Sobre amamentação! Mil dúvidas | De Mãe para Mãe

Sobre amamentação! Mil dúvidas

Responda
12 mensagens
Jessica Pinto -
Offline
Desde 05 Maio 2017

Olá mamas, preciso da vossa ajuda pois vou ser mãe pela primeira vez e estou com mil dúvidas, não sei nada sobre amamentação ? ouvi falar que amamentar muitas vezes dói, algum truque para melhorar isso caso aconteça? Bomba para tirar leite,devo comprar? Qual devo comprar? Também ouvi falar sobre uns tais cremes para os mamilos, o que me podem dizer sobre isso? E os bicos de silicone? Conchas? Esclareçam me tudo sobre amamentar pf, quero estar bem informada pois queria amamentar o meu bebé o máximo de tempo possível e tornar isso uma boa experiência para ambos. ?

Jessica Pinto

Analopes16 -
Offline
Desde 02 Nov 2016

Olá mamã. Sou mamã apenas há 18 dias e Ainda sou um pouco inexperiente neste assunto mas tento ajudar no que sei.
Também passei a gravidez a ouvir que dói imenso amamentar. Até hoje a única "dor" que sinto é quando a minha princesa começa a mamar. E não é bem dor mas sim um puxão que passa logo a seguir.
Eu já tinha uma bomba manual, da chicco e deu-me bastante jeito nos primeiros dias pois a minha filha esteve internada 1 semana e usei a bomba para aliviar as mamas pois a menina não mamava. Agora não uso e acho que não se justifica gastar grandes valores. Claro que as eléctricas são bastante mais rápidas e tiram o leite muito melhor...
Creme para os mamilos uso o da medela, purelan, e é realmente bom, hidrata muito bem.
Os bicos de silicone depende muito do seu bico. Eu levei para o hospital pelo sim pelo não e usei apenas uma vez, na primeira vez que a menina pegou na mama. Como tenho um bico grande estive a falar com a enfermeira e chegamos à conclusão que não valia a pena usar o bico de silicone pois só iria fazer com que a menina estivesse a ingerir mais ar sem necessidade.
Amamentar não é nenhum bicho. Temos de ter calma e começar a compreender os sinais que os nossos bebes dão. As primeiras vezes foram complicadas, principalmente depois da minha menina ter tido alta e estar habituada ao biberon. Mas com o passar dos dias temos conseguido encontrar o nosso ritmo e tem corrido tudo bem, graças a Deus! Tenha calma mamã, vai ver que é mais fácil do que julga.
Espero ter ajudado. Beijinhos e tudo de bom ??

Ana Rute Santos -
Offline
Desde 04 Abr 2012

Olá! Posso deixar a minha experiência, mas há muitas experiências diferentes. No hospital, o meu filho deixou-me logo os 2 mamilos em ferida. Usei creme purelan e tinha que andar com as mamocas ao léu para sarar ou, se vestida, usava as conchas para os mamilos não ficarem em contacto directo com nada. Comprei bomba manual e não consegui tirar nada. Comprei bomba eléctrica e tirei, mas o meu filho nunca quis saber de biberão, só queria mama. Amamentei-o até aos 18 meses +/-. Apesar do início doloroso, adorei a experiência. Há bebés que pegam logo bem e nunca magoam nada. Há bebés que mamam na mama e no biberão. Se tiver vontade, é meio caminho andado para a amamentação correr bem. Sorriso

Skillerific -
Offline
Desde 20 Out 2015

Amamentar pode fazer doer, mas apenas quando alguma coisa não está a correr bem. Não vale a pena pensar já que vai ser assim consigo. No caso de acontecer, a causa mais provável é ser má pega do bebé e o melhor será falar com uma CAM (existem em vários centros de saúde e maternidades ou então existe uma rede de CAMs que prestam auxílio pro bono mas que não estou a encontrar o contacto).
O que eu fiz durante o primeiro ou segundo mês após o nascimento foi após a mamada colocar uma gota de leite no mamilo, deixar secar e depois colocar o creme purelan.
Bomba de extracção emprestaram-me duas e achei incrivelmente melhor a da medela. Contudo não é regra ser mesmo necessário comprar. Deu-me jeito para aliviar durante a subida do leite e depois mais tarde para puder deixar a bebé durante umas horas sem mim, mas existem pessoas que nunca precisaram de bomba. Será algo (tal como mamilos de silicone e conchas, por exemplo) a comprar após o nascimento se se verificar necessário.

Se tiver mais alguma dúvida em concreto, diga que posso tentar ajudar, mas não se preocupe. Leia muito, informe-se, mas sem pressões. Na maternidade devem ajudá-la nos dias em que lá estiver e o mais importante é manter-se calma.

PaulaANP -
Offline
Desde 08 Jul 2016

Eu amamentei 13 meses, tive dor apenas na descida do leite...passados 2 dias passou.
A minha fazia uma boa pega e eu usei sempre após cada mamada o creme Purelan 100. Nunca tive uma greta.

Recomendo que a mamã assista a workshops ou frequente um cursos de preparação para o parto que fale sobre a amamentação...existem inclusive centros que depois até dão apoio após o parto...Existem vários alguns exemplos abaixo:
http://www.centrodobebe.pt/servicos/pos-parto/apoio-a-amamentacao/
http://www.preeposparto.com/preeposparto/pos_parto_amamentacao_grupo_apo...

felizarda_81 -
Offline
Desde 04 Ago 2015

Olá, eu fui mãea uns dias, e a verdade é que estou com muita sorte com meu filhote!
Tenho maminha pequenina mas com mamilo "jeitoso", segundo as enfermeiras!
Só na primeira vez que mamou a enfermeira ajudou me, de resto meu principe adaptou se muito bem e nao me tem magoado!
Nao tenho tido necessidade de tirar leite, bebé mama várias vezes ao dia e só ficam mais cheias se ele dormir 4h (que é o maximo de deixo ele sem mamar, mas só durante a noite), de dia ele mama de 1h30 em 1h30, mais ou menos!
Tudo a correr bem pra vocês! ??

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

Sugiro consultar o site SOS Amamentação.

Deixo aqui alguns pontos que podem ser úteis sobre amamentação.
1) A produção de leite começa na cabeça,por isso o primeiro passo para que corra bem é descontrair e não entrar em stress.
2) Tal como já disseram, amamentar não dói. Se doer, é sinal de má pega.
3) Não há leite fraco.
4) Se o bebé aumentar bem de peso não há razão para iniciar suplemento de LA. Dar LA sem ser necessário é meio caminho andado para a produção diminuir (há quem dê para os bebés dormirem toda a noite, por exemplo).
5) Pôr o bebé a mamar em livre demanda é a forma mais eficaz de aumentar a produção de leite. Esquece os mitos do bacalhau, cerveja preta, chá de funcho e outros. O único efeito que poderão ter é efeito placebo.
6) À quantidade de leite que se tira com a bomba não reflete a quantidade de leite que se produz
7) Mamas moles não são sinónimo de falta de leite, mas antes um indicador de que o bebé mama com frequência
8) A introdução precoce de chucha, biberão ou bicos de silicone podem interferir no sucesso da amamentação.
9) O bebé chora por mil e uma razões. Nem sempre é fome.
10) A mãe é que manda, por isso é obrigatório ignorar os bitaites alheios sobre amamentação.
11) Amamentar cansa muuuuito!!
12) Em caso de necessidade, ninguém é pior mãe por dar LA. Antes dar LA do que o bebé não aumentar de peso e ter fome.

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

Jessica Pinto -
Offline
Desde 05 Maio 2017

Muito obrigada a todas pelos conselhos ?

Jessica Pinto

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Em principio amamentar nao doi, se doer alguma coisa esta mal. O melhor e chamar uma CAM para ajudar.
Bombas para tirar leite nem sempre funcionam. Ou tiram muito menos do que a mae na realidade tem e acabam por deixar uma pessoa insegura a pensar que nao tem leite. Eu experimentei 3 bombas diferentes e ao fim de 15min conseguia tirar uma colher de sopa. Amamentei em exclusivo ate aos 6 meses e ainda amamento aos 29 meses. Simplesmente nao consigo tirar nada com bomba nem a mao.
Mamilos de silicone nao ajudam a estimulacao na mama e sao de evitar. Impingiram-me uns no hospital e eu adiei aquilo, estavam sempre a cair, a sair do sitio, tinham de ser lavados, desinfectados... Directamente da fonte e muito mais pratico! Nalguns casos podem ajudar, mas regra geral devem ser evitados.
Conchas e para quem perde muito leite, para nao ficar com a roupa toda molhada. Eu andava so com uma t-shirt, que ficava toda molhada, e ia mudando de t-shirt regularmente. Isto em casa. Na cama comprei um impermeavel para o colchao para nao ficar manchado. Fora de casa por acaso nao perdia muito leite, se nao suponho que conchas ou absorventes sejam boa ideia.
Cremes uso as vezes o Purelan, mas acho que tambem passava bem sem o creme. Mas mal nao faz. Umas gotas de leite no mamilo e andar com as mamas ao leu tambem e bom.
Da duvida, o melhor e chamar uma CAM, e o que mais ajuda!
E ignorar opinioes alheias que so atrapanham e acham que sabem tudo.

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Mama Liaddan, amamentar cansa muito, mas andar a preparar biberoes as tantas da noite deve cansar ainda mais, e andar a lavar, esterilizar, ferver agua, esperar que arrefeca... Piscar o olho O que cansa mesmo e ter um bebe, independentemente de ser amamentado ou de se dar biberao. Sorriso

Liaddan -
Offline
Desde 18 Abr 2011

BagaLaranja escreveu:
Mama Liaddan, amamentar cansa muito, mas andar a preparar biberoes as tantas da noite deve cansar ainda mais, e andar a lavar, esterilizar, ferver agua, esperar que arrefeca... O que cansa mesmo e ter um bebe, independentemente de ser amamentado ou de se dar biberao.

Sim, é verdade! Nunca tive a logística dos biberões, mas tenho a logística das peças da bomba do leite que tenho de andar sempre a lavar e a ferver. Mas quando disse que a amamentação cansava referia-me ao facto de ninguém poder substituir a mãe na alimentação do bebé, nem de dia nem de noite e ao facto de haver um grande desgaste físico da mãe já que o nosso corpo gasta bastante energia a produzir leite e dar de mamar estimula a hormona associada ao sono (como se já não tivéssemos o suficiente!)

Sobre Liaddan

Fim da pílula Set 2013
Eu: baixa reserva ovárica - Ele: Oligospermia e Teratospermia
H. Lusíadas, abril 2016: 1.ª ICSI +++ gravidez gemelar
junho 2016: gravidez não evolutiva de 1 dos gémeos

VitaminaABC -
Offline
Desde 29 Out 2016

Ahaha mama Liaddan, achei graça ao último comentário, de facto tenho notado que quando estou a amamentar da me um sono tremendo, de facto ja andamos o dia todo com dor de cabeça do cansaço e na hora da mamada piora 3 dobros.
Minha experiencia tem sido positiva, tb me disserem que doia e a mim nunca me doeu nada. No inicio nao correu bem porque nao tinha bicos, era um problema para ela agarrar mas depois de agarrar era uma maravilha porquw sempre teve uma boa pega o que nunca me fez nenhuma greta.comprei Medela Purelan mas nao uso, nao vejo necessidade. Tenho a bomba da Medela a electrica e é muito boa de facto mas uso pontualmente para controlar melhor o que ela mama, pois ela mama muito bem mas chucha muito tambem o que a faz enfordar pouco.