Que será que faço de errado!? | De Mãe para Mãe

Que será que faço de errado!?

Responda
15 mensagens
Marvelous -
Offline
Desde 27 Jan 2015

Ola.
Sou mãe há um mês e estou a dar leite ma­terno ao meu bebé.
A minha dúvida é se o meu leite lhe che­ga. O meu bebé nasceu com baixo peso. Tem tido um acompanhament­o especial, com controle de peso semanal­, e o bebé está a crescer muito bem, eng­ordando cerca de 30 a 40g/dia.
Visto assim, parece que o meu leite é s­uficiente, mas esta dúvida surge, porque­:

1-Há mamadas que ele não fica satisfeito­, nota-se que quer mais (isto ao fim de ­lhe dar os dois peitos e de estar cerca ­de 15min em cada um). Nestas situações d­ou cerca de 30 a 60ml de suplemento, com vali­dação do pediatra, que diz que no caso d­o meu bebé é normal que ele tenha "mais ­apetite".

2-Nao consigo fazer stock de leite. Quer­ia congelar leite para quando for para a­ creche e não consigo. Apenas consigo ti­rar cerca de 50ml dia, quando vejo Mamãs­ a tirar aos 150ml/dia.

A minha alimentação é saudável e bebo ce­rca de 1,5lt de líquidos dia.

Que posso fazer para evitar de lhe dar suplemento e para conseguir extrair mais ­leite para congelar?

Obrigada.­

--­

Mamã S -
Offline
Desde 11 Set 2013

Tens que falar com o teu médico para ajustar a tua alimentação e suplementar o bebé.

Ninean -
Offline
Desde 07 Ago 2014

Só tenho duas sugestões que são isso mesmo, apenas sugestões, pois não sou especialista e não posso dizer o que está errado ou não.
1º: Ao dizer que bebe 1,5Lt de liquidos, refere-se a água apenas ou está a incluir sumos e outro tipo de bebidas. O 1,5Lt que bebe deve ser apenas de água (ou algúm chá como camomila), outros liquidos não contam.
2º Tente perceber se o seu bebe está a fazer uma boa pega da mama, e se está a conseguir retirar tudo o que pode, pois apenas isso será suficiente para que o seu corpo produza a quantidade que ele precisa.
Já agora e isto é um aparte, nem todas conseguimos retirar a mesma quantidade de leite para armazenar, umas têm maior facilidade outras menos.
Boa sorte, tente estar relaxada na hora de dar de mamar e aproveitar o momento.

Sobre Ninean

Orgulhosa mãe de um anjinho e uma fada!
Madrinha da Catiaribeiro10
http://possoteraminhaopiniao.blogspot.pt/

Sophia Almeida -
Offline
Desde 15 Jan 2013

Já ouvi falar k o promil ajuda na produção de leite

Tentando desde Fevereiro de 2012
Ovusitol - Abril a Junho de 2013(-);1 Coito Prog.( +); Perdi a minha estrelinha (8 de Maio de 2014); 2 e 3 C.P (-), 4 e 5 C.P c/ Menopur (-), Positivo a 21/1 ( natural)

AnaMiguelCarolina -
Offline
Desde 06 Out 2015

Olá mamã. Tome o Promil, ajuda na produção de leite! Comigo resultou. Houve uma altura em que fiquei com as 2 mamas moles e depois com o Promil voltei a ficar com as mamas duras e com bastante leite. A minha filha por vezesv também se mexia muito, eram os gases e as cólicas. Não cometa o mesmo erro que eu cometi: deixe-o mamar o tempo que ele quiser. A minha filha chegou a deixar de querer a mama, mas depois voltou a habituar-se novamente.
Tenha paciência; só com paciência consegui. Boa sorte!

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Parabéns Marvelous, a sua bebé está a crescer muito bem. Acho que não deve pensar que está a fazer algo de errado, isto da amamentação, como tudo o que é biologia, não é algo linear, há vários caminhos para chegar ao resultado que se pretende, que neste caso é um bebé saudável e em crescimento! E é isso que aí têm.

Em relação ao seu primeiro ponto, sugeria-lhe se lhe parece que o bebé depois de mamar à vontade das duas mamas ainda tem apetite, oferecer-lhe de novo a primeira antes de lhe dar o suplemento. As mamas nunca ficam completamente vazias e a produção é constante (ainda que a ritmo variável). Se ele quiser voltar a pegar, mesmo que não beba uma grande quantidade, sempre aumenta o estímulo para a mama produzir e pode ser que consiga diminuir a quantidade de suplemento. A minha teve fases de picos de crescimento em que depois das duas mamas realmente ainda voltava a pegar mais um bocado na primeira antes de se dar por satisfeita.

Em relação à bomba, é mais que normal que no início seja assim. Tirar leite à bomba tem uma curva de aprendizagem e nessa fase inicial nós já temos tanta coisa a ocupar-nos o espírito que às vezes é difícil ter tempo para relaxarmos o suficiente para que a extracção corra da melhor forma. De qualquer maneira, nesta fase, mesmo que tire pouco, isso também contribui para aumentar a produção (e neste sentido tirar cerca de 1h depois da mamada é uma boa altura para potenciar este estímulo).

Em termo de fazer stock, tenha em conta quanto tempo vai estar afastada do seu bebé quando for para a creche, isto é quantas refeições vai precisar e se nessa altura vai ter oportunidade para tirar leite quando estiverem separados. É normal que mesmo depois de se habituar a tirar leite, vá notar que quando passar a tirar leite em substituição de uma mamada consegue tirar muito mais leite do que assim a tirar entre mamadas. Muitas vezes nessa fase consegue-se tirar o suficiente de um dia para o outro, quando dantes não se conseguia.

Outra coisa que pode também ter em conta é que muitas vezes os bebés quando estão longe das mães acabam por querer beber uma menor quantidade de leite e compensar quando reencontram a mãe. Por isso se está a conseguir tirar cerca de 50ml por dia, sugeria-lhe juntar a cada 2 dias e congelar pacotes de 100ml. Para a minha era suficiente e já vi aqui outra mães falarem também em valores próximos desse. Eventualmente eu congelaria também alguns de 50ml para complementar se acabr por ver que é necessário.

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

O meu bebé não nasceu com baixo peso e eu fazia o controlo semanal à mesma do peso. Só assim consegui provar a mim mesma que o meu leitinho chegava para o alimentar, e para mais quem duvidasse (ele precisa de suplemento, ele tem fome, o teu leite ta fraco, ele não pega na mama, ele tem fome - sempre que chorava ahahah)

Stock de leite com 1mês de vida apenas? Mamã, não me leve a mal mas deixe isso para mais tarde, 1 mês antes de regressar ao trabalho chega. E extrai 50ml, acha pouco??? Não é nada mau! Porque tira isso de cada vez, congela e pronto! Optimo - sabe que as primeiras vezes que ele bebem o LM no biberon, não pegam na tetina?! Ou seja, muitas vezes até nem os 50ml vai beber! Relaxe, a sério está tudo bem assim como relata. Quando quiser dar mais de 50ml, descongela 2 sacos e junta no biberon - problema resolvido!

Não se compare com outras mães, isso faz-lhe mal. O stress, nervosismo e ansiedade bloqueiam a saida do leite. Percebi isto quando regressei ao trabalho, em dias de mais stress nem 100ml consegui tirar. Isso de tirar leite, conquista-se aos poucos, não é um problema seu! daqui a uns meses vai ver que já enche sacos na boa, dê tempo ao tempo!

Tomei Promil umas semanas, Matervita e Valdispert durante uns bons 6 meses, teve de ser para me aguentar entre noites sem dormir, carreira e vida de casal! Beba mais que 1,50 de liquidos e acima de tudo, "cozinhe" o seu leite: aliemente-se com coisas ricas, fibra, proteinas, iogurtes, legumes, massas, frutas! Cereais como amendoas, nozes que pode encontrar no Muesli do Pingo Doce caixa azul e branca. Eu comia mel todas as manhãs também.
O meu filho comia pouco e tenho a certeza que foi a qualidade do leite e não a quantidade que o sustentou na perfeição até aos 7 meses só com LM! Deixe-o mamar várias vezes, em livre demanda! mesmo que seja por pouco tempo - isso depois estabiliza. Enquanto ele mama, o corpo recebe o sinal que tem de produzir mais leite! Mas chega a uma altura em que ele já não mama a toda a hora, o meu mudou por volta dos 3 meses e meio/4.

Espero ter ajudado querida! Parabens por amamentar e por estar a pesquisar, por se interessar e procurar ajuda. Muitas mães dizem que deixam de amamentar por falta de informação e de apoio, ora se a Internet serve para pesquisar carrinhos de bebé e outras coisas tão mais fúteis, porque não buscam informação no Google? Ou aqui no fórum? Foi assim que ultrapassei as minhas inúmeras dificuldades de amamentação. Força!

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

E mais, o leite com mais gordura e mais calórico Mãe é o que está mais atrás do bico da mama, ou seja, o leite que sai em primeiro lugar é mais aguado e menos gordo. Eu por vezes tirava esse com a bomba e deixava-o só mamar o leite gordo e branco. Houve um mês que duplicou o ganho de peso esperado. Nunca dei suplemento ao Mateus, preferi informar-me de como poderia tornar o meu leite mais forte, felizmente resultou.

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Ola mamã! O meu menino tem 3 meses e meio e agora iniciei o stock para a creche. Julgo q com 1mes e meio a 2meses de antecedência seja suficiente. Estava com alguns macaquinhos na cabeça pq não conseguia tirar mais q 50 por dia. Insisti e insisti e ja consigo ir aos 100, 150 por dia. Vai aumentando conforme vai habituando oa peitos à bomba.Relaxe! Sugiro ir tirando a seguir a cada mamada SEM STRESS o q sair, sai. Ao fim de 5 ou 6 dias venha ca contar como ja é facil! Muita aguinha e 1 ou 2 chavenas de cha de funcho! E calma, mesmo muita calma.
Eu gravei um video a brincar com o meu filhote e outro com ele na maminha e sempre q ligo a bomba la vou ver. Ajuda-me muito! Beijinhos! Tudo a correr bem! E relaxe. Ainda tem muito tempo!

MummyLopes

kinocas -
Offline
Desde 15 Nov 2010

Meninas eu até tenho me alimentado bem.. Dormido é que nem por isso.. O meu Lucas nasceu Com 3,130kg quando fiz o teste do pezinho já tinha 3,110kg.. A semana passada fomos ao pediatra e pesava 3,510kg... O meu problema é eu duma mamoca tenho muito menos leite.. Já pesquisei e li que na mamoca esquerda temos sempre menos leite.. Mas em mim há mesmo muita diferença.. Acham que posso aumentar de alguma forma a produção dessa mamoca??eu não tenho é descansado nada é tenho medo de não estar a produzir leite suficiente para o meu bebé.. Outra coisa as minhas mamocas não ficam duras.. Teem leite principalmente a direita mas tenho medo que deixe de ter.. .o que me dizem? E aconselham? Bjnho a todas

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

O que lhe aconselho é muita confiança! O seu bebé está a crescer bem, com o seu leite, se continuar a mamar sempre que lhe apetecer o tempo que lhe apetecer, não lhe há-de faltar leite.

É normal ter mais leite dum lado que do outro (não é sempre da esquerda asseguro-lhe, a mim já foi da direita, já foi da esquerda e assim foi alternado).

É normal que as mamas não fiquem duras. Voltarão a ficar duras quando houver um pico de crescimento e a produção aumentar excessivamente por causa do estímulo extra mas depois voltam a adaptar-se e a produzir a quantidade certa e deixam de ficar duras novamente.

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Mamã o meu filho nasceu com 3460 e com 1 semana tinha 2950kg. Falaram-me de imediato em suplemento e eu optei por tentar suplementar com o meu próprio leite mas nao dava pq ele Adormecia MESMO ao fim de um tempinho na maminha. Então comecei basicamente a dar peito por 2 motivos - por tudo e por nada! Sorriso Sorriso E demorava e demorava e demorava- era mexer nos pezinhos, tirar a roupa, eu sei lá!!.. Sorriso O certo é q na pesagem seguinte estava no bom caminho e podia tirar o suplemento - q nunca cheguei a dar.. Sorriso CONFIANÇA a cima de tudo! Vai correr bem! Acredite!!

MummyLopes

MummyLopes -
Offline
Desde 29 Set 2015

Esqueci-me de dizer q so senti as mamocas duras na subida do leite e às vezes sinto de manhã quando ele decide dormir mais um cadinho e nao mamar de 3 em 3h como costume. De resto sempre tive as maminhas normais e nunca tive necessidade de usar discos no soutien. Houve quem me dissesse q nao ia ter leite por muito tempo e blablablas.. Sorriso O certo é q ja la vão 3 meses e meio graças a Deus! Beijinhos. Força!

MummyLopes

Catarina e Marco -
Offline
Desde 21 Maio 2014

Sim convem estarmos distraídas no momento da extração, eu passeava-me pelo Instagram ou via as fotos todas do meu bebecas para trás e para a frente... e nada de contra relógios! Pressas e stress não ajudam mesmo nada...

MummyLopes Que clássico! Eu também ouvi que quando ele iniciasse a creche e eu o emprego que ia ficar sem leite, ora isso foi aos 4 meses. Estamos nos 10 e meio, e o LM chegou e sobrou até congelado para fazer papas! Determinação e confiança ajudam muito nessa fase, não se deixem levar por "treinadores de bancada", habitualmente mulheres a quem correu muito mal a amamentação... foquem-se em pedir ajuda aos BONS exemplos, eu costumo dizer que sucesso e prosperidade são altamente contagiosos; do resto eu quero é distância! Apaixonado

Mateus - Deus não demora, Ele capricha.
02/12/2014 LM Exclusivo 6 MESES!!! EU AMOOOO AMAMENTAR!!
Parto Normal 41 semanas e 3 dias

Samandy -
Offline
Desde 09 Abr 2009

Ola Sorriso sabes que cada corpo é diferente e as pessoas habituaram se a ideia de que mulheres devem de beber 1.5l de agua por dia e os homens dois. Mas nos devemos de beber um x de agua consuante o nosso peso, entre outros factores. Isso foi me dito por nutricionistas e Deixo te aqui uma formula que tirei da net:

"A fórmula é a seguinte:
Peso corporal (Kg) x 0,033 = quantos litros de água deve beber

Vejam o exemplo, com o meu peso (51 Kg):
51 Kg x 0,033 = 1,68 L

Claro que este é um valor médio para o peso de cada um, pois a necessidade de água também depende da actividade que desempenhamos durante o dia. Mas já ficam com um valor aproximado."

Agora ja li que quando amamentamos devemos de beber ainda mais agua. Bebe muita aguinha que pode ser que ajude Sorriso