A sobrevivência dos filhos dos nossos filhos | De Mãe para Mãe

A sobrevivência dos filhos dos nossos filhos

Responda
6 mensagens
Maes de Transicao -
Offline
Desde 09 Jan 2012

Acho impossível separar as mães do pensamento e da acção ecológica, porque as mães preocupam-se com os seus filhos e com os filhos dos seus filhos.

Eu lembro-me de ter a disciplina de ecologia na escola e de ser uma seca.

Também resumi na minha cabeça, muitas vezes, que ecologia era separar lixos. Seca na mesma. Completamente um assunto sobre o qual não dá para conversar. Não se vai conversar sobre lixo. Separa-se e pronto.

Além disso o assunto em si é doloroso. Faz medo. Enquanto a economia nos assusta como uma sombra, a poluição é uma palavra que preferimos atribuir às fábricas e tudo isto são assuntos chatos, cinzentos e que mexem com medos tão grandes que nem queremos olhá-los de frente.

Há uns tempos numa caixa de pagamento o funcionário olhou para mim algo espantado com o preço das fraldas reutilizáveis. Não pensava que custassem aquele preço. E lembro-me de ter respondido que durante muito tempo ele não me vería ali a comprar fraldas. E além disso... que sentido tem eu limpar o rabinho da minha bebé se lhe deixo um planeta cheio de ... enfim, vocês percebem.

Da minha parte, acho que ecologia é um tema de alegria. Ecologia, ecossistemas, não são coisas teoricas e ausentes dos nossos dias. São o ar que respiramos e a água que bebemos, são os jardins onde as nossas crianças brincam e o mar onde brincamos no Verão.

Ecossistemas são a escola onde melhor podemos aprender o quanto somos especiais, únicos e interdependentes. As espécies precisam umas das outras como nós precisamos uns dos outros. As espécies precisam de se relacionar com equilíbrio da mesma forma que precisamos de nos relacionar com equilíbrio.

Assim, a natureza é uma escola de vida como poucas, é um espaço de consciência maravilhoso, feliz e bom.

Passear com as crianças num espaço verde ainda puro, sem ser relva com coco de cão. Ir ao lugar mais próximo onde existam árvores antigas, sombra feita de árvores, sons de pássaros diferentes, pedras para galgar, água para chapinhar, sapos, e muito céu... isto é ecologia.

Ir com a família passear à beira mar, sentir o sol na pele, a brisa, o cheiro a sal, encontrar pedrinhas e conchinhas... isto é ecologia.

Ecologia é vivermos de tal forma imersos na beleza da germinação das sementes e na variedade e beleza das espécies que se torne óbvia a importância da vida, do futuro, da maravilha em que vivemos sem sequer darmos conta.

Na realidade, ecologia é uma forma de auto-consciência. Enquanto cuidamos de nós mesmos, estamos a cuidar de um ser natural que somos, uma criatura da criação, uma expressão única e rica da vida.
Há coisa mais bonita do que isto?

Como é que podemos ser mães e esquecer isto? Ou achar chato. Ou achar desimportante?

Eu cá acho que se os ecossistemas humanos fossem como os ecossistemas intocados pelos homens, nós seríamos seres verdadeiramente civilizados. É um paradoxo, não é?

Pão-de-ló -
Offline
Desde 09 Jul 2011
I Love DMPM

Palmas!

É mesmo verdade que muitas mães e avós e não pensam no mundo que vão deixar à descendência... só pensam que quando a "porcaria" for tanta elas já cá não vão estar! Choque!

Madrinha da purple5 Espertalhão
actividadesparalelas.blogspot.com https://www.facebook.com/actividadesparalelas2014?ref=hl Grupos facebook Mamãs e bebés Março/Abril/Maio 2013 (peçam-me para vos adicionar) www.facebook.com/groups/733853609958919/

Aninhas1977 -
Offline
Desde 05 Dez 2011

Passa tudo por uma questão de civismo. Se não gostamos de ver as nossas próprias casas sujas, também não vamos querer a nossa casa maior (o planeta) sujo também.

06-09-2003 - Nasce a Sara às 39 semanas e 2 dias, com 3195grs e 48.5 cms

22-05-2009 - Nasce o David às 39 semanas e 2 dias, com 2450grs e 47 cms

23-08-2014 - Nasce o Bruno, às 38 semanas e 6 dias, com 2690grs e 48 cms

az.ana -
Offline
Desde 07 Jul 2011

Lindo texto, é sem dúvida muito inspirador.

Sobre az.ana

15-08-2007 : Nasceu o nosso Pedrito!
Vem uma mana a caminho!!!
01/03/2012 Conheci o amor pequenino da minha vida! Minha Beatriz <3
6 meses de maminha em exclusivo Espertalhão Conseguimos! Que venham muitos mais!
01/03/2013 12 meses de muita maminha Espertalhão

skull -
Offline
Desde 04 Out 2011

concordo ctg sim Sorriso tudo poderia ser diferente s alguem tivesse alguma consciencia! mas se keremos fraldas reutilizaveis sao carissimas, se keremos cmprar akeles caixotes p separar o lixo tbm sao carissimos, axo k tbm poderiam 'ajudar' mais as pessoas nessa questao, assim n so o faziam por bem como por ser mais acessivel

Sobre skull

☆Andrea☆31/8/2011☆

Maes de Transicao -
Offline
Desde 09 Jan 2012

Tudo o que dizes é totalmente certo.
Nada está feito para nos ajudar a fazer a coisa certa, e é por isso que estamos onde estamos.
É por isso que nos fará bem começar a ser exigente com as marcas, escrever aos seus serviços ao consumidor e colocar essas e outras questões.
Por outro lado há coisas que podemos simplificar. Por exemplo, eu não tenho um contentor para separar. Posso separar sem ter esse contentor.

Mas no fundo o que eu acho mais interessante é que tudo o que ouvimos sobre ecologia traz culpa. A culpa das marcas, a culpa das pessoas, a culpa dos governos...
Eu gosto mais de pensar no lado bom que é o prazer que podemos ter em fazer parte da parte boa.
Coisas simples.
Poupa-se imensa água com coisas simples como ter um balde no nosso banho onde se recupera a água do chuveiro e que se pode usar para lavar um páteo, ou para usar na sanita.
Poupa-se imensa água colocando uma garrafa cortando o gargalo, e colocando-a no autoclismo. A maior parte das vezes precisamos de muito menos água do que o autoclismo descarrega.

E isto não são chatisses por causa disso do ambiente. É a nossa factura da água. É o prazer de sentir que estamos a fazer o que está certo e criarmos em casa uma motivação pela alegria, pelo gozo de cortar as garrafas e inventar coisas giras para fazer com os pacotes...

Acho que fazemos melhor quando sentimos gosto no que fazemos. E esse é caminho.