Separacao com um filho em comum | De Mãe para Mãe

Separacao com um filho em comum

Responda
4 mensagens
TâniaAntunes -
Offline
Desde 16 Fev 2008

Boa tarde
E com alguma tristeza minha que o meu filho será mais uma criança de pais separados, mas penso que isso também nao será impedimento para a sua felicidade. .
Vim aqui pedir se alguma de voces ja viveu algo semelhante e que pode dizer o k fazer.
Entramos agora num processo de separação. . Além do filho temos uma casa e um credito automóvel em comum, por diversas vezes tentamos resolver as nossas diferencas mas nao foi possivel por isso vai cada um para seu lado.
Agora nao sei bem por onde comecar a organizar as coisas, devo sair de casa? Devo obriga-lo a ele a sair? O que mais me preocupa é a guarda do menino de 17 meses. Acham possível um juiz dar guarda partilhada? E a quem devo recorrer para estabelecer o poder paternal.. tou dada como mãe solteira na segurança social, será que lá posso resolver as coisas?

Obrigada

Angela_Oliveira -
Offline
Desde 29 Mar 2014

.

Desde 13 Set 2012

Olá Tânia, boa tarde...

Bom, comece por definir as prioridades.

1. Apesar de terem decidido separar-se, conseguem falar civilizadamente? Esta resposta é muito relevante, pois é dela que depende tudo o que vier a seguir.

2. Bens materiais em comum - Se conseguirem conversar, precisam falar sobre questões materiais. o crédito à habitação terá que ficar com um dos dois. Para isso é preciso que definam quem fica em casa. Quem ficar, terá que ter condições económicas (rendimentos) que permitam ao banco considerar que cumprem a tacha de esforço e assim ficam com o crédito e, obviamente, a casa passa para o nome apenas de quem lá ficar. O elemento que sai pode exigir algum valor de compensação pelos anos que também contribuiu para o pagamento daquela prestação. O mesmo se aplica ao carro. quem ficar com ele, ficará com o crédito. O que fica poderá ter que compensar o outro. Tudo decorrerá da melhor forma se ambos conseguirem conversar e ceder em alguns pontos.

se nenhum de vocês reunir as condições exigidas pelo banco para ficarem com o crédito à habitação, a solução passa por venderem o imóvel, liquidarem a dívida e dividirem o restante.

3. poder paternal - Não é por ser filho de pais separados que o seu pequeno não será feliz. Apesar de não ser esse o meu caso, conheço vários e de várias idades e todos são crianças e/ou adolescentes equilibrados e de bem com a vida. O que muitas vezes corre mal não tem a ver com as crianças, mas antes com a relação entre os pais que transformam os filhos em moeda de troca. dificilmente o pai terá a guarda total do menino, mas creio que, até aos 2 anos, a guarda partilhada não é concedida por se entender que o bebé é demasiado pequenino para trocar de rotina semanalmente (não tenho certeza deste facto).

Mamã, o mais importante para o equilíbrio emocional do vosso pequeno é a forma como vocês, pais, lidarem com a situação. Podem ter muitas incompatibilidades, mas geraram um filho em comum; este facto deve guiá-los e fazer com que cada uma das vossas acções tenha sempre em conta o superior interesse do pequeno. Coloquem as vossas diferenças em último plano e optem sempre pelo que for melhor para o vosso filhote. E não, nem sempre o melhor para os filhos é que os pais permaneçam juntos. nenhuma criança deve viver uma vida inteira a assistir a discuções e brigas dos pais: Eles serão mais felizes sendo filhos de pais separados mas felizes, do que tendo pais juntos e infelizes a cada dia que passa.

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

cris09 -
Offline
Desde 22 Nov 2007

isso dos creditos nao é bem assim.normalmente nao ha lugar a compensacao porque imaginando que a sra fica com a casa,nao devera dar nada ao marido porque ele durante o tempo que estiveram juntos tb usufruiu do imovel.falo por experiencia,no meu caso o meu marido comprou uma casa com a ex onde nunca chegaram a viver juntos,como ela nunca quiz saber de nada nem nc pagou nada fomos pra tribunal e o assunto resolveu se da seguinte forma.eu entrei no lugar dela pro emprestimo e como eu assumi a divida dela perante o banco nao houve lugar a tornas (dinheiro) ,uma das coisas que o banco exigiu foi que se mantessem os principios de solidariedade.o que quer dizer que um de voces pode sair do emprestimo desde que o que fica arranje alguem em substituicao.qto ao carro e mais simples.ou o vendem e pagam a divida ou o que ficar com ele paga o.mas e bom que o pague mesmo se nao o outro vai ter chatices.espero ter ajudado.ahh o assunto da casa se for litigioso vai te sair caro....eu que o diga fogo,.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?