Rum dilatado e refluxo vesico ureteral | De Mãe para Mãe

Rum dilatado e refluxo vesico ureteral

Responda
9 mensagens
Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Olá mães!

A minha bebe fez uma infecção urinária em Julho, fez a medição (antibiótico) e passou. Entretanto o pediatra por precaução pediu um ecografia aos rins e aparelho urinário e uma análises à urina.

Conclusão, ontem fui fazer a eco e a médica diz que a minha bebe tem um dos rins dilatados e aparenta ter refluxo vesico ureteral. Bem entrei em pânico...

A médica não se alongou muito, eu perguntei se era grave e ela disse que não mas para falar com o pediatra depois de ter o relatório (só está pronto na segunda feira)

Fiquei mesmo aflita, primeiro porque a eco foi super curta e a médica não foi nada acessível e segundo porque pensava mesmo que não ia ser "detetado" nada... ela nunca mais fez nenhuma infecção e a que teve curou super rápido depois de ter feito o Antibiótico, entretanto fui para o Google e só aparece coisas assustadora como por exemplo, que para corrigir este tipo de "sintomas" é necessário cirurgia.

Alguma mãe passou pelo mesmo?

Obrigada

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Bom dia Sorriso
Acho que o melhor é mesmo esperar pelo relatório e depois a pediatra deve encaminhar para uma nefrologista pediátrica. É seguida onde?
A minha C é acompanhada no Hosp da Luz pela Drª Érica Laima e faz os exames com a Drª Rita Carneiro.
A minha filha tem uma ligeira dilatação do bacinete renal mas não tem refluxo, fez medicação de prevenção durante meio ano. Ir ao google não vai ajudar, cada caso é único e no caso da sua bebé ela só fez uma infecção urinária em 2 anos de vida o que é bastante positivo. Tente relaxar, vai ver que tudo se vai resolver Sorriso
Beijinhos

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Obrigada, eu sou do porto, para já é seguida pelo peadiatra e fez a eco no hospital dos lusíadas. Vamos lá ver como corre, mas não vou negar, estou mesmo assustada mas sei que não vale a pena sofrer por antecipação.

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Então mamã já tem o resultado?
Espero que tenha conseguido relaxar no f-d-s :\

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Já... tem o rim um pouco dilatado mas quase nada! O pediatra diz que apenas requer vigilância e medicação apenas para prevenir novas infecções.

A médica que fez a eco assustou-me, estou muito mais descansada!

Obrigada pela preocupação Sorriso

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

Boa, ainda bem Sorriso Vai ver que foi um caso isolado!! Vai continuar a fazer exames?
Por aqui fazemos eco de 6 em 6 meses para vigiar Piscar o olho

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Penso que sim, mas o meu pediatra está de férias (enviei o relatório da eco por e-mail e ele respondeu) e falou em fazer mais ecos mas não disse de quanto em quanto tempo. Tenho consulta marcada para a semana e ele deve falar disso tudo...

A medicação da sua bebe era em gotas ou xarope?

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

A pediatra da minha filhota pediu para ela ser acompanhada por uma nefrologista pediátrica. A nefrologista receitou Trimetropin, é um preparado feito em farmácia mediante prescrição, e dava com uma seringa pequena que me deram na farmácia Sorriso
Na altura a nefrologista passou uma prescrição de análises à urina, para SOS, se tivesse febre mais que 48h convinha ir despistar se tinha ou não infeção urinária, ainda fomos 2 vezes à urgência por causa disso mas felizmente não tinha infeção urinária mas sim viroses.
E fomos fazendo eco renal e vesical. Entretanto a dilatação do bacinete direito passou e ficou só no esquerdo, que presumo que ainda tenha, e por isso a nefro pediu a uretocistografia para perceber se havia refluxo e/ou cicatrizes nos rins. Como não tinha refluxo e a médica que fez a eco acha que "não é defeito, é feitio" porque a dilatação é mínima, suspendemos o trimetropin e temos nova prescrição para fazer um exame quando ela deixar as fraldas, e fizer controlo de esfinctér Sorriso
Vai ver que corre tudo bem!

Inesvp -
Offline
Desde 16 Jan 2014

A meu pediatra quase de certeza que vai indicar que ela seja seguida por um nefrologista, quase não diga eu por iniciativa própria vou consultar um.

Penso que este tipo de "assuntos" não podem ser desvalorizados, são pequenas coisas que depois se refletem na vida em adultas. Prefiro corrigir e tratar tudo enquanto ela é pequenina e ainda é possível.

Muito obrigada pela força e pelo conselhos Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?