... que mulher inconveniente! | De Mãe para Mãe

... que mulher inconveniente!

Responda
9 mensagens
Nana611 -
Offline
Desde 18 Maio 2015

Olá mamãs, tenho cá uma questão que me faz alguma comichão. Não sou uma pessoa conflituosa nem picuínhas, tendo a desvalorizar alguns pormenores mais inconvenientes mas a questão que me traz aqui acredito ser um pouco o teste ao meu limite...
Como algumas mamãs sabem tenho um filho pequeno e está naquela fase de já mostrar desagrado em relação a algumas coisinhas...bem, no fim de semana passado deu uma sapatada na avó em tom do seu desagrado, esta ficou zangada, ia dando uma sapatada também ela no miúdo em resposta mas deve ter-se lembrado que não pode bater por qualquer coisinha, porém, dali em diante foi um chorrilho de insultos ao pequeno que só visto. És feio, és mau, és preguiçoso. Eu até acredito que ele ainda não percebe nada do que ela lhe chama, no entanto nós pais estamos ao pé e também nos sentimos (eu vou relevando e deixando que ela gira a sua frustração à sua maneira sem bater no pequeno). Agora, o que mais me chateou foi a piada que ela lhe deu quando ele não queria caminhar apoiado por ela, disse-lhe que ele era um parolo (como os da terra da mãe). aqui fiquei sentida, fiz de conta que nem ouvi mas se calhar a partir daqui vou ficar mais atenta e dar-lhe um raspanete como ela merece. devo ainda dizer que esta não é a primeira vez que ela se refere às pessoas da minha terra em tom depreciativo, como se pelo facto de terem nascido e crescido numa aldeia, e não na cidade, fosse sinónimo de menos inteligência. talvez seja eu que estou mais sensível e aquilo feriu-me os tímpanos porque assumi que se o pequeno não percebe o que ela diz (pelo menos estas coisas) a piada tenha sido para mim e para me inferiorizar. garanto que ela não o consegue, no entanto e sendo este um limite meu, não lho tolerarei mais e a situação vai escalar quando a voltar a repetir. desculpem o testamento mas precisava de desabafar.

Filipasno -
Offline
Desde 24 Mar 2014

Olá mama, isto dos mais velhos tem mt que se lhe diga... Dependo dos feitos e o meu n é de fiar calada, s n gosto e n quero eu digo... Doa a quem doer, goste quem gostar... Ele pode não perceber mas pode aprender e mais tarde repetir o que ouviu... A senhora não tem de insultar um bebe so pq não gosta do que ele faz... Pode dizer q n se faz, ou mm q fica triste pq ele n ker a avó.. Sei la... N se chama nomes... Independentemente da idade da criança... Eu no seu lugar mostrava o meu desagrado, primeiro numa conversa civilizada e se mm assim continuasse com a mm atitude... Aí depois montava a barraca e a casa ia a baixo... lol

Sobre Filipasno

Inicio dos treinos: Fev de 2014
Positivo: 29-08-2014 <3
AE - 12 de Setembro (7 semanas)
Positivo: 02-01-2015 <3
Eco 20-04-2015 -> Vem ai a nossa menina Iris <3
Iris nasceu a 9/9/2015 <3

BagaLaranja -
Offline
Desde 02 Abr 2014

Eu também não teria gostado nada disso! Com 1 ano e 3 meses não sei se percebe (mas acho que já percebem muita coisa) mas o tom de voz deve perceber. Caro que não deve dar uma sapatada à avó e ela tem o direito de dizer que isso não se faz, mas não é a insultar assim! E chamar parolos aos da terra da mãe também não. Comigo levava resposta. Eu tenho alguma paciência mas para isso não. Se calhar é melhor começar a pôr-lhe limites já se não ela acha que pode dizer o que quiser e com o tempo vai piorando...

ALES88 -
Offline
Desde 14 Nov 2016

Fez- me lembrar a mãe de uma cunhada minha, que não tem o mínimo jeito para os netos (netos dela e dos meus pais). Ao mais novo, o miúdo passa por ela e ela:anda cá tonho, tonho, és um tonho! Se o miúdo tinha a fralda suja:porco, anda porco. Enfim, tem um tacto para os netos como uma pedra tem para crianças. Acho detestável e até o meu marido reparou. Também não ia gostar que um filho meu levantasse a mão a qualquer um dos avós, seja pequenino ou não; no entanto, há maneiras e maneiras de fazê-lo entender, e o bater de volta não me parece a mais correta. Mas há gente assim, como lhe digo pela experiência que tenho da mãe da minha cunhada, e também não saberia muito o que fazer, já que não entra nada na cabeça de gente desse tipo.

Sandrine91 -
Offline
Desde 09 Fev 2017

Pois é mamã, a avó do seu pequeno parece mais infantil do que o próprio. Parece-me que está sentida com a senhora por ela diminuir as pessoas da sua terra e tem muita razão pois, ao insultar essas pessoas está a referir-se a si própria. Se foss eu talvez também manifestasse o meu desagrado e para além de que acho muito feio as pessoas que por sinal poderiam ter um papel tão impoetante na vida dos netos, serem os seus maiores inimigos pois, as crianças percebem bem o que lhes é dito, até pelo tom com que é feito, e isso contribui para que a criança possa não d senvolver da melhor forma a sua autoestima. A mamã sendo inteligente e sem ser agressiva dê uma lição de civismo a senhora, ela pode ficar furiosa se for inteligente paradecifrar a dica, mas agradecida pois as pessoas dos lugares mais isolados pod m ser mais humildes mas são certamente tão inteligentes como os cidadãos das cidades.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá Espertalhão
Infelizmente essas coisas desagradáveis acontecem a todas nós, venha a falta de bom senso de quem for... à minha chamam de feia, bandida e por aí fora, na "brincadeira", mas há tantas coisas boas que se lhe podiam chamar e a tendência é sempre para dizer coisas más.. Sinceramente, já nem ligo e tento não me chatear, até porque é só de vez enquando que tenho de me sujeitar a ouvi-las...
No seu caso, falava a sério com o seu marido para que ele tentasse resolver as coisas com a mãe dele da forma mais pacífica possível... Todos nós erramos e precisamos de chamadas de atenção de vez enquando... por isso quanto mais cedo resolverem isso melhor para todos...

mamapaula -
Offline
Desde 07 Dez 2011

Pois, foi uma atitude lamentável. Não se deve chamar nem dizer que as crianças são feias ou más ou seja o que for e seja em que idade for. Eu quando ralho com a minha filha nunca lhe digo que ela é feia ou má, digo sim e explico-lhe que o que ela acabou de fazer foi muito feio ou mau, mas que ela é uma menina linda e que não devia ter feito aquilo. É completamente diferente.
Se calhar era bom educar a avó e restantes pessoas nesse sentido, explicar que isso pode afetar a autoestima da criança. Há estudos de pediatras que o confirmam.
Quando à indirecta de "parola" não faça caso nem mostre que se melindrou.

Asuos -
Offline
Desde 01 Out 2015

"no fim de semana passado deu uma sapatada na avó em tom do seu desagrado"
É uma forma de mostrar o desagrado porque ele não sabe fazer melhor mas é para isso que servem os pais que estão ali também: para o educar e mostrar que isso não se faz.
Desculpe-me mas parece que está a minimizar/ignorar esse comportamento do seu filho e pessoalmente se há coisa que detesto ver é crianças a bater nos pais/avós e estes a deixarem passar em branco.
Não, ela não devia chamar nomes ao seu filho mas deixar passar em branco uma situação dessas a meu ver não é nada melhor e a longo prazo não trás nada de bom.

Quanto à avó e aos comentários dela eu chamaria à parte e chamaria à atenção para isso. Primeiro para o facto de não admitir insultos ao meu filho. Pode dizer que não se faz, que não se bate, explicar o que se deve dizer/fazer mas nunca insultar ou humilhar e aproveitava para lhe dizer que não admito que chamem parolos aos da sua terra, até porque certamente ela não gostaria que chamassem o mesmo aos da terra dela. Não deixaria passar em branco e, de preferência, quem deveria ter essa conversa com a mãe era o próprio filho.

AdrianaT -
Offline
Desde 20 Abr 2012

Depois de ler o que escreveu chego à conclusão que o seu filho precisa de educação, e a avó também. A diferença é que na idade do seu filho é perfeitamente normal.

Se a avó dos meus se atrevesse a chamar parolo a eles eu passava-me, mesmo que tivesse sido em resposta de algo que eles fizessem.

Afinal quem são as crianças?

Espero que tudo se resolva pelo melhor. Sorriso

Sobre AdrianaT

Blog de uma mãe solteira, uma mãe de dois, mas sobretudo MÃE.
http://maea2.blogs.sapo.pt/