o segundo filhote | De Mãe para Mãe

o segundo filhote

Responda
13 mensagens
teresa fiilipa -
Offline
Desde 22 Jul 2011

Estamos a tentar o segundo filhote.
Mas gostaria que questionar quem já passou por isto.
O que sentiram na segunda gravidez?
É mais calma que a primeira?
Tiveram medo de deixar de amar o primeiro filhote?
Pensaram "como vou amar dois em vez de um?"
Como reagiram quando souberam?
Contaram logo ao filhote/a que ia ter um mano ou esperaram?
Nós hoje fizemos o primeiro teste...deu negativo.
Acredito que vamos conseguir mas gostava de saber como é quando somos uma mamã e temos dois bebés para quem dividir o amor, a atenção, o carinho , os cuidados.
Nunca pensaram que não eram capazes?
Partilhem comigo os vossos sentimentos.

muito obrigada

Grandes esperanças,
Teresa Filipa

begonia -
Offline
Desde 10 Out 2012

Ola mama, por mais estupido q possa parecer eu tenho esses mesmos receios.. toda a gente diz q vou amar os 2 d maneira igual, e acredito q sim, mas penso nisso enes d vezes! Pensei ser a unica! O meu e pequenino por isso n lh contei!!! E posso dizer q esta gravidez ta a ser mais calma, sem aqueles stress d mae d primeira viagem!! Vou m colar pra ouvir outros relatos Sorriso

Sobre begonia

Primeiro positivo a 23 de outubro de 2012, nasceu a 4 junho de 2013
Segundo positivo a 16 de abril de 2014, nasceu a 13 de dezembro de 2014
Embora nao fossem planeadas, os meus tesouros sao a luz da minha vida ♡ ♡

sara felix -
Offline
Desde 21 Set 2014

ecomo mama de tres a segunda gravidez tambem pensei o mesmo mas mamas e pre mamas ama se todos da mesma maneira...arranja se espacinho para acarinhar todos...e de amar mos todos da mesma maneir quando esta mos a mimar um deles ate nos senti mos mal de nao estar a mimar o outro mesmo que o outro nem esteja a ver entretido com algo...

Mama que estraga os filhotes com miminhos e os filhotes estragam a mama com miminhos que a derretem toda

olga pinto -
Offline
Desde 19 Jun 2008

Olha sinceramente nunca pensei nessas coisas pk para mim e óbvio k vou amar os dois da mesma maneira.. Não sei, nunca tive essas dúvidas Sorriso qt a gravidez, para mim está a ser vivida com igual medo e ansiedade k a primeira. Sempre pensei k ia ser mais calma, mas enganei me. Os medos são os mesmos, a ansiedade de uma nova consulta, uma eco. E tudo igual.. Qt a contar ao filhote da gravidez, não contei logo, mas ia perguntando se ele keria um mano, e qd soube k estava tudo bem, depois da primeira eco, contamos lhe Sorriso

DMariazinha -
Offline
Desde 16 Nov 2012

Olá a todas!
Teresa, eu senti esse medo logo a seguir a ter o primeiro. A paixao e o amor era tanto que eu so pensava que nao queria ter outro porque eu nunca conseguiria amar outra pessoa assim. Claro que entretanto nao deixei de amar tanto como o amava, amo igual. Mas tive que arranjar espaço para outras coisas na minha vida, porque estava obcecada.
Se deste vai ser igual? De certeza que nao. Espero que nao. Vou amar igual, mas espero que de uma maneira mais tranquila.

Afilhada da maravilhosa Aninh@s, da linda Mica e da especial Ysa!*** Madrinha da minha querida Lilyblue!***Madrinha orgulhosa da Suzinha_77 ***Laparoscopia a 12-11-2013 (realizada salpingectomia unilateral)***
Após 39 ciclos surgiu o positivo a 01-09-2014.

Marés vivas -
Offline
Desde 03 Out 2012

Mamãs,
Não tenham receio, o amor pelos filhos não se divide... multiplica-se!!!

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Por aqui, o meu filho soube primeiro do que eu que a família ia aumentar Sorriso
Fiz o teste e fui enfiar-me debaixo dos cobertores e foi ele com o pai que me vieram anunciar o resultado!

Eu tive esse receio,sim, achei que nunca iria amar o segundo filhote como amava o meu menino. Mas sobretudo atormentou-me o facto de pensar que ia para a maternidade 2 ou 3 dias e ia ficar sem ele, foi isso que mais me martirizou.

Os primeiros meses foram complicados, porque lidar com duas crianças não é fácil, mas com o tempo, tudo se aprende, tudo se adapta!

Mas mesmo hoje em dia, sinto imensa culpa de estar mais com a mais nova do que com o mais velho (porque ela requer mais atenções, e o mais velho tem tpc's) e estou sempre a tentar dividir o tempo o melhor que psoso.

O mais velho tem ciúmes da mais nova e vice-versa!

Mas ter 2 é uma experiência maravilhosa, não trocava isto por nada! E os manos são muito amigos, adoro ver a relação deles a crescer.
Ainda ontem à noite, fui apanhar a roupa lá fora e eles foram os dois tb procurar estrelas e o mais velho começou a dançar e a cantar e a pequenita começou a imitá-lo...senti-me a pessoa mais feliz do mundo Sorriso

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

olá,pra mim foi mais calma,sem neuras como na primeira gravidez,e como temos outro pra quem dar atenção parece que passa mais rápido o tempo e assim não andamos tão ansiosas!
Não fiquei com medo não conseguir amar,pois coração de mãe sempre cabe mais um,mas sim de dividir a atenção,os afazeres,mais o marido etc,mas na verdade só no começo é uma corda bamba depois vamos colocando as coisas em ordem! e também é importante a colaboração do pai nestas horas,para que a criança não se sinta posta de lado!
Eu como estav planeando fiquei feliz muito feliz mas com misto de medo,demorou pra conseguir mas qdo consegui senti receio,e logo contei ao maano e tiramos fotos juntos,mas como ele tinha 2 anos e pouco na altura,não ligava muito,e dizia que ia ser uma mana e errou lol
Não teve muito ciumes mas eu tinha que ter muito cuidado pois ele era um bocadinho maldoso com o bebe,então mamãs olho aberto com eles viu?
Qualquer duvida estou á disposição!

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

PensativA123 -
Offline
Desde 20 Nov 2013

Não vos vou esclarecer muito, pq sou mae de 1ªviagem...

Mas sempre ouvi dizer que o amor de mãe, não se divide, multiplica-se Sorriso

Espero que esta frase vos deixe mais descansadas.

teresa fiilipa -
Offline
Desde 22 Jul 2011

queridas mamãs: os vossos lindos relatos ajudaram-me muito.
Parece apesar de tudo que existe algo um comum: transmitem todas muita serenidade.
Pensei que iam transmitir mais stress, menos calma ...nada disso todas transmitiram mais segurança, mais organização, transmitem terem-se tornado mulheres mais certas do que estão a fazer e isso é magnifico.
Adorei quando relatam que gostam de ver a interacção dos filhotes.
E sim mamãs com os mesmos receios , não estão sós, temos que falar sem vergonha porque é assim que nos ajudamos umas ás outras.
Se não tenho falado abertamente sobre os meus receios , as mamãs mais experientes não teriam ajudado a perceber como tudo é realmente.
Eu assumo que o meu maior medo neste mundo, e até porque nós todas ja devemos ter reparado nisso perto de nós com alguém que possamos conhecer, é fazer diferença entre eles, amar mais um do que outro, ser injusta, tenho imenso medo de errar.
Claro que não vou deixar o medo tolher a minha vontade mas ás vezes custa muito.
E a nivel economico mamãs ? sentiram muita diferença? quais foram as vossas estrategias?

Grandes esperanças,
Teresa Filipa

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

olha te digo que há sim muito stress,falo por mim,mas é normal,creio que não existe família que haja ao menos um pouco....outra coisa,não adianta mas acontece:somos injustas as vezes sim! pelo menos por aqui,quantas vezes de eu brigar com meu mais velho por ele estra brigando com o bebe(que é uma fera),e na verdade era o bebe quem estava a puxar-lhe os cabelos,a bater-lhe,a provocar-lhe Hipnotizado parece que tem mais do que tem de idade,o menino é bravo,briguento ahahahaha não sei o que fazer mais,mas eu falo pra ele que não pode bater,que não pode isso e aquilo....então não adianta,errar nós erramos com um ou com 10 é amesma coisa! todas estamos sujeitas!
Não senti muita diferença a nivel economico pois eu sempre fui anti-desperdício,e como tive outro menino foi mais fácil,acho que menino gasta menos que com menina LOL,eu já tinha algumas roupinhas e sapatinhos guardados do mano,e comprei sempre em segunda mão muita coisa boa,inclusive montei o quartinho,o carrinho,cadeirinha do carro,ovo,cadeira da papa,tudo o que for preciso,antes de comprar novo eu pesquiso em segunda mão,todos gabam-me a sorte por achar coisas boas e baratas! não gastei com leite,ele sempre mamou no peito,não gastei com papas prontas,seja doce ou salgada,sempre fiz em casa,não gastei com bibeirons antes de saber se iria usar e acabou não usando mesmo,bebe no copinho,essas frescuras (na minha opinião atenção)de aquecedor de lenço umedecido,esterilizador etc

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Phillipa_D -
Offline
Desde 22 Out 2013

Eu também estou agora a tentar o segundo e por vezes penso como vou conseguir gostar tanto de outro bebé quanto gosto desta! Mas no fundo sei que quando engravidar e, especialmente, quando o próximo bebé nascer eu vou ser tão obcecada por ele/ela como sou por esta!
A verdade é que antes de a minha filha nascer eu também achava que não ia ser assim, que não ia andar sempre em cima dela, que a ia conseguir deixar nos avós para ir fazer as minhas coisas... Afinal só a deixo com alguém quando não posso mesmo evitar Espertalhão
Tudo isto para dizer que acredito que mal um filho nasce se entende que não há nada para dividir porque o sentimento é novo e exclusivo para ele Sorriso

Princesas da mãe <3 <3 <3

sandrapep -
Offline
Desde 02 Jan 2013

Em termos económicos, acho que o 2º sai sempre mais baratinho Sorriso
Mesmo tendo tido um menino e depois uma menina, ainda hoje a pipoca usa muita coisa que era do mano: meias, pijamas, camisolas interiores, botas, collants...
Agora para o inverno, dei a roupa que era do mano para a minha mãe fazer uns apliques com flores e borboletas, pois assim a roupa fica mais feminina e é dinheirinho que poupo!

Mas acho que as meninas nos fazem gastar mais pelo facto de querermos comprar mais ganchos e fitas e vestidos, etc. Mas isso já é outra coisa Sorriso

Sobre sandrapep

Amamentei desde 1 de Junho de 2012 até 20 de fevereiro de 2014. Uma maratona com altos e baixos, mas que valeu a pena!
***************************************
Madrinha babada do Gonçalinho da Vanithah. Já moras no meu coração!
Madrinha orgulhosa da AMOA_MAR.