O que é uma Placenta posterior baixa oclusiva e de grau 1 | De Mãe para Mãe

O que é uma Placenta posterior baixa oclusiva e de grau 1

Responda
9 mensagens
anagomes_ -
Offline
Desde 20 Jun 2011

Boa tarde...

A três semanas estava deitada a ver tv e senti que estava a acontecer qualquer coisa estranha , fui á wc e deparei me com sangue vermelho vivo. Apanhei um enorme susto mas quando fui ao hospital disseram me que era um descolamento da placenta e para vir para casa de repouso absoluto. No sábado passado comecei a ter um corrimento castanho e fui ao médico para ele me passar uma ecografia, fiz a ecografia nesta quinta feira e a médica disse me que a minha placenta é posterior baixa oclusiva e de grau 1... Também me disse que como a placenta esta por cima do colo de útero corro risco de vida e que se começar a sangrar posso nunca mais parar. Estou assusta porque é a minha primeira gravidez. Alguém já passou pela mesma experiência? Agora estou de repouso absoluto mas queria saber a opinião de outras mães ou futuras mães para ficar mais descansada...

Desde 25 Mar 2011

ola
descobri isto,ve se te ajuda

e descansa Sorriso

O que é placenta prévia? É um problema comum?
A placenta prévia, também conhecida como placenta de inserção baixa, é uma complicação da gravidez causada pelo posicionamento da placenta, que se implanta na parte inferior do útero, cobrindo parcial ou totalmente o colo do útero. De três a seis mulheres entre cada mil grávidas tem o problema. O sangramento pode ser um dos sintomas. Conforme a parte inferior do útero estica, na segunda metade da gravidez, a placenta pode se descolar, provocando uma hemorragia. Se a placenta estiver obstruindo completamente o colo do útero, o parto normal se torna impossível.

A hemorragia representa risco de vida tanto para a mãe quanto para o bebê, mas é raro que ocorra morte. Se o sangramento não puder ser contido, ou se a mulher entrar em trabalho de parto prematuro, o bebê terá de nascer por cesariana, mesmo que ainda faltem várias semanas para a data prevista para o parto.

A placenta prévia pode ser dividida em quatro tipos, sendo que os dois primeiros são os mais comuns:
I - a placenta tem inserção baixa no útero, mas o parto normal ainda é possível.
II - o extremo inferior da placenta chega a encostar na abertura do colo do útero, mas não o fecha, portanto o bebê pode nascer de parto normal.
III - a placenta cobre parcialmente a abertura do colo do útero. O bebê terá de nascer via cesariana.
IV - a placenta cobre completamente a abertura do colo do útero. O bebê terá de nascer via cesariana.

Se no começo da gravidez você fizer um ultra-som e a placenta parecer estar perto do colo do útero, ou até o encobrindo, não é preciso se assustar. É quase certo não se tratar de um caso de placenta prévia. À medida que o bebê cresce, o útero aumenta e naturalmente afasta a placenta do colo do útero. Mesmo que a placenta ainda esteja baixa no ultra-som morfológico, por volta de 20 semanas, pode ser que ela não traga problemas quando a hora do parto chegar.

O recomendável é que, em todos os casos em que a placenta tenha coberto o orifício interno do colo do útero, em qualquer ponto da gravidez, a mulher seja submetida a uma nova ultra-sonografia com 36 semanas. Na grande maioria das vezes, o exame mostrará que a placenta mudou de lugar e já não representa problema na hora do parto.
Como é a placenta prévia?

Quais são os sinais de alerta para a placenta prévia?
Sangramento vaginal sem dor no último trimestre da gravidez costuma ser um sinal de alerta, e é preciso procurar ajuda médica imediatamente se acontecer. Pode ser, no entanto, que não haja nenhum sintoma, e a condição só seja descoberta durante os ultra-sons de rotina.
Existem fatores de risco que predispõem à placenta prévia?
A placenta prévia é mais comum quando a mulher já teve pelo menos uma gravidez. Também há um risco ligeiramente maior para mulheres que já foram submetidas a uma cesariana, que já tiveram um caso de placenta prévia antes ou que fumem. A maioria das mulheres que apresenta placenta prévia não tem nenhum fator de risco específico.
Como a placenta prévia é controlada?
Depende da presença ou não de sangramento e do estágio da gravidez. Se o problema for diagnosticado depois da 20a semana, mas não houver sangramento, a orientação deve ser de evitar o excesso de atividades físicas e o estresse. Se houver hemorragia, a mulher será internada, para que o sangramento seja monitorado. Mesmo que o sangramento seja contido, pode ser que, dependendo da gravidade do caso, os médicos prefiram que a mulher continue no hospital até o nascimento do bebê.

Os obstetras também costumam aplicar injeções de esteróides para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê, para o caso de um parto prematuro.

Se você tiver placenta prévia, não deixe de avisar sempre que for ser examinada por algum médico ou enfermeira que não saibam do problema. Eles podem preferir evitar fazer exame de toque vaginal.

♥´¨)
¸.·´¸.·*´¨) ¸.·*´¨)
(¸.·´ (¸.·´♥Dinis *6/05/2011*Foste obrigado a vir para os meus braços as 36 semanas e 2 dias...mas ainda bem ...conheci-te mais cedo Careta Madrinhas:CarlaSophia,Burmeca,Dudalaura,Ana82 big kiss <3 MINHAS AFILHADAS: Lara da Carlasophia,afilhada Miss Sarge e da sua
estrelinha,afilhada arcoiris e a sua estrelinha Dinis,e das minha estrelinhas *STAR28* E *BIA*OBRIGADO POR EXISTIREM E FAZEREM PARTE DA MINHA VIDA ,kisses nas bochechas a todas.

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

não passei por isto,mas pesquisei e achei essa resposta a sua pergunta:"A placenta de inserção baixa, também conhecida como placenta prévia, ocorre quando se forma muito próxima ao colo uterino, recobrindo-o. Como o bebê deve passar pelo colo para nascer, o mau posicionamento da placenta inviabiliza o parto normal. Além disso, a placenta prévia pode levar a sangramentos durante a gravidez, pois não está totalmente colada no útero. O diagnóstico de placenta prévia aumenta as chances de o bebê nascer prematuramente, pois, em caso de sangramentos graves, é necessário antecipar o parto. A gestante tem de fazer repouso quase absoluto. O uso de medicamentos também pode ser necessário para prevenir uma possível hemorragia. Autotransfusão, ou seja, armazenamento prévio de sangue no banco para emergências, também é uma medida considerada por alguns especialistas." (A.L.)

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

anagomes_ -
Offline
Desde 20 Jun 2011

Fico muito agradecida por se terem dado ao trabalho e terem pesquisado para me ajudarem...

Eu agora estou de 16 semaninhas e já sei que vou ter a minha Madalena=) Não sei bem o que pensar mas vou ficar de repouso absoluto até ás 21 semanas que é quando vou fazer outra ecografia... Estou com esperança que depois deste tempo todo de repouso absoluto a médica me diga que a placenta já colou ou então que já subiu. Sempre tive uma saúde de ferro e nunca pensei que isto me acontece se mas tenho de ter pensamento positivo=)

Cumprimentos=)

vanilla-essences -
Offline
Desde 01 Fev 2011

AnaGomes: eu tambem tenho placenta baixa, a unica diferença é que a tua é posterior, ou seja está entre as tuas costas e o bebé e no meu caso ela é anterior, ou seja está entre a barriga e o bebe.
O facto de ser anterior ou posterior não é alarmante. O ser baixa é que é, porque é mais propicio a se descolar, como foi o teu caso! Estás de quantas semanas?
Agora é fazer repouso absoluto mesmo e leva isso a sério, levanta-te só para ir ao wc e mais nada! Se tiveres no inicio/meio da gestação e respeitares o repouso, a placenta tem tendência para subir, conforme o utero vai crescendo e o proprio bebe empurra a placenta para cima. Se ela não subir, o que implica é que tenhas de ficar de repouso ate ao fim da gravidez porque ao minimo esforço podes descolar a placenta novamente, causando hemorrogias e terás de fazer cesariana.
No meu caso, eu estou de 36 semanas, a minha placenta era só anterior e ficou baixa por volta das 28 semanas(ja apareceu no relatorio da Eco 3D), mas eu só soube concretamente o que era na consultas das 32 semanas :s que foi quando tive consulta com a minha GO, agora estou de baixa, desde que estou em casa ela subiu ligeiramente, mas como o utero não cresce muito mais, é pouco provavel que o canal do parto fique completamente desimpedido e terei de fazer uma cesariana.
O graus tem a ver com a maturidade da placenta, quanto mais a gravidez for avançando mais velha a placenta vai ficando, sendo o grau I bom e o grau III uma placenta já envelhecida e que já não está a fazer o seu papel (nutrir o bebe) correctamente.

˙·٠•●♥ ❀ Beatriz ❀ ♥●•٠·˙POS: 11/01/11 | DPP: 06/09/11 | Nasceu: 03/09/11
˙·٠•●♥ ❀ Alicia ❀ ♥●•٠·˙POS: 14/10/12 | DPP: 10/07/13 | Nasceu: 08/07/13
Convites e Lembranças - www.facebook.com/am0r.a.mao

vanilla-essences -
Offline
Desde 01 Fev 2011

ah! a saude de ferro nada tem a ver. Normalmente isto acontece quando fazemos algum esforço. Eu por exemplo até descobrir isso, ainda carregava o balde da esfregona dum lado para o outro, carregava o alguidar da roupa escada acima escada abaixo. Nada de fazer esforços, subir muitas escadas, os maridos que carreguem! ;p

˙·٠•●♥ ❀ Beatriz ❀ ♥●•٠·˙POS: 11/01/11 | DPP: 06/09/11 | Nasceu: 03/09/11
˙·٠•●♥ ❀ Alicia ❀ ♥●•٠·˙POS: 14/10/12 | DPP: 10/07/13 | Nasceu: 08/07/13
Convites e Lembranças - www.facebook.com/am0r.a.mao

catia_x -
Offline
Desde 27 Mar 2011
I Love DMPM

Se a tua placenta é oclusiva que dizer que está mesmo a tapar a saída do colo lo útero e não vais poder ter um parto normal, terá de ser cesariana, a não ser que com o desenvolvimento da gravidez o útero "arraste" a placenta e esta se desloque para uma posição mais favorável, mas isso só consegues com muito repouso...
É perigoso para o bebé e para ti, por isso tens de repousar muito mesmo, tenho uma prima que esteve internada no hospital desde os 4 meses para aguentar o bebé que nasceu de 7 meses, ela não se podia mexer que começava logo a sangrar, pelos vistos a tua situação não é tão grave, mas convém não facilitar... ah, a minha prima teve de levar várias transfusões de sangue...
se começares a sangrar não vás logo para o hospital, o ideal mesmo é chamares o inem para ires deitada (de preferncia com uma almofada debaixo do rabo)...
Beijinho e tudo de bom Beijinho

Sobre catia_x

Positivo 27/01/2011
DPP: 03/10/2011 e foi mesmo neste dia Espertalhão Afonso chegaste!!!

anagomes_ -
Offline
Desde 20 Jun 2011

Boa tarde e antes demais parabens pela gravidez...
Eu neste momento estou de 17 semanas feitas hoje=) Alem da placenta baixa oclusiva tambem tenho um descolamento com 36x11mm junto ao OI do colo... Nao sei bem o que significa mas e o que esta escrito na ecografia! O meu descolamento foi ás 13 semanas, fui ao hospital e mandaram me para casa so de repouso que nao era nada demais e só ás 16 semanas é que soube que tinha a placenta baixa oclusiva... E isto porque insisti com o meu medico para me passar uma ecografia porque sentia que algo nao estava bem... Quando descobri que estava gravida continuei a trabalhar e era um bocadito puxado mas assim que tive o descolamento parei logo de trabalhar e estou em casa desde então, só saia ir dar um passeio mas quando comecei com um corrimento castanho parei de sair e tenho estado deitada, o meu noivo tambem nao me deixa fazer nada... Sempre fui de andar de um lado para o outro mas para o bem da minha Madalena tive de parar e só espero é que a placenta suba. Desde as 28 semanas que estas de repouso e nao sais de casa? Nao te receitarem mais nada? Como é a minha primeira gravidez ando assustada... Amanha vou comprar um doppler fetal para sempre que sentir alguma insegurança puder ouvir o batimento cardíaco da minha bebe porque ando sempre com o coração nas mãos... Gostava imenso de poder tratar do quarto, das roupinhas e tudo mais mas estou a ver que se continuar assim nao vou conseguir=( Vale tudo a pena desde que ela esteja bem... O meu medo é que as coisas se compliquem...

catia_x -
Offline
Desde 27 Mar 2011
I Love DMPM

Pois ana não convém mesmo fazeres esforços, porque o teu descolamento é mesmo no canal de saída do útero, como a tua gravidez ainda é recente, se descansares muito a placenta ainda pode subir... No meu caso já vai ser dificil, porque ´na eco das 22 semanas estava baixa e anterior e grau II, uma placenta grau II às 22 semanas já não é muito bom, por isso estou ansiosa para a minha próxima eco e saber se se mantém no grau II e o meu bebé continua a ganhar peso e crescer bem... Quanto ao parto o mais provável é eu ter de fazer uma cesariana. Se descansares bastante (nada de sexo também) com o crescimento do útero a tua placenta pode subir e assim diminuir o risco da tua gravidez. Vais ver que corre tudo bem, é só teres muito cuidado.

Sobre catia_x

Positivo 27/01/2011
DPP: 03/10/2011 e foi mesmo neste dia Espertalhão Afonso chegaste!!!