o que é normal e o que não é normal no 1º mês? | De Mãe para Mãe

o que é normal e o que não é normal no 1º mês?

Responda
6 mensagens
Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

bom dia, mamãs

a minha gravidez está quase com 4 semaninhas. Dado que a minha estrelinha não veio na melhor das alturas (fiquei desempregada; o meu namorado não se dá com os meus pais e eu moro com os meus pais), mas era desejada há muito tempo, tenho tanto medo de a perder Triste
gostava que alguém me explicasse o que é normal de se sentir no primeiro mesinho...como e fico embuchada, sinto dores no baixo ventre como se fosse cólicas de período mas fraquinhas, tanto me dá para ficar cheia de fome como para não ter fome, fico enjoada durante o dia, sensivel como tudo e o peito dá-me a sensação que está a deixar de ficar dorido. isto é normal no inicio de gravidez?
desculpem a ignorância mas esta criança, mesmo tão minúscula é tudo para mim e só tenho consulta dia 10/09.

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso

daisy_flipp -
Offline
Desde 23 Jan 2010

olá,

antes de mais... PARABÉNSSSSSS!!!!

não tenho mta experiencia, esta é a minha 1ª gravidez, mas como já estou quase a completar o 3º mês pensei que posso pelo menos contar-te a minha experiencia.
tive todos os sintomas que tu descreveste, falei com o médico e com amigas e toda a gente disse que é normal. portanto nao te preocupes.
anormal seria por exemplo teres corrimento escuro (castanho/sangue), algo que tive e fui às urgencias do hospital.

vou dizer-te o que resultou comigo: descansei muito, dormi muito, mesmo. sempre que tinha sono dormia. o bebé desenvolve-se a um ritmo estrondoso nesta altura e suga-te as energias todas. se nao poupares energias descansando, terás de as ir buscar À comida e dp engordas. eu até emagreci só para veres e o meu médico achou mt bem.
eu evitava beber líquidos de manha pk enjoava muito, era certinho e direitinho que se bebesse um iogurte liquido ia ficar mal disposta o dia todo. sempre tive mais enjoos `a noite, tb é normal, nao sei porque é que lhes chamam enjoos matinais.
e ia petiscando, tipo uvas, nozes, coisas pequenas, só para ir comendo, assim nunca chegava a ficar mal disposta e se ficasse passava logo. o pior de tudo é ter fome e nao comer, ficarás mesmo mal disposta e nao é agradavel nem saudavel. mas se estiveres a ficar cheia nao forces, pára de comer. eu por exemplo nao consigo comer um iogurte de pedaços até ao fim da embalagem, se quiser comr as ultimas colheradas fico com vontade de vomitar.
acho muito importante que vás o mais depressa possivel ao medico, dizes que estas gravida e arranjam-te logo marcação, poque ele poderá confirmar a gravidez, aconselhar-te, passar-te analises para ver se está tudo bem, se és imune à toxoplasmose (o que tem ifluencia no que podes comer), se tens propensao para diabetes, etc. alem disso, todas as gravidas tomam acido folico nos primeiros meses porque é mt improtante para a formaçao do esqueleto do bebé. e o medico melhor k ninguem poderá esclarecer todas as tuas duvidas, partilhar experiencias aqui no forum é bom, mas é preciso ter em conta que os medicos dizem coisas diferentes e tu tens de te guiar pelo teu.

beijinhos e felicidades! espero que tudo se resolva com o teu namorado e os teus pais!

Bem-vinda, filhota!!!
É um alívio ter-te nos braços sã e salva. Apetece-me gritar: MISSÃO CUMPRIDA (mas depois acordava-te, né?) hehehe

Jones -
Offline
Desde 12 Mar 2009

Bem, o que é normal para uma pessoa pode não ser para outra e vice-versa...cada gravidez é única, mesmo com a mesma mulher, que seja mãe mais que uma vez dificilmente a 1ª gravidez foi igual à segunda etc. Estou grávida de 8 meses, nunca tive enjoos, tonturas, dores, pés inchados, aumento excessivo de peso e tantas outras coisas...mas quem me garante que quando um dia voltar a engravidar não terei tudo isto? por isso não te posso dizer o que é normal....o que te posso dizer é o que não é normal como por exemplo perdas de sangue, dores fortes, corrimento abundante com cor e cheiro estranho... entre outras coisas que poderás consultar no boletim de saúde da grávida (aquele verdinho) Piscar o olho

Tenta relaxar e aproveita bem a gravidez Grande abraço

Fada Oriana -
Offline
Desde 31 Ago 2010

Olá Mysti!

Muitos parabéns pela gravidez!
É um momento mágico, por isso aproveita bem e tenta resolver os pequenos problemas que tens, porque agora só tu e o teu rebento interessam!
Tudo o que descreveste me aconteceu! Tive montes de enjoos até às 12 semanas, até a água me enjoava. Dores de barriga como se fosse ter o período, pensava até que me estava mesmo para vir, até que fiz o teste e vi que o atraso era mesmo sinónimo de gravidez! Ainda agora, às vezes , tenho essas dores, mas mais fraquinho. É o teu útero a posicionar-se e a adaptar-se à tua sementinha. O meu peito andava sempre dorido e começou também a crescer(coisa boa para quem não tinha mamas!). No 1º trimestre andava sempre cheia de sono, adormecia em todo lado, era uma vergonha! E lembro-me que, mesmo antes de saber que estava grávida, me acontecer uma coisa incrível. Odeio leitão e numa festa familiar devorei meio leitão!! Por isso aproveita tudo!! É normal!! Há coisas mais agradáveis e outras menos, mas faz tudo parte do momento!

Beijufas e boa gravidez!

mom.to.be -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Como disse a Daisyflip é provável que consigas consulta rápido no centro de saúde e assim ficas descansada.

Na semana passada queria marcar uma consulta normal no centro de saúde e não havia durante meses. Referi que estava grávida e arranjavam-me para passado 2 ou 3 dias uma de "saúde maternal", não sei se esse é o nome correcto. E isto num centro de saúde super concorrido.

Por que não tentas ligar para o teu centro de saúde e talvez consigas antecipar uma consulta para 2ªf? Nem que no dia 10 vás outra vez (se for outro medico). Assim, ficas descansada.

Mas relaxa, descansa e pensa em coisas positivas. Não vale a pena stressar. E falo eu que com 19 semanas ainda não sinto nada, tirando muito sono e o peito e barriga inchados - todos os dias são um stress porque não me sinto grávida...

Felicidades!

Sobre mom.to.be

----------------------------------------------------
A minha pequerrucha nasceu em Janeiro de 2011.
Blog com promoções, recomendações e guia de compras na amazon.co.uk:
http://comprinhasparapequeninos.blogspot.com/

Mysti -
Offline
Desde 30 Ago 2010

A consulta que tenho marcada é no centro de saúde, meninas. Consulta de saúde materna. A minha preocupação é que às vezes me parece que não tenho sintomas de grávida, mas sei que estou porque fiz exame de urina (2 exames) e exame de sangue e todos eles deram positivo. Muito obrigada pelas v/ respostas. Fiquei mais sossegada depois de saber que isto tudo é normal.

Sobre Mysti

Patrícia André

28.04.2011 - Três anos felizes, sempre a aprender contigo, filho. Amo-te bébé Sorriso