Sertralina/Zoloft na gravidez | De Mãe para Mãe

Sertralina/Zoloft na gravidez

Responda
3 mensagens
sarita36 -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Venho aqui pedir opiniões de mamãs que foram medicadas com este medicamento na gravidez. Gostava mt de ler as vossas experiências.

Eu tomei durante anos este medicamento, no ano passado deixei de tomar quando decidi engravidar. Até me senti bem, nada de mais..
Com esta nova gravidez os sintomas reaparecerem em força, e fui falar com o médico que me disse que poderia começar a tomar novamente, ainda para mais ja estou com 22 semanas e o 1ºtrimestre já passou e que a sertralina pode-se tomar na gravidez.
É melhor tomar e sentir-me uma verdadeira mãe, com força para cuidar do seu bebé, do que sentir esta tristeza e não ter força, por vezes nem para acordar...Foi uma gravidez mt desejada, mas ja dei por mim varias vezes a rejeitar o bebé, não querer estar gravida, e depois choro por pensar assim, uma ansiedade tremenda... Muitos pensamentos horríveis passam por mim que não vale a pena escreve-los aqui pois nem eu gosto falar neles, por isso resolvi pedir ajuda médica, pois sinto-me mesmo impotente...
Quero tratar de mim, ou pelo menos ter vontade de tratar de mim pois cada vez me sinto mais desleixada..
Acho que vou seguir o que o médico me disse..
Contudo gostava de ler as vossas opiniões de quem padece/padeceu do mesmo problema principalmente durante a gravidez. Estou um bocado farta de opiniões de pessoas que não sabem felizmente o que é este problema e até me me perguntam com cara de otária: Está deprimida porquê se não tens motivos para isso??? Lamentável ouvir coisas deste género....

Obrigada a todas que dedicarem um pouco de tempo a contar a sua experiência.

<3

Sobre sarita36

Vem ter com a mamã, meu Amor..:) Início treinos Fev/2013
Positivo!!! AE em 24 Junho --- infelizmente perdi a minha estrelinha Triste
Estou no 4º ciclo de Dufine
Sem grandes esperanças...........
Chegou finalmente o meu positivo dia 02 Abril 2014 Sorriso

3 Pirralhetes -
Offline
Desde 09 Out 2012

Ola mamã,antes de engravidar do Gui tive uma depressao,uma coisa leve mas o medico receitou-me a Sertalina,tomei para aì uns 5 meses,qd deixei a pilula para engravidar do Gui deixei tb a Sertalina,sentia-me bem e nem desmame fiz(um grande erro) passado 2 meses e foi uma felicidade,de x em qd sentia-me tao triste e pensava que era dos hormonios da gravidez e nao liguei mt,ate que quase no fim da gravidez a medica da medicina interna notou o meu estado de ansiedade e disse para tomar o valdisperte.Bem,o Gui nasceu e qd ele tinha 3 meses o medico disse que euaA tinha que voltar a tomar a medicaçao pq eu estava num estado lastimavel(noites sem dormir e tudo o que um recem nascido tras,nao estava a ser facil) mas que tinha que deixar de amamentar(pouca informaçao do medico e da psicologa,pq agora sei que podia ter tomado na msm a amamentar)nao quis deixar de dar mama ao meu filho mas qd ele deixou a mama aos 9 meses começei logo com a medicaçao.Qd descobri esta gravidez que nao foi planeada (eu tomava a pilula) o medico mandou parar a medicaçao mas qd fui mandada outra x para as consultas de Alto Risco e contei o meu historial(tb sofro de crises de ansiedade e panico) ela disse que é estremamente seguro tomar a sertalina na gravidez,principalmente depois das 12 semanas e mandou-me voltar a tomar.Desculpa o testamento mas foi para conheçeres um bocadinho da minha historia e veres que nao estas sozinha.As pessoas que nao sabem o que é passar por isso nao dao valor mas que é uma "doença" mt complicada é Triste

05/04/2007 á 1h41-38+4-Cesariana de urgência.A minha princesa nasceu com 3,295kg e 47,5 cm.
07/02/2013 ás 22h14-38+2-Parto normal c/forcepts.O meu principe nasceu com 3,080kg e 49,5 cm.
10/11/2014 ás 21h20-39+5-Parto normal.O meu principe nasceu com 3,435kg e 49 cm

SLau -
Offline
Desde 09 Mar 2014

Venho deixar este testemunho, não porque tenha tomado sertralina, mas porque sei que, precisando dela, não a consegui tomar durante a gravidez, pois quero esperar até a bebé nascer e depois voltar a falar com um psiquiatra. Fui a um no início da gravidez que me receitou um anti-depressivo, mas ao ler os possíveis efeitos secundários, não fui capaz de o tomar.

De qualquer forma, agradeço muito a vossa coragem de falarem sobre o assunto, porque nos deixa muito mais aliviadas sabermos que não somos as únicas.

Sempre tive uma tendência depressiva, ataques de pânico e afins.Mas sinto que com a gravidez e as hormonas fiquei completamente descompensada.

Queria ter vivido esta fase com muito mais tranquilidade e alegria. A minha GO insiste que a culpa é das hormonas. E disse-me para tomar Valeriana, mas isso nunca teve qualquer efeito em mim. E a minha tendência para este tipo de quadro deixa-me com receio que depois da gravidez tudo continue e tenho receio até que se acentue.

Contornei as insónias com Nausefe, não por estar enjoada, mas porque dá sono.

Tudo a correr pelo melhor para vocês.