Revoltada....gravidez/ baixa de risco | De Mãe para Mãe

Revoltada....gravidez/ baixa de risco

Responda
25 mensagens
Andreia Seara -
Offline
Desde 21 Dez 2010

Olá mamãs,

Hoje estou revoltada... sou grávida de risco (hipertensão, diabetes gestacional, excesso de peso) 27 semanas de gestação e a médica do hospital apenas me passa a baixa normal, porém segundo ela é melhor ficar em casa para cuidar à séria de mim e do pequeno!!! Sendo que sou grávida de risco porque não tenho direito à baixa de risco como as grávidas que pagam balurdios aos obstetras nos consultórios privados?! Até a minha médica de família não percebe como é possível uma coisa destas.... estou seriamente a pensar ir pagar para ter a declaração para que a médica de família me passe a baixa de risco... desculpem o desabafo mas isto hoje não está facil..
Bjinhos

Tinker_Bell -
Offline
Desde 04 Set 2015

Então pague,mamã. Basta ir a uma consulta, leva os documentos e exames todos, e o médico passa-lhe a declaração para entregar na sua médica de família.
Há médicos que, enfim... Mas isso não tem nada a ver com grávidas que pagam um balúrdio em obstetras em consultórios privados. Eu sou uma dessas grávidas, não pago balúrdios apenas decidi que se há algo em que não posso descurar é no acompanhamento durante a gravidez (e podia ter sido seguida no hospital desde início), a minha ob do privado passou-me baixa para um mes e foi a médica do CS que vendo todo o historial clinico decidiu submeter a baixa até à DPP. Já tive demasiados problemas com o serviço nacional de saúde, ao nível da obstetricia, para deixar que voltem a acontecer. Fiz um seguro de saúde exactamente por causa disso.

Felicidades

Abençoada mais uma vez <3

Positivo - > 25 de Agosto 2016
DPP - > 26 de Abril 2017

Catinha Correia -
Offline
Desde 23 Jul 2013

Eu sou seguida na consulta de alto risco, da Mac e a minha medica nao me da baixa de alto risco.. dize que so apartir das 36 semanas... Piscar o olho É uma tristeza mas é o que temos...

A tentar desde 2013...
- 18 Janeiro 2016 - ICSI (Hiperestimulaçao) sem transferência
- TEC 16 Maio 2016 - 1 embrião (negativo)
- TEC 12 Julho 2016 - 2 embriões (à espera do beta... vai ser desta!) E foi desta! Beta-290
- Restam 4 congelados
19 MARÇO 2017 NASCEU O AMOR DA MINHA VIDA

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Sim é melhor pagar uma consulta no privado para que a médica lhe passe um relatório a comprovar que tem uma gravidez de risco... Triste Assim aproveita também para uma eco extra que os OBs do privado costumam fazer.

Por acaso também sou seguida no privado, mas com o seguro de saúde que tenho ligado ao meu trabalho pago apenas 20€ por consulta, o que nem é caro. E como a Tinker_Bell disse, também quero ser bem seguida na gravidez pois geralmente para grávidas que não estão em risco são apenas seguidas pelo médico de família, que não são especialistas em obstetrícia.

Sem seguro provavelmente terá que pagar mais, e realmente é frustrante que lhe calhou um médico assim, mas agora talvez seja a única solução. Triste

Manusi -
Offline
Desde 08 Out 2016

Andreia Seara, porque a sua médica de família nao lhe passa baixa por gravidez de risco?? Se for acompanhada por ela e ela souber das suas patologias pode fazê lo... Eu sou acompanhada pela médica de família e pela OB no hospital e a minha MF é k me passa as baixas. Tenho exatamente os mesmos problemas que voce HTA, DG. Que idade vc tem?

Di✨✨ -
Offline
Desde 08 Set 2016

Olá mamã, se a sua medica de família é da opinião que devia ter baixa de risco porque não passa ela a baixa?!

Andreia Seara -
Offline
Desde 21 Dez 2010

Obrigada pelas vossas respostas.
Vou mesmo optar por procurar um OB privado, recomendam algum na zona de Odivelas/Lisboa?
A médica de família só pode passar baixa de risco (paga a 100%) se tiver uma declaração de um obstetra caso contrário apenas pode passar a baixa normal (paga a 55/60%).
Bjinhos

mamagemelar -
Offline
Desde 29 Ago 2011

Andreia Seara escreveu:
Obrigada pelas vossas respostas.
Vou mesmo optar por procurar um OB privado, recomendam algum na zona de Odivelas/Lisboa?
A médica de família só pode passar baixa de risco (paga a 100%) se tiver uma declaração de um obstetra caso contrário apenas pode passar a baixa normal (paga a 55/60%).
Bjinhos

ISso não é verdade... A Médica de familia pode passar a baixa de risco sim e deve! o que ela não quer é justificar dar te a baixa sem ter o relatório do hospital, porque eles são controlados relativamente as baixas de risco! Agora se ela tiver um pouco de bom senso e nao se importar de responder por isso pode dar te baixa de risco quando quiser!

Fez se luz no meu coracao a 22\11\2010... Rafaela as 00h10m e Fábio as 00h13m..Minhas vidas!!! Amo vos mto mto Afilhada e Madrinha babada da mnh kerida TWINMUMMY!!!mais uma madrinha e afilhada 5* SUSANA CORVOS mais uma afilhada linda. Sara78_98 . madrinha e afilhada da APIPAS querida!!!

sofiarvieira@ho... -
Offline
Desde 26 Set 2014

A medica de familia nao necessita de declaracao comprovativa de obstetra para lhe passar gravidez de risco.Ela tem o poder para o fazer,e se ate concorda tendo em conta o que relata,nao entendo porque ela nao lhe passou a mesma.Mas se ela so quer um comprovativo e a sua palavra nao lhe chega entao procure um obstetra que comprove o seu diagnostico ou peça à sua medica de hospital que lhe passe um relatorio.
Dscp a falta de acentuação.
Um resto de boa gravidez...tudo a correr bem.

Dipa Alves -
Offline
Desde 05 Jan 2017

Eu tb sou seguida no privado e tb nao pago balurdios pago 15€ devido ao seguro que considero importante qd se pensa engravidar. Qd comecei com contrações a minha ob passou papel para ter baixa. A medica familia disse que no papel nao tinha gravidez de risco logo teria de ser baixa normal disse pa ir pedir a ob se podia por de risco no relatório e foi o que fiz.

KellyPT -
Offline
Desde 05 Abr 2011

Andreia Seara escreveu:
Obrigada pelas vossas respostas.
Vou mesmo optar por procurar um OB privado, recomendam algum na zona de Odivelas/Lisboa?
A médica de família só pode passar baixa de risco (paga a 100%) se tiver uma declaração de um obstetra caso contrário apenas pode passar a baixa normal (paga a 55/60%).
Bjinhos

Isso não é verdade. Eu acabei de estar 8 meses de baixa por gravidez de risco passada pela médica de família sem que esta tivesse necessitado de qualquer outra declaração médica. Mas, no teu lugar, se ela se continuar a recusar, eu pagaria a um OB privado. Essa história é mesmo inacreditável. Boa sorte

Elsa_07 -
Offline
Desde 09 Abr 2016

Pois, isso não é bem assim... o meu médico de família também não me quis passar a baixa de alto risco, mas como também era seguida na Maternidade, as minhas obstetras lá passaram-ma.

KidAna -
Offline
Desde 05 Jan 2016

Quando estive gravida ouvi do meu medico com 15 semanas "tem diabetes gestacionais, só um rim e dois úteros mas isso não é razão para baixa, não pode é apanhar nenhuma infeção urinária" e eu a trabalhar num local onde fazia esforços, não tinha acesso a casa de banho nem a comida quando necessário. Acabei por ter a minha baixa 2 semanas depois quando fui às urgências com dores e me disseram que não podia ir trabalhar.
Muito boa sorte Confuso

Andreia Seara -
Offline
Desde 21 Dez 2010

Obrigada a todas pelas respostas.
Na gravidez do Gonçalo foi tudo normal e super bem seguida no C.saúde e no Hospital.
Nunca tinha tido qualquer problema com os médicos/acompanhamento do SNS...desta vez a coisa não está a correr lá muito bem, por isso tenho mesmo de procurar ajuda no privado.
Mas com isto tudo até estou com medo do parto... enfim... tudo irá correr pelo melhor.
Bjinhos

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

A minha baixa de risco foi passada na naternidade. A minha MF tambem me disse na altura que nao podia passar baixas de risco...

angeladias -
Offline
Desde 06 Abr 2014

Isso é de facto revoltante, até porque a baixa de gravidez de risco não existe para ser passada apenas quando a grávida e / ou o bebé estão em risco. A baixa por gravidez de risco existe para prevenir que isto não chegue a acontecer.

Como é que um médico pode recomendar que cuide da saúde e ao mesmo tempo recusar um direito que é a baixa de gravidez por risco clinico ? Não faz sentido.

Uma vez um médico disse-me no SNS não há falta de recursos, apenas estupidez. Cada vez me inclino mais a concordar com esta opinião.

No entanto, nestas situações penso que vale a pena fazer o investimento e ser seguida por um OB particular... assim estamos mais seguras que protegemos a nossa saúde e a dos nossos bebés.

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Olá.
Passei aqui só para deixar o meu caso...
Já perdi três bebés (tardiamente, com mais de 22 semanas). Tinha problemas de fertilidade, tive insuficiência do colo do útero e infeção, partos muito longos, perdas de sangue grandes com necessidade de transfusões. Também tive diabetes gestacional.
Nunca estive de baixa.
Agora estou novamente grávida e com muito muito medo de passar por tudo. Tenho novamente diabetes gestacional.
Trabalho sempre em pé, sempre a subir e descer escadas, por turnos e noites, a recibos verdes. Não posso parar para comer nem para ir à casa de banho.
Inclusivamente já perdi sangue um dia no trabalho, acabei por contar à superior que estava grávida e ela só me "deixou" ir à urgência depois do meu horário de trabalho. Também não me "deixa" comer ou ir à casa de banho quando há muito movimento (e há sempre nesta altura do ano!).
No fim do mês passado, disse-me que dadas as minhas restrições, e sendo uma altura em que precisam de "pessoas desenrascadas", para eu ir para casa e em Janeiro via-se.
Ou seja, estou em casa sem receber e nenhum médico me passa baixa de risco.
E ainda querem que eu faça cerclagem!!! Mas não sou grávida de risco?!?
Não ia aguentar perder mais nenhum bebé. Não ia e não vou.
Desculpem o desabafo mas estou a ficar louca. Já não durmo de preocupação, há duas semanas que tenho crises de enxaquecas.
Estou muito muito triste porque parece que ninguém quer saber, e depois ninguém se responsabiliza.
Tanta gente de baixa por menos...
Desculpem.

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Ah, e agora o endocrinologista e o nutricionista querem que eu coma 7 vezes ao dia, e que pique o dedo frequentemente.
A trabalhar assim? Como?!?
Pf se alguém passou por isto, ajudem-me... Como consigo?

Sapgs -
Offline
Desde 09 Jan 2016

Allsol és seguida onde?

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

No CMIN...

Ns -
Offline
Desde 08 Fev 2008

olá,
A baixa, a não tem nada a ver andares no privado ou no público, tem a ver com os médicos que encontras no teu caminho.
Eu na minha primeira gravidez era seguida nos 2 e a minha obstetra não me passou gravidez de risco, foi precisamente numa consulta quase no final da grávidez no hospital público que a médica me passou.
Relativamente à médica de familia tb tenho quase a certeza que pode passar.
beijinhos as melhoras

alunada18 -
Offline
Desde 06 Set 2010

O médico de família pode passar a baixa por gravidez de risco, sem ter qualquer relatório do OB. Contudo, convém conhecer o historial.

Sobre alunada18

Deixei nas mãos do Senhor...

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Os médicos conhecem o meu historial, tenho os relatórios anteriores e autópsias dos bebés, etc. Mas dizem que não quer dizer que volte a perder mais nenhum... enfim...

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Os médicos conhecem o meu historial, tenho os relatórios anteriores e autópsias dos bebés, etc. Mas dizem que não quer dizer que volte a perder mais nenhum... enfim...

AllSol -
Offline
Desde 09 Set 2016

Os médicos conhecem o meu historial, tenho os relatórios anteriores e autópsias dos bebés, etc. Mas dizem que não quer dizer que volte a perder mais nenhum... enfim...