quem já fez? | De Mãe para Mãe

quem já fez?

Responda
7 mensagens
speedymami -
Offline
Desde 07 Set 2010

estou numa pilha...quem já fez um exame radiológico chamado clister com duplo contraste?é um exame áo intestino para ver se existem vestigios de cancro...o médico avisou me que seria um pouco doloroso de fazer,já alguem fez?doeu muito?já pesquisei na net,mas já se sabe que ouvir doutra pessoa é melhor,estou com um medinho Preocupado Preocupado Preocupado Preocupado

sandrad1 -
Offline
Desde 26 Out 2006

ESTE SITE
http://www.medicoassistente.com/varios/clister-opaco-com-duplo-contraste

fala sobre isso; ja fiz clister Opaco e ja fiz a colonoscopia...
Acho que bastava fazer uma colonoscopia... serve do mesmo e nao colocam aquela massa no intestino...

speedymami -
Offline
Desde 07 Set 2010

mas é doloroso...?

adrianaleite -
Offline
Desde 11 Nov 2008

O meu filho já fez isso por causa de uma invaginação intestinal, tinha 8 meses. Antes da operação tentaram tirar os nós que tinha nos intestinos por meio desse clister de duplo contraste. Mas infelizmente, não conseguiram. Eu assisti a tudo.
Não sei se é exactamente o mesmo que o teu. No dele puseram uns tubos enfiados no rabinho e estavam sempre a bombar um liquido para dentro. Estava deitado numa capsula (é assim que chamam)com o tal rx por cima e a ver-se num ecrãn. Não digo que deve ser muito doloroso mas sim desconfortável.

Desejo-te que não seja nada de especial e que corra tudo bem.
Força

==============================================================
O meu guguinha nasceu no dia 10/07/2009 às 14:55. Tá um rapazinho lindo. http://mamapapaebebe.blogspot.com/

speedymami -
Offline
Desde 07 Set 2010

o teu filhote fez isso sem anestesia nem nada?tão pequenino......

sara7 -
Offline
Desde 22 Nov 2011

Bem sei que este post tem imenso tempo mas, sempre serve de respota para outras pessoas que irão fazer o exame por isso vou partilhar a minha experiencia, pois considero a partilha de informações uma mais valia para quem vai iniciar os procedimentos, mesmo que o tema em si "não cheire bem" lol

Eu tive de tomar Klean Prep para fazer o clister / enema duplo contraste. Ao inicio aguenta-se bem sem problemas, nos primeiros dois copos de 250 ml, mas depois começa a enjoar e a dar vómitos. Aí fiz uma pausa maior que os 10 minutos recomendados e voltei a carga após 20 minutos, ás tantas o organismo habituou-se e tornou-se mais tolerável, embora nauseante era toleravel. E eu tomei os 4 litros em quase 5 horas, levei mais tempo.

Dicas:
1- O Klean Prep para fazer o efeito levou-me pelo menos 40 min a 1 hora, só depois dessa hora fui à casa de banho. Mas enquanto aguardava o efeito, decidi ver vídeos no youtube para me animar. Por isso sugiro que façam o mesmo para desdramatizar e entre as primeiras tomas do klean prep façam algo que vos entretenha. Vejam filmes ou oiçam musicas e vão tomando aquilo como se fosse outra bebida qualquer, difícil abstrair eu sei, mas pelo menos a mim ajudou ligeiramente.

2- Quando se está muito enjoado mais vale uma pausa de 20 min e depois voltar a carga

3- No 4º copo de 200ml/250 ml coloquei um rebuçado hals na boca para não sentir sempre o mesmo sabor enjoativo e refrescar a boca.

4 - Evitem cheirar o medicamento durante a toma

5 - Comprem alguma pomada ou coisa do género para feridas depois de tantas evacuações, as vezes o proprio papel higienico pode magoar depois de tanto uso

Em termos gerais, estava a espera de pior! O que mais me custou foi a 2ª garrafa de 1 litro mas depois fui arranjando estratégias,como o tal rebuçado. De resto as idas a casa de banho e as restrições alimentares aguenta-se normalmente.

O exame:
O exame não foi doloroso, nem custou nada, talvez a colonoscopia seja pior não sei,mas o enema nao doeu nada. So fez impressão a entrada de ar, mas é suportável é como as colicas. E a melhor parte é quando dizem que terminou e estamos desertos de fome e não vemos a hora de comer !!!

O resultado chega dentro de 7 dias vamos la ver...
Boa sorte para quem for fazer!!

sara7 -
Offline
Desde 22 Nov 2011

ps- outra dica é não comer fruta ou vegetais nos dois dias anteriores ao exame