RCIU????? | De Mãe para Mãe

RCIU?????

Responda
15 mensagens
ika leonor -
Offline
Desde 03 Jul 2011

ola meninas!!!
o percurso da minha gravidez não foi linear desde inicio!!!! agora dizzem k a minha menina não esta a desenvolver bem... estou a ter consultas semanais no hospital de são sebastião... acompanhadas com ecografias tbm feitas no proprio hospital, no pedido de ecografia aparece uma sigla escrita "RCIU"

"RCIU", algue sabe o k significa? ja prg aos medicos mas ninguem parece estar para me responder

sera k alguem me pode ajudar

bjinho

a minha leonor é o meu tesouro

soniafdoliveira -
Offline
Desde 02 Ago 2011

As siglas querem dizer Retardo do Crescimento Intra-Uterino.

Retirei este excerto da net:

''Considera-se que um feto apresenta RCIU quando seu peso é inferior ao que corresponderia para sua idade gestacional, geralmente abaixo do percentil 10 segundo a curva de crescimento intra-uterino publicada em 1967 por Battaglia e Lubchenco.

A distinção entre RCIU e pequeno para idade gestacional (PIG) é importante, visto que alguns recém-nascidos considerados como PIG não sofreram RCIU. Nestes casos, existem razões genéticas para o baixo peso ao nascer ( constitucional) e alguns recém-nascidos com RCIU não são PIG como nos casos dos fetos cujo potencial de crescimento, por exemplo, era atingir 4 kg ao termo, mas como resultado de um ambiente intra-uterino desfavorável atinge somente 3kg, sendo considerado como "adequado para idade gestacional". O ideal seria conseguir determinar o padrão de crescimento do feto em estudo e a partir daí determinarmos se a sua curva é normal ou não.
''

Vem ai uma estrelinha ♥
DPP 12 de Março de 2012
É uma Beatriz!!! ♥♥♥♥♥♥♥
Madrinha de Luna2011 Beijinho

biogirl -
Offline
Desde 02 Dez 2010

RCIU significa "Retardo de Crescimento Intra-Uterino".
Considera-se que um feto apresenta RCIU quando seu peso é inferior ao que corresponderia para sua idade gestacional, geralmente abaixo do percentil 10.

Mamã, nao se preocupe em demasia, o meu bebé nasceu prematuro, muito pequenino e hoje, com 1 ano, está um matulão!!

Convém estar atenta, mas nada de dramas, vai ver que ele está bem!

Felicidades Espertalhão

Sobre biogirl

O meu Salvador nasceu a 07-10-2011

gravidasonline -
Offline
Desde 20 Jan 2011

Não posso ajudar muito mas RCIU quer dizer restrição de crescimento intra uterino.

Espero que corra tudo bem...

ika leonor -
Offline
Desde 03 Jul 2011

de facto a minha menina sempre cresceu poukinho, no entanto esse crecimento mantem-se mais ou menos constante... o atraso no desenvolvimento deu-se por volta da 19ªsemana (nessa semana a biometria dela dava apenas para 17 semanas) a partir dai a difrença é de apenas alguns dias para alem destas duas semanas

a minha leonor é o meu tesouro

TâniaAssunção -
Offline
Desde 02 Set 2010

Pesquisando muito rápido pelo Google aparece isto - RCIU = Retardo do Crescimento Intra-Uterino

"Considera-se que um feto apresenta RCIU quando seu peso é inferior ao que corresponderia para sua idade gestacional, geralmente abaixo do percentil 10 segundo a curva de crescimento intra-uterino publicada em 1967 por Battaglia e Lubchenco.

A distinção entre RCIU e pequeno para idade gestacional (PIG) é importante, visto que alguns recém-nascidos considerados como PIG não sofreram RCIU. Nestes casos, existem razões genéticas para o baixo peso ao nascer ( constitucional) e alguns recém-nascidos com RCIU não são PIG como nos casos dos fetos cujo potencial de crescimento, por exemplo, era atingir 4 kg ao termo, mas como resultado de um ambiente intra-uterino desfavorável atinge somente 3kg, sendo considerado como "adequado para idade gestacional". O ideal seria conseguir determinar o padrão de crescimento do feto em estudo e a partir daí determinarmos se a sua curva é normal ou não."

Podes ler mais em - http://www.trabalhosescolares.net/viewtopic.php?t=1010

Atenção que a informção é da Internet e pode não ser tudo como aqui esta escrito...

Espero ter-te ajudado qualquer coisa e qualquer coisa que precises dispoe e não fiques triste vais ver que a tua bebé está apenas abaixo do peso...
Beijocas a dobrar **

P O S I T I V O - 29 de Março de 2011
DPP - 28 de Novembro de 2011
É um Guilherme ♥ Vem ai um menino!! Espertalhão

ika leonor -
Offline
Desde 03 Jul 2011

ja chorei muito por causa disto, no entanto os medicos dizem k ela é pequenina, mas aparentemente perfeita!!!

kto ao peso segundo a medica me disse na 5ªf passada estava com 2700kg, tendo a idade gestacional de 37 semanas e 2 dias!

não acredito muito visto k na senama passada ela apenas pesava 2293kg
400g apenas numa semana??? será?
o facto de ser uma medica difrente todas as semanas tbm não me tranquiliza nada

seja o k deus quiser!!!

a minha leonor é o meu tesouro

Litazinha -
Offline
Desde 19 Maio 2010

RCIU quer dizer o que as meninas em cima disseram: restrição de crescimento intra-uterino. O meu filho também teve e nasceu às 35 semanas com 1,6 kg. No caso da tua menina quer dizer que é pequenina, mais nada! Ela até está com bom peso! E sim, pode aumentar 400g numa semana. E olha, se por um lado é mau ser uma médica diferente todas as semanas, por outro também é bom, porque o que uma pode não ver a outra pode ver.
Tranquiliza o teu coração! E nada de choros! O importante mesmo é descansares como deve de ser e comeres bem também! O stress é inimigo do desenvolvimento do bebé!
Apesar de estares a ser seguida todas as semanas, torna-se necessário que também estejas alerta para qualquer alteração (por exemplo diminuição dos movimentos do bebé) que também acontece no final das gravidezes ditas normais, e se isso acontecer vai directa para o hospital, mesmo que depois te digam que foste para nada.
Deram-te alguma razão para a RCIU?

Beijinhos e felicidades!

Sobre Litazinha

Afilhada da anacch, da mli, da cris e zé for ever e da Jacinta Dias Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho
Madrinha da Jacinta Dias, da anacch e da mli Beijinho Beijinho Beijinho Beijinho

AnaRMF -
Offline
Desde 16 Dez 2009

Quer dizer Restrição de Crescimento Intra-Uterino, mas não te enerves pois esse é o motivo pelo qual te pedem as ecos no hospital.

Beijos e bOa sorte para o teu bebé.

Sobre AnaRMF

Positivo a 26 de Junho de 2011

Agora Sim DPP 22 de Fevereiro de 2012 Sorriso

TâniaAssunção -
Offline
Desde 02 Set 2010

Minha querida, embora seja mamã de primeira viagem e não seja médica não me parece que a tua princesa esteja assim tão pequenininha Sorriso

Vais ver que é só mesmo lingrinhas e está tudo otimo com ela... Sorriso
Não estejas assim porque a tua menina sente e assim tambem não aproveitas a gravidez como deve ser... Olha qualquer coisa que te preocupe vai logo as urgencias. O que a minha G.O me diz todas as consultas é "Deixar de sentir o bebé, sangramento, corrimento (que pode ser liquido amniotico) e dores fortes de barriga é logo pra correr pras urgencias porque elas servem pra isso mesmo", por isso querida, se a tua menina é perfeitinha e tem apenas um percentil baixinho pode nem ser nada... Vai tudo correr bem Sorriso leva um resto de gravidez (que tá quase no fim) tranquila, aproveita bem as ultimas semaninhas, curte a tua barriguinha e os pontapés maravilhosos da tua princesa que não tarda ela esta linda e saudavel nos teus braços Apaixonado

Se precisares de falar estás a vontade Beijinho Grande abraço
E nada de choros Sorriso

P O S I T I V O - 29 de Março de 2011
DPP - 28 de Novembro de 2011
É um Guilherme ♥ Vem ai um menino!! Espertalhão

susanafferreira -
Offline
Desde 03 Jun 2010

Não te preocupes querida... estas a ser acompanhada, isso é bom, mas nao me parece que tenha baixo peso. A minha nasceu às 35 semanas com 1.820kg. E hoje está uma "grande" hehehe 80cm e 9.900kg com 12m. Sorriso até está acima da media na altura. O atraso no crescimento desde que seja vigiado nao é grave... e se atingir um patamar mais preocupante as medicas saberão o que fazer! A tua menina vai nascer bem vais ver!

Susana (mamã da Beatriz)

Afilhada da isabelaraujo (priminha do Diego) e da mamã Bau da Pequenada (priminha da Inês) e madrinha da Lua Maria que aí vem...;Madrinha da princesa Matilde (isasobral);Madrinha dos piolhinhos Rodrigo (pipinhana), Tiago (Baberrida) e Thaís Sofia (Affleck)

SaxContra -
Offline
Desde 07 Jun 2011
I Love DMPM

Eu tive pré-eclampsia, RCIU e incisura nas arterias uterinas.... A minha piolha nasceu às 35 semanas (porque elas ecos verificou-se que não estava a crescer quase nada de semana para semana) com 1570g e 40,5cm.... Esteve na neo internada durante 17 dias para engordar.... Pois não precisou de mais nada(apoio respiratório e assim). O percentil era abaixo do 3.....
Na consulta dos 5 meses estava com 6360g está entre o 25 e 50... e 60cm está no 10.

O ped diz que ela está optima. Já come sopa, fruta e papa...

Só está a fazer a chamada dieta hipoalergénica porque tanto eu como o pai temos rinite e essas cositas assim. Por isso o leite é o LA hipoalergénico e as papas tem que ser feitas com o leite dela... Iogurtes vão ser introduzidos mais tarde, mas é mesmo só por isto...

O ped diz que ela já tem corpo de gente normal.... Que não se nota que nasceu prematura e com muito baixo peso...

Nada de stress OK?

Sobre SaxContra

Mãe babada da Mariana 27 de Abril de 2011 40,5cm 1570g 35 semanas de gestação

susanafferreira -
Offline
Desde 03 Jun 2010

Olá Sax Contra! Que bom reencontrar-te por aqui. Falei contigo q2uando tive a minha pre eclampsia, lembraste...ja há mais de um ano... não sabia que estavas gravida na altura! que giro!:) Parabens pela pimpolha! Sorriso

Susana (mamã da Beatriz)

Afilhada da isabelaraujo (priminha do Diego) e da mamã Bau da Pequenada (priminha da Inês) e madrinha da Lua Maria que aí vem...;Madrinha da princesa Matilde (isasobral);Madrinha dos piolhinhos Rodrigo (pipinhana), Tiago (Baberrida) e Thaís Sofia (Affleck)

Amuruda -
Offline
Desde 07 Nov 2014

Olá a todas!
Eu também tenho RCIU mas fiquei internada no hospital desde ontem.
O meu bebe tem 34 semanas e 1 dia e tem aprox 1500gr. Está no percentil 0,7. Estou bastante assustada com isto não sei o que esperar... Vão continuando a postar as vossas experiencias porque toda a informação é util e eu sei que cada caso é um caso... Alguem já fcou efectivamente internada por isto?

Amuruda -
Offline
Desde 07 Nov 2014

Ah e ja agora, alguma das mamas que passou por isto foi aconselhada em algum pediatra especialista? Vou ter o bebe no CMIN e não sei se ele depois pode ser ca seguido numa consulta de pediatria. E será uma consulta normal ou mais especifica para estes casos de permaturidade?? Help plesae!!