Renovação de Contrato x Licença Maternidade | De Mãe para Mãe

Renovação de Contrato x Licença Maternidade

Responda
7 mensagens
Priscila.Pedroso -
Offline
Desde 26 Ago 2017

Ola meninas.

Preciso de uma ajuda de vocês, trabalho com contrato a termo certo e o mesmo caduca em 20/03, sendo que minha DPP é dia 29/03, tenho 99% de certeza que meu contrato não será renovado Triste , liguei ao act para saber disso e eles informaram que a empresa pode sim não renovar, mas tem que ter o parecer da cite. Minha questão é a seguinte, já pensando na não renovação do contrato. Caso eu de entrada na licença 30 dias antes da DPP que seria no dia 27/02 e a empresa me comunique depois da não renovação perco o direito da licença ou tudo ocorre normalmente. Alguém sabe me dizer. Beijinhos a todas.

Miac -
Offline
Desde 02 Set 2007

O ideal é ir à seg.social informar-se. A licença é calculada com base nos descontos Sorriso Pode por exemplo estar no desemprego e ter licença!

cherry -
Offline
Desde 10 Maio 2009

Olá Mamã.
Estou numa situação semelhante, mas mais complicada.
Antes de mais, quantos meses de descontos tens feitos quando acabar o contrato?
Podes ter direito ao subsidio de desemprego, subsidio social de deseprego antes da licença, e depois se tiveres os 6 meses de descontos antes do parto, tens direito à licença. Não precisas por a licença um mês antes, mas se quiseres podes, mas acho que tens outras soluções. Acho que não vais ter problemas de maior com isso e tudo vai correr normalemente.
Alguma duvida diz.

Sobre cherry

Treinante desde Outubro 2011, com POSITIVO 16/DEZ/2012!!!
Treinante desde Agosto 2017, com POSITIVO 27/AGO/2017!!!

Priscila.Pedroso -
Offline
Desde 26 Ago 2017

Terei 13 meses.
Pois no momento estou de baixa de risco a mais de 1 mês devido a um descolamento e vai ate o final desse mês e esta sendo renovado conforme minhas ecos de controle, bem até la não sei se vou continuar na baixa de risco, na verdade não queria voltar pois foi devido ao meu esforço no trabalho que tive esse problema, então caso minha medica não me deixe permanecer na baixa com o problema resolvido pretendo aos 8 meses entrar em licença. Mas a renovação do meu contrato é quase certa que não será feita pois ficaram 3 gravidas ao mesmo tempo e já corre boatos na empresa que não renovar de 2 que tem contrato renovável.

Priscila.Pedroso -
Offline
Desde 26 Ago 2017

.

cherry -
Offline
Desde 10 Maio 2009

Quase de certeza que vais ter direito ao subsidio de desemprego se não te renovarem o contrato. Quando saires, metes os papeis para o desemprego que suspende quando o bebe nascer. Depois de gozares a licença, voltas a iniciar o subsidio de desemprego. o facto de estares de baixa não tem nada a ver, é como se estivesses a trabalhar e a descontar na mesma. E para ficares mais descansada passa na segurança social lá mais para a frente e vês o que te dizem, mas não será muito diferente do que o que eu te disse. É triste mas é o Portugal que temos e os patrões que temos. Também vou ser mandada embora no final do mês, a act tambem me disse que tinham de pedir parecer ao cite, mas achas que vão pedir ? Claro que não. E não podem meter mais ninguém até Janeiro e eu sei que em Dezembro vai entrar outra para as minhas funções. Mas sabes que mais que vim para casa, foi o melhor que me podiam ter feito.

Sobre cherry

Treinante desde Outubro 2011, com POSITIVO 16/DEZ/2012!!!
Treinante desde Agosto 2017, com POSITIVO 27/AGO/2017!!!

Priscila.Pedroso -
Offline
Desde 26 Ago 2017

Cherry, fiquei muito chateada em saber que meu contrato não ira ser renovado pelo simples fato que estou gravida, infelizmente é assim que somos tratadas em um pais que tem uma taxa de natalidade muito baixa. Irei ir mesmo a SS e ver meus direitos. Também entrei em contato com a ACT me falaram exatamente a mesma coisa. No meu caso é exatamente como o seu sei que não irão renovar meu contrato mas quando acabar de sair terá alguem no meu lugar. E achas que vão fiscalizar. Infelizmente estamos sujeitas a isso, mas que nada estrague esse momento lindo que estamos vivendo. Beijinhos

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?