Resistência artérias uterinas | De Mãe para Mãe

Resistência artérias uterinas

Responda
5 mensagens
Sweetliljojo -
Offline
Desde 19 Jan 2009

Nb ecografia morfológica está semana foi detectado resistência nas duas artérias uterinas.....
O médico recomendou aspirina e repouso e segunda vou lá ter com ele para ver os resultados.....
Estou muito assustada...... Alguém que tenha passado por isso????

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Eu! Nas duas gravidezes, sendo que na segunda os valores eram mais altos na eco do segundo trimestre, em comparação com os da primeira gravidez. Mas em contrapartida na segunda gravidez desapareceu a resistência no terceiro trimestre, e da primeira manteve-se.

Não fiques assustada, como o meu médico explicou, não é defeito, é feitio. O que acontece é que com a resistência das artérias, o sangue com os nutrientes tem mais dificuldade em chegar ao bebé. Isto pode causar - ou não - um bebé de baixo peso e/ou risco de pré-eclâmpsia. Porque as artérias têm resistência, a tensão arterial pode subir - daí o risco de pré-eclâmpsia - porque é preciso mais esforço para o sangue chegar. A aspirina que te disseram para tomar é para tornar o sangue um pouco mais líquido, logo mais fácil de fluir. Como tal, diminui também as hipóteses de teres pré-eclâmpsia.

Tenta descansar sobre o teu lado esquerdo o máximo possível, porque é o lado que mais favorece a nutrição e oxigénio para o bebé. Toma os comprimidos e não stresses muito. Eu da primeira gravidez fiz pré-eclâmpsia e desta segunda tomei aspirina logo desde o início, como te disse tinha valores de resistência mais altos e já não tive problemas.

Por precaução deverás ficar atenta a subida dos valores da tensão, dores de cabeça fortes e repentinas, visão turva, inchaço das mãos e da cara que permanece durante o dia, visão baça ou com pontos de luz, dores de estômago, urina com cheiro e cor diferentes do habitual e aumento repentino de peso. Não precisas de ter todos estes sintomas ao mesmo tempo, basta um, por exemplo. Fica alerta, pelo sim pelo não, tal como qualquer grávida aliás, com ou sem resistência nas artérias.

Felicidades!

Sweetliljojo -
Offline
Desde 19 Jan 2009

Obrigada pelo teu testemunho.
É sempre bom partilhar experiências com quem já passou por isso.

Na primeira gravidez tive preeclampsia às 39 semanas.....
Não me recordo de ouvir falar disto nem vi mencionado nas ecografias que fiz na anterior gravidez.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Eu na primeira gravidez também não associei a resistência das artérias à pré-eclâmpsia mas, mais tarde, quando investiguei sobre a doença, vi mencionado algures que ter as artérias deste modo é um factor de risco, digamos assim. Não quer dizer que seja "ah, tens resistência vais ter pré-eclâmpsia", até porque isso não aconteceu comigo, mas é um daqueles pormenores que ajuda. Mas a aspirina de baixa dosagem é indicada mesmo para isto e se tu já estás a tomar, eu diria que não tens de te preocupar em demasia. Ficas atenta aos sintomas que já conheces, descansa o máximo que puderes e leva a gravidez sem stresses, que é para essa tensão não dar saltos e não dar ideias tristes ao corpo Piscar o olho e vais ver que não vai ser nada. A mim a GO mandou-me para casa levar vida de dondoca porque ela diz que nada pode evitar a doença, mas o descanso é a melhor maneira de não se arranjar chatices e a gravidez é um momento único que devemos apreciar. Olha, o que é certo é que a resistência desapareceu e a pipoca nasceu de termo com bom peso em relação ao minorquita do mano que nasceu às 35 semanas.

Beijinhos e se precisares de mais alguma coisa, estás à vontade Sorriso

Sweetliljojo -
Offline
Desde 19 Jan 2009

Muito obrigada pela tua mensagem Sorriso

Se não te importas vou dando notícias de como estamos.

Segunda tenho consulta ver o meu médico o que diz também Sorriso

Um grande beijinho Sorriso