O que se passa de início ao fim | De Mãe para Mãe

O que se passa de início ao fim

Responda
15 mensagens
rita_joao09 -
Offline
Desde 22 Set 2017

Olá mamãs, ainda me faltam umas boas semanas para pensar nisto mas como sou da team sofredora por antecipação, fico a pensar e a imaginar como será, o que me farão e com o que posso contar/esperar... isto parece parvo e se calhar repetitivo mas é a minha primeira filha e fico muito pensativa... sei que o trabalho de parto inicia de maneiras diferentes com muitas mulheres, mas para quem já teve, quais são os procedimentos? Estou tão à nora que nem sei o que perguntar ao certo e parece que estou a falar de algo tão mecânico quando é a coisa mais natural da mulher... obrigada desde já a quem puder responder. Beijinhos ?

cherry -
Offline
Desde 10 Maio 2009

Olá mamã... descansa o teu coração, ainda falta tanto tempo! Eu sei o que é a ansiedade. Na primeira gravidez, apenas no final fiquei ansiosa. Desta gravidez, estou ansiosa todos os dias de manhã à noite! Não consigo relaxar!
O trabalho de parto é a coisa mais natural do mundo, pode iniciar naturalmente, ou se nada acontecer a tua OB agenda uma indução. Eu consigo falar das duas coisas. O meu parto iniciou naturalmente com as contrações em casa, aguentei até estarem de 5 em 5 minutos e fui para a maternidade. Já tinha 2 dedos de dilatação e mandaram-me para a sala de partos. Lá pedi a epidural, deram e acalmaram as dores, mas as contrações atrasaram, o parto nã desenvolveu. Depois és observada inumeras vezes, várias toques, chegas a perder a conta de quem lá mete as maos. Como não desenvolvia, administraram-me ocitocina para acelerar e acelerou, começei a ficar com contrações de minuto a minuto, no entanto o menino não estava bem posicionado e só saiu com ajuda de ventosa! Relaxa, não foi tão mau como parece! Nisto tudo estive 17 horas em trabalho de parto!
Não há nenhum parto igualm todos são diferentes. Aconselho-te a ler relatos de partos aqui no forum, pesquisa no google! Ajudou-me a ter uma ideia, mas o meu parto não foi igual a nenhum.
Beijinhos e boa sorte.

Sobre cherry

Treinante desde Outubro 2011, com POSITIVO 16/DEZ/2012!!!
Treinante desde Agosto 2017, com POSITIVO 27/AGO/2017!!!

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Olha não adianta mesmo pensares ou estares a contar com o que quer que seja. Isto porque depende muito de mulher para mulher, do hospital, da equipa, do bebé... de tudo! As variantes são tantas que não te adianta estar a pensar que vai ser assim ou assado. Só para veres como pode ser diferente vou dizer-te por alto como foram diferentes os meus partos. Da água para o vinho! E no entanto a mulher era a mesma e o hospital o mesmo!

Do primeiro ultrapassei as 40 semanas, não perdi o rolhão mucoso com antecedência, comecei com contrações, evolui naturalmente, tive uma data de problemas e acabei em cesariana de emergência! Fiquei muito traumatizada.
Do segundo não cheguei às 40 semanas, andei semanas a perder o rolhão, começou com ruptura parcial da bolsa, as contrações acabaram por parar e teve de ser induzido, foi super rápido (entre as 14 e as 18!), sem epidural, com muitas dores mas natural e normal. Muito bonito e sem grandes stresses.

Como vês as variações podem ser tentas que não adianta estares a pensar nisso. Relaxa e confia em ti, no teu corpo, no teu bebé e na equipa e vais ver que corre tudo bem.

rita_joao09 -
Offline
Desde 22 Set 2017

Obrigada pelos testemunhos meninas. O que eu penso muito também e ja li que há maneiras para TENTAR evitar, é a episiotomia, o corte do períneo. Ja me disseram que se cortarem vou sentir mas não vai doer porque estou ocupada com outras dores ? mas é algo que me deixa a pensar muito... e o facto de ter muitas mãos a mexer me também me atormenta apesar de saber que é necessário... tudo me passa pela cabeça ?

Ambika -
Offline
Desde 09 Set 2008

Também acho q não vale muito a pena pensares nisso já Sorriso a mim saiu tudo ao lado do q eu imaginei/idealizei!
Tinha muito medo do parto, mas acredita que na hora só queria que ela nascesse bem!
Eu não tive indícios de parto, fui p o hospital na dúvida se teria bolsa rota :p era uma ruptura pequena, e eu só pensava q ia lá para nada! Mas por descargo de consciência fui...e ainda bem, pq fiquei logo lá...era de facto bolsa rota!Eu estava à espera de ter uma inundação, ou de começar c contracções e n foi nada disso! Sedutor Sedutor
Sempre imaginei um parto normal e acabei por ir de urgência p cesariana, e o pai n pode assistir, que era o q queriamos! Mas a bebé estava em sofrimento, e eu só queria mesmo era q a tirassem o mais rápido possível!
Portanto olha...vai calma e c pensamento positivo! Vais ver q td vai correr pelo melhor

Sobre Ambika

treinante desde 01/04/2015 <3
positivo a 20/06/2015 Sorriso
Gravidez anembrionária - interrupção às 7 semanas Triste
confirmação de gravidez molar total
positivo a 19/10/2016

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

Eu vou dar-te o meu exemplo para te ajudar a tranquilizar e não pensares que é sempre mau.
Rebentaram-me as águas sem qualquer contração nem dor.
Fiquei uma hora em casa até que as águas acalmassem.
Tomei um duche rapido so com água e fui a pé para a maternidade.
Quando as águas rebentam convém ir mais ou menos logo para a maternidade porque há o risco de infeção para o bebé.
Cheguei à maternidade ao meio dia.
Durante o dia não se passou nada. Não senti nada e nada avançou. Descansei, dormi, passeei pelos corredores da maternidade.
Às 22h30m fui para a cama para dormir. Caso nada aconteça ao fim de 24horas depois das águas rebentarem, o parto é induzido porque o bebé tem mesmo que nascer e não pode ficar mais tempo dentro da barriga sem o líquido amniótico, pelo risco das infeções.
No entanto, à meia-noite começou o trabalho de parto.
Contrações, dores, etc. Não é a melhor coisa do mundo, não! Mas foi suportável. Não podia levar epidural porque só tinha um dedo de dliatação.
Passei a noite nisto, deram-me várias coisas para as dores mas nada aliviava.
Às 6h da madrugada levei a epidural pois já tinha 3 dedos de dilatação.
A partir daqui tudo melhora.
Pouco antes do meio dia comecei a expulsão. Foi tudo muito calmo, sem dores, sem nenhum drama, estava apenas eu, o pai e uma parteira na sala de partos, ainda estivemos à conversa quando as contrações terminavam e esperávamos por outra.
Meia dúzia de puxões depois, o Henrique estava cá fora.
É cansativo a nível fisico, pois temos mesmo que fazer força (como se estivessemos a fazer cóco! ahahahaha), mas foi tudo muuuuito pacífico.

Agora, durante toda a gravidez eu não pensei nisso.
Não vale a pensa fazer planos.
É deixar levar e irmos adaptando-nos no momento.
Relaxa!
Vai tudo correr bem!

Diana Lima -
Offline
Desde 12 Dez 2015

Vindo duma pessoa que viveu a gravidez aterrorizada, achava que tudo podia correr mal, que ia ser o pior dia da minha vida, que não ia aguentar... digo-te que é um desperdício de tempo e energia pensar tanto. Na hora as coisas não são tão medonhas como se pensa. Tens a epidural, que o hospital não poupa, para que não sintas nada. A mim eram as enfermeiras a insistir para dar mais doses, porque eu nem me queixava muito... Não te posso dizer que não doeu nada, doí claro. Sentes dor, mas não é sofrimento. Não sei explicar bem, acho que têm razão quando dizem que se esquece o parto depois dele nascer e acho que é mesmo verdade... O mesmo já não posso dizer do pós... mas isso já são outros quinhentos que nem vale a pena falar.

Quanto aos procedimentos, varia muito pela forma como se inicia. Mas o geral é, dão-te a bata, apartida dão te um clister logo no inicio, depois esperas na sala de partos ou na sala de dilatação mediante a evolução. Vão te fazer o toque e aqui o importante é relaxar mesmo, porque assim que te dão a epidural deixas de os sentir por completo. A parteira vem de vez em quando ver como está a evoluir mas estas quase sempre sozinha com o teu companheiro na sala. Durante este processo não podes comer, só beber. Assim que estiveres com a dilatação toda a parteira vai te dizer para ires fazendo força quando vem a contracção, que podes ir vendo pelo grafico. Na hora H, vem a médica e o bebé eventualmente vai sair xD
Quando a episiotomia... infelizmente não há como antever, a médica nem diz nada, chega lá e pumbas... Eu senti que me cortou mas não doeu, é mais impressao que outra coisa... Depois têm que fazer nascer a placenta enquanto arranjam o bebé e cozem o estrago xD
Logo a seguir, vais para a sala de recobro e ajudam-te a dar logo a mama.

Acho que de um modo geral é isto que acontece, agora cada historia é uma história e és tu e a tua bebé que vão fazer a vossa e depois também vais vir ao forum tranquilizar outras mamãs, porque afinal não foi assim tão mau Piscar o olho
Tudo se aguenta acredita, Beijinhos e boa sorte

Cathara -
Offline
Desde 13 Set 2016

Eu tb sou do Team ansiedade. Como ia ter a bebé no HSFX andei a ler tudo sobre como fazer a preparação (banho quente, música, massagens, bola de pilates, respiração). Até visualizava na minha cabeça como tudo ia correr, o pai a dar-me a mão e eu a fazer muita força para a expulsão...não correu nada como tinha planeado. O parto teve de ser induzido e todo o processo foi muito rápido. Na hora das visitas(15h) eu estava ainda no quarto e apertava a mão do meu pai e da minha mãe e encostava a cabeça no meu namorido. Não era dores propriamente era o meu corpo a contrair-se de uma forma muito intensa. Parecia que o umbigo havia de tocar na coluna. As águas rebentaram no elevador quando ia para a sala de parto. Não queria pedir epidural mas tive de pedir porque eu não conseguia parar de fazer de força e não tinha qualquer controlo sobre a minha barriga. Depois de levar uma epidural rápida, mal tive controlo a enfermeira foi chamar o namorido e a outra pediu para fazer força. O namorido entra e vè a cabeça da filhota a sair e o resto do corpo. Nasceu às 16h44. Eu tive de aliviar a força porque a bebé nasceu de uma vez só. Correu muito bem. O pai até viu a filha antes de mim. Foi muito bom e correu muito bem.
Acho que o truque é ir calma e tentar adaptar às circunstâncias o melhor possível.

Sobre Cathara

CJ

Soph_713 -
Offline
Desde 25 Mar 2015

Olá!

Aconselho-te a fazer um curso de preparação para o parto... Nada melhor do que conhecer os procedimentos e todo o processo envolvente para ficarmos mais calmas.

Outra coisa muito importante e que não me canso de repetir: "o trabalho de parto começa assim que uma mulher fica grávida".

Em Portugal não faz parte do "protocolo", apenas se preocupam com o nosso peso e tensão (talvez por isso tenhamos uma das taxas mais elevadas de episiotomia em todo o mundo - 70%, quando a OMS não recomenda que se ultrapasse os 10% -, mas é muito benéfico para qualquer mulher, grávida ou não grávida:
- Exercícios de reforço pavimento pélvico;
- Exercícios de Kegel; e
- Massagem do períneo com óleos ou elastolabo.

Vê videos no YouTube. Há vários desde o início ao fim Piscar o olho

Tudo a correr bem Beijinho

Mamon. -
Offline
Desde 06 Dez 2016

É Normal teres todas essas dúvidas. Pode ser que sejas como eu.
Primeiro parto fiz o toque maldoso 2 dias depois rebentaram as águas, fui para o hospital cheia de medo mas sem dores, só vontade de fazer cocó, mas bem que tentei e não, não era cocó, eram as contrações, quando começou a doer, não aceitei epidural e em 2 horas nasceu a minha filha. Primeira frase "não custou assim tanto, podia vir outro a seguir"

Segundo parto.
Indusido com medicação as 41 semanas dilatei até aos 5 ou 6 dedos sem dores e a partir das dores daquelas para morrer em 2 horas tive o meu filho (eu implorei a epidural mas não conseguiram administrar devido a um problema de coluna)

Mas tenho partos de 2 horas e há quem os tenha mais rápidos até...
Boa sorte e beijocas

Sobre Mamon.

Uma filha e um filho lindo, agora em preparações para a terceira viagem <3

geraldesfatima -
Offline
Desde 04 Maio 2017

Olá Rita

Aqui vai mais uma experiência super positiva de parto, ao ponto de o recordar com muita saudade Sorriso
marcada indução para as 41 semanas e 2 dias, nasceu naturalmente às 41 semanas e 1 dia. No dia anterior comecei com dores pela madrugada, de manhã levantei-me, tomei um duche e a dores pararam. Nesse dia fiz duas grandes caminhadas de 7 km cada, de vez enquando sentia dor, mas tudo muito suportável. Ao fim da tarde, depois de tanta caminhada, voltaram as dores, resolvi ir ao hospital para ser avaliada, como era o primeiro filho tudo era desconhecido. Fiquei internada apenas porque já tinha passado das 40 semanas, pois, segundo a médica, ainda estava tudo atrasado. Passei a noite com contrações, que se suportavam bem com o controlo da respiração, ao ponto de ainda ter dormitado algumas vezes. De manhã fui observada e, sem prever, já estava com 8 cm de dilatação. Já não cheguei a levar epidural, fui para a sala de partos e partir daí foi ir controlando as dores que eram mais fortes. Cheguei a um ponto deixei de sentir tanta dor, acho que o nosso sistema nervoso acaba por neutralizar um bocado isso, foi o que me pareceu. Foi seguir as orientações do pessoal de enfermagem e médico e lá nasceu. Custou-me um pouco o depois, a saída da placenta, etc, talvez pelo cansaço mas deixei de suportar tão bem o incomodo. Olha, mas depois, quando me levaram para o quarto lembro-me de pensar: pronto, já está! e dei comigo com um sorriso de orelha a orelha Sorriso
Dicas importantes que te posso deixar, caso as queiras "ler" Sorriso Tentar andar muito desde cedo durante a gravidez e assistires às aulas de preparação para o parto, os ensinamentos que ganhas sobre o controle da respiração são mesmo eficazes, comigo foram mesmo.

Beijinhos grandes e tentar aproveitar a gravidez, é uma bênção e o parto é uma experiência que fica para toda a tua vida e que te vai orgulhar sempre.

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Só és cortada se aceitares ser cortada! Atenção!
Se te cortarem vais sentir, oh se vais. Eu senti muito bem o corte no meu primeiro filho.
Não posso dizer que tive assim muitas mãos a mexer em mim. Na verdade, do segundo filho tocaram-me muito pouco e foram apenas umas duas pessoas.
Do segundo filho pedi para n fazer episiotomia, e sinceramente nem foi necessário. Rasguei uma coisinha de nada mesmo. Levei apenas 2 pontos, um dentro e um fora, dos quais recuperei maravilhosamente bem.
Tenho o relato do meu 2º parto, caso queiras ler.

rita_joao09 -
Offline
Desde 22 Set 2017

Cláudia Sobral escreveu:
Só és cortada se aceitares ser cortada! Atenção!
Se te cortarem vais sentir, oh se vais. Eu senti muito bem o corte no meu primeiro filho.
Não posso dizer que tive assim muitas mãos a mexer em mim. Na verdade, do segundo filho tocaram-me muito pouco e foram apenas umas duas pessoas.
Do segundo filho pedi para n fazer episiotomia, e sinceramente nem foi necessário. Rasguei uma coisinha de nada mesmo. Levei apenas 2 pontos, um dentro e um fora, dos quais recuperei maravilhosamente bem.
Tenho o relato do meu 2º parto, caso queiras ler.

Vou ler sim Sorriso obrigada!

rita_joao09 -
Offline
Desde 22 Set 2017

E outra coisa, no centro de saúde falaram me sobre o plano de parto. Eu ja vi o modelo e parece me simples de entender e resumido. A questão é: na hora H os médicos vao "perder tempo" a ler isso e atender aos meus desejos? Ou se eu nao abrir a boca vão fazer o que acham necessário à altura? Tenho medo de levar o papel e que fiquem a olhar para mim tipo: a sério? 😅

Cláudia Sobral -
Offline
Desde 12 Jan 2012

Um parto, salvo raras excepções não é em 10 minutos que acontece ehhe tens um trabalho de umas 10h pela frente, e eles vão ter tempo suficiente para ler a atender tudo aquilo que pediste, se assim for possível.