Retirada da chupeta falhada (?) | De Mãe para Mãe

Retirada da chupeta falhada (?)

Responda
8 mensagens
Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Olá!
Preciso de um conselho. A minha filha (2,5 anos) há muito tempo usa a chupeta só para dormir. Sempre adormecia muito facilmente e dormia bem as sestas e a noite. Como já tem alguma idade e roía as chupetas, decidi aproveitar o pai Natal que trocou as chupetas pelas prendas no início do mês. Tem sido muito complicado, ela pouco pergunta pela chupeta mas é muito difícil adormece-la especialmente a sesta, anda nervosa e começou a fazer xixi na cama (de propósito mesmo, mal se deita esforça-se para fazer na cama). Ela desde que tirou a fralda, há meio ano, nunca fez xixi na cama. Estou perdida, não sei o que fazer. Achava que ela estava pronta para deixar a chupeta e parece que trocamos a chupeta pelas fraldas Triste não queria voltar atrás e dar-lhe chupeta novamente mas ela não está nada bem. Tem um Nenuco com qual dorme sempre mas não adianta. Preciso de conselhos, o que fariam no meu lugar?

serounaoser -
Offline
Desde 03 Nov 2016

As crianças tem dificuldades em exprimir o que lhes vai na alma, principalmente se ainda não sabem falar bem. Mas a mamâ própria nota que ela não esta bem. So porque não pergunta por ela, não quer dizer que não sinta a falta dela....

Pessoalmente (e é so uma opinião pessoal) não sou a favor de chantagens, nem de bodes expiatórios como o pai natal que vai levar a chupeta, ou outro vicio. Para mim, e consequentemente os meus filhos as figuras de fantasia, são algo de positivo, nunca deram nada, em troco de algo. Chegam por um bom motivo, e dao, se pedir nada...

Eu no seu lugar colocava-lhe a chupeta a disposição de novo. 2,5 anos não é propriamente muito "velha". Tem tanto tempo para crescer e ser grande com comportamentos de grande.

estrelinhah -
Offline
Desde 02 Set 2009

Olá
A minha filha largou a chupeta por volta dos 3anos e foi mesmo sem querer. Fui levá-la ao infantário e esqueci-me da chupeta em casa mas só soube quando a fui buscar e a educadora me disse. Felizmente disse que ela dormiu a sesta na mesma sem problemas.
A partir desse dia ia esquecendo da chupeta em casa alguns dias mas sempre calmamente. Ainda andei nos "esquecimentos" cerca de 2 meses.
Quando passou a dormir muito bem a sesta da tarde sem chupeta passei a usar a mesma história à noite Sorriso Desta vez esquecia a chupeta nos avós, nos tios, e andamos nisto mais uns 2 meses mas sempre com calma.
Um dia ela a trincar rompeu a chupeta e eu "esquecia-me" sempre de comprar uma nova e à noite as lojas estavam fechadas Espertalhão
Foi ela que depois deixou de pedir a chupeta pois não gostava dela assim trincada.
Deve ter demorado à volta de 5 meses a largar a chupeta aos poucos e com muita calma!
Beijinhos

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Secalhar não sou exemplo nenhum mas cá vai... O meu mais velho usou chupeta para dormir até aos 5 anos(desde os 2 que era só para dormir)e deixou por ele um dia disse me mãe eu já não uso chupeta mas quero que ela esteja na mesma debaixo da almofada. E eu deixei até que ele um dia disse que já não a queria debaixo da almofada (creio que ele a queria lá debaixo para o caso de sentir falta,sentia se seguro). O meu mais novo era completamente viciado na chupeta e 1 mês antes de fazer 2 anos deixou também por ele sem aviso prévio nem volta atrás,e a ele nunca tinha tecido comentário algum sobre a chupeta, nunca mais pediu e quando a irmã nasceu apanhei o a experimentar a da irmã e a dizer que nojo é para bebés lol

Eu sou apologista deles deixarem por eles, vamos dizendo que já estão crescidos e tal mas sem forçar.
No seu caso eu daria a chupeta novamente e não usaria trocas para ela deixar

Silvia2014 -
Offline
Desde 20 Out 2013

Obrigada pelos vossos comentários Sorriso hoje, ao fim de 10 dias de sofrimento nesta casa fomos comprar chupetas novas. Ela ainda não está pronta para deixar a chupeta e a troca resultou num grande stresse. Agora vamos deixar estar e com tempo talvez tentamos a suave tática de esquecimentos da Estrelinhah Piscar o olho

Maria Cid -
Offline
Desde 26 Set 2016

Eu estabeleci como limite para a chupeta os 3 anos (neste momento também já só a usam na cama).

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

As minhas filhas só deixaram a chupeta aos 5 anos. A partir dos 3 deixaram de a levar para o infantário para a sesta e em casa também era só para dormir ou se se magoassem ou estivessem doentes. Fui sempre falando em deixar a chucha, mas claramente não estavam preparadas, sobretudo uma delas que era (e é)muito ansiosa. A partir dos 3 e tal, 4, estabeleci a regra de que a chupeta não podia sair do quarto ou então ia janela fora. Isto permitiu que a usassem só mesmo para adormecer - a que era mais dependente, quando chegava do infantário, ia chuchar uns minutos e depois é que vinha brincar para a sala. Eu via que a acalmava mesmo, não era apenas um hábito...
Finalmente aos 5 lá consegui que trocassem a chupeta por um brinquedo à escolha. Para uma foi fácil mas mesmo com essa idade para a outra foi doloroso, dizia-me a chorar "tenho tanta saudade da minha chupetinha...".
Não digo que seja bom adiar tanto a retirada da chupeta mas connosco penso que foi a decisão certa e hoje ambas têm dentes definitvos certinhos, sem necessidade de aparelho.

a.v. -
Offline
Desde 21 Mar 2014

Reparei que tem uma outra menina de 4 meses, o que significa que muito recentemente a sua menina de 2 anos e meio, viu a sua vida a mudar muito. Já não tem a atenção que tinha da mãe e do pai. Ou seja, não podia ter escolhido pior altura para lhe tirar a chucha.

A minha menina já só usava chucha para dormir, mas desde que nasceu o irmão ela usa a chucha para muitas outras ocasiões. Não me passaria pela cabeça tirar-lhe a chucha agora. Ela ainda se está a habituar à presença do mano.