O que todas as futuras mães e mães deveriam saber sobre amamentação | De Mãe para Mãe

O que todas as futuras mães e mães deveriam saber sobre amamentação

Responda
13 mensagens
FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

«1.O colostro (líquido amarelado que está nas mamas a partir do 6º mês de gravidez e até à subida de leite) é o alimento ideal para os primeiros dias do bebé. O colostro não costuma ser muito abundante, talvez porque o bebé nasce com um estômago pequenino.
-
2.Algumas das garantias para um bom início da amamentação são:
◦Após o nascimento o bebé deverá ser colocado, o quanto antes, no peito da mãe;
◦Deve-se evitar o uso de biberão e da chucha pelo menos nas primeira 6 semanas após o parto.
-
3.Nos casos em que é realmente necessário, existe a possibilidade de alimentar o bebé com copo, colher ou seringa (sem agulha).
-
4.Mamadas frequentes, beber líquidos só quando se tem sede e em pequena quantidade nos primeiros dias após o parto e evitar as separações mãe-bebé, são medidas que ajudam a ter uma subida de leite mais harmoniosa.
-
5.Como aliviar uma subida de leite dolorosa:
◦Colocar panos quentes/massajar a mama.
◦Se a aréola estiver dura, extrair um pouco de leite manualmente até a aréola ficar mole.
◦Dar de mamar (propôr as 2 mamas).
◦Se a mama continuar dorida, extrair a quantidade mínima para se sentir confortável.
◦Após a mamada, colocar algo frio na mama.
◦Dar de mamar frequentemente e de cada vez repetir as manobras acima descritas.
-
6.Nos primeiros meses é normal o bebé mamar muitas vezes de dia e de noite.
-
7.Como todos os bebés são diferentes, não há horários nem frequência de mamadas predefinidos. O bebé pede e nós damos.
-
8.Dieta da mãe: não há nenhum alimento proibido. Simplesmente não se deve abusar de nenhum e deve-se observar se o bebé apresenta alguma alteração quando a mãe come algum alimento em demasia ou algum alimento novo.
-
9.Medicação: a maioria dos medicamentos são compatíveis com a amamentação. Se a mãe precisa de ser medicada, pode ser de grande ajuda consultar uma pessoa competente em amamentação para verificar a compatibilidade ou encontrar alternativas que permitam manter a amamentação. [consltar e-lactancia.org para saber lista de compatibilidades]
-
10.Não existe leite fraco, excepto em casos de desnutrição extrema.
-
11.A quantidade de leite produzida é em função da quantidade de leite que sai da mama, tirada pelo bebé ou extraída. Se temos dúvidas sobre a quantidade de leite, para aumentar a produção a melhor solução é dar de mamar mais vezes.
-
12.Muitas mães que trabalham fora de casa continuam a alimentar o seu bebé exclusivamente com leite materno.
-
13.Idealmente, a introdução dos sólidos faz-se quando o bebé está pronto. Isto é, quando por volta da metade do primeiro ano os bebés começam a saber sentar-se, perdem o reflexo de extrusão da língua e demonstram interesse pela comida.
-
14.Idealmente o desmame é feito por iniciativa do bebé. A OMS e a UNICEF informam que “ para um crescimento, desenvolvimento e saúde óptimos, o bebé deve ser amamentado exclusivamente durante os 6 primeiros meses de vida. Depois o bebé deve receber alimentos complementares seguros e adaptados. O bebé continua a ser amamentado até os dois anos ou mais.” O mais importante é a mãe e o bebé sentirem-se bem. Ao optar-se por conduzir o desmame, respeitar os ritmos da mãe e do bebé vai garantir que o processo decorra satisfatoriamente para ambas partes.»
-
Liga la leche Portugal: http://www.llli.org/portugal.html

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

danielaportugal -
Offline
Desde 21 Fev 2011

O 10 é mentira, acho eu. Não mamei 15 dias sequer, tinha sempre fome mesmo que mamasse muito. A minha mãe foi comigo ao médico e chegaram a conclusão que o leite dela não dava, era fraco e não me alimentava. E acho que ela sempre teve uma alimentação saudável (acho que está relacionado) Sorriso

CarolinaJ -
Offline
Desde 31 Ago 2011

Daniela, olá! Não te queria contradizer, mas o facto é que isso do leite ser fraco é um mito. Antigamente dizia se isso, mas os médicos todos vão contra essa ideia. O probema das mamãs não é a qualidade do leite mas sim a quantidade. Muitas vezes não chega, e os bebés bebem um suplemento de LA. INfelizmente isso faz com que muitas mamãs deixem de dar o peito, e o leite acaba por secar se não for estimulada a sua produção. É uma pena! Por muito ou pouco qe seja, o leite da mãe é sempre o melhor.

Concordo com toda a informação e agradeço o esclarecimento. Laentavelmente eu sou mais uma mamã a lutar contra a perda de leite. Devido a muito stress e enervação, o meu leite teve uma redução de quase para NADA....Agora com uma bomba estou a lutar contra isso, e estou a ganhar Sorriso

Beijinhos, e já agora muitos parabéns e força para todas as mamãs com problemas na amamentação mas que lutam a favor de darem o seu leite aos bebés!

Sobre CarolinaJ

Mamã que orgulhosamente amamentou o seu príncipe até aos 30 meses Espertalhão

Tixa_m -
Offline
Desde 17 Fev 2009

danielaportugal escreveu:
O 10 é mentira, acho eu. Não mamei 15 dias sequer, tinha sempre fome mesmo que mamasse muito. A minha mãe foi comigo ao médico e chegaram a conclusão que o leite dela não dava, era fraco e não me alimentava. E acho que ela sempre teve uma alimentação saudável (acho que está relacionado) Sorriso

Entao desculpa que te diga mas o medico era um burro!

Sobre Tixa_m

❤️5/12/2010❤️nasceu a minha princesa Leonor no dia em q fizemos 40semanas Espertalhão as 22h10m com 3.040kg e 47.5cm Apaixonado AMO-TE MUITO PIPOQUINHA Apaixonado

🍀Setembro 2019 - Início de treinos para o 2°baby 👶🏻🍀🍀🍀

fcardoso -
Offline
Desde 16 Maio 2007
I Love DMPM

Olá,

O mês passado fui a um workshop sobre amamentação, dado por uma enfermeira que é também conselheira da Unicef, e ela falou justamente desse mito de o leite ser fraco.
Disse precisamente que não há leites fracos, o fluxo do mesmo é que pode ser menor e o bebé terá de mamar mais para ficar saciado.
Porque tal como ela disse, o leite de cada mãe é adaptado ao seu filho, logo não há leites maus e fracos.

Carina02 -
Offline
Desde 08 Maio 2011

Na minha opinião, quase todos os bebés passam por fases em que precisam de mamar mais vezes, até de hora em hora, porque estão num pico de crescimento ou porque adormeceram na mamada anterior e não mamaram o suficiente. Quando isso acontece a mãe tem é que dar mama e pronto, é para isso que nós servimos nos primeiros meses, não é!?
Se dermos mama mais vezes vamos estar a estimular o nosso peito a produzir mais, mas o que acontece muitas vezes é que interpretam isso como sendo leite fraco, enquanto que o bebé apenas está com mais apetite. Tal como nos adultos, há alturas em que temos mais ou menos fome.
Depois também dizem que o leite clarinho também é fraco. Mas no meu caso o primeiro leite que sai é sempre quase transparente só depois de alguns minutos é que vem o leite branco. Com as outras mães deve ser igual.

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Exacto, "leite fraco" é um mito Piscar o olho Antigamente os proprios medicos diziam isso, hoje ja nao o dizem abertamente (embora alguns, as vezes, com o que aconselham, parece q acreditam), mas muitas pessoas (principalmente as mais velhas) ainda pensam q isso é verdade.
Para que o leite nao tivesse todos os nutrientes e calorias necessarios pro bebe era preciso que a mae estivesse num estado gravissimo de desnutriçao. E nao é andar a comer mal ou pouco, é desnutriçao mesmo, e grave!
Quanto à quantidade nao ser suficiente, só nao é suficiente se o bebe por algum motivo mamar mal (tipo má pega) ou se for limitado nas mamadas em duraçao (seja na 1ª mama ou em ambas. o bebe deve sempre mamar o tempo q quiser na 1ª mama e só entao passar prá 2ª e a duraçao total da mamada é ao criterio do bebe) ou se for limitado no nº de mamadas (tipo a mae nao dá sempre q o bebe quer porque o medico ou alguem lhe disse q deve espaçar as mamadas em X tempo).
Se o bebe mamar sempre q quiser e o tempo q quiser é impossivel a mae ter pouco leite (salvo rarissimas excepçoes, tipo uma doença ou algum problema q impede a produçao de leite).
O stress e afins n limitam a produçao de leite, podem limitar apenas temporariamente o reflexo da ocitocina, fazendo com q o leite n desça tao facilmente e por isso o bebe se possa cansar e chorar ao mamar. entao a mae acaba por pensar q n tem leite e dá LA. ao fazer isso o bebe deixa de mamar na mama ou passa a mamar pouco, e entao sim, começa a existir um défice na produçao de leite face ao q o bebe precisa.
um bebe até 2/3 meses é normalissimo mamar de hora a hora ou as vezes ate menos. Quanto mais novo é o bebe, mais provavel é q isso aconteça. n tem nd a ver com a qualidade ou quantidade, mas apenas as necessidades fisicas e tb afectivas do bebe. cabe à mae responder a elas Sorriso se o fizer, a amamentaçao corre bem.

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

danielaportugal escreveu:
O 10 é mentira, acho eu. Não mamei 15 dias sequer, tinha sempre fome mesmo que mamasse muito. A minha mãe foi comigo ao médico e chegaram a conclusão que o leite dela não dava, era fraco e não me alimentava. E acho que ela sempre teve uma alimentação saudável (acho que está relacionado) Sorriso

Sabes que há 20 anos atrás ( e ainda hoje infelizmente) os médicos não percebiam nada de amamentação. Davam conselhos desadequados do género: "mamar 5 minutos numa mama e passar para a outra" ou "dar mama de X em X horas"

Não há leites fracos, pode haver leite insuficiente, e a não ser que haja uma razão medica para isso é possível dar volta à situação.

Sobre Luabranca

Bjs

tcorisca -
Offline
Desde 28 Set 2010

Mas então quando se passa de uma mama para outra?

Sobre tcorisca

Madrinha "chata" mas babada da Socas e BiaMarlene Sorriso

Madrinha babosa da linda Princesa da Xaninha_17 <3

Afilhada de taniaxana28 Espertalhão

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

tcorisca escreveu:
Mas então quando se passa de uma mama para outra?

Qd o bebé largar a 1ª e a mãe notar q ja n tem leite lá e se o bebe ainda quiser mais, oferece entao a 2ª Piscar o olho
se o bebé nao quiser, mama só de uma.
bjinhos

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

tcorisca -
Offline
Desde 28 Set 2010

E eu que sempre pensei que se devia alternar entre as duas na mesma mamada Sorriso

Sobre tcorisca

Madrinha "chata" mas babada da Socas e BiaMarlene Sorriso

Madrinha babosa da linda Princesa da Xaninha_17 <3

Afilhada de taniaxana28 Espertalhão

Patrícia Sampaio -
Offline
Desde 03 Mar 2011

tcorisca escreveu:
E eu que sempre pensei que se devia alternar entre as duas na mesma mamada Sorriso

deves deixar mamar bem numa mama, o leite do fim aquele mais branquinho, é mais rico em gordura, e logo o que sacia a fome, e só depois oferecer a outra. na próxima mamada ofereces em primeiro a última que ele mamou. notas que a mama fica vazia porque fica mais molinha, vais apalpando. jocas

tcorisca -
Offline
Desde 28 Set 2010

Esclarecida Sorriso

Obrigada

Sobre tcorisca

Madrinha "chata" mas babada da Socas e BiaMarlene Sorriso

Madrinha babosa da linda Princesa da Xaninha_17 <3

Afilhada de taniaxana28 Espertalhão