Ser madrasta - Manipulação | De Mãe para Mãe

Ser madrasta - Manipulação

Responda
16 mensagens
Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

Bom dia,
Sou mamã de um menino lindo e madrasta de 2 meninos. Os filhos do meu marido vivem connosco a pouco mais de um ano devido à negligência da mãe deles. Após diversos episódios de maus tratos os meninos vieram viver connosco e após o mais velho pedir insesantemente para vir viver connosco. O mais velho inclusive é acompanhado por uma psicóloga para poder saber lidar com todos os conflitos com a mãe.
Agora é porque a mãe arranjou um namorado novo a 2 meses com quem já está a viver a 2 meses quer ir viver com a mãe. Eu e o meu marido passamos por imenso para que ele viesse viver connosco, gastamos milhares de euros, pagamos psicólogos, não lhe falta nada, trato o como se fosse meu filho, e sinto me neste momento completamente de rastos. Manipulada por ele. Tive de suportar saber que a mãe dele dizia mal de mim por toda a parte e tive de defende lo de todas as vezes que a mãe o mal tratava e agora esta indiferença, mal sei como lidar com isto.
O que fazer quando um filho joga com os pais separados para obter coisas, como uma madrasta deve lidar com estas coisas? É que investimos tudo de nós e depois somos jogadas fora pois não significamos nada para eles. Não somos a mãe, não somos ninguém.

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

Mamã Xana Costa,

pode por favor dizer de que idades estamos a falar?

E já agora, pode clarificar a razão de se sentir "manipulada"? O que quer dizer quando fala em "indiferença"?

São duas coisas distintas, com interpretações diferentes. se conseguir explicar-se melhor, talvez eu consiga ajudar...

Obrigada e até já... Sorriso

Maria do Porto

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

O mais velho tem 13 anos e meio e o mais novo tem 8 e é autista.
O mais velho sempre teve uma relação intempestuosa com a mãe que sempre o rejeitou desde a nascença. Talvez tenha tido depressão pós parto mas como nunca se quis tratar, nunca o conseguiu tratar como um filho. O mais velho sempre esteve habituado a não ter regras em casa da mãe. Não fazia os trabalhos de casa, não estudavá, faltava as aulas, fazia o que queria. Aqui em casa há regras, tem de estudar, fazer os trabalhos de casa, sem propriamente ter de haver uma recompensa. Aquilo que temos vinda a reparar é que semore que insistimos que vamos ser mais rigorosos nos estudos pois há negativas ele pega e diz que quer ir viver com a mãe, Porque sabe que tem idade para escolher com quem quer ficar.
Isto é manipulação pura e mexe muito com os nossos sentimentos, inclusive com os do pai, porque ele já anda a chamar pai ao namorado da mãe que conhece a 2 meses.
Depois de tudo o que nos passamos por ele , sinto que isto é tudo um jogo para ele nunca ter de ter resposabilidades na vida. É muito difícil lidar com isto, nem com sigo ter cabeça para trabalhar hoje.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, não estou na sua situação nem conheço ninguém nessa situação, mas já fui adolescente, tal como todas nós, e sabemos que os 13 anos é uma idade complicada.. E para ele ainda mais porque tem uma família disfuncional.
Ainda por cima, nessa idade queremos fazer o que nos dá na telha, e de um lado tem uma mãe que o deixa fazer tudo, do outro, uma família com regras e restrições..
Não estou dizendo para lhe darem plena liberdade para ele não se ir embora. Mas às vezes temos de aprender batendo com a cabeça. Não tenho conselhos para lhe dar, outras mães poderão aconselha-la melhor. Só lhe posso dizer que não acho que esteja a ser ingrato ou que não goste de vocês. Está só a pensar apenas em si próprio e não se importa de vos magoar ou se esta vos magoando.. É apenas um adolescente confuso e se está a ir ao psicólogo, esperemos que esta fase passe.

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

Eu sei que ele gosta de nós. Da nossa parte sempre teve tudo, amor, carinho, regras e educação.
No entanto, não tem ainda capacidade de pensar nos sentimentos dos outros e no quanto isto nos afecta a todos. Porque sei que se hoje quer ir para a mãe, daqui a um mês já não quer é por aí em diante

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

E a mãe quer tê-lo de volta?

É verdade que nessa idade ainda não pensam muito nos outros. Talvez valha a pena ter uma conversa com ele, explicar que dizer essas coisas voa magoa, dizer que gostam muito dele e que não querem que ele vá embora. Talve ele precise de se sentir mais amado e mais importante. Dizer que é um exemplo para os irmãos e que eles também ficarão tristes. E assim...<=)

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

Quer claro. Assim tem direito a pensão e abono. Nos essas conversas já tivemos várias vezes mas não adianta nada. Depois temos de o acalmar quando a mãe o trata mal e ele chega de fim de semana completamente alterado, mas esquece se disso muito facilmente.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Xana_Costa escreveu:
Quer claro. Assim tem direito a pensão e abono. Nos essas conversas já tivemos várias vezes mas não adianta nada. Depois temos de o acalmar quando a mãe o trata mal e ele chega de fim de semana completamente alterado, mas esquece se disso muito facilmente.

Mãe é mãe e ele ainda deve ter a esperança que ela mude, que goste dele, que o trate bem. Para nós não faz muito sentido, mas na cabeça dele as coisas são diferentes. <=)

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

Claro que sim. Eu noto isso. Ele tem sempre esperança que a mãe mude.
Só é extremamente esgotante física e psicologicamente para mim e para o pai esta troca de ideias constante.
Não sei mais o que fazer, desistir, não desistir, não sei.

guialmi -
Online
Desde 13 Jul 2013

Percebo perfeitamente a sua frustração e se calhar vocês (pai e madrasta) têm de assumir uma de duas opções: ou o deixam ir, sabendo que vai correr mal e mais tarde ou mais cedo vão ter de apanhar os cacos, ou simplesmente dizem-lhe que não, que não pode ir, explicam tudo muito bem e confiam que daqui a uns anos vos vai agradecer pela decisão. Ele não pode escolher com quem quer ficar, se a questão da guarda for a tribunal facilmente o pai prova que a mãe não tem condições para ficar com ele.
Uma vez que o miúdo anda no psicólogo, já falaram com ele sobre o assunto?

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Acho (e esta é a opinião de quem obviamente não está a passar pela situação) que tem de continuar a agir como se ele fosse um adolescente a querer algo que não tem (há os que querem sair à noite, há os que querem ser amigos de quem não devem, fazer aquela actividade que não nos agrada)...Ou seja, ser firme, continuar a mostrar amor e carinho, sabendo que é uma fase e que passará. Tenho uns amigos que diziam que quando era criança/adolescente o filho deles os tratava como se fossem empregados que ali estivessem para o alimentar e cuidar. Não era antipático ou mal educado, mas simplesmente parecia não sentir nada pelos pais. Fossem eles ou outros a estar ali era a mesma coisa. Agora é maior de idade e tem um relacionamento e carinho normal com os pais. São fases. Sorriso

Eu acho que se vocês, adultos, sabem que ele ir para a mãe não é o melhor para ele, não devem permitir. Ele pode escolher, sim, mas suponho que isso seja decidido em tribunal onde todos serão ouvidos, certo? O juiz também vos ouvirá e terá em consideração as vossas razões, não? Suponho que não é por uma criança querer ir muito viver com a mãe desempregada e drogada (estou a inventar uma situação) que o juiz vai achar que ela sabe escolher e a tire ao pai empregado com uma casa e condições.

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

Eu e o pai já conversamos sobre o futuro. Com ele também já conversamos e é ao sabir do momneto. Esta semana já disse que quer ficar connosco e também já disse quer ir viver com a mãe. Para nós é o seguinte, não vamos descurar o nosso papel. Acho no meu intimo que um dia, talvez longínquo, mas que seja ele ainda nos vai agradecer. A mãe nunca irá ganhar a guarda em tribunal, porque é capaz de ir para a noite até as 3 da manhã e deixa los sozinhos em casa. E não podemos descurar a educação deles e desistir de tudo até porque o outro que é autista começou a evoluir imenso desde que veio viver connosco, pois as regras são importantes para crianças com estes problemas. Desistindo de um estariamos a desistir do outro e não podemos permitir isso. É difícil ouvir estas coisas mas vamos ter de aguentar.

guialmi -
Online
Desde 13 Jul 2013

Pronto, a resposta já está dada e desde o início que vocês sabem o que fazer :))) Ter adolescentes é tramado (tenho duas a entrar nessa fase) mas todos nós, pais, temos de passar por isso, com o mínimo de esfoladelas e arranhões possível! Acredite que um dia mesmo o seu filho vai dizer-lhe coisas horrorosas e vai ser ingrato e injusto...faz parte e nós, como adultos, temos de relativizar. Felicidades para os cinco e não se esqueçam que educar adolescentes é um constante jogo de negociação, em que a autoridade nunca passa para o outro lado...

Xana_Costa -
Offline
Desde 29 Set 2016

As vezes vamos abaixo um bocado. E precisamos de desabafar um pouco.
Mas espero que tudo corra pelo melhor

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

olá a todas... curiosamente depois de ler este tópico fiquei mesmo a magicar em algo que me disseram a semana passada na loja onde trabalho. atendi um sr que vinha acompanhado com o filho que deveria ter 12\13 anos n mais! basicamente o rapaz armou uma discussão em plena loja com o pai por causa de um telemóvel que queria e que o pai recusou. arrancou porta fora deixando me sozinha com o pai. a única frase que saiu da boca deste pai foi... sabe... eu sinto que o meu filho me odeia... e eu respondi ai não diga isso!!! ao que a resposta dele foi... não se preocupe que não é todas as semanas.... a semana passada odiava a mae e o padrasto, esta semana odeia me a mim... ta td certo! para a semana trocamos! eu fiquei Choque! serio que é isto que me pode esperar na adolescência dos meus??? medo! por isso calma pois parece me que podes não estar sozinha nesta luta! força!

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Mamã Gemelar Sorriso não pude deixar de sorrir ao que escreveste! Nem imaginas com o que eu lido!
As minhas enteadas volta e meia também têm fases e "flashes" mas é como a Guialmi diz e muito bem com eles só negociando e claro pôr o botão da "sensibilidade" em stand by ;).
Queres um exemplo da semana passada?
Eu para a mais nova " tens de fazer os tpc" ela apenas soltou "tu não mandas em mim" eu respirei fundo e acrescentei "tens razão não mando eu apenas importo-me contigo quer tu gostes ou não" !
Remédio santo Sorriso desarmo-a sempre assim!

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡