Rotina de sono á noite | De Mãe para Mãe

Rotina de sono á noite

Responda
3 mensagens
pitalina -
Offline
Desde 08 Set 2011

Agradeço desde já ás mamãs que comentaram o meu tópico anterior! Sorriso Dentro deste tópico tenho mais outra questão: como puseram os vossos bébés a dormirem sozinhos?

Algumas mamãs disseram que logo que os bébés mostrem sinais de sono (esfregar os olhinhos, bocejar,etc) que deitavam logo. A minha outra questão é: deitam os bébés já a dormir? ou ainda acordados?

Ontem experiementei pela primeira vez deitar o meu bébé (por volta das 19-20h ela já chora porque ela ja ta com sono). Só que o problema é que ela não adormece sozinha! Só adormece ao colo! Por vez quando ela já dorme, tento deita-la e logo que está deitada acorda logo e chora Confuso

Ela vai fazer esta semana 3 meses. Acham que é cedo ensina-la a adormecer sozinha?
Até agora ela só vai pra cama quando nós vamos (ela dorme no nosso quarto) costuma ser por volta das 22h levo-a pra cama comigo e dou-lhe mama (com a luz apagada) e logo que ela larga o mamilo adormece ... e deito-a logo na caminha dela que fica mesmo ao lado da nossa cama e fica a dormir. Felizmente ela aceita a caminha dela! Mas só quando eu deito com ela Triste

Infelizmente é dificil manter um clima calmo e silencioso...pois como vem no meu contador, tenho uma filha mais velha de 2 anos. Ela é super activa e faz muito barulho (enfim, está na fase das birras) e então a casa só fica silenciosa quando ela vai dormir (costumo deita-la por volta das 20:30) antes disso é impossível adormecer a mais nova Triste

Kat-Kat -
Offline
Desde 08 Abr 2013

Olá mamã, eu faço assim:

Dou banhinho, visto-o e depois quando dou a maminha já as luzes estão todas apagadas, menos uma pequenina luz de presença que quase não se vê. A seguir, canto uma canção de embalar, sempre a mesma, e depois embalo-o uns segundinhos no colo, antes de o deitar na caminha dele, ainda acordado mas já sonolento.

Aí, entalo bem a roupinha sempre a cantar, e começo a fazer-lhe festinhas na mão, até ver que a respiração está regular, e depois vou-me embora. Quando ele acorda a primeira vez para mamar, é que eu vou para a cama, e ele dorme o resto da noite na minha cama, pois praticamos partilha do sono.

Se, por acaso, não tiver adormecido bem, e me chamar passado uns minutos, ou uma hora, deixo-o estar deitado na caminha dele, não lhe dou colo, mas dou-lhe a chupeta perdida e muito miminho, festinhas na mão, até que adormece outra vez.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Olá Pitalina,

Eu fazia assim: dava banho, maminha/biberão, mudava a fralda, embalava um bocadinho (mais tarde, tornou-se o momento de contar uma história) e punha-o na cama já sonolento, mas ainda acordado. Se ele se ficava, ótimo. Se chorava, eu punha-lhe a chucha e embalava-o até que ficasse novamente sonolento e voltava a deitá-lo. Saía do quarto e, se ele voltasse a chorar, regressava ao quarto as vezes que fossem precisas e repetia o ritual: por a chucha/embalar/festinhas e, se não bastasse, levantava-o e dava-lhe um bocadinho de colo, voltando a deitá-lo sonolento mas ainda acordado. NUNCA O TIRAVA DO QUARTO.

Isto transformava-se numa "dança" chata e repetitiva que o ajudava a adormecer. O tempo todo, eu tinha uma coisa em mente: acalmá-lo porque, se ele estivesse calmo, adormecia com certeza (quanto mais chorasse, pior, como é evidente). Por um lado, ele percebia que não estava sozinho nem tinha sido abandonado. Por outro, como a rotina não mudava, também percebia que não saíamos dali.

De cada vez, percebia que ele ia levando cada vez mais tempo para voltar a chorar, até que se calava mesmo e adormecia. Quase sempre, bastava voltar ao quarto 2 ou 3 vezes e ele calava-se. Mas, por vezes, era preciso voltar 6/7 vezes. Nos dias piores (que não foram mais de meia dúzia) cheguei a voltar ao quarto para o acalmar e confortar mais de 20 vezes. Mas, repito, isto era raro e foi-se tornando cada vez mais raro.

Duas dicas muito importantes: sempre que mudas ou tentas estabelecer uma rotina, é de esperar que a criança "resista" e não reaja bem as primeiras vezes. Concluir que não se habitua porque chorou 2 ou 3 dias é precipitado. Tenta pelo menos 4 ou 5 vezes para veres o que acontece (mas tenta "com jeito", sem forçar demasiado as coisas; no caso do sono, lembra-te sempre de que o objetivo é acalma-lo - por isso quaisquer teorias que passem por deixá los chorar não fazem quanto a mim sentido nenhum).

Além disso, é fundamental que, desde cerca de 30m/1h antes de iniciar a rotina do sono, se vá criando em casa um ambiente "noturno" diferente do ambiente "diurno", o que passa por diminuir a intensidade das luzes e sons, evitar brincadeiras demasiado estimulantes, jogos com música (pelo menos muito mexida) e qualquer acesso a TV ou outros dispositivos audiovisuais. Deixar a criança em frente à TV até à hora do sono está completamente contraindicado, porque a TV emite faixes luminosos que incidem na retina deles e são altamente excitantes.

Não há fórmulas milagrosas para lidar com crianças, mas eu espero que estas dicas ajudem (lembra-te de não desistir se não vires grandes resultados nas primeiras vezes - insiste, que o resultado compensa). Boa sorte