O que leva a tomar esta decisão? | De Mãe para Mãe

O que leva a tomar esta decisão?

Responda
18 mensagens
Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Ora mamas, sem querer criar confusão e isto é mais um desabafo ...
Faço parte de um grupo no facebook que em média por dia aparecem 10 novas mamas a fazerem pedidos desde fraldas, a leites, carrinhos, roupas, brinquedos, produtos de higiene para os bebes que ainda vão nascer porque ou estão sem rendimentos, desempregadas, são jovens, não recebem ajudas (...)
E eu pergunto-me se conhecem a situação em que vivem porque é que engravidam?
Tudo isto porque passei pelo facebook e qual o meu espanto de uma futura mama com data prevista para daqui a 15 dias ainda nem ovinho tem para o bebe, já para não falar das roupa, fraldas, toalhetes, produtos de higiene ...
Sera que sou eu que tenho um pensamento antiquado?

Tita Fernandes -
Offline
Desde 18 Jan 2013

Até acredito que alguns desses pedidos são reais mas a maioria cheira-me a fraude... eu cá acho que andam a angariar coisinhas para vender nas lojas de 2ª mão... quem não têm dinheiro para os bens essenciais de um bebé também não o tem para aceder à internet, ou para telemóveis topo de gama etc
A mim revolta-me aproveitarem-se da boa vontade das pessoas...
Aqui no fórum de vez em quando aparecem pedidos desses, de perfis abertos há duas horas...

Mãe de gémeos (31 semanas)

NatashAnjos -
Offline
Desde 13 Ago 2014

Não sei se sabe, mas hoje em dia há cada x mais contratos daqueles a termo incerto, onde mal sabem que a mulher engravida arranjam uma desculpa para a despedir.. Não usando a gravidez como desculpa claro! Ou seja.. Uma situação que até pode estar mais ou menos estável pode mudar do dia para a noite!
Já vi muito boa gente que num dia trabalhava tinha um bom ordenado e no dia seguinte fica no desemprego!
Além do que também há muitos casos de fraude claro!

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Suponho que nalguns casos, seja uma situação financeira instável em que pelo menos um dos membros do casal trabalharia quando se engravidou e depois com a mudança para o desemprego, vieram as dificuldades. Não critico quem o faz porque nos dias de hoje se ficamos à espera que os dois membros do casal tenham um emprego estável para termos filhos, nunca mais os temos. Não me refiro claro a "Arranjei um emprego para os próximos 3 meses, 'bora lá fazer um filho!" mas há empregos que já duram há anos, uma pessoa sente-se mais ou menos confiante e depois a vida prega uma partida.

Também acredito que haja burlas como foi referido.

E também acredito que muitas gravidezes não sejam programadas. Sorriso Basta dar uma vista de olhos aqui pelo fórum para ver a quantidade de mulheres que não se sabe proteger devidamente de uma gravidez, que acham que tomando apenas metade da caixa de pílulas continuarão protegidas ou que o coito interrompido é um verdadeiro método anti-concepcional. E aí aumentam os casos de pedidos de ajuda porque as pessoas não estão mesmo preparadas financeiramente para este passo.

E também sei que há quem parta para uma gravidez porque a família insiste ou para prender o marido ou porque sabe que a família ajudará e que tudo se cria. Mas às vezes corre mal e é preciso mesmo pedir ajuda em fóruns.
Ainda assim, conheço um caso de um casal desempregado, dois filhos, sempre a pedir ajudas à família para alimentar e vestir as crianças, para o aluguer da casa, para pagar as contas....mas têm bons telemóveis e não dispensam o acesso à net. Nem toda a gente tem as prioridades bem definidas e acabam a passar fome para não abrirem mão de alguns luxos.

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

ClaraMiguel, andas a perseguir'me Sorriso
A verdade é que a situação financeira pode mudar a qualquer momento, mas haver pedidos como " so tenho uma fralda para esta madrugada para a minha bebe de 4 meses, quem pode dar-me dois ou 3 pacotes ... " e vamos abrir os perfis de facebook e voila um belo telemóvel, fotos de noitadas e afins.
Eu até sou bem a favor de doar as coisas, eu resido em França e sempre doei as roupas, sapatos, brinquedos e acessórios do meu filho na Cruz Vermelha para ser distribuído ou vendido a preço simbólico.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Ahahaahah, nem reparei em que tinha escrito o tópico. =P

Mas é como te digo: conheço um casal que acabou de alugar um apartamento maior e mais caro mas...continuam desempregados. Obviamente quem paga a renda são os familiares a quem eles vão pedindo ajuda. E as compras de mercearia são os familiares que lhes levam os sacos cheios. E já tive o homem a pedir-me 20€ por não ter dinheiro para comer naquele dia (e várias vezes). Se não fossem as ajudas, eles não teriam mesmo maneira de alimentar e comprar fraldas para os filhos. Mas de alguma forma continuam a ter roupa nova, telemóveis novos, internet, copos à noite....A certa altura o homem ganhou 300€ num trabalho. Em que achas que gastou o dinheiro? Na renda? Nas contas? Em comida? Em bens essenciais para os bebés? Nem pensar. Em roupa de marca para ele e para a mulher. E depois andou a bater às portas por não ter dinheiro para alimentar a família.
Juro que se não conhecesse de perto um caso assim, acharia que estas coisas no facebook eram a gozar. Mas há mesmo quem viva enrascado todos os dias por não saber gerir o (pouco) dinheiro que tem. E dá mesmo vontade de dizer "E ganhar juízo, não?".
E olha que este casal já é assim há 4 anos. Em teria vergonha de estar há 4 anos a implorar por ajudas e ao mínimo dinheiro ganho gastá-lo em coisas supérfluas.

Laidita76 -
Offline
Desde 05 Set 2014

oix...
estou convencida que na maioria dos casos de pedidos de ajuda são burla...
e as redes sociais são um terreno fértil para isso... há sempre alguém que tem pena, tem compaixão....
todavia, há casos bem reais de pedidos de ajuda... casos verdadeiramente dramáticos....
mas se têm dinheiro para um bom telemóvel com acesso á internet tb deveriam ter para tudo o resto...
há que definir prioridades...
se vamos sempre ajudar, acabamos por não ajudar em nada
lembrem-se de que não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar...

Carlota Maria -
Offline
Desde 17 Maio 2012

Eu acredito que existem casos reais, mas que a grande parte são burla. Por isso mesmo, não dou bens a ninguém que não conheça. Dou a famílias da zona que conheço e que sei que precisam, e ajudo organizações de solidariedade. Quem precisar, pode sempre ir lá, que nessas organizações sempre "investigam" um bocado as pessoas.
Pedir aqui no fórum, contando histórias do arco da velha parece-me sempre um bocado estranho...
Quanto a engravidar sem ter como sustentar, eu acho triste, mas infelizmente acontece. Conheço uma moça que há uns anos dizia que queria ter um filho para receber os subsídios, por isso tudo é possível. Tenho muita pena das crianças, mas dos adultos não tenho nenhuma.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Yara Pinto

E nunca te aconteceu ter quem te perguntasse se ao chegarem a França quantos filhos tinham de ter para receber um bom abono? A mim já me fizeram essa pergunta. =P

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Eu nesse aspecto sou fácil de enganar sou coração mole,como passei esta ultima gravidez internada foi quase metade dela convivi de perto com o voluntariado da maternidade e vi que realmente os artigos iam todos para pessoas com fracas possibilidades económicas. Hoje em dia tudo o que deixa de servir no Afonso envio para la.
As roupas da minha filha entrego na junta pois ajudamos uma menina aqui da terrinha ate brinquedos vamos enviar alguns que as miúdas entretanto deixaram de querer.
Normalmente se me pedem eu dou mas tambem fico muitas vezes a pensar se realmente as pessoas vão dar valor aquilo que lhes e ofertado.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Desde 13 Set 2012

Olá mamãs!

Partilho das opiniões generalizadas... a mamã Yara pergunta algo mt pertinente: o que faz estas mulheres engravidar? Eu respondo com algumas explicações: ignorância; desconhecimento; falta de humildade, a ponto de pensar que só acontece aos outros; irresponsabilidade; dificuldade em perceber que o que se quer nem sempre se pode ter quando se quer; dificuldade em estabelecer prioridades; negligência, já que muitas engravidam intencionalmente para prenderem os companheiros (sim, ainda acreditam nisto), ou para tornarem real o sonho de terem um nenuco a sério... O problema é que os nenucos a sério, comem, ficam doents, fazem xixi e cocó a sério, precisam de roupa e de vacinas e, também, precisam de muito mais do que tudo o que o dinheiro pode comprar; haverá, obviamente, situações reais de necessidade não prevista mas, e é isto que importa, seja de forma consciente ou inconsciente, quando estes pedidos não são fraldulentos, têm por trás um bebé a precisar de tudo....

Quando engravidei do meu filho (tem 21 meses), tive que comprar tudo de novo porque, as coisas da filhota (tem 10 anos), foram logo todas distribuídas por quem precisava na altura; não me arrependo nem um pouco, pois tenho certeza que quem ficou com tudo precisava mesmo e não tinha engravidado por negligência. As do menino também ja´fui dando e sempre a pessoas que conheço e que sei que se esforçam muito para manter a vida com dignidade...

Ajudo e continuo a ajudar; existem alguns pedidos que me parecem reais mas no facebook não inttegro nenhum grupo desse tipo; apenas aqui, no DMPM, reparo de vez em quando em pedidos feitos por utilizadores que parece que criam o perfil com o objetivo único de pedinchar.... Ora, uma gestação dura 40 semanas! não é no final que se lembram que existem coisas que vão ser necessárias....

Ah, basta dar uma passadinha pelo chat para perceber que muitas adolescentes - algumas quase crianças ainda - engravidam de forma leviana e depois acham que toda a gente tem que as proteger e ajudar.

Desculpem lá o testamento, mas há coisas que me custam a engolir. .

Beijinhos e tudo de bom

SMSantos

Cat Chloé -
Offline
Desde 30 Mar 2011

Como já disseram aqui e muito bem, há bebés que são feitos por descuido, numa altura menos abonada da vida para certos casais e há outros que nascem da "loucura" dos pais.

Eu gosto de ajudar quem eu conheço. Uma grande amiga minha trabalha a contratos para o Estado há já vários anos. Já sabe que em Agosto vai para o desemprego e em Setembro é readmitida.... e no mês passado soube que devido a um descuido vem aí um bebé. Ficou super apreensiva pois sabe que grávida não lhe vão fazer contrato e corre o risco de não voltar a trabalhar naquele sítio. Eu já lhe disse do que depender de mim eu ajudo-a naquilo que posso, o meu filho tem muitas coisinhas que de certeza para ela será uma mais valia nesta incerteza por causa do posto de trabalho e será dinheiro que não terá de gastar. Mas isto é porque a conheço e quero ajudar mesmo.
Quanto a ajudar quem eu não conheço...por duas vezes ajudei duas mães que se diziam desesperadas e eu feita bondosa ajudei naquilo que pude para nem um obrigado levar no final. E eu se há coisa que detesto é gente ingrata, que só sabe pedinchar, nunca agradece a nada! Revolta-me assim as entranhas ao máximo pois ninguém é obrigado a ajudar, fá-lo de coração e depois no final nem um agradecimento. E geralmente este tipo de pessoas, que andam só a pedinchar nem têm amor ao que lhe dão, estragam tudo pois sabem que depois daquele bom samaritano vem outro e por aí fora. Não dou as roupas do meu filho que com tanto amor comprei porque ainda quero ter filhos e com essas roupas posso emprestar a amigas minhas para os seus meninos. Digam o que quiserem de mim mas ando farta de gente falsa por essa internet fora.

Para terminar, estou como uma menina disse em cima: não lhe podemos dar o peixe, mas sim ensinar a pescar! Mas muita gente não quer isso, quer é tudo do pé para a mão! É que é já a seguir...E para terminar mesmo de vez, nada tendo a ver com isto...Fui fazer compras com a minha mãe e estavam a pedir comida para uma associação de animais e resolvi contribuir. A minha mãe faz-me um escândalo, que era uma vergonha eu gastar dinheiro com animais, que haviam pessoas que precisam. E eu respondi que também ajudo as pessoas, mas muitas vezes prefiro ajudar os animais, que estão como estão por causa de gente insensível e mais depressa eles no agradecem do que certa gente a quem nos damos a mão. E ela calou-se pois sabe bem que é verdade.

Xana_magueti -
Offline
Desde 02 Set 2011

Cat Chloé escreveu:

Quanto a ajudar quem eu não conheço...por duas vezes ajudei duas mães que se diziam desesperadas e eu feita bondosa ajudei naquilo que pude para nem um obrigado levar no final. E eu se há coisa que detesto é gente ingrata, que só sabe pedinchar, nunca agradece a nada! Revolta-me assim as entranhas ao máximo pois ninguém é obrigado a ajudar, fá-lo de coração e depois no final nem um agradecimento. E geralmente este tipo de pessoas, que andam só a pedinchar nem têm amor ao que lhe dão, estragam tudo pois sabem que depois daquele bom samaritano vem outro e por aí fora. Não dou as roupas do meu filho que com tanto amor comprei porque ainda quero ter filhos e com essas roupas posso emprestar a amigas minhas para os seus meninos. Digam o que quiserem de mim mas ando farta de gente falsa por essa internet fora.
Para terminar, estou como uma menina disse em cima: não lhe podemos dar o peixe, mas sim ensinar a pescar! Mas muita gente não quer isso, quer é tudo do pé para a mão! É que é já a seguir...E para terminar mesmo de vez, nada tendo a ver com isto...Fui fazer compras com a minha mãe e estavam a pedir comida para uma associação de animais e resolvi contribuir. A minha mãe faz-me um escândalo, que era uma vergonha eu gastar dinheiro com animais, que haviam pessoas que precisam. E eu respondi que também ajudo as pessoas, mas muitas vezes prefiro ajudar os animais, que estão como estão por causa de gente insensível e mais depressa eles no agradecem do que certa gente a quem nos damos a mão. E ela calou-se pois sabe bem que é verdade.

Concordo tanto mas tanto.
E sim custa ver e saber que ajudamos e vai na volta destroem tudo,por essa razao so ajudo no voluntariado onde sigo as familias carenciadas onde sei que vao ter juizo pois sao ensinadas a pescar ou seja CUIDAR ESTIMAR E TRATAR seguir um exemplo que lhes e pedido.
A outra menina que ajudamos da idade da minha filha foi um infortunio da vida o pai faleceu em acidente de trabalho e agora tanto a junta como a escola dao uma maozinha assim como a associacao de pais.

06.07.2000 João
10.09.2005 Mariana
18.09.2014 Afonso
O meu mundo a três ♡♡♡

Carimax -
Offline
Desde 17 Out 2008

Há muito documento da miséria humana por aí! O ter filhos para auferir seja o que for é apenas um pequeno reflexo disso mesmo.... Mas quem realmente sofre e se torna futuramente noutro documento da miséria humana, se não conseguir filtrar o que o rodeia, são as crianças! Enfim... o fórum retrata muita miséria cerebral, também! Triste

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Sim, houve até quem tive-se a lata de me dizer para fazer outro filho que a França da bons € pelas crianças.
Acho que cada vez mais existem aquelas pessoas que ficam a espera de caridade alheia para poderem viver e com o ditado de " tudo se cria " e depois chega a realidade e não sabem como fazer.
Acaba por ser um ciclo vicioso.

ClaraMiguel -
Offline
Desde 03 Nov 2013

Yara

Se for para fazer mais filhos, faz mais três. Ouvi dizer que com 4 filhos, o abono é tão bom como um salário. =P
Sem dúvida que há quem avance para a ideia de ter filhos contando com ajudas externas esquecendo-se que estas podem não existir, podem ser cortadas...Quer sejam elas ajudas do estado ou ajudas familiares. Os pais do casal que aqui falei estão a começar a ver-se aflitos para ajudar o casal e os netos, ao fim de alguns anos a ajudar, as poupanças estão a acabar e eles não sabem como vão fazer. Mas são os únicos preocupados com isso. O casal continua sossegado, confiante que haverá quem os continue a ajudar.

E também concordo com o que foi dito: às vezes a maior ajuda é ensinar a gerir a vida, mas eu já me vi nessa posição (ao ponto de ir ao supermercado com a pessoa em questão para a ensinar a não apanhar tudo de marca, a estudar as promoções, etc; a apontar num caderno todos os gastos; a gerir o dinheiro semana a semana.....) e a pessoa não quer aprender. E aí não há muito a fazer.

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

Ja me começam a falar num segundo filho e eu "desconverso" quanto mais 4! (nada contra as familias numerosas que eu até gosto)
A verdade é que é bem complicado mudar mentalidades Confuso
E com a crise cada vez mais fica complicado de reeducar muita gente

amorosa83 -
Offline
Desde 06 Mar 2015

Acho que muitas dessas maes se aproveitam para "ganhar" coisas.. sabe tao bem nao ter de gastar dinheiro.. enfim.. é que dpeois ha pessoas que realmente precisam e a verdade é que se for ajudar toda a gente que anda a pedir nem 3 ordenados chegam!!! há limites, as pessoas tem de perceber que se tem responsablidades tem de lutar pela vida.. claro que há casos que a vida muda mto ou de pessoas que qdo engravidam vao p rua.. mas lá está é ir a um tribunal de trabalho e expor a situação.. hoje em dia é tudo de mao beijada e sem esforço por isso cada vez mais me enrvo de ver pessoas a pedincha na rua.. a serio.. vem para portugal para pedir esmola? e os portugueses roubam-se uns aos outros.. cada vez mais menos orgulho deste pais pobre e sem jeito!!!!