seguros para parto | De Mãe para Mãe

seguros para parto

Responda
13 mensagens
Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

Ola mamas...estive ausente bastante tempo desde que a minha luz nasceu! Agora a pensar num novo rebento, preciso de opiniões de seguros que cobram parto e preços...tenho 30 anos e sei que anda tudo a volta dos 50 euors! Se me ponderem dar experiências de quem ja fez partos com algum seguro e qt acabou por pagar agradeço!

luzdosmeusolhos

FilipaBM -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Olá mamã. Sorriso

Em Portugal, tem várias seguradoras, sendo as principais redes: Médis, Multicare e AdvanceCare.

Se quer mesmo fazer um seguro de saúde convencional, irá estar sempre sujeita a períodos de carência.

Se quer apenas um cartão de acesso a prestadores privados e ter descontos, o valor não é tão elevado por mês, mas os valores que irá pagar em termos de consultas e exames são muito mais caros do que um seguro de saúde.

Geralmente terá sempre um período de carência na cobertura de parto de 365d (em algumas apólices pode ser de 730d).
Quer isto dizer que se engravidar ainda durante o período de carência, o seguro apenas lhe permite usufruir de preços convencionados. Caso o parto já recaia fora do período de carência, também está coberto.

A Médis tem preços mais baixos que a generalidade mas também não tem coberturas como Medicamentos, Próteses e Ortóteses, etc.
Os produtos das outras companhias são mais completos mas substancialmente mais caros.

Alguma dúvida disponha, trabalho na área. Sorriso

FilipaBM -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Em relação ao valor que indicou, provavelmente terá visto no site da Médis, certo?
É o valor normal para uma pessoa de 30 anos com cobertura de parto.

Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

Sim vi 2 na medis que fica por volta dos 53 euros e na advancequer que fica por 48 euros! sa mt idênticos!
FilipaBm Obrigada pela resp...queria seguro mesmo..estes 2 que vi cobrem parto (cesariana 2000euros) que ainda n sei se será uma cesariana pois a 1 nasceu parto normal e correu bem e preferia que aasim fosse! Contudo quero prevenir! a nivel de carencia sim sei que tem no minimo 1 ano!!
Sabe de mais algum vantajoso mama?

luzdosmeusolhos

FilipaBM -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Qualquer um dos 2 será óptimo, a rede é relativamente similar mas têm acordo com a gigantesca maioria dos hospitais privados pelo que não terá qualquer problema. Sorriso

Se fizer agora e deixar ultrapassar a carência seria o ideal para poder utilizar tudo com preços mais baixos.

O plano 2 da Médis é equivalente ao que viu na AdvanceCare. A meu ver, ficaria com um seguro melhor em termos de capitais de hospitalização na AdvanceCare (75000 vs 50000 na Médis).

Mas falo por experiência própria que a Médis é extremamente eficaz em termos de eficácia de resposta a pedidos clínicos, são muito descomplicados e têm uma linha de atendimento ao cliente excepcional, tanto a nível administrativo, como em termos clínicos.

Só pecam por ter que se pedir referenciação para certas consultas de especialidade, mas basta ligar a pedir (ex. Neurologia, Dermatologia, etc). As que se pode fazer "à vontade": Ginecologia/Obtetrícia, Oftalmologia, Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Med. Interna.

Eu tenho um seguro Médis há vários anos e estou muito muito satisfeita (não trabalho lá, é mesmo opinião de cliente Sorriso )

FilipaBM -
Offline
Desde 12 Maio 2015

Em relação à Multicare, é sempre muito mais vantajoso ir a uma agente e pedir uma simulação.

Reforço sempre que os mediadores conseguem sempre preços muito mais acessíveis do que contratação directa até porque têm outro poder de negociação.

Além disso, através dos mediadores consegue "criar" um seguro adequado para si sem estar sujeita aos "pacotes" vendidos sem qualquer personalização.

Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

mas imaginemos a carencia é um ano....se eu engravidar daqui a 5 meses supomos...qd tiver a criança o seguro ja cobre certo? ja usou algum deles no parto? pois tem 2000 mil de parto a minha duvida é...a cesariana no privado fica por 2800 ...ou seja o seguro paga 2000...eu dou 500 de franquia e ainda tenho de dar mais 300 para completar até 2800 é isso?

luzdosmeusolhos

FilipaBM -
Offline
Desde 12 Maio 2015

A carência para o parto funciona desta maneira (espero conseguir explicar. Sorriso )
Imaginemos que faz o seguro a 1 Janeiro de 2017.
Só poderá usufruir na totalidade de preços baixos quando atingir Janeiro de 2018.

No entanto, se engravidar em Setembro de 2017 e se dirigir a uma consulta, vai pagar preços convencionados. Por exemplo, em vez de pagar 15EUR por consulta, vai pagar 35EUR, porque tem a carência a decorrer.

No entanto, neste cenário, o parto já irá decorrer fora do período de carência, pelo que já não irá ter problemas.

Em relação aos capitais, isto terá que ser validado junto da seguradora, pela seguinte razão:

Algumas seguradoras quando vendem a cobertura de Parto, esta cobertura pode ser apenas exclusiva para o momento do parto em si ou pode englobar todos os actos médicos que decorram da assistência pré-natal, como os rastreios por exemplo.

No momento do parto, fica sempre assegurado que apenas irá pagar a franquia correspondente, por exemplo 250EUR.

Quando por exemplo a Médis refere "incluído em hospitalização" significa que os 50000 de capital são na realidade 480000 + 2000 do parto. Quer isto dizer que na eventualidade da mamã ou do bebé terem algum problema que requeira internamento, o capital assegurado é sempre o de hospitalização.

A seu cargo fica apenas e só o valor que lhe corresponde. O que o hospital factura depois está relacionado com questões de códigos de pacote que variam de hospital para hospital.

Eu sei que parece um bocadinho confuso, mas a seu encargo fica sempre apenas e só o valor da franquia.

Caso exista depois necessidade de haver prolongamento do internamento, o hospital pode depois intercalar esforços com a seguradora de modo a libertar plafond mas isto são questões mais complicadas, até porque nem sempre os hospitais trabalham muito bem em termos de facturação.

Resumindo...
A seu encargo apenas será incutido o valor da franquia, que geralmente ronda os 250EUR por parto.

No entanto, aconselho sempre sempre a contactar a linha de apoio da seguradora a questionar estes pequenos pormenores.
Isto porque quando é emitido um pedido de autorização, o médico já consegue afirmar se o parto será normal ou cesariana e aquilo que a seguradora faz é: "se vai ser x, então libertamos o plafond y".
Caso depois exista necessidade de se fazer outro procedimento que não o previsto, terá de ser o hospital a articular com a seguradora (que por experiência que tenho tido, é sempre uma confusão e acabam por imputar os custos ao cliente).

Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

ok acho que estou correcta entao, ou seja eu neste momento ja tenho um seguro que é da advancequer o base so pago 15 euros de consultas / mas n inclui parto!!! Ao fazer um novo ja n tenho carência em consultas ou seja em tudo o que tenho coberto neste momento!
O parto vai cobrir na totalidade pois imaginemos k faço agora o seguro e só engravido em Março por ex ...nasce em Novembro de 2018 ja passou um ano de carencia qd o bebe nascer certo?

luzdosmeusolhos

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

Olá,

Sera que me podem ajudar?
O meu seguro inclui parto ate 2500 euros e o que o seguro me disse é que caso o valor seja superior a 2500, teria que pagar o resto. Por exemplo, se for cesariana anda a volta dos 3100 em Lisboa e teria que pagar 600 euros com 3 dias de internamento. Caso fosse parto normal, teria que pagar a franquia de 250 euros. A mamã que percebe de seguros poderia explicar-me se isto esta correcto ou se há maneira de incluir os 600 euros no resto da cobertura de hospitalizaçao?

Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

ola lizzyzonterpode me dizer qual é o seu seguro e qt paga por ele? ja agora respondendo a sua questao sim terá que pagar o que vai a cima!!

luzdosmeusolhos

lizzyzonster -
Offline
Desde 19 Out 2009

Ola,
O meu é lusitania-advance care. O periodo de carencia para parto sao 540 dias acho eu e pago mais de 50 euros... ficou elevado mas tem dentista, cobre oculos (2 em 2 anos) e o valor do parto é bonzinho... honestamente acho tudo caro mas na altura foi o que arranjei... depois do parto vou retirar muita coisa.
Pago 15 euros de consultas, 30 euros de urgencia e 12,5 euros de ecografia.

Luzdosmeusolhos -
Offline
Desde 30 Abr 2013

ok!! Pois a diferença esta na carência é mais tempo do que nos outros!!

luzdosmeusolhos