Rastreio bioquimico do 2. trimestre | De Mãe para Mãe

Rastreio bioquimico do 2. trimestre

Responda
22 mensagens
Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá a todas mamãs e futuras mamãs!

Eu estou grávida pela primeira vez e de 14 semanas. Estou a viver uma fase muito feliz, mas muito ansiosa, pois quero fazer tudo direitinho e atempadamente para verificar se está tudo bem com o meu bebé. Já fiz a eco do 1.º trimestre e o rastreio bioquimico do 1.º trimestre o qual ainda estou à espera dos resultados.

No entanto sei que existe um rastreio que se faz no 2.º trimestre, por isso gostaria de saber, com quantas semanas de gestação é aconselhável o fazer. Alguém que já o tenha feito, gostaria que me elucidasse sobre esta questão e já agora se é necessário fazer simultaneamente a eco do 2.º trimestre na mesma data ou em data aproximada para o estudo, uma vez que no rastreio bioquimico do 1.º trimestre foi necessário a eco do 1.º trimestre para o estudo.

Beijinhos a todas

mafaldinhac -
Offline
Desde 22 Out 2010

Olá

Normalmente o rastreio de 2.º trimestre só é feito por quem não fez o de primeiro!
Ao contrario do rastreio de 1.º trimestre este não precisa de ECO, porque se baseia só em doseamentos bioquímicos não sendo comparada com a TN que se mede na eco até as 13 semanas.

Os prazos variam ligeiramente de laboratório para laboratório, mas normalmente é até às 17 semanas e uns dias.

Só para teres uma ideia, se já fizes-te o de primeiro não vale a pena fazer o de 2.º, mas a opção é tua claro!! Já que o 1.º é mais especifico e dá resultados mais fidedignos.

Espero ter ajudado

Bj e boa gravidez!!

Silvinha 33 -
Offline
Desde 07 Jun 2011

Olá! Desde já parabéns pela tua gravidez Sorriso aproveita ao máximo porque passa rápido Sorriso Sorriso Normalmente o rastreio bioquímico só é feito no 1º trimestre. No 2º trimestre é costume fazer a ecografia morfológica e outros exames que o médico ache conveniente. Eu só fiz o rastreio no 1º trimestre, tinha cerca de 11 semanas e meia.
Beijinhos e tudo de bom Piscar o olho

Perdi a minha estrelinha em Agosto de 2009 Triste
Dois anos a tentar engravidar novamente...
Finalmente em Maio de 2011 consegui!!! Estamos à tua espera Leonor Sorriso
DPP: 30 de Janeiro de 2012

Danimell -
Offline
Desde 17 Jun 2011

Eu fiz os dois o 1º com 12 semanas e o segundo com 16 semanas e todos os dois deram negativos... A medica me passou o pedido para os dois... beijos

Sobre Danimell

DPP: 10-02-2012
~Minhas princesas:Isabella, Letícia e a caminho vem a Diana,,,
A Diana ja nasceu!!!!!
Danimell

Dina Macedo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

olá!
Parabéns pela gravidez.
No meu caso fiz ate as 11 semanas o 1º rastreio despois o bioquimico fiz entre as 15 e as 16, mas no sitio onde fiz o ratsreio entreguei a eco do 1º trimestre uma vez que era muito cedo para fazer a do 2º trimestre, pois deves fazer a eco do 2º trimestre junto das 22 as 24 semanas, pois tens outra noção do teu bébé.

CarolinaJ -
Offline
Desde 31 Ago 2011

Olá! Acho normal preocupares te com estas coisas. Eu também sou assim Sorriso
Eu fiz o rastreio no 2º trimestre porque me esqueci de ir tirar sangue na data certa. Tinha sido no dia em que tinha ido fazer uma ecografia, e fui me embora tão contente que nem me lembrei de passar pelo posto das colheitas. O médico disse que não fazia mal, desde que fizesse o rastreio do 2º trimestre. Penso que, se tivesse feito o rastreio no 1º trimestre, não seria necessário fazer o do 2º.
De qualquer modo, presumo que, se pedires ao médico para fazer o rastreio no 1º e também no segundo trimestre ele o permitirá. Também penso que na ecografia morfológica (feita entre as 20 e as 24 semanas, acho eu) se conseguem detectar vários tipos de situações.
Beijinhos e muitas felicidades. Eu também estou a viver a minha primeira gravidez e estou muito feliz. Só não gostei muito dos enjoos até às 14 semanas Sorriso

Sobre CarolinaJ

Mamã que orgulhosamente amamentou o seu príncipe até aos 30 meses Espertalhão

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Muito obrigado a todas pelos os vossos esclarecimentos.

Não sei se é o vosso caso, mas eu ando a ser seguida pelo centro de saude, pela minha médica de familia, a qual não me passou nenhuma credencial para fazer o rastreio do 1.º trimestre(aliás como parece usual assim suceder a quem anda a ser seguida pelo centro saúde). Sucede que atento à importância do mesmo, resolvi fazê-lo por minha conta, solicitando no laboratório que me enviassem os resultados para mim, já que a minha médica não me passou qualquer requisição para tal, sendo que depois dependendo dos resultados estava a pensar ir a uma consulta particular. Só que hoje soube que os resultados dos mesmos foram enviados para a médica, estou completamente furiosa, porque não queria que ela soubesse, já que na altura me disse que não era necessário fazer e agora vamos lá ver o que ela me vai dizer quanto à realização do mesmo, isto é se os resultados dos mesmos efectivamete lhe tenham chegado às mãos. Estou mesmo danada... para a semana vou ter a consulta de saude materna e vamos lá ver o que vai suceder.

Dsculpem aqui o meu desabafo, mas estou mesmo furiosa com toda esta situação.

Beijinhos a todas

galatea -
Offline
Desde 18 Out 2011

Luz, a médica do centro de saúde não te passou o rastreio do 1º trimestre, porque este rastreio não é comparticipado. Já o segundo rastreio (que deve ser preferencialmente feito na semana das 15 semanas, é quase todo ele comparticipado. Se falares com ela na próxima semana ainda vais a tempo. De qualquer forma, não sei a tua idade, mas este tipo de rastreios combinados costuma fazer-se mais a mamãs de mais de 30 anos para ver se escapam à amniocentese (preferencialmente entre 35 e 37 anos). É o meu caso e vou fazer o meu do segundo trimestre na próxima semana. Ah, e os resultados deste rastreio vão SEMPRE para os médicos, daí o terem enviado para a tua médica, porque é da leitura deste rastreio que, lá está, a médica te vai ou não indicar se necessitas de outro tipo de exames (como a amniocentese). E de certeza que quando preencheste no laboratório a requisição do exame te pediram o nome do médico e contacto. Era por esse motivo. Se tivesses lá posto uma médica do particular teria seguido para ela.
Descontrai e tudo a correr bem. O melhor que tens a fazer nesta fase é ou teres confiança na tua médica de família, ou caso não tenhas, arranjares uma obstetra (em podendo, claro). Mas não tentes retirar informação espalhada por aqui e por ali. Fala com quem possas de forma a estares o mais informada e tranquila possível.

Pipixe -
Offline
Desde 13 Ago 2010

Bem antes de mais parabéns a todas as grávidas, mamãs e papás que também merecem :p
Eu estou grávida de 13 semanas, e acabo hoje de fazer o rastreio bioquimico. Estou a ser seguida no centro de saude e como existe um protocolo com o HSJ fui ontem fazer lá a 1ª ecografia e foi lá que me passaram a guia para fazer este rastreio. Nâo tive de pagar nada por isso, apenas fiquei um pouco preocupada porque não fazia ideia deste rastreio e ainda para mais tenho um tio (irmão do meu pai) que tem sindrome de down. No entanto já falei com a medica e ela diz que não ha relacionamento entre uma coisa e outra.
De qualquer forma terei de aguardar os resultados e tentar não sofrer por antecipação.
Beijinhos

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Olá e obrigado pela tua resposta.

Eu tenho 34 anos, sendo que em Fevereiro completo os 35 anos de idade. Mas achei estranho que a minha médica de familia mesmo sabendo a minha idade não me tenha passado a requisição do rastreio do 1.º trimestre. Eu estou actualmente de 15 semanas e para a semana como tenho a consulta falarei com ela acerca dos rastreios. Mas para a semana já estarei na 16.ª semana, ainda vou a tempo do rastreio do 2.º trimestre? Já agora sabes me dizer a altura apropriada para se fazer a amniocentese, se necessário?
Já agora, mais uma curiosidade, não sei se deves estar do mesmo tempo de gestação do que eu, mas gostaria de comentar contigo a ansiedade por que ando a passar, em relação ao facto de com este tempo de gestação ainda não se notar a minha barriga, e só vou fazer a proxima eco entre as 20 e 22 semanas, ainda falta um tempinho para saber se está tudo bem com o meu bebé.
Contigo passou-se o mesmo, ou começou-se logo a notar a barriguinha? Ah, a propósito, é a minha primeira gravidez.

Beijocas

Silvinha -
Offline
Desde 03 Ago 2008

vou me colar ai tópico porque este é um assunto que também me anda a preocupar.

eu também estou a ser seguida no SNS e também nao fiz rastreio do 1º trimestre e nao sabia que era só para quem tem mais de 30 anos! eu tenho 27.

agora estou de quase 23 semanas e a médica também nao me passou para fazer no 2º trimestre! passou apenas a morfologica e as analises de controle que faço mês sim, mês nao.

axam que devo fazer agora? já nao vou a tempo :(...

mafaldinhac -
Offline
Desde 22 Out 2010

Silvinha escreveu:
vou me colar ai tópico porque este é um assunto que também me anda a preocupar.

eu também estou a ser seguida no SNS e também nao fiz rastreio do 1º trimestre e nao sabia que era só para quem tem mais de 30 anos! eu tenho 27.

agora estou de quase 23 semanas e a médica também nao me passou para fazer no 2º trimestre! passou apenas a morfologica e as analises de controle que faço mês sim, mês nao.

axam que devo fazer agora? já nao vou a tempo :(...

Mama, lamento mas já não vais mesmo a tempo!!
O rastreio deverá ser feito por todas as grávidas, mas por desconhecimentos de alguns médicos e obstetras, é ainda desvalorizado. Claro que com idade > 30 anos é ainda mais importante..

Anexo um pdf que explica a sua importância e tem no fim uma tabela com as semanas. Penso ser muito esclarecedor

Espero que ajude a clarificar as mamas.

~beijos

galatea -
Offline
Desde 18 Out 2011

Sabes, tenho a impressão que se não tivesse falado eu nisso à médica (a ob já tinha falado) ela me iria passar directamente a amniocentese. Penso que esta última se faz a partir das 16 semanas. Para a semana ainda vais a tempo do rastreio, dá para fazeres entre as 15 e as 17 semanas.
Quanto à comparticipação, já vi que quem é acompanhado em hospital (e não em centro de saude, que é o meu caso) faz gratuitamente e que existem alguns centros de saúde que têm protocolos de comparticipação com alguns laboratórios. Não era o meu caso.
Estamos as duas do mesmo tempo, faço hoje 15 semanas e é a minha primeira gravidez. No meu caso, de vez em quando stresso porque acho a barriga grande demais para o tempo e para uma primeira gravidez, ahahah. Como vês, há sempre alguma coisa que as hormonas arranjam maneira de nos por em cuidado...vais ver que não tarda estás com uma bela barriguinha Sorriso
Também só vou ver o meu bebé por volta das 20 semanas e como custa...queria senti-lo já para saber sempre que estava tudo bem. Tens sintomas? Eu enjoei agora 4 dias, mas de resto só mais vontade de ir à wc e fome. De resto, nada...até ver o bebé na última eco andava quase a desejar sentir tudo e mais alguma coisa Careta
Faz tudo parte...o que é preciso é que continue tudo como até aqui Sorriso

Luz 2011 -
Offline
Desde 09 Nov 2011

Que engraçado estarmos do mesmo tempo!

Eu em realção a sintomas tive alguns enjoos nas primeiras semanas, mas agora não sinto rigorosamente nada, para além de não ter crescido ainda a barriguinha, o que é estranho... pois às vezes parece que não estou grávida, como não tenho nenhuns sintomas...mas enfim é acreditar que tudo vai correr pelo melhor.

Já sabes os resultados do teu rastreio do 1.º trimestre? Vais fazer a amniocentese? Para a semana vou saber os resultados do meu(isto é, se a médica de factos os tiver) e estou em pulgas.

Vai dando noticias, ainda para mais estamos praticamente do mesmo tempo, podemos partilhar as experiências que vamos vivendo...

Beijinhos

crisrodrigues -
Offline
Desde 02 Mar 2011

eu tenho 24 anos e sou acompanhada no privado.ás 14 semanas a minha médica mandou-me fazer o rastreio bioquimico,simplesmente porque ela é da opinião que todas as grávidas o devem fazer,embora na eco das 13s tivesse aparentemente tudo bem....tive um resultado de alto risco p trissomia 21 (1/157).a médica mandou-me p a maternidade alfredo da costa,onde me explicaram tudo acerca da trissomia 21 e da amniocintese.tive que decidir se queria correr o risco de fazer amniocintese ou se queria correr o risco de ter um bebé com trissomia 21...decidi fazer amniocintese,foi um pouco doloroso,mas enfim...correu tudo pelo melhor e a minha menina é perfeita....

positivo a 03/08/11
DPP:04/04/12
nasceu a minha linda princesa a 25/03/12...

NP -
Offline
Desde 10 Ago 2007

Olá,
Eu vou fazer agora o do 1º trimestre... mas realmente existe muita incoerência....

Sobre NP

♥ ♥ ♥ Completamente apaixonada e deliciada pela minha Linda Princesa ♥ ♥ ♥! Apaixonado Apaixonado Apaixonado
E espero em breve repetir a felicidade <:P !!! e dar um/a mano/a à minha princesa Sonhador Grande abraço
"o amor pelos filhos não se divide, multiplica-se" Apaixonado

Dina Macedo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Olá!
Eu sou seguida no centro de saude do cacem e numa obstetra particular, pois não tenho plena confiança na medica do centro de saude. Ela também não me queria passar o rastreio bioquimico, eu fui fazer a eco ao medico particular e ele pediu-me o rastreio o qual eu fiquei parva pois não sabia o que ele me estava a pedir, então ele explicou-me o que pretendia, fui a medica falei com ela, o que ela me disse foi que na zona de sintra não se tem esse protocolo de se fazer esse rastreio, achei estranho pois a minha medica particular diz que se faz em todo pais, enfim...
eu paguei 40€ do primeiro rastreio e 60€ do segundo e foi a medica de familia que passou.eu disse que não me importava de pagar.
mas esse exame vai sempre para os medicos, pois eles dizem que é um estudo genetico e que vai logo ter a nossa medica.
vai correr tudo bem, a idade hoje em dia é um factor com menos riscos. beijinhos e boa sorte

Joanaebebé -
Offline
Desde 21 Nov 2011

Meninas o meu rastreio de 1º trimestre fui eu que o levantei no laboratório não foi para o médico... fiz na labmed e paguei 35€ (não é totalmente comparticipado)...

Leonor nasceu a 16/05/2012 com 3,390kg e 50,5cm
Agora somos 3, ou melhor somos 7 (4 gatinhos)!!!!

Oila -
Offline
Desde 26 Ago 2008

Bem, vou me colar ao vosso tópico.
Recebi ontem por ctt os resultados do rastreio bioquímico do 1.º trimestre, tenho 33 anos de idade. Abri logo, e tentei interpretar o significado mas não cheguei a grandes conclusões.
Tenho acompanhado muitas mamãs aqui no fórum que dizem que o resultado do seu rastreio deu positivo ou negativo, mas o meu não vem referido expressamente essa conclusão. Apenas é referido num ponto, "sem risco acrescido", o que me tende a tranquilizar.
Ainda assim, gostaria de saber se alguma de vocês sabe como interpretar os resultados do rastreio.
Como só tenho consulta com a GO para a semana, gostaria da vossa opinião.

Beijinhos e boa sorte para tudo*

Sobre Oila

A brand new life...

NP -
Offline
Desde 10 Ago 2007

[quote=Luz 2011]

Olá, não sei se ainda vou a tempo, mas também estou a ser seguida pelo centro de saude, mas as ecos faço no hospital, e quando fiz a 1ª o hospital marcou logo o rastreio.
Entendo o teu desabafo que nos faz sentir que não estamos a ser bem acompanhadas e orientadas, eu também senti isso, e fui a uma obstetra particular.... completamente alucinada... desisti! vou tentar arranjar outro/a obstetra que tenha algum bom senso e me oriente, no entanto vou manter-me no centro de saude, poupa-se um euritos Piscar o olho

Sobre NP

♥ ♥ ♥ Completamente apaixonada e deliciada pela minha Linda Princesa ♥ ♥ ♥! Apaixonado Apaixonado Apaixonado
E espero em breve repetir a felicidade <:P !!! e dar um/a mano/a à minha princesa Sonhador Grande abraço
"o amor pelos filhos não se divide, multiplica-se" Apaixonado

N.C. -
Offline
Desde 24 Set 2007

Eu tb sou seguida no centro de saúde e minha GO particular, e a minha médica de familia mandou-me fazer o rastreio no hospital publico da minha area de residencia. E fui eu levantar os resultados, nao foram directamente para a médica. E só de referir que tenho menos de 30 anos. Pelos vistos varia consoante o centro de saude, a zona, a médica, etc.

N.C. -
Offline
Desde 24 Set 2007

N.C. escreveu:
Eu tb sou seguida no centro de saúde e minha GO particular, e a minha médica de familia mandou-me fazer o rastreio no hospital publico da minha area de residencia. E fui eu levantar os resultados, nao foram directamente para a médica. E só de referir que tenho menos de 30 anos. Pelos vistos varia consoante o centro de saude, a zona, a médica, etc.

só de referir que foi o do 1º trimestre que fiz. do 2º trimestre ninguém me falou nada. Só tenho análises a fazer e a eco morfológica.
bjs

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?