Quem é o pai? | De Mãe para Mãe

Quem é o pai?

Responda
20 mensagens
Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Boa tarde!
Estou a passar por uma fase um pouco complicada. Há 2 semanas, terminei uma relação (em mutuo acordo), porque quando falei em dar o passo seguinte, a resposta do meu ex foi: "não estou preparado para..." Homens. Começo a chegar à conclusão, que devo ter um karma com os homens. O tempo não pára, e o meu relógio biológico já está a fazer tic-tac desde muito nova e cada vez com mais força. Resumindo, após vários desgostos, estou decidida em avançar com a inseminação "mãe solteira". Vou deixar de tomar a pílula e seguir com o meu sonho. A única coisa que não me está a ajudar muito é a minha família (mãe e irmã) não estarem 100% de acordo. Dizem que estou fragilizada e que preciso de tempo para acalmar os ânimos. Dizem que é uma decisão muito séria, que é complicado criar um filho sozinha (perdi o meu pai com 6 anos e a minha mãe e avó foram umas guerreiras e conseguiram criar 2 crianças sozinhas), e que me posso vir a arrepender (esta é ridícula). Mas a maior razão que as fazem ficar reticentes é o facto de um dia a criança perguntar: "quem é o meu pai?" A minha resposta é: "logo se vê... o que importa isso agora? vai sair espontaneamente, natural." Dizem que a criança pode ficar revoltada e rebelde. Já não sei o que mais posso dizer ou fazer. Elas dizem que tenho o seu apoio mas com estas entraves... Este passo é aquele que eu preciso para ser feliz e realizar o meu grande sonho.
Entretanto, já há clínicas em PT a fazer este tratamento? Pelo menos, segundo vi na net, já há qualquer coisa. Este é outro ponto que preciso de dicas.
Desculpem o desabafo, mas não sei a quem mais posso recorrer.
Obrigada!

Jomosian -
Offline
Desde 23 Out 2016

Eu acho que se está mm determinada e é isso q quer, força! Mas sem dúvida cuidar de um bebé/criança sozinha não é nada fácil!
Qt a se há clínicas em PT a fazer esse tipo de tratamento, n sei, mas espero bem q sim, n devia ser preciso ter-se um companheiro/marido/namorado para se poder ter filhos.
Há muita mulheres q não estão numa relação estável e seriam excelentes mães!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Não me parece que o facto de a criança crescer sem pai a torne rebelde e revoltada. Conheço um adulto cujo pai se suicidou quando ele tinha um mês e é um homem perfeitamente normal e resolvido. Conheço outra cujo pai morreu de acidente quando a mãe estava grávida, e é também alguém equilibrada. Isto para dizer que são pessoas que não conheceram os pais e que nunca passaram pela fase da rebeldia ou revolta (somos grandes amigos, vi-os crescer, por isso assisti à infância e adolescência deles). Ao seu filho bastará explicar a verdade, à medida que este for fazendo as perguntas de forma a que ele compreenda. Se houver um tio, um padrinho, próximo, ele até lhe poderá dar a prenda que fazem no dia do pai na escola (como num dos casos que conheço). Sinceramente, acho que é exagerado achar que só por ele não ser saber quem é o pai será assim e assado (tantas gerações de "pais incógnitas" que resultaram em adultos equilibrados).
Se é realmente esta a sua ideia, vá em frente. Boa sorte. Sorriso

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Infelizmente há muitas crianças que experienciam o viver sem um dos progenitores por motivos de doenças, divórcio etc. Percebo os seus familiares pois, a sociedade ainda é bastante cruel para as pessoas que tomam decisões que saem fora das caixinhas formatadas que temos. E muitas vezes, estes medos, têm a ver com os motivos pelo qual as crianças crescem sem um dos progenitores. Normalmente é devido a alguma tragédia ou infortúnio..." Coitadinha daquela criança sem pai ou mãe. "
No entanto, cabe-nos viver para sermos o mais felizes possível, e cabe-nos escolher os nossos caminhos.
Ou seja, o que a sua família tem de perceber é que não há tragédias envolvidas na sua escolha!
Reflicta bem, veja as condições que precisa e os recursos que possui. Decida em consciência. Se acha que estão reunidas as condições para abraçar a experiência sozinha... Pois vá em frente e diga lhes que a decisão é sua e que está firme. Que o seu filho será muito amado e que conta com eles para amarem e cultivarem tudo de bom, para que a criança cresça feliz saudável e resolvida!
Nós portugueses tendemos a ser muito fatalistas.... Vemos o mal de tudo... (estou a generalizar eu sei, mas há muita gente assim) e provavelmente, é por verem as dificuldades em vez das alegrias, que os seus familiares estão assustados e com medo. Afinal, eles querem o seu melhor e o melhor para um filho seu.
Reflicta, decida e vai ver que, cultivando a auto confiança do seu filho, a questão de que o pai foi um dador anónimo não vai ser minimamente importante para a felicidade dele. Será somente parte da história da vida dele.
Fique bem.

VioletaImpura -
Offline
Desde 26 Set 2016

Tenho um caso desses na família. Uma prima do meu marido fez uma inseminação e tem gémeos, hoje com 8 anos. Não convivo com eles de perto porque moram no Norte mas parecem-me crianças completamente normais e equilibradas. Perfeitamente inseridas. Honestamente não sei como gerem a questão pai, nem o que lhes foi dito...mas até agora isso ainda não foi problema de maior. Acho que o importante é ter bem resolvido o que se vai contar e quando e estar preparado para todo o tipo de questões que possam surgir.

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Infelizmente cresci sem pai (faleceu quando eu tinha 6 anos). E foi isso que fiz ver a elas. Não é fácil "lutar contra a maré". São duas contra uma. Mas também já lhe frisei e bem que não lhes estou a pedir autorização mas sim se posso contar com o apoio delas.
É o meu sonho e ninguém me o vai tirar, nem o papá

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Boa tarde,
começando pelo fim, sim, já há clínicas em Portugal a fazer isso. és de onde? Se fores de LX, eu posso te dizer quais pois estou, neste momento, num processo de inseminação artificial com dador.
Em relação à 2ª parte... acabaste um namoro há 2 semanas. Acho que a tua mãe e a tua irmã têm alguma razão nesse ponto. É claro que estás fragilizada e não me parece de todo a melhor altura para dares esse passo. Deves, isso sim, deixar assentar a poeira (quanto tempo? isso ninguém sabe, 1 mês, 6 meses, 1 ano?) e, se continuares com tanta determinação, aí sim fazer os exames todos e seguir em frente.
Boa sorte

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Sim, sou de Lx.
Diana, estou cansada de esperar. Não quero deixar passar muito mais tempo, porque ele não pára. O que está a fazer superar o fim do namoro, é a ideia de ter um filho, com ou sem "homem".
A tua inseminação é mãe solteira com doador ou dificuldade em engravidar? Como está a correr? É complicado? Tenho uma certa curiosidade.
Obrigada e bjs!

bolas_e_bolinhas -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Ola,
Eu nao cresci sem pai. Cresci sem mãe. Infelizmente nao a conheci porque ela faleceu e eu nasci. Nao considero que me tenha tornado uma pessoa desiquilibrada! Tive quem desempenhasse o papel de mãe e cresci mt feliz. Mas foi muito imoortante saber coisas sobre a minha mae ao longo do meu crescimento. Saber quem ela era. Como é que ela era. Fisicamente e como pessoa. Ver fotografias. Saber o percurso dela e ouvir historias dela. Sempre tive muita curiosidade. É uma parte de mim. Da minha historia. Da minha identidade. Iria meter me mt confusao nao saber quem era a minha mae nem saber nada dela.
Nao me assusta a ideia de ser mae solteira nem me choca em nada essa opcao. Assusta me apenas essa ausência de informacao sobre quem é o pai, sobre a idemtidade do pai, ausencia de informacoes sobre ele e nao ter respostas para dar a esse respeito. Fica um vazio na minha opiniao. Seria assim que eu iria sentir. E iria preocuoar me um dia se o meu filho sofresse com essa ausencia de respostas. Ver outros meninos com pai e mae e questionar quem é o pai.
Respeito quem toma essa opcao, estou so a mostrar outra perspetiva. Por mais que um pai nao preste ou seja ausente, o saber quem é faz diferenca. Saber as nossas origens. Na minha opiniao.

MC e IA -
Offline
Desde 21 Ago 2016

Em lisboa tens a ivi pelo que sei é a única clínica que de momento faz para mães solteiras, tenho uma colega de trabalho com 30 anos e acho que fica a 1500 cada tratamento mais a pensão onde ela ficou no dia que fez a inseminação mais os transportes de serpa para lisboa e volta, a primeira não resultou neste momento vai à segunda.
Segundo, criar um filho com marido e familia nao e facil quanto mais sozinho.
Uma relação terminada à 2 semanas é normal estares assim.
Calma, respira fundo, tira uns dias para ti e pensa bem. Se realmente quiseres seguir força.

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Obrigada pela paciência e conselhos. É mais fácil desabafar com pessoas que não conhecemos mas que têm o sonho do que com a família.
Por enquanto, vou andando informada e actualizada. Mas vou continuar sempre a dizer que ninguém me vai tirar esse sonho (com ou sem parceiro)

guialmi -
Offline
Desde 13 Jul 2013

Concordo que uma relação recém-acabada não será o melhor momento para tomar uma decisão tão importante, mas compreendo e respeito que seja uma opçºão em aberto.
É verdade que muitas crianças crescem sem pai (eu própria perdi o meu aos 10) mas não é fácil - e não falo apenas da perspetiva da criança, mas sim da própria mulher/mãe. Tenho uma amiga cujo marido morreu durante a gravidez do filho e a luta dela tem sido muito dura, mesmo com apoio psicológico. O menino, agora com 4 anos, faz imensas perguntas sobre o pai e no princípio ficava muito incomodado quando via as outras crianças com os pais. É preciso pensar muito bem, mesmo.
Olhe, para já, o conselho que lhe dou é que saia, procure estar com homens com os quais sinta afinidade, seja seletiva nos namoros em termos da personalidade e não em termos de atratividade física. Quem sabe o pai dos seus futuros filhos não está mais perto do que parece?!

epipoka -
Offline
Desde 12 Mar 2013

bolas_e_bolinhas escreveu:
Ola,
Eu nao cresci sem pai. Cresci sem mãe. Infelizmente nao a conheci porque ela faleceu e eu nasci. Nao considero que me tenha tornado uma pessoa desiquilibrada! Tive quem desempenhasse o papel de mãe e cresci mt feliz. Mas foi muito imoortante saber coisas sobre a minha mae ao longo do meu crescimento. Saber quem ela era. Como é que ela era. Fisicamente e como pessoa. Ver fotografias. Saber o percurso dela e ouvir historias dela. Sempre tive muita curiosidade. É uma parte de mim. Da minha historia. Da minha identidade. Iria meter me mt confusao nao saber quem era a minha mae nem saber nada dela.
Nao me assusta a ideia de ser mae solteira nem me choca em nada essa opcao. Assusta me apenas essa ausência de informacao sobre quem é o pai, sobre a idemtidade do pai, ausencia de informacoes sobre ele e nao ter respostas para dar a esse respeito. Fica um vazio na minha opiniao. Seria assim que eu iria sentir. E iria preocuoar me um dia se o meu filho sofresse com essa ausencia de respostas. Ver outros meninos com pai e mae e questionar quem é o pai.
Respeito quem toma essa opcao, estou so a mostrar outra perspetiva. Por mais que um pai nao preste ou seja ausente, o saber quem é faz diferenca. Saber as nossas origens. Na minha opiniao.

É exactamente isso que vi um dia num documentário sobre filhos de pais dadores de esperma. Havia um grupo deles que andavam a fazer diligencias nos centros de esperma para saber quem era o pai por sentirem um vazio na vida deles, afirmando que se sentiam incompletos por não saberem nada de nada sobre a outra metade que os gerou.

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Mokita1982 escreveu:
Sim, sou de Lx.
Diana, estou cansada de esperar. Não quero deixar passar muito mais tempo, porque ele não pára. O que está a fazer superar o fim do namoro, é a ideia de ter um filho, com ou sem "homem".
A tua inseminação é mãe solteira com doador ou dificuldade em engravidar? Como está a correr? É complicado? Tenho uma certa curiosidade.
Obrigada e bjs!

Olá,
a minha inseminação está a ser como mãe solteira e com doacção de esperma.
Não está a ser fácil pq a 1ª não pegou e a 2ª parece que também não (estou agora a começar a perder sangue)e só tinha reserva financeira para essas duas tentativas. Agora, se se confirmar o pior, vou ter de adiar uns meses e poupar e vou apostar logo em fertilização in vitro, que é 4 vezes mais cara mas mais fiável
Em LX tens 3 sítios:
AVA clinic 213245000
1ª consulta 100 €
2ª consulta 80 €
Inseminação 970 €
in vitro 2950 €

Malo Clinic (onde eu ando) 210109000
1ª consulta grátis
2ª consulta 65 €
inseminação 1085 €
In vitro 4235 € + 375 € do esperma

IVI 800780340
1ª consulta 135 €
Inseminação 1500 €
In vitro 5260 €

isso não inclui medicações nem exames que tenhas de fazer antes mas, em todas elas acho que inclui as ecos de controle

Boa sorte!

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

Diana Mar -
Offline
Desde 16 Abr 2011

epipoka escreveu:

bolas_e_bolinhas escreveu:Ola,
Eu nao cresci sem pai. Cresci sem mãe. Infelizmente nao a conheci porque ela faleceu e eu nasci. Nao considero que me tenha tornado uma pessoa desiquilibrada! Tive quem desempenhasse o papel de mãe e cresci mt feliz. Mas foi muito imoortante saber coisas sobre a minha mae ao longo do meu crescimento. Saber quem ela era. Como é que ela era. Fisicamente e como pessoa. Ver fotografias. Saber o percurso dela e ouvir historias dela. Sempre tive muita curiosidade. É uma parte de mim. Da minha historia. Da minha identidade. Iria meter me mt confusao nao saber quem era a minha mae nem saber nada dela.
Nao me assusta a ideia de ser mae solteira nem me choca em nada essa opcao. Assusta me apenas essa ausência de informacao sobre quem é o pai, sobre a idemtidade do pai, ausencia de informacoes sobre ele e nao ter respostas para dar a esse respeito. Fica um vazio na minha opiniao. Seria assim que eu iria sentir. E iria preocuoar me um dia se o meu filho sofresse com essa ausencia de respostas. Ver outros meninos com pai e mae e questionar quem é o pai.
Respeito quem toma essa opcao, estou so a mostrar outra perspetiva. Por mais que um pai nao preste ou seja ausente, o saber quem é faz diferenca. Saber as nossas origens. Na minha opiniao.

É exactamente isso que vi um dia num documentário sobre filhos de pais dadores de esperma. Havia um grupo deles que andavam a fazer diligencias nos centros de esperma para saber quem era o pai por sentirem um vazio na vida deles, afirmando que se sentiam incompletos por não saberem nada de nada sobre a outra metade que os gerou.

isso é, confesso, algo que me assusta e, por isso, se pudesse, ia a Inglaterra fazer isto pq, lá, aos 18 anos as crianças podem saber quem é o pai.
Como cá em Portugal não se optou por essa forma e como eu não tenho dinheiro para ir a Inglaterra... Seja o que Deus quiser!

Sobre Diana Mar

David: Amor da mãe, Adoro-te!!!

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Obrigada Diana Mar. Está excelente. Estás em qual? Fizeste por opção? E a família, como reagiu? É tão importante o apoio deles...
Vai correr bem, vais ver. Pensa positivo Sorriso Daqui a uns tempinhos, publicas a tua felicidade.
Boa sorte!

Ana Pimenta -
Offline
Desde 26 Maio 2010
I Love DMPM

Mokita de o 1982 do teu nome é o ano que nasceste compreendo-te prefeitamente e julgo que se é isso que queres força.

Também perdi o meu pai aos 6 anos e fiquei gravida no ano que fiz 35 anos...

Quando te perguntar que é o pai eu sou da opinião que se deve sempre contar a verdade às crianças tenham eles a idade que tiverem e é muito simples dizem que querias muito ter um filho lindo como ele é e que como não tinhas marido resolveste tê-lo sozinha e assim ele só tem mãe, e até podes fundamentar que tu também não cresceste com pai contudo sempre foste igual aos outros e feliz.

Boa sorte e vai contando as novidades.

Gabriel Domingos - 14/11/2007 - o dia mais feliz da minha vida!
Meu campeão - És uma benção de Deus!
Já tenho loja vistem: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/63279

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Olá Ana! E ainda dizem que não há coincidências... Sorriso
Por mim, a explicação está mais que feita mas para os outros ainda é tabu.
Não ajuda muito.
O que me tem ajudado a ultrapassar a fase "fim de namoro" é concretizar o meu sonho. Tenho momentos em que quebro por causa do complicometro.
Haja paciência...
Beijinhos.

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Becca escreveu:
Querida Mokita1982
Que nada nem ninguém a impeça de concretizar o seu maior sonho: o de ser mães.
Aproveito também para lhe dar a conhecer o nosso grupo fechado do Facebook, das Mães Solteiras por opção (MSO’s) onde falamos de todas essas questões.
As outras mães que estiverem atentas a este tópico, ou que estiveram em processo de inseminação ou a pensar fazê-lo (ou que já tenham feito) serão também muito bem vindas no nosso grupo.
Aproveito também para informar que a Turtleeyes aqui do fórum gravou há dias uma entrevista sobre o assunto para a SIC ☺
Irá para o ar no dia 7 de Setembro na SIC, no programa de dia do João Baião + Rita Ferro Rodrigues. A jornalista responsável está ainda à procura de mais mães (ou futuras mães) para falar ao vivo com eles nesse dia 7 de Setembro na SIC.
É uma excelente oportunidade para ajudar a nossa sociedade a abrir as suas mentalidades!
Quatro mulheres gravaram o seu testemunho para esse programa ☺ Por favor, contribuam também com o vosso testemunho.
Contactem-me por aqui ou contactem a Turtleyes, pelo telefone 965111119.
O link do grupo de FB é o https://www.facebook.com/groups/944266495621505/
Bom fim de semana a todas!

Mokita1982 -
Offline
Desde 26 Mar 2017

Obrigada pelo convite Becca. Já me "inscrevi". Aguardo vossa aprovação. Mónica Fernandes Sorriso

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?