Regresso ao trabalho/ LM Exclusivo | De Mãe para Mãe

Regresso ao trabalho/ LM Exclusivo

Responda
24 mensagens
Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Queridas, em Janeiro vou trabalhar. A baby terá 5 meses. Hoje, com 3 e meio, está em LM exclusivo LD.
Vou começar a tirar leite com a bomba para congelar e ir treinando o uso do biberão para ela se manter LM exclusivo até pelo menos aos 6 meses.
Preciso de dicas!! Espertalhão
0. alguém deu LM exclusivo mais que 6 meses? Como foi?
1. que bomba usar? quando tirar o leite? saquinhos ou frasquinhos?
2. que quantidade, mais ou menos, esperar?
3. que biberão comprar? medela? chicco? avent?
4. devo comprar fluxo lento, n.1 independentemente da idade, mas por ser o mais parecido com a mama?
5. agora no treino, devo substituir mamadas completas ou só um bocadinho durante cada mamada?
6. Preciso comprar mais alguma coisa para esta fase?
....
é o que me lembro de dúvidas...

Muito obrigadaaaaaa Sorriso
Uma mãmã mega feliz, um pouco triste por ter que ir trabalhar, mas muito grata pelo trabalho!!

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Será que em vez disso tudo devo mas é começar as papas e sopas e la para o fim de Dezembro dar LM só de manhã e à noite, para simular o horário de trabalho?
... confusa...

Lfilipa -
Offline
Desde 06 Jul 2015

Olá mamã, gostava de ajudar, mas estou quase na mesma fase.
Vou aproveitar para "ouvir" as experiências Sorriso

Sobre Lfilipa

Descobri já tinha 2 mesinhos 27-01-2015
"Estas quase chegar minha pequenina ":X
"Momento mais lindo da minha vida , apesar de todas as dores no momento que nasceste , és a pessoa mais importante do mundo , AMO-TE MUITO MUITO minha princesa Leonor. 15/09/2015 11:05 Sorriso " Apaixonado

a_rititi -
Offline
Desde 09 Mar 2015

Ola mama comprei a makina da loja kid to kid é muito semelhante à medela swing e metad do preco consigo extrair 150ml e congelo em saquinhos da nuk k ficam mais em conta k os da medela... do filhote mais velho emprestaram-m a medela swing e foi como fiz, tirava e congelava quando fui trabalhar tinha o afonso 5meses e meio e por conselho da medica iniciei as sopinhas ao almoco entao deixava um saquinho a descongelar d vespera para ele beber e kd comecou a papa ficava para fazer a papa Piscar o olho kto aos biberoes experimentei os que tinham tetina semelhante a chucha k ele usaca e o tamanho mais pekeno

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Muito obrigada a Rititi pelo seu testemunho Sorriso muito útil!
Sempre me perguntei porque substituem os q pelo k, que nem sequer existe na língua portuguesa ehehe desculpe não resisti perguntar Careta para mim torna a leitura mais difícil e nem sequer poupa em caracteres... Confuso

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

A minha babe não gosta de chucha, aliás odeia. faz caretas e cospe...

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Eu percebo bem o querer manter o LM exclusivo até aos 6 meses, mas acredita que com o trabalho não vai ser fácil, eu iniciaria as sopas 2 semanas antes, mantinha a maminha de manhã, deixava leite para meio da manhã e lanche e dava novamente maminha durante a noite toda o que ela quisesse, mas ao almoço daria sopa (não papa, sopa! o meu é magro e eu comecei pela sopa que tem mais nutrientes e vitaminas que a papa).
É que tirares leite para as refeições todas da pequena, contigo a trabalhar, vais dar em doida!
O Rafa ainda só bebe LM, nunca provou suplemento, tive que iniciar as sopas aos 4 meses e meio que ele estava a aumentar pouco, mas continuava com a maminha o resto das refeições, pois estava com ele, aos 5 meses e tal iniciei as papas à tarde, mas papas caseiras, feitas por mim com água e depois tirava leite com a bomba e punha na papa para dar mais sabor e consistência, comecei também a trabalhar entretanto, podia dar-lhe mama de manhã na boa, mas à tarde tinha que ser a papa com o leite que tirava à hora de almoço e aguentei nisso 1 mês, se tanto! Era complicado porque não há tempo, porque não sai o leite que queremos porque entramos em stress, sei lá! Passei a dar-lhe a papa sem leite, mas iniciei os iogurtes aos 6 meses e tal que alterno com a papa por causa do intestino e agora só bebe leitinho entre as 21h e as 9h/10h mesmo assim, mama umas 2 vezes por noite, imagina ainda tirar leite e trabalhar, é bonito mas não aguentamos!
No entanto, reforço que aconselho a iniciar as sopas e jamais suplemento! Piscar o olho
Custou-me muito que queria muito o LM exclusivo até aos 6 meses mas houve uma farmacêutica onde eu o ia pesar (sim fiquei 1 semana a pesá-lo por minha iniciativa para ver se concordava com o médico ou não, antes de aceitar iniciar as sopas :p) que me disse que a recomendação é até aos 6 meses porque é geral para todos os países, para quem tem e quem não tem cuidado, mas se se iniciar as sopinhas com os legumes que o médico recomenda e tudo certinho não lhes faz mal nenhum e também pesquisei imenso sobre isso e nao vi nada que dissesse que fazia mal introduzir os alimentos nessa idade, mantendo o LM, estamos a manter os benefícios do mesmo.

Muita sorte!

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Olá Soucacau Sorriso obrgada pelo testemunho Sorriso pois sopas não fazem mal a nignuem na verdade. Num mundo ideal eu nem sopas nem papas dava, e praticava baby led weaning... de qualquer forma, se tudo correr bem esta menina não beberá nenhum leite a não ser o meu, nem iogurtes nem lacticínios nenhuns.. por isso.. suplemento não!! papas só caseiras - adoro de milho, aveia, etc.... ou bio da Holle... e sopas, feitas por mim com legumes bio Piscar o olho isso está bem decidido. Só não faço BLW porque lá está teria q dar LM exclusivo até 6 meses e ter uma ama/ creche que aderisse também..
Pois tirar leite não é nada prático e parece ser uma missão louca... mas se eu tiver boas reservas congeladas deve dar para 1 mÊs, não? ela depois faz 6 meses a 9 de Fevereiro e aí já cheguei aos 6 meses Espertalhão será que dá, 1 mês? Careta com introdução de sopa à mistura? hummmm.... parece que posso fazer um plano.. que acham?

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Ananomar acho que estás já com um plano traçado e bem traçado!
Força nisso!
Só vou dar uma dica, eu também dizia que laticinios com leites esquisitos nãoooo mas o meu médico convenceu-me a dar iogurte pois, segundo ele, é bom para o intestino por causa lá dos bichinhos que o iogurte tem, mesmo sendo com LA convém dar e como o Rafa estava a ficar extremamente preso, rendi-me! Mas até aos 9 meses dava religiosamente os 2 iogurtes por semana que o médico mandou, nem mais nem menos! O resto dos lanches eram papas feitas por mim. Depois aos 8 meses comecei a fazer os queques caseiros em que uso 1 iogurte dos dele para uns 15 - 20 queques Piscar o olho
Também sou eu que faço as papas e a sopa com produtos o mais biológico possível, estive para comprar papa da holle mas... nah, não é a mesma coisa, leio demasiadas coisas nos ingredientes e acabo por nunca comprar e fazer eu mesmo.
Tenho o cuidado também de dar apenas iogurte natural, nada de suissinhos, nem danoninhos, nem iogolinos, nem porcarias dessas, nem tão pouco bolacha maria dou! Nada disso, os meus queques e papas são muitoooo melhores, mas de longe!
Só lhe comprei 1 boião de fruta uma vez porque estava nas compras longe de casa e tinha a papa massuda, precisava de juntar um pouco mais de água a aquecer e não me apeteceu pedir isso no café, então entrei no continente (tinha ele já mais de 7 meses) e só consegui comprar uns boiões de fruta para 4 meses porque eram os únicos que não tinham frutas que ele não introduziu (eram só de maçã e pêra) e não tinham açúcar :p ainda pensei dar-lhe só um e guardava o outro na malinha dele para outra ocasião, depois das compras iamos para casa e dava a sopinha lolol qual quê? Abriu um berreiro que tive que dar o outro boião do pack, mas foi só, nunca mais comeu nada assim de compra Piscar o olho

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Acho que depende tudo a disponibilidade que terá para tirar leite no dia-a-dia quando for trabalhar.

Não é impossível, se tiver disponibilidade para tirar uma boa quantidade de leite diária, manter o bebé só a Lm, sem introduzir os sólidos antes dos 6meses. Há aqui mães que o fizeram. Uma dela é a "Catarina e Marco", se ela não vir este tópico tente procurá-la e mandar-lhe mensagem (ou tente através deste tópico: http://demaeparamae.pt/forum/topico-para-mamas-que-estao-amamentar que ela com frequência passa por lá).

Eu voltei ao trabalho aos 6 meses e optei por introduzir sólidos duas semanas antes. Não só por ser mais prático mas também porque queria ter disponibilidade para ser eu a fazer a introdução dos sólidos. E por outro lado porque acredito que as recomendações não são para seguir à letra do calendário mas mais em termos gerais. Isto é o dia em que fazem seis meses não é um dia mágico: uns dias antes, uns dias depois, desde que já haja sinais de estarem preparados.

Em termos da logística, eu como tinha oportunidade par tirar leite duas vezes no trabalho, não fiz um grande stock antes. Fiz o suficiente para as emergências e de resto tirava dum dia para o outro.

A minha não pegava no biberão e como ao mesmo tempo fui experimentando o copo e ela aprendeu mais depressa a beber do copo, acabei por desistir. Para treinar não substituía propriamente uma refeição, não me interessava que bebesse uma grande quantidade, era só mesmo que apanhasse o jeito. Às vezes tentava com leite, às vezes só com água. Esse treino só o comecei uma semana antes.

A bomba que usei era eléctrica, Lactaline da Ameda. Muito boa, assistência também muito boa. No dia-adia usei frascos (da Medela) para transportar conservar o leite mas para congelar usei sacos.

Tirar leite tem uma curva de aprendizagem e de habituação por isso sugeria aos poucos ir começando. No início sai muito pouco leite, é normal, depois melhora e quando se começa a tirar leite em vez da mamada por oposição a entre-mamadas ainda conseguimos mais leite. Relaxar é essencial para ter o reflexo!

Tudo é uma questão de rotina e hábito. Eu continuei a tirar leite no trabalho até aos 15 meses, que deixava para ela beber ao lanche juntamente com papa. Parei porque mudei de trabalho e sei que podia bem ter parado antes porque o que ela mama é leite suficiente e pode bem comer iogurte mas não me custava e estava na nossa rotina.

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Obrigada Soucacau, és cá das minhas.. Sorriso e desculpem estive uns dias fora da net.
Entretanto comecei a tirar leite com uma bomba que me deram da Avent. Tenho dado maminha de um lado e tirado do outro. Parece estar a resultar de anteontem para hoje já consigo tirar mais. Comprei um biberão da Avent porque a tetina se adapta ao copo para onde se vai o leite da bomba. E já dei à Luz.. para meu espanto ela estranhou, engasgou-se um bocadito /muito fluxo) e tem bebido sempre um bocado antes da maminha, uns 30 - 50 ml que é o que tenho conseguido tirar de uma vez só. estranhou mas bebeu!! hoje comprei uma tetina mais lenta, para 0 meses e ela bebeu muito melhor agora antes de dormir... com isto fiquei a perceber mais ou menos a quantidade de leite que ela precisa...
E assim de repente parece-me que sim que é uma missão ter leite suficiente para todas as refeições... isto já dá trabalho... bombeia, guarda, esteriliza, seca, dá de mamar, bombeia, guarda, esteriliza... mas a verdade é que para mim dá trabalho mas para ela é o melhor... por outro lado também tenho que estar sã e descansada para trabalhar.. enfim, escolhas... mas a sopa parece que vai ser uma opção.. e também concordo em sermos nós a introduzir as novidades... quando forem para a ama/ creche já têm aquilo aprendido e não passam tanto stress...
obrigada pelo testemunho/ dicas..
Sorriso

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Ola mamã. O meu filho tem 5meses e meio e eu ja voltei ao trabalho dia 1 deste mês e continuamos em LM exclusivo. Comecei a preparar o stock 1mês e meio antes e agora levo bomba para o trabalho e na hora de almoço consigo tirar entre 150 a 180 num instantinho pois o peito está cheio. Ao fazer o stock n era assim. Cheguei a estar 20min para conseguir 30ml. É normal, faz parte.Mas com insistencia a coisa melhora! É uma questão de habituação à bomba.
Uso uma swing medela e sacos avent. Tenho saquinhos de todas as quantidades e agora é juntar até ter o q preciso para mandar para a creche diariamente.
Durante o dia extraia 1horinha depois de ter amamentado e guarde num frasquinho no frigorífico. Da proxima faz o mesmo e quando todos estiverem à mesma temperatura, junta tudo num saquinho e congela! Pode fazer isto a cada 24h. Para poupar sacos é bom e no inicio, como sai sempre tao pouco, não ficamos com 50 sacos de 20ml Sorriso
Insista! Nao é tao dificil como pensamos no inicio Sorriso
Beijinhos!

MummyLopes

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

ola

Se quer continuar amamentar até aos 6 meses acho muito bem e vai conseguir, o seu bebe só tem a ganhar.É preciso muita determinação.

A minha filha tem quase um ano e bebe leite materno, nunca bebeu outro leite.

Comigo foi assim, a minha filha foi para a creche com 4 meses, eu tinha algum stock de leite que comecei a fazer 1 semana antes de começar a trabalhar(convém começar mais cedo), eu não consegui tirar leite, mas depois comecei a conseguir tirar bem. a minha maquina era medela. automática.

Tirava de manha e à tarde no trabalho,guardava no frigorífico. Durante a noite quando ela dormia mais e sentia o mama cheia tirava, não havia horários para tirar o leite.
Entregava na creche 2 biberões de 200ml e assim foi durante até aos 6 meses, depois começou a sopa ao almoço e só mandava para o lanche. Mais tarde quando começou com as papas enviava para fazer as papas.
Actualmente já não tiro, mas tenho stock, se precisar de me ausentar e para as papas.
Acho que deve insistir, uma boa alimentação muitos líquidos e não cair no facilitismo das papas e das sopas, o leite materno até aos 6 meses é o recomendado, e os nossos bebes merecem todo o esforço.

Espero que consiga...

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Obrigada MummyLopes,
Mas o seu bebe toma que quantidade por dia em leite? Sim realmente tiro 30-50 ml de cada vez... tenho conseguido fazer sacos com 100-120ml.. e agora ela fez 4 meses teve um pico de crescimento tive que lhe dar o leite que tinha guardado no frigorifico!! ela aumentou muito agora de repente em 2 dias a procura de leite... amanha recomeço a tirar... obrigada vou tentar ainda tenho tempo para armazenar Sorriso obrigada!!

Ananomar -
Offline
Desde 08 Ago 2015

Ola Sopena, obrigada pelas dicas, estou muito mais entusiasmada com o vosso testemunho! Esta menina merece todo o meu esforço com certeza, sem julgar qualquer outra mãe! ou sem stressar se eu mudar de ideias, mas vou tentar sim!
Qual era a rotina alimentar que o seu bebe tinha? a minha ainda está a LD como será depois? É melhor começar a criar horários mais 'normais'= por exemplo, devo tirar nota agora das horas a que mama e tentar fazer disso um padrão mais certo? agora depois deste pico de crescimento talvez seja mais fácil... mas ainda assim faz-me confusão ehehe ela mama quando tem fome!! mas se calhar vai ter que passar a ter um horário aproximado..? E a noite, como fizeram para dormir mais? Ela acorda de 3 em 3 horas... quando for trabalhar preciso de dormir mais... Sorriso Muito grata!!!

sopena -
Offline
Desde 17 Jul 2010

ola
Desculpe a minha ignorância mas não sei o que LD?!
A minha filha também sempre mamou quando quis. Era quase sempre 3/3h ou 4/4h.
Durante a noite ela mamava sempre da mesma mama, assim da outra seria mais fácil tirar.
E até aos 8 meses +/- era de 3 em 3 h ou 4 em 4 horas, havia noites que espaçava mais um pouco.

Quando comecei a trabalhar, tirava no emprego de manhã e à tarde, mais ou menos à hora que ela mamava, ou quando sentia a mama cheia. À noite era sempre que sentia a mama cheia.

Vai conseguir....

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Olá!
Comecei por mandar para a creche 2x 180ml mas rapidamente percebi q 2x 150ml chega pois sobrava sempre 30 a 40ml por biberão.
No congelador da salinha do meu pimpolho está lá um saquinho de 150ml não vá acontecer entornarem um biberão ou eu ter algum imprevisto.
E cá continuamos em exclusivo com leitinho da mamã! Apaixonado Dia 20 faz os 6 mesinhos. Está quase, quase!
Por aqui continuamos em LD -livre demanda, ofereço maminha sem horarios. Mas na creche fazem as 3h/ 3h30 e ele adaptou-se muito bem!! Na nossa presença pedem leitinho também pelo miminho e aconchego. Na nossa ausência o leitinho é simplesmente uma refeição! Calma mamã. Vai correr bem! Continue em LD à vontade e tranquilamente aproveite!!
Sobre dormir à noite...... o meu menino acorda de 3h em 3h - às vezes mais outras vezes menos- mas faz a sua maminha e volta a adormecer. Enquanto for assim, não é mau!! Mas tambem me sabia muito bem dormir uma noite seguidinha porque a realidade é que tenho umas olheiras até ao nariz Gargalhadas

MummyLopes

babylove -
Offline
Desde 22 Set 2009
I Love DMPM

O meu bebé está a LM em LD, eu voltei ao trabalho tinha ele 4 meses e meio. Fica na avó e actualmente deixo 3 biberãos de 160 ml mais um saco congelado para uma eventualidade.

Em casa tb n tirava nada de jeito, e no trabalho tiro cerca de 250/300 ml, ainda tiro de manhã antes de sair de casa e à noite antes de dormir.

Não tinha mto stock mas foi chegando p compensar qd n conseguia tirar tudo, agora está mm a acabar, mas como p as próximas semanas estou de férias e ele começa com a sopa, espero repor o stock.

Eu uso uma medela swing, e congelo nos sacos da medela, mas os sacos acho q é indiferente a marca. Aconselho é a congelar doses pequenas, 100 ml por exemplo, pq descongela mais rápido em caso de necessidade, e se só for preciso para complementar uma refeição, não se desperdiça leite.

Eu tiro das 2 mamas qq coisa entre 60 ml e 150 ml, depende de há qt tempo ele mamou, nunca tirei mto mais q 150 ml e o mais normal é 120 ml, o q n é mto.

Biberão ele escolheu por mim, gosta da Avent natural e da Tommee tippee.

E não fiz treino, no dia q fui trabalhar deixei-o com os biberãos na avó... e correu bem Sorriso

Força, tudo se consegue com vontade!

Sobre babylove

Madrinha dos rebentos das minhas queridas gémeas de Outubro 2008.
Madrinha da Celi82 Espertalhão (Parabéns pela Inês!!!)

SandyAndy -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Eu comecei a dar sopa ao almoço aos 4 meses e meio, passado uma semana fui trabalhar, dava-lhe de mamar antes de sair de casa e deixava dois biberões de leite materno, um para meio da manhã e outro para a tarde, excepto em dois dias que entro mais tarde. Depois comecei a dar a papa ao lanche e comecei a deixar só um biberão. Normalmente tiro no dia antes e fica no frigorífico para o dia seguinte, mas quando consigo congelo em sacos nuk, no início usava medela, mas são muito caros. A minha bomba é a medela swing, neste momento deixo 210ml para ele beber, mas confesso que já se está a tornar complicado, pois não posso tirar leite no trabalho, só quando chego a casa.

CrisST -
Offline
Desde 29 Mar 2015

Boa tarde, estive aqui muito atenta ao tópico pk tb quero muito manter leite materno exclusivo até aos 6 meses. O meu bebé tem 3 meses e meio e daqui a 2 semanas vou recomeçar a trabalhar e ele fica com o pai em casa. Vou trabalhar apenas 3 semanas e depois volto para um mês e pouco de ferias e assim ele só irá para a creche com 6 meses. Estava muito receosa se iria conseguir manter a amamentação exclusiva e trabalhar mas agora estou mais confiante e tenho a certeza que tudo correrá bem nestas 3 semanas. Obrigado por partilharem as vossas experiências e assim esclarecerem praticamente todas as dúvidas que tinha. Beijinhos

Harper -
Offline
Desde 03 Jan 2013

Olá mamãs! Eu também fui trabalhar aos 5 meses da bebé e o pai ficou com ela.. Tirava quase sempre leite de um dia para o outro, n fiz stock (devia ter feito) é menos stressante..

Como está a correr Ananomar? PArece que tinha um bom plano.. Eu tb n fiz treino do biberão.. Deixei-a com o pai e eles desenrascaram-se.. Mas é claro q na primeira x bebeu pouco, depois foi sempre bebendo mais..

Esta semana começámos a sopa, e por indicação do pediatra para a semana devemos iniciar outra refeição.. a papa..

Ora eu não sou muito adepta das papas de compra, queria fazer as caseiras, mas e depois no infantário? dá para fazer em casa e levar para lhe darem á tarde? Alguém quer partilhar umas receitas? Obrigada (desculpem invadir o tópico) Piscar o olho

SouCacau -
Offline
Desde 10 Fev 2007

Harper pode fazer e mandar, basta lá aquecerem um bocadinho. Eu faço para vários dias, até chego a congelar e vou dando, sempre problemas.
Ponho fruta ralada ou cozida e triturada (use as frutas que ela já come, no início eu usava pêra e banana, dá para misturar as duas, se cozer 1º a pêra, use a água da cozedura em vez de água normal Piscar o olho ), água (500ml), aveia/ sémola de milho/ farinha de arroz/ farinha de milho/ farinha de alfarroba (esta convém pôr só metade e a outra metade de outra das coisas que disse antes porque é mais intensa) 100gr + coisa menos coisa.
Se fizer num robot de cozinha são 10min, tep 90º, vel 2,5. Se fizer no tacho são +- 10 minutos ou 15, em lume brando mas a mexer sempre.
Isto dá umas 5 papas para o meu filho que come bem e também é mais velho... talvez para a sua dê para umas 6/7.
Se quiser depois de feita e/ou de aquecer nos dias seguintes pode juntar um pouco de leite materno fica mais saborosa e mais cremosa (eu fiz isso até aos 7 meses para aí, mas comecei a dar as papas aos 5 meses e pouco) depois deixei de ter tempo para tirar leite com bomba, era um stress! Mas só com água também não fica mal Piscar o olho Com a bananinha fica docinha, com a pêra também, agora já uso manga e papaia porque são frutas que já introduzi na alimentação dele Sorriso
Papas de compra ele nunca comeu, a única coisa de compra que come são iogurtes de bebé (que não acho adequado tentar fazer na bimby e até acho que não dá, mas quando comer iogurtes normais passarei a fazer já que para mim também os faço Piscar o olho ), bolacha maria desconhece totalmente (faço-lhe queques para ele com farinha integral e frutinha), comprei em emergências 3 vezes boiões de fruta mas sempre tipo boiões para os 4 meses quando ele já tinha mais de 9 eheheh é que olho para os ingredientes daquilo e não dá... :p
Comida também tudo caseirinho, nada daqueles boiões que querem pôr os miudos a comer vitela aos 6 meses, cheios de conservantes :p

Boa sorte e qualquer coisa, estou por aqui Piscar o olho

Sobre SouCacau

Dia 06/02/2015 às 23h38 eis que me torno uma nova mulher, sem retorno possível! Espertalhão
E é tão bom amar-te e mimar-te meu filhote lindo, obrigada ao papá que é um homem maravilhoso com quem tenho o prazer de partilhar a vida Piscar o olho E dia 24/07/2017 fiquei ainda mais completa com os meus bebecas lindos ❤

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Eu também faço papa caseira e também faço em maior quantidade e congelo em porções. A minha não anda na creche mas de tarde fica na avó e leva a papa para aquecer lá.

Eu junto a fruta só mesmo na altura, crua e aqueço juntamente com a papa.

Não sigo uma receita propriamente dita. Misturo várias farinhas conforme a inspiração do momento, por isso sai sempre um pouco diferente. O que faço em termos de quantidades é seguir uma proporção (como pro arroz...): 1 volume de farinha para 4 de água.

Fervo a água, junto a farinha e deixo cozer em lume brando durante 10 minutos. Mexo de vez em quando, não preciso geralmente de estar lá sempre a mexer (as farinhas mais chatas em termos de precisar de mexer mais parece-me que são a de milho, por causa dos grumos e a tapioca, porque se pega ao fundo).

Pode-se juntar LA ou LM no fim ou quando se for aquecer para dar. Ou pode-se dar assim sem leite. Às vezes junto iogurte ou requeijão em vez de leite.

Harper -
Offline
Desde 03 Jan 2013

Obrigada mamãs pelas dicas.. Estou a pensar em começar pela farinha de arroz e de milho, já vi no continente que há de arroz, não tenho robô para fazer . Mas e de milho que farinha hei de comprar? e de tapioca ?

Obrigada e beijjnhos