entre isso é chorar desalmadamente e acabar por não comer nada acho preferível a primeira opção. O que me preocupa eq hoje na creche já disseram que não comeu o 2 prato e fez birra com a sopa o que não acontecia. Enfim hoje lá foi pá cama sem jantar só bebeu o leite. Estava cheio de fome tadinho.. mas se começar a substituir as refeições por o que ele quer nunca mais volta a comer normalmente. Espero que seja uma fase parva que passe rápido que isto é mesmo desgastante emocionalmente.

Submetido por ElsaH em Sex, 04/11/2016 - 23:32
ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Sim, realmente substituir por algo que ele gosta mais está apenas a ensiná-lo que resulta fazer birra para não comer. E tentar mais tarde? Mesmo cheio de fome não come?

Submetido por ClaraMiguel em Sex, 04/11/2016 - 23:37
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Não come de maneira nenhuma.. Ele está cheio de fome mas rejeita sempre.. Agra tentei dar o almoço e nem meia colher comeu.. deixei o brincar com a cenoura enquanto tentava dar a sopa e nada deixei o brincar cm a sopa nada. Irrita-se mal vê que lhe vou dar a colher afasta a colher e pronto..

Submetido por ElsaH em Sáb, 05/11/2016 - 11:49
dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

Mama sei o que é esse desespero!! outras coisas que pode tentar:

- por musica enquanto come
- dar lhe colheres para brincar e fazerem os dois de conta que comem e que a mae esta a dar de comer (mas fora do horario de refeições ) incluindo dar de comer a um boneco
- veja tb se n ha nada que o faça perder o apetite. a minha esteve assim e tinha uma infeccao urinaria sem sintomas

Submetido por dfol em Sáb, 05/11/2016 - 12:29
ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Também ia dizet: dificilmente uma criança cheia de fome não come se tiver comida à frente. A não ser que esteja doente. Ou não tenha tanta fome assim. A minha sempre que recusa comida é porque não tem fome. Ou tem mais sono que fome. Por isso resolve-se dando mais tarde. Mas neste caso eu também veria se ele não tem nada que lhe tire a vontade de comer.
E claro pode ser apenas uma fase. Sorriso

Submetido por ClaraMiguel em Sáb, 05/11/2016 - 12:44
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Vou ter de marcar consulta para descartar essa hipótese é também para tentar perceber o que posso fazer pois tenho medo de fazer pior com a atitude errada, mas acho estranho porque se lhe der papa ou leite ele come perfeitamente bem. Acho que se tivesse algo que o fizesse perder o apetite não comia também essas comidas.. não sei. Agr eu e o pai sentamos com ele e fizemos uma colher a mãe uma colher o pai a bater palminhas e a cantar ele abriu a boca para a colher mas mal sentiu a sopa cuspiu tudo.. nem deu tempo para saborear. Agora foi dormir quando acordar vou tentar outra vez dar a sopa em vez do lanche normal.. Ele há de ter tanta fome que deve comer.. espero eu..

Submetido por ElsaH em Sáb, 05/11/2016 - 13:13
ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Bem, eu conheço um caso em que o bebé de 12 meses deixou de comer a sopa e o segundo mas comia sem problemas a papa que os pais lhe davam em substituição. A mãe fartou-se de o levar ao médico e a certa altura a enfermeira disse à mãe que ela tinha de parar de dar a papa porque o bebé tinha aprendido rapidamente que se recusasse a outra comida, a papa viria mais tarde ou mais cedo. E de facto depois alguns dias de terror em que ele mal comeu, lá voltou a comer a comida dele quando percebeu que não havia mais nada. Pode ser esse o caso. <=)

Submetido por ClaraMiguel em Sáb, 05/11/2016 - 14:56
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Pois infelizmente acho que é isso que tenho de fazer mas não sei como pois ele começa a chorar descontroladamente quando chega a uma hora em que esta a morrer de fome.. aí nesses alturas nem a madre teresa o acalma. Mas pronto isto assim não pode continuar só anda a papa e leite ainda me vai parar ao hospital por este caminho.. mas muito obrigada pelas dicas chega a um momento em que nos sentimos mesmo pequeninas sem saber o que fazer no que toca aos nossos pequenos e toda a ajuda e preciosa!

Submetido por ElsaH em Sáb, 05/11/2016 - 16:20
inesmoreira3 -
Offline
Desde 03 Out 2016

Olá! Como ficou a situação do seu bebê? Sei que é um post antigo mas estou a passar por algo semelhante com o meu bebe... entrou pra ama a 1 mês e de há uns dias pra cá tudo o que lhe dou ele não come ou prova e não come mais, chora desalmadamente e no entanto na ama come tudo...... Não sei o que fazer

Submetido por inesmoreira3 em Sex, 06/10/2017 - 20:04
Danb -
Offline
Desde 11 Nov 2015

o meu já me fez isso e de vez em quando faz.. não insistir é o truque..

quando o meu recusa o jantar tento dar um biberão e se recusar o biberão não lhe dou mais nada.. não lhe vou andar a habituar a comer papas ou iogurtes ao jantar.. só quando ele esteve doente com aftas na boca é que lhe dava iogurtes ao jantar pq eram frescos e ele aceitava comer o iogurte..

Submetido por Danb em Sáb, 07/10/2017 - 17:00
ElsaH -
Offline
Desde 20 Abr 2014

Olá, o truque e mesmo relaxar, deixei de mostrar que ficava afetada por ele nao comer e deixei de insistir! punha sempre a comida a frente comigo a tentar dar se ele dizia que nao eu nao insistia mas deixava ali o prato e comecei a fazer as refeicoes para mim ao mesmo tempo que para ele ou seja em vez de lhe dar primeiro o jantar ou o almoco comiamos todos ao mesmo tempo, sempre sem insistir!! e tudo nas calmas e nao falar sobre isso nem tecer comentarios a frente ele, pois apanham tudo! aos poucos comecou a querer comer a fruta e depois comecou a comer a comida normal, e nao lhe de substitutos como papa ou iogurte se nao quer comer nao come mas tmb n da mais nada senao ai eq nc consegue que ele coma.Eu sei que e desesperante ver eles a beber dois biberons por dia um de manha e outro a noite mas se tiver calma ele tmb vai deixar de ver a hora da refeicao como um sacrificio. e suposto ser algo agradavel, so tem de ter calma e nao insistir!

Submetido por ElsaH em Sáb, 07/10/2017 - 20:29

Votação

Quanto gastou ou pretende gastar no carrinho de bebé?