"Quero a avó" | De Mãe para Mãe

"Quero a avó"

Responda
56 mensagens
deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Nem sei por onde comecar..
O meu filho sempre foi muito agarrado
à avó (minha sogra ). Quando era mais pequeno, agora tem 3 anos, sempre que estavamos todos juntos ele só queria estar no colo dela, ignorava-me por completo, era como se eu não estivesse presente.
Isto sempre incomodou-me, nunca soube lidar com isto.
Sempre que reparava que estavamos para vir embora da casa dela ou que ela ia-se embora da nossa começava aos berros!

Chegou à uma altura em que isto parou,  mas há pouco tempo começou tudo de novo!!
E depois irrita-me porque vê-se que a minha sogra adora que ele chore por ela! Pode parecer coisa da minha cabeça mas a até o namorido já reparou nisso!
Por ex ontem a bisavó( mãe da minha sogra)dele convidou-nos para lá ir almoçar porque ela ia fazer dobrada..
Quando estavamos para vir ele lá começou com a birra que ia ficar na bisavó, a minha sogra em vez de estar calada, não. Ele virou-se para a ela e disse-lhe que ia ficar na casa da bisavó e  a minha sogra diz-lhe "ah vais? Não queres ir para a rua com a avó "!! Sabendo ela que vínhamos embora e ela ainda ia lá ficar.
Conclusão, uma birra enorme porque ele queria ir para a rua com a avó e não para casa!!!
Fique mesmo chateada com aquilo!

Sinto-me uma porcaria! Como é que é possivel??? Estive com ele em casa durante 10 meses, porque é que ele ignora-me assim? Porque é que ele prefere ficar com avó ?

Pode parecer exagero, mas é verdade, quando a avó está presente ele não quer saber de mais ninguém! Depois acabo por ficar super triste/chateada porque dói,  dói mesmo!!

Não sei mesmo lidar com isto...
Okay, ele está numa fase muiito complicada, birras e mais birras... Mas sei lá, não consigo simplesmente ignorar o que ele faz, fico mesmo magoada com esta situação.

Desculpem o desabafo...

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

Olá, pessoalmente acho que não deves levar muito a peito, compreendo o que dizes afinal somos as mães e queremos a exclusividade mas são fases, como todas as outras como a de fazer xixi na cama, ter medo de tudo, não querer ir para o colo de ninguém sem ser a mãe ou o pai, tem calma e paciência e tenta levar pelo melhor. Alguma coisa podes falar, estou por aqui Apaixonado

Mama do Martim -
Offline
Desde 29 Mar 2010

O meu do meio é assim com o meu pai, é uma obsessão tremenda mas o meu pai ao contrário da sua sogra não o "pica" tenta explicar que tem que ir embora porque isto ou aquilo. Agora o Valentim já entende melhor, chora mas so um bocadinho mas até há uns 2 meses chorava imenso.

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

O problem é que é desde sempre! Nem tinha 1 aninho e já tinha esta preferência pela avó.
Eu muitas vezes tento não ligar muito, mas no fundo não consigo!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

O meu tem 3 anos e 3 meses e parece que é cada vez pior e a minha sogra não ajuda nada!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

anitas.paula -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Minha querida, eu entendo-te bem mas, cada criança é única - só não concordo com a forma como a sogra lida com o assunto...
Bem, os meus pais vivem ao meu lado e, os meus filhos são uns apaixonados por eles, especialmente pelo meu pai.
A minha filha sempre foi mais agarrada ao pai do que à mãe - e estive com ele até aos 3 anos quando foi para a escolinha - mas, agora, é mais apegada a mim. Apesar disso, é capaz de nos deixar pelos meus pais, especialmente o meu pai - vai dormir ao sábado e ao domingo desde os 3 anos a casa deles.
O meu filho não me larga, ao ponto de existir algumas alturas que era um berreiro até para ir ao colo do pai - ainda estou com ele - mas, se precisar de alguma coisa, quer é a mãe. Mas, adora a minha mãe de coração, ao ponto de me deixar por ela. E, o meu pai, nem se fala. Eles têm de fugir da beira dele, sendo que temos de brincar com ele e assim a ver se não faz berreiro mas, por vezes, acaba por ficar a chorar.
Os meus pais não gostam que os netos fiquem a chorar, mesmo que seja porque os querem a eles e, tentam fazer com que eles não fiquem a chorar e, por vezes, trazem-me tantas coisas de casa que, só pego nelas e coloco num saco para a minha mãe levar depois.
Ás vezes temos de tentar fazer as coisas de outra forma mas, o que pode resultar numas crianças, noutros pode não resultar ou, não resultar algumas vezes - costumo a tentar distraí-los com outros assuntos.
Beijinhos e, paciência Beijinho

A princesa nasceu a 5/8/12 (40s+3d), com 3760 kg e 51 cm Amamos-te princesa
O príncipe nasceu a 21/1/16 (41s+1d), com 3990 kg e 51.5 cm. Amamos-te príncipe
Esposa e mãe babada Sorriso

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Se ela vier cá a casa ele nem faz assim tanta birra e sim as vezes consigo distrai-lo. Mas normalmente nós é que vamos à casa deles e claro, ele apercebe-se que estamos para vir embora..

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

deah escreveu:
Se ela vier cá a casa ele nem faz assim tanta birra e sim as vezes consigo distrai-lo. Mas normalmente nós é que vamos à casa deles e claro, ele apercebe-se que estamos para vir embora..

Nunca passei por uma situação destas mas experimentem quando vão embora ir à rua ver os passarinhos, ver as nuvens algo assim e depois vão para o carro (assegurem-se é que a avó não vai atrás de vocês, ver as nuvens e etc)

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Compreendo a tua dor Deah, sou mãe galinha ou mãe leoa como se costuma dizer, ou seja sou muito exclusiva com as minhas filhas, mas claro deixo espaço ao pai e deixo liberdade para ela fazerem o que gostam e querem, não as prendo. Mas se há uma coisa que me é difícil é mesmo essa de as crianças por vezes terem preferências por algumas pessoas ao ponto de nos ignorar quando estão com elas ou chorar se tiverem que se separar delas...
Não acontece muito com as minhas filhas, não ao ponto que contas com o teu filho e a tua sogra mas o que noto é que há pessoas que têm esse gosto.
A minha sogra e uma cunhada minha são esse tipo de pessoas, ou seja quando estão com a minha mais nova, não a largam, andam atrás dela o tempo todo, cantam, dançam fazem tudo o que é preciso para a menina querer estar com elas e não se fartar, mal fala na mãe, elas tentam distraí-la com qualquer coisa para ter a certeza que ela não saia do colo delas e quando é para virmos embora ainda agarram mais a menina para fazer parecer que a menina é que não quer sair do colo delas e até dizem coisas como "olha tens de ir com os pais, depois vens outra vez à avó, não queres ir? etc...
O que é certo é que vai funcionando porque a menina em bébé não queria ir ao colo da sogra, até chorava e com o esforço dela em agradar à neta, agora a menina vai logo para o colo dela, como se fosse uma rotina, quando estamos em casa nunca pede por ela, nem fala dela mas quando a vê, vai logo para ela...
A minha solução é evitar um pouco o contacto, não por maldade mas para evitar que se torne doentio para ambas porque noto que a minha sogra é obcecada pela neta, tenta tudo para estar com ela e não acho saudável.

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Normalmente é o que fazemos, dizemos-lhe que vamos à algum sítio mas ele prefere ficar na avó, a não ser que seja para ir ao parque..

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

A minha sogra também é obcecada pelo neto, ela própria já admitiu que se há pessoa que ela gosta é o neto! O que me faz muita confusão visto que também tenho uma filha e nota-se bem a preferência dela!
Ela quer sempre ser o centro da atenção para o meu filho, noto que se por alguma razão ele disser que quer a mãe ela fica chateda!! Diz mesmo "ah é??? Depois não venhas ter comigo!!"..

Eu gosto muito dela, gosto mesmo, mas há coisas que ela faz/ diz que não me agradam de todo!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Pois lá está não acho nada saudável este tipo de relações, eu que sou mãe, admito que sou possessiva mas faço tudo para deixar as minhas filhas estar com todos, fazerem o que elas gostam etc... não admito que venha alguém seja avó, tia ou prima... exigir exclusividade com as minhas filhas porque é isso mesmo que querem: ser a preferida da criança, poder gabar-se que a criança até gosta mais de estar com ela do que com os pais e por aí fora. Não é normal...

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

É mesmo isso. Ela não aceita ele querer estar com outra pessoa se não ela quando ela está presente! Começa logo a dizer-lhe esse tipo de coisas.
E na cabeça dela ninguém se preocupa mais com ele do que ela!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Mamã Deah,
infelizmente as avós são assim, obcecadas, competitivas e até invejosas e então quando podem ser os ídolos dos netos não se fazem de rogadas e ainda nos esfregam na cara. na altura em que nasceu o primeiro dentinho do meu, para nós pais foi uma situação normal e nem nos lembramos de "informar" a família então, a referida senhora avó ficou toda histérica quando viu o dente do miúdo e assumiu que tinha sido ela a fazer a descoberta...contava a toda a gente, eu sempre a referir que já tínhamos visto antes mas a senhora pensava que estava a registar a patente em seu nome (uma vergonha).
Também já me referiu que é doida pelo neto, que é a sua prenda...enfim, quando chegamos a casa dela nem nos cumprimenta por estar sempre a atirar-se ao pequeno (até me dá vontade de fugir dela). Agora já nem vou ao pé dela para a cumprimentar, se o quer fazer tem de vir ao pé de mim.
Para concluir, vou dizer-lhe que talvez o melhor a fazer seja mesmo ignorar a senhora que, segundo parece, ao invés de ajudar não, vai desajudando. As crianças são assim, parece que gostam de quem as mime de forma histérica e completamente tresloucada mas, quando é para conforto eles sabem bem quem escolhem (o pai ou a mãe), lembre-se também que você é a mãe e a senhora será sempre e apenas a avó. Agora, vamos lá confessar, a competição que elas fazem connosco que somos mães mete-me um nojo que já nem posso ouvir falar dela, e o pior é que ela é a mãe do homem que nós amamos, a quem juramos todo o empenho para que sejam felizes ao nosso lado... e às vezes custa tanto respeitar só porque são as mães dos nossos amores.

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

É complicado..
Como já disse eu gosto dela e damo-nos bem, mas depois ela tem certas atitudes/comentários que me tiram do sério. Já cheguei a falar com ela sobre algumas coisas e ela melhora durante uns dias, mas depois volta tudo ao mesmo!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Deverias era de ficar feliz, porque jamais o teu filho te irá ignorar, mas com admiração que tem pela avó só significa que é muito bem tratado por ela.

Agora o problema são as birras de ambos, pelo que descreves parece que na hora de irem embora têm quer avó quer filhote birras, é muito simples colo beijinhos, beijinhos e vai embora, fica a chorar só até a birra passar.

Bjs

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Falar é muito fácil!
Já disse e repito ele ignora-me por completo na presença da avó! Se formos almoçar, ele quer que avó lhe dê de comer, é para tirar a fralda, ele quer que a avó tire, etc etc..
Claro que lhe dou colo e beijinhos e vimo-nos embora, não é por ele fazer birra que vamos lá ficar, mas que custa, à mim pelo menos, custa!

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

aries23 -
Offline
Desde 18 Jul 2016

Costuma ser a avó que cuida dele? Se sim penso que é difícil não formar apego. No entanto mesmo sendo difícil, talvez isso só aconteça quando a avó está presente? Se sim, consegue ignorar isso? Talvez custe, mas o seu filho está feliz e às vezes as crianças têm fases onde se mostram mais apego a diferentes pessoas. O importante é que ele seja feliz e amado. Sorriso

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Não,ele está na creche. E mesmo quando não estava nunca ficou com ela. Vemo-nos quase todos os fins de semana, nada mais...
Moramos na casa dela até os 6 meses dele, mas nessa altura ele ainda não tinha essa preferência.

Acontece se ela estiver presente e p.ex. se formos à algum lado e estivermos a caminho de casa, ele diz que não quer ir para casa e sim para a avó...

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Bee92 -
Offline
Desde 23 Set 2016

deah escreveu:
Não,ele está na creche. E mesmo quando não estava nunca ficou com ela. Vemo-nos quase todos os fins de semana, nada mais...
Moramos na casa dela até os 6 meses dele, mas nessa altura ele ainda não tinha essa preferência.
Acontece se ela estiver presente e p.ex. se formos à algum lado e estivermos a caminho de casa, ele diz que não quer ir para casa e sim para a avó...

Pessoalmente (sei que falar é fácil) mas penso que seja uma fase e que vá passar (tal como tantas outras) acho que deve desvalorizar a situação é tentar levar pelo melhor e falar com a avó para nesses momentos ajudar em vez de atrapalhar

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Espero que sim (não é que acredito), mas isto já vem desde cedo. Ele não tinha 1 ano e já era isto. Acho que se fosse uma fase já teria passado.

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

AneteS -
Offline
Desde 13 Abr 2016

Olá! Em primeiro lugar entendo que te custe muito, mesmo!
Do muito convívio que tenho com crianças da família e já vi comportamentos desses o que me parece é que as crianças entendem o efeito que os seus comportamentos têm nos adultos, todos os ciumes, mal estar são muito compreendidos por eles e a verdade é que têm uma fase que gostam dessa importância que lhes é dada. Têm o poder de gerar situações e dominar ambientes.
A sogra não tem a melhor atitude, sem dúvida, mas tenta falar com ela a sós, explicar com a maior calma e apelando ao bom senso, que além de te magoar ela tem a total obrigação de minimizar essa tua dor para o bem da criança e não deve incentivar a continuação das birras. Deve sentir-se importante com isso, tudo bem, mas o bem estar da criança é o mais importante e devemos sempre minimizar esses danos, o normal é uma criança gostar de todos mas saber lidar com as contrariedades e com as despedidas, as birras devem ser enfrentadas com um trabalho conjunto de toda a família a rumar para o mesmo lado.
Beijinhos

Sobre AneteS

Anete

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Pois eu compreendo-te muito bem Deah porque embora a minha filha não seja tão apegada à avó como o teu menino mas sinto o mesmo quando estou com a sogra e eu acho sinceramente que o problema não está no teu filho mas sim na sogra. Porque a minha filha está mais apegada à minha mãe que à sogra mas quando está com a sogra também me ignora e também só quer estar com ela mas é porque a sogra não a larga, fala à bébé com ela, canta e dança e também nos ignora completamente. Enquanto que a minha mãe está com a menina mas continua a falar connosco e a fazer as coisas de casa, então a menina tanto está com ela como com as outras pessoas presentes.
No teu caso não sei mas se a tua sogra for como a minha, o problema é mesmo ela e não o teu menino que simplesmente se sente especial com essa avó não dando conta que ela é obcecada por ele...
E para quem diz que a Deah deveria estar feliz por isso é porque nunca sentiram na pele o que é estar horas com alguém que cola o nosso filho e por isso até o filho ignora completamente a mãe. Quem é mãe de verdade e ama o filho isso dói...

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Já falei com ela mas vê-se o prazer que ela sente quando ele não a quer deixar!
Quando ele era mais pequeno ( bebé de colo) ela tentava de tudo para que no momento que estavamos para ir embora ele estivesse no colo dela! Para quê? Para começar a dizer-lhe coisas do género "vá, vai lá à mãe /pai, tens que ir embora", ele de seguida começava a chorar que não queria. Ela abracava-o e enchia-o de beijinhos mesmo naquela de "ele só me quer à mim".

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Parece-me que todas as mamãs que sentem na pele a competição das avós pelos netos, em relação a nós mães tendem a sentir-se culpadas por sentirem a sogras ou mães como umas sedutoras/manipuladoras (euprópria já senti isso). Hoje é o dia em que relevo muitas das acções da senhora, outras são mesmo de retaliar e mostrar as minhas melhores trombas e desagrado. Apelo ao vosso melhor bom senso para que não deixem as velhotas levarem a melhor, deixem que elas mimem os vossos filhos, deixem os vossos filhos "adorarem" sa avós, no final eles vão convosco para casa e as senhoras cheias de boas intenções a esfregarem nas nossas caras que os netos as preferem, ficam nas casinhas e nas vidinhas delas, vidinhas essas que são por norma muito vazias de afeto por parte dosmaridos delas e afeto esse que elas tentam procurar numa criança. Para mim, o facto de se dizer a uma criança que se não quer um mimo em determinada hora faz com que não o obtenha quando pedir novamente é de uma extrema insensibilidade e mostra o quanto se está a competir pelo afeto. É feio e é injusto pois é uma criança que está a servir de instrumento para atingir um fim (na minha opinião estas mulheres/avós querem a atenção dos netos como forma de atacar as mães) que não é mais do que mostrar que se nós tivemos a coragem de lhes "roubar" os filhos, elas também nos conseguem fazer o mesmo. Isto não é teoria pois a minha "querida sogra" já por várias vezes mo referiu "roubaste o meu principe) e agora tenta por todos os meios competir comigo, mal ela sabe que nem aos calcanhares me chega...

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Alguém que me perceba...
É muito difici mesmo.
E sim a minha sogra, pricipalmente quando ele era mais pequeno, quando iamos lá não o largava! Para ela ele tinha que estar sempre no colo dela. Se tivessemos nalgum sítio com mais familiares eu tinha que lhe tirar o miúdo do colo para dar às outras pessoas. E enquanto ele estava no colo das outras pessoas ela metia-se mesmo à frente dele a espera que ele esticasse os braços para ela lhe pegar!!
Não é paranóia da minha cabeça, até o irmão dela uma vez chegou a dizer-lhe que ela andava obcecada com o neto...

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

Eu gosto dela e sei que ela gosta de mim, pode não parecer, mas temos uma boa relação, mas sei lá parece que ela o quer só para ela..

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Filipaaaaa -
Offline
Desde 10 Jun 2016

Quase todos os avós são assim. O meu pai já disse que gostava mais dos netos que das filhas lol não levamos muito a peito isso. Eu não me dou muito com a minha sogra e por isso passo pouco tempo com ela mas já tivemos a nossa dose de desentendimento por causa do meu filho. Eles se pudessem tirávamos dos braços e ficavam com eles... Mas eu como ainda sou mais possessiva com o meu filho nunca deixei isso acontecer. Primeiro tomei a posição de quem faz tudo ou é a mãe ou o pai, não há cá "ah a vó faz"... Por vezes basta a gente entrar nesse círculo ou pq a avó quer fazer e pede ou pq o avô quer levar o menino ao café, chegamos a um ponto onde já não dá para recusar... Então desde sempre tomei a decisão de não deixar, talvez seja uma mãe egoísta para alguns mas o meus filho só tem um pai e uma mãe. Eu deixo o meu filho estar com os avós, até o deixo ficar com eles para ir às compras ou assim mas depois acaba e cada um no seu lugar. Também não tolero birras dos avós, do meu filho ainda suporto agora dos avós não. No seu caso eu impunha me e não deixava, até ele entender que quem faz é a mãe.

deah -
Offline
Desde 12 Jan 2013

O problema não é gostar ou não. Claro que quero que os avós gostem dos meus filhos. Mas a questão é a meneira como o fazem, a minha sogra sempre exagerou e continua a faze-lo em relação ao meu filho.
Em relação ao deixar que sejam outras pessoas a fazerem certas coisas ( tirar a fralda p.ex) não vejo mal nisso, não gosto é quando há birras porque ele quer que a avó faça e a mãe não.
Também sou muiito possessiva com os meus filhos e isso de "vou ali e o menino vai comigo" ou " ele pode ir comigo à x sítio" nunca deixei/cedi, até já nem perguntam tanto se ele pode ou n ir com eles porque sabem que não deixo.

Sobre deah

♥AMO-VOS MAIS QUE TUDO MEUS FILHOTES♥

Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Cá eu, não vacilo, a senhora já se mostrava possessiva em relação ao neto e nem sabia ainda o sexo (ela sempre queria uma menina mas tramou-se, tivemos um menino). Por isso, até hoje não sabe o que émudar uma fralda e nem sequer lhe deixo alimentá-lo...mesmo assim, estica a corda ate onde pode. A minha maior tristeza é pensar na posicão do meu marido, nem sei o que faria se ele detestasse a minha mãe como eu detesto a dele e acredito que ele percebe pois apesar de nem falar com ele acerca das pérolas da mãe( vou resolvendo eu, com constante ignorar a senhora ou dando-lhe uns ensaios de quando em vez), deve saber que eu nao gosto dela. Nunca a convido para minha casa, nem para um café, não pergunto ao marido se ela está bem quando falam ao telefone, nem sequer mostro interesse em nada que a ela diga respeito. O certo é que me entristece imenso e não quero de forma alguma magoá-lo e talvez por isso ainda vá engolindo algumas investidas da mulher. Estamos condenadas! Esta é a conclusão a que chego, por outro lado, quero muito discernimento,para quando chegar a minha vez de ser sogra, não ser como a minha...

Lili79 -
Offline
Desde 12 Dez 2016

Nana611 estou como tu, a sagra já me fez tantas, já me magoou tanto que não a posso ver e isso deixa-me triste porque gostaria de ter uma melhor relação mas não dá, ela abusa tanto com as minhas filhas que cada vez que estou com ela saio de lá num estado de nervos...
Também nunca deixo fazer nada mudar fralda, dar de comer ou o que seja só eu ou o pai assim evita-se as birras que contas Deah porque a menina não está habituada a ser outra pessoa então não pede... e também tenho sempre de cortar senão fazia o que queria com a miúda. Já cheguei à conclusão que as crianças gostam dessas pessoas exageradas que colam, falam alto, fazem as vontades todas então se ainda desse corda daqui a pouco já não teria as minhas filhas a viver comigo mas com a sogra (era o desejo dela)...
Queres um conselho Deah? Corta, corta, corta... é triste, é chato mas se queres viver em paz só assim... Ela já tem um lugar demasiado importante para o teu menino preferir estar com ela do que com os pais...