A saga dos olhos claros | De Mãe para Mãe

A saga dos olhos claros

Responda
17 mensagens
TitaAlexandra -
Offline
Desde 28 Out 2015

Olá meninas tudo bem? O meu bebê tem quase 3 meses e tem os olhos super azuis... Nem eu nem o pai temos olhos azuis, moro em Inglaterra e às vezes o pai até brinca cmg a dizer que tive um caso com um inglês (eles só teem olhos azuis) loooool O meu pai e a minha irma teem os olhos mesmo verdes! Será que pode mudar? Dizem q aos 3 meses já devia tar um bocado mais escuro mas eu noto que não escureceu nada, parece que clareia mais. Será que ainda muda? Deixo aqui uma foto para verem

15/06/2016 as 21:30 com 40s+4d e 3580kg nasceu o grande amor da minha vida!! Amo te filho ❤️❤️

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Se não me engano, a cor dos olhos pode ainda mudar até aos seis meses, mas realmente pela foto e não tendo ainda havido alterações, parecem ser mesmo azuis. De qualquer forma, é possível que tendo os dois pais olhos castanhos, o filho tenha olhos azuis.
De uma forma muito muito muito simplificada basta que cada pai tenha 1 gene para olhos azuis e 1 gene para olhos castanhos, sendo que o gene para olhos castanhos é dominante e é essa a cor que o olho mostra. Quando o vosso filho foi concebido, recebeu da mãe o gene de olhos azuis e o pai também, e com 2 genes para a cor azul, é essa a cor que aparece. Sorriso

RitaVPD -
Offline
Desde 06 Mar 2013

Olá mamã, ou muito me e engano ou o seu filho vai mesmo ter olhos azuis. O meu filho mais velho tem olhos azuis e tinha os olhos dessa cor. Eu tenho olhos castanhos e o pai verde acastanhado mas os avós tem olhos claros.

FranciscaS -
Offline
Desde 13 Jan 2008

Tenho uma amiga cujos pais têm olhos castanhos e ela tem olhos azuis, mas é a cara chapada do pai.. :p
No caso dela, era a avó ou bisavó que tinha olhos azuis. Sorriso

14/07/2016: POSITIVO!!! Sorriso DPP: 19/03/2017
29/07/2016: Vi o teu coração pela primeira vez.<3
02/11/2016: 20+1s - Vem aí um menino! Espertalhão
29/03/2017: o Duarte nasceu às 09:06 e o meu coração quase explodiu de felicidade! 💙
***
16/03/2019: Supresa! Vem aí mais um bebé! DPP 19/11/2019

TitaAlexandra -
Offline
Desde 28 Out 2015

Obrigada a todas pelas respostas foram muito simpáticas Sorriso

15/06/2016 as 21:30 com 40s+4d e 3580kg nasceu o grande amor da minha vida!! Amo te filho ❤️❤️

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

O meu filho mais velho, aos dois anos, tinha os olhos ainda mais azuis, e hoje são castanho-esverdeados...depende muito.

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Eu não sei se os olhos do seu filho vão mudar ou não mas sei que eles podem mudar durante anos. Os do meu filho mudaram até pelo menos os 2 anos dele.

Passaram de um cinza que teve até aos 6 meses (e todos diziam que ele ia ficar com essa cor), para depois aparecer mais azul, até começar a aparecer verde e depois começar a aparecer castanho e amêndoa/amarelo.
Os olhos dele são uma mistura de verde, castanho de vários tons, com azul e quase nada de cinza.
E ele quando tinha 12 meses os olhos dele eram uma mistura entre azul e cinza (mais claros que os do seu filho).

Por isso não me parece que não possa mudar Sorriso

TitaAlexandra -
Offline
Desde 28 Out 2015

Quando o meu bebê vai alguma consulta eu pergunto o mesmo a todos os médicos (aqui em Inglaterra não temos apenas um médico) e todos eles me dizem que a cor que ele tem muito provavelmente vai continuar com os olhos azuis, a explicação dele foi que tem haver com os genes, na minha família há, o meu pai tem olhos verdes, e na parte do meu namorado o bisavô tem olhos azuis, e também pelo fato de que aqui em Inglaterra quase não há sol, e ele não vai ganhar muita melanina para os olhos escurecerem .... Mas pronto mais vale esperar para ver Piscar o olho

15/06/2016 as 21:30 com 40s+4d e 3580kg nasceu o grande amor da minha vida!! Amo te filho ❤️❤️

LilacMum -
Offline
Desde 22 Jul 2012

Lindos olhos Sorriso

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

TitaAlexandra escreveu:
Quando o meu bebê vai alguma consulta eu pergunto o mesmo a todos os médicos (aqui em Inglaterra não temos apenas um médico) e todos eles me dizem que a cor que ele tem muito provavelmente vai continuar com os olhos azuis, a explicação dele foi que tem haver com os genes, na minha família há, o meu pai tem olhos verdes, e na parte do meu namorado o bisavô tem olhos azuis, e também pelo fato de que aqui em Inglaterra quase não há sol, e ele não vai ganhar muita melanina para os olhos escurecerem .... Mas pronto mais vale esperar para ver

A questão da cor dos olhos tem sempre vários factores.
Eu durante muito tempo achei que ele ia ter os olhos cinza claros como a minha bis-avó e avó mas não ficou.
Em termos genéticos,durante muito tempo considerou-se que os olhos claros são genes recessivos e os castanhos dominantes. Actualmente acredita-se que existem 3 genes responsáveis e ainda não se sabe muito bem como interagem para chegarem à cor final.
Mas por norma vão buscar a informação a ambos os progenitores. Nunca tinha ouvido falar da melanina ter influência na cor dos olhos em si mas sim na sua expressão - ou seja, ficar + claro ou + escuro de acordo com luz solar e/ou época do ano mas nunca ouvi dizer que influenciava a cor dos olhos. Mas a ciência está sempre a evoluir Sorriso

Seja como for de certeza que os olhos do seu filho vão ser sempre bonitos Sorriso

EuniceLopes -
Offline
Desde 07 Ago 2015

Boa tarde. Os da minha filha até aos 3 meses eram azulados até hoje tem sido esta cor já vai fazer 16 meses não mudou mais eu tenho esverdeados e a minha mãe verdes acinzentados.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

até pelo menos aos 12 meses pode mudar. Os da minha filha mais nova eram assim e hoje são castanhos. Ambas as minhas filhas têm olhos bem escuros, como o pai. Os meus são castanho mel. Em dias de sol são esverdeados.

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

São muito lindos os olhos do seu filho.

A mim sinceramente não me parece que fiquem azuis, pela experiência que tenho nessa idade para ficarem azuis são muitooooo mais claros.
O meu filho mais velho tem olhos verde água muito claro como os meus, o meu mais novo tem azuis. A menina ainda é cedo mas tem muito clarinhos como os irmãos tinham na idade dela.

Eu sou loira de olhos verdes, o pai dos meus filhos é mulato. O meu mais velho é a minha fotocopia, o mais novo é mulatinho como o pai mas muito louro com caracois e olhos azuis. A menina é morena e tem o cabelo ligeiramente mais escuro que os irmãos.

Ah, os meus filhos têm olhos claros pois para além de mim o meu sogro é suíço, o típico suíço loiro de olhos azuis

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Os pais de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis? Sim, perfeitamente possível, acontece muito.
Pais de olhos azuis (ambos) terem filhos de olhos castanhos? Impossível geneticamente. Ou um dos pais tem os olhos meio esverdeados, ou a criança tem os olhos mel/verdes, mas se os pais tiverem os dois azul mesmo e a criança castanho, algo está muito mal contado Piscar o olho (o azul é um gene recessivo, pelo que são necessários dois cromossomas azuis para o olho ser azul, se os dois pais têm os olhos azuis, os 4 potenciais cromossomas que a criança poderia ter ido buscar são...azuis! não há como ir buscar o castanho). Já tive situações estranhas à conta desta informação Careta

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

DMRS -
Offline
Desde 24 Ago 2009

Videl86 escreveu:
Os pais de olhos castanhos terem filhos de olhos azuis? Sim, perfeitamente possível, acontece muito.
Pais de olhos azuis (ambos) terem filhos de olhos castanhos? Impossível geneticamente. Ou um dos pais tem os olhos meio esverdeados, ou a criança tem os olhos mel/verdes, mas se os pais tiverem os dois azul mesmo e a criança castanho, algo está muito mal contado (o azul é um gene recessivo, pelo que são necessários dois cromossomas azuis para o olho ser azul, se os dois pais têm os olhos azuis, os 4 potenciais cromossomas que a criança poderia ter ido buscar são...azuis! não há como ir buscar o castanho). Já tive situações estranhas à conta desta informação

Sim, isto também é verdade Sorriso
Mas supostamente agora saíram estudos a referir a existência de 3 genes que "mandam" na cor dos olhos só que obviamente que a informação para essas cores tem de estar presente.
O terceiro gene que falam, pelo que percebi (não li muito sobre o assunto), é o que agora acreditam que leva às "misturas" de cores e à forma como elas se apresentam visualmente no olho.

Ps: olhos castanhos em filhos de olhos azuis poderá sempre ser o caso de uma mutação genética (ou então de algo mais simples).

Maggy_MC -
Offline
Desde 13 Nov 2013

Ola
Quando era bebé tinha olhos azuis mesmo claros, após os dois anos ficaram verdes, verdes alface!
Conclusão ainda podem mudar...
Em todo o caso é sempre lindíssimo!

Sobre Maggy_MC

POSITIVO 23/05/2015 Espertalhão
É uma linda menina 13/08/2015
Dia mais feliz da minha vida 16/01/16
Clarinha, obrigado por nos teres escolhido para sermos os teus papás <3

pipas13 -
Offline
Desde 18 Ago 2012

Olá, eu e o meu marido temos olhos esverdeados, os avos do meu filho sao ambos castanhos uma das minhas cunhadas tem olhos azuis. O meu filho ate aos 12 meses não tinha os olhos definidos passaram de claros a castanhos a azuis acizentados que é o que está agora.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?