o que a grávida pode e não pode fazer | De Mãe para Mãe

o que a grávida pode e não pode fazer

Responda
24 mensagens
_ana_ -
Offline
Desde 08 Fev 2008

Posso pintar as unhas?
A grávida pode tanto pintar as unhas (dos pés e das mãos) como também remover a cutícula. O único cuidado é em relação à higiene dos acessórios de manicure. O ideal é que você tenha seu próprio kit de tesoura e alicate para fornecê-lo à profissional. Isso evita possíveis contaminações. Ou, então, escolha um estabelecimento que tenha rígidos procedimentos de esterilização do material.ATENÇÃO: (alerta das meninas do forum Piscar o olho ) leiam as instruções dos vernizes porque a risque diz que n pode ser utilizada na gravidez!
*
Posso depilar-me com cera quente?
Você pode depilar-se com lâmina e com cera. A chamada depilação definitiva, com laser, não é recomendada.
*
Posso pintar o cabelo?
Somente a partir do quarto mês de gestação. As tinturas, mesmo aquelas sem amoníaco na composição, e a hena não devem ser usadas no primeiro trimestre da gravidez. O motivo é que não se sabe se elas podem ser absorvidas pelo couro cabeludo da mãe, e o início da gestação é uma fase crítica de formação do feto. Vale saber: escova progressiva, alisamentos e permanentes nos cabelos estão proibidos ao longo de todo o período.
*
E descolorar os pelos do corpo?
Evite clareá-los enquanto estiver grávida. Não há garantias de que as substâncias químicas usadas no processo não penetrem na pele e, assim, ofereçam riscos ao bebê. Além disso, todo o organismo está mais sensível e propenso a irritações cutâneas e alergias.
*
Posso andar de mota? E a cavalo?
Não há nenhuma contraindicação formal para o transporte em motociclo. Mas a grávida deve lembrar-se que os acidentes com esse veículo são relativamente comuns e uma queda, ainda que em baixa velocidade, pode colocar a vida do bebé em risco. Por razões semelhantes, andar a cavalo não é uma boa ideia. Na gravidez, há o aumento do peso corporal e a mudança do seu eixo. Além disso, as juntas e articulações ficam mais moles e suscetíveis a entorses. Portanto, qualquer queda pode provocar uma situação grave para a grávida e o bebé, como o deslocamento da placenta e outros traumatismos.
*
E andar de bicicleta?
Pedalar a bike é permitido desde que a grávida tenha o aval do médico e esteja habituada ao exercício. É importante beber bastante água e usar os equipamentos de proteção, como capacete e joelheira. Por segurança, não custa também procurar um local com pouco ou nenhum trânsito de automóveis. E nada de acelerar no pedal.
*
Posso tomar laxante?
Inicialmente, o ideal é incrementar a dieta com alimentos ricos em fibras para melhorar o trânsito intestinal. As frutas e os cereais integrais são as melhores fontes. Se ainda assim o intestino continuar preso, o obstetra poderá indicar algum laxante formador de bolo fecal. É imprescindível que um médico prescreva o medicamento, pois alguns tipos de laxantes são contraindicados para as gestantes.
*
Posso continuar dirigir o meu carro?
Existem inúmeras controvérsias sobre o assunto. Há médicos que autorizam as suas pacientes a dirigir até o sétimo, oitavo mês. Outros não veem impedimento até o fim da gravidez. E há ainda os que sugerem o abandono da direção desde o início. Esses últimos alegam que os reflexos e a concentração da grávida se encontram reduzidos e, além disso, na hipótese de uma colisão, o volante pode provocar um grande traumatismo na barriga. Vale conversar com o seu obstetra e ouvir o ponto de vista dele. Procure levar em conta também seu estado físico e emocional a cada estágio da gravidez.
*
Momentos de tristeza podem influenciar o desenvolvimento do meu bebé?
Não está provado que a tristeza da mãe possa afetar diretamente a saúde do feto, mas há um contra: Uma pessoa muito triste, depressiva, não se alimenta nem dorme corretamente, não segue as orientações médicas e isso, sim, pode ser prejudicial. Momentos de tristeza fazem parte da vida de todas as pessoas e não devem ser motivo de preocupação. Mas, como a depressão durante a gravidez não é rara, é bom procurar ajuda psicológica se perceber que a melancolia está a tornar-se persistente.
*
Posso tomar banho de banheira? Há risco de isso provocar algum problema?
Desde que a temperatura da água não ultrapasse os 38 °C – ou seja, ela deve ficar apenas morninha. Banhos de imersão muito quentes não são recomendáveis. Nos primeiros três meses de gestação, a hipertermia (excesso de calor) pode causar malformações no feto. A partir do segundo trimestre, é normal que a pressão arterial da gestante caia. O ambiente muito quente contribui para uma queda ainda mais acentuada, podendo ocasionar desmaio e diminuição do fluxo de sangue para o bebê”. Uma dica é manter a porta do quarto de banho entre aberta para impedir o acumular de vapor quente no local.
*
Posso fazer festinhas no meu bicho de estimação?
Sim, mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente em relação aos gatos. Alguns bichanos, geralmente os que têm contato com as ruas, podem estar infectados com um parasita, eliminado pelas fezes, que transmite a toxoplasmose, uma doença capaz de causar malformações no feto. É comum o médico pedir no pré-natal um teste para identificar se a gestante está ou não imune à toxoplasmose. Quem não está precisa redobrar a atenção. É importante lavar as mãos sempre depois de acariciar os animais e também evitar mexer na terra de vasos e quintal – o solo pode estar contaminado pelas fezes. Mais uma recomendação: se tiver um gato, delegue a outra pessoa a limpeza de sua caixa de areia.
*
Posso beber uma taça de champanhe ou vinho de vez em quando?
Uma taça de champanhe ou vinho, ocasionalmente, num jantar ou numa festa, não trará problemas desde que a gestante não tenha contraindicação em relação ao consumo de álcool.
*
Posso comer pratos apimentados ou com condimentos fortes?
Desde que eles não provoquem azia ou outro desconforto gástrico, não há problema algum.
*
Posso continuar a tomar café?
A cafeína piora os sintomas de azia no estômago, algo comum entre várias grávidas, além de ser muito estimulante. O mais indicado é tomar café com bastante moderação, uma ou duas chávenas pequenas por dia.
*
Posso usar óleo de amêndoas à vontade?
Esse tipo de óleo, recomendado para prevenir o surgimento de estrias durante a gestação, pode ser usado sem restrições. Ele só melhora a hidratação da pele, o que nem sempre é suficiente para impedir o aparecimento dessas marcas na pele, que geralmente vêm à tona devido ao aumento de peso característico da gravidez e às alterações hormonais típicas do período.
*
Posso viajar?
Até o sétimo mês, as viagens podem ser realizadas com algumas precauções. No carro, deve-se parar de hora em hora para esticar as pernas e se alimentar. Trajectos feitos de avião demandam cuidados como caminhar pelo corredor da aeronave sempre que possível e ingerir bastante líquido para evitar a desidratação. No oitavo mês, é necessário atestado médico para embarcar. E, no nono, a maioria dos médicos proíbe viagens de qualquer natureza, mesmo de carro.
*
Posso fazer musculação?
Com uma supervisão adequada, sim. No entanto, as cargas devem ser menores e sem exageros porque o risco de lesão na coluna é maior.
*
Posso carregar sacas de compras?
Sim, não apenas sacas de compras, como seu filho mais velho (se ele ainda for pequeno, claro) e qualquer coisa de que você precise, desde, é claro, que não seja algo com quilos e mais quilos. Antigamente, acreditava-se que grávidas deveriam ser poupadas de carregar peso, mas essa restrição só existe para gestantes com complicações de saúde. O limite deve ser estipulado pela sua condição pessoal e pelo seu bom senso.
*
Posso fazer tratamento dentário?
Não só pode como deve, caso ocorra algum problema nos dentes ou nas gengivas. Doenças bucais são associadas a parto prematuro e nascimento de bebes com baixo peso. Se sua barriga ainda não é evidente, lembre-se de falar ao dentista sobre o seu estado atual para que ele possa tomar as devidas precauções no tratamento. Existem anestesias apropriadas para grávidas. Elas são mais seguras porque não contêm substâncias que provocam estreitamento dos vasos sanguíneos, presentes nas anestesias comuns.

Sobre _ana_

❆Deus sonhou contigo e dia 26 de Outubro partilhou-te com todos❆
❆Madrinha orgulhosa de: ❆Dianaalves ❆osbabinhos ❆moon33 ❆ivonehelena ❆irinaluana Grande abraço Afilhada flocada de: XanaP

silent -
Offline
Desde 05 Jul 2009

eu fazia btte a médica não me deixava andar de bikeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee porquê?????? Chorão lol

Sobre silent

Silent
Madrinha de:joanasantosblue, e joaninha
http://www.facebook.com/pages/A-loginha-da-fantasia/261008320631073

Rosa Leiria -
Offline
Desde 04 Jul 2011

pois em relaçao a pintar as unhas nao é bem assim ... o verniz risqué tem bem explicito "nao usar durante a gravidez"
tudo devido a um componente que é toxico para o bebe
é so ler as instruçoes
cuidado

claudym -
Offline
Desde 31 Jul 2011

Tenho vernizes dessa marca e realmente nunca tinha reparado ou lido sequer as instruções..as letras são muito pequenas e sim diz para não usar durante a gravidez.
Obrigada pela prevenção Piscar o olho

AminhaRitinha -
Offline
Desde 12 Jul 2010

Parabens pelo topico!!

Luisa S. -
Offline
Desde 07 Fev 2011

olha excelente o teu post! Adorava tê-lo visto quando estava grávida Piscar o olho Já agora acrescento que fiquei com imensa celulite nesta fase devido á retenção de liquidos e fazia imensas massagens , surgiu a dúvida se poderia por crenes refirmantes e anti celuliticos, a loreal diz para não colocar em gravidez e aleitamento, já os outros não dizem nda nem nos sabem esclarecer se ligar-mos para a linha de informações, os médicos dizem que não há problema, conclusão, pelo sim pelo não decidi não por.

Sobre Luisa S.

LS

KARI -
Offline
Desde 30 Mar 2011

silent escreveu:
eu fazia btte a médica não me deixava andar de bikeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee porquê?????? Chorão lol

Eu nisso posso ajudar!
Sou licenciada em ciências do desporto variante exercício e saúde!
A bicicleta por si só não trás grandes problemas para a gestante, no entanto o BTT não é apenas bicicleta.
Os impactos são constantes, e aquilo q antes de estares grávida era perfeitamente absorvido pelo corpo todo sem qualquer mazela, agora será prejudicial podendo provocar descolamento da placenta.
Para além disso, o BTT pode provocar lesões ao nível das articulações da bacia (nomeadamente a sínfise púbica que é basicamente o q afasta p deixar o bébé passar), e ao nível da coluna, principalmente a zona lombar e sacro-coccigea.
Isto tudo resumido: o btt têm muito mais impacto e trás uma probabilidade maior de lesão de estruturas directamente associadas à gestação e ao parto, podendo inclusive levar ao parto prematura.
Por isso, pelo sim pelo não, nada de BTT!

Sobre KARI

http://mamapatinhas.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/mama.patinhas
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
JÁ NASCEU A MARIA MADALENA!!!!
16/01/2012 pelas 17:27, com 46cm e 2,360kg, 35s+6d

silent -
Offline
Desde 05 Jul 2009

Já tive o meu baby á 21 meses Kari mas sempre fui saudavel amedica é que dizia que andar de bicicleta fazia mal lá ficou a minha menina ao frio lol

Sobre silent

Silent
Madrinha de:joanasantosblue, e joaninha
http://www.facebook.com/pages/A-loginha-da-fantasia/261008320631073

majo_80 -
Offline
Desde 26 Jul 2011

Eu faco Ballet. Posso continuar a fazê-lo durante a gravidez?

Algumas pessoas dizem que nao se pode saltar nos primeiros meses. Eu sinceramente acho pior saltar quando o bebé já tem algum peso, mas nao consigo compreender porquê nos primeiros meses. Se fosse assim tao fácil abortar todas as pessoas com uma gravidez indesejada só precisavam de se por aos pulos Sorriso Certo?

Faco Ballet uma vez por semana e nao quero parar só porque estou a tentar engravidar até porque ainda pode demorar algum tempo.

Alguem me pode ajudar?

Sobre majo_80

última pílula Dezembro 2010
a treinar a sério desde Abril de 2011
Positivo 06/09/2011

Maria Joaquina -
Offline
Desde 22 Jul 2010

Essa do verniz não fazia ideia!!!
As outras já tinha alguma noção, mas agora vou estar mais atenta e falar com o médico sobre isso. Há alguma coisa mais que a grávida não possa/deva fazer que não esteja por aqui? Aconselham a leitura de algum livro?

Em árdua luta desde Outubro de 2010!
SOP - Maior Ciclo = 68 dias (16/06 a 22/08)
Abril 2013 - Laqueação das 2 trompas Triste
FIV - Julho 2013 (-); TEC - Setembro 2013 (-)

MJohnny -
Offline
Desde 01 Ago 2011

Obrigada pela dica do verniz. Acabei de ir a correr comprar acetona para tirar o raio do verniz risqué que tinha!! Disseram-me que não havia problema com nenhuma marca de verniz. Como as letras são tão pequenas, perguntei na loja onde comprei se havia problema em usar, disseram-me que não.

Obrigada,

Jokas.

catia_x -
Offline
Desde 27 Mar 2011
I Love DMPM

Devemos ir ao dentista sim, mas não se fazem tratamentos que requeiram anestesia, a minha irmã trabalha num dentista (são 12 especialistas, inclusive em implantologia) E EM CASO ALGUM FAZEM ANESTESIA NUMA GRÁVIDA, se o vosso dentista quiser fazer não deixem, os tratamentos necessários só são feitos após o bebe nascer. Quanto aos vernizes não está comprovado que fazem mal, apenas vem mencionado nos da risqué por precaução, assim como vem em todas as bebidas alcoolicas... Atenção que nem tudo o que se lê na internet é seguro, por isso muito cuidado com as escolhas que fazem Piscar o olho
Beijinhos Beijinho

Sobre catia_x

Positivo 27/01/2011
DPP: 03/10/2011 e foi mesmo neste dia Espertalhão Afonso chegaste!!!

mãedopiolhito -
Offline
Desde 11 Out 2010

Isso n é verdade, pode é ser que eles n tenham ou não queiram ter/ usar anestesias sem vasoconstritores, mas as grávidas podem e devem tratar dos dentes e levar anestesia, que é sem vasoconstritores...

tenho 2 filhotes LINDOS

_ana_ -
Offline
Desde 08 Fev 2008

coloquem auqi mais coisitas meninas Sorriso mas uma coisa é certa... este tópico apenas orienta todas devemos saber o que fazemos ou n! é claro que n estando grande parte das coisas provada cientificamente fica difícil dar garantias...até porque cada médico dá as orientações que acha que deve dar e por aí fora! isto é mais uma orientação!
por exemplo eu tive uma amiga que tratou dentes na gravidez e n teve problema algum com o bebé! é claro que falou com o médico antes mas ele disse que ia utilizar uma anestesia diferente! Sorriso
beijinhos linda*

Sobre _ana_

❆Deus sonhou contigo e dia 26 de Outubro partilhou-te com todos❆
❆Madrinha orgulhosa de: ❆Dianaalves ❆osbabinhos ❆moon33 ❆ivonehelena ❆irinaluana Grande abraço Afilhada flocada de: XanaP

_ana_ -
Offline
Desde 08 Fev 2008

coloquem auqi mais coisitas meninas Sorriso mas uma coisa é certa... este tópico apenas orienta todas devemos saber o que fazemos ou n! é claro que n estando grande parte das coisas provada cientificamente fica difícil dar garantias...até porque cada médico dá as orientações que acha que deve dar e por aí fora! isto é mais uma orientação!
por exemplo eu tive uma amiga que tratou dentes na gravidez e n teve problema algum com o bebé! é claro que falou com o médico antes mas ele disse que ia utilizar uma anestesia diferente! Sorriso
beijinhos linda*

Sobre _ana_

❆Deus sonhou contigo e dia 26 de Outubro partilhou-te com todos❆
❆Madrinha orgulhosa de: ❆Dianaalves ❆osbabinhos ❆moon33 ❆ivonehelena ❆irinaluana Grande abraço Afilhada flocada de: XanaP

_ana_ -
Offline
Desde 08 Fev 2008

coloquem auqi mais coisitas meninas Sorriso mas uma coisa é certa... este tópico apenas orienta todas devemos saber o que fazemos ou n! é claro que n estando grande parte das coisas provada cientificamente fica difícil dar garantias...até porque cada médico dá as orientações que acha que deve dar e por aí fora! isto é mais uma orientação!
por exemplo eu tive uma amiga que tratou dentes na gravidez e n teve problema algum com o bebé! é claro que falou com o médico antes mas ele disse que ia utilizar uma anestesia diferente! Sorriso
beijinhos linda*

Sobre _ana_

❆Deus sonhou contigo e dia 26 de Outubro partilhou-te com todos❆
❆Madrinha orgulhosa de: ❆Dianaalves ❆osbabinhos ❆moon33 ❆ivonehelena ❆irinaluana Grande abraço Afilhada flocada de: XanaP

catia_x -
Offline
Desde 27 Mar 2011
I Love DMPM

Podemos fazer montes de coisas contra indicadas durante a gravidez e chegar ao fim sem problema nenhum... mas também podem acontecer... independentemente de ser com ou sem vasoconstritores, uma anestesia é sempre uma anestesia e é contra-indicado... claro que fica na consciência de cada um usar ou não Piscar o olho

Sobre catia_x

Positivo 27/01/2011
DPP: 03/10/2011 e foi mesmo neste dia Espertalhão Afonso chegaste!!!

KARI -
Offline
Desde 30 Mar 2011

majo_80 escreveu:
Eu faco Ballet. Posso continuar a fazê-lo durante a gravidez?
Algumas pessoas dizem que nao se pode saltar nos primeiros meses. Eu sinceramente acho pior saltar quando o bebé já tem algum peso, mas nao consigo compreender porquê nos primeiros meses. Se fosse assim tao fácil abortar todas as pessoas com uma gravidez indesejada só precisavam de se por aos pulos Sorriso Certo?
Faco Ballet uma vez por semana e nao quero parar só porque estou a tentar engravidar até porque ainda pode demorar algum tempo.
Alguem me pode ajudar?

O Ballet tem o mesmo problema q as aulas de aeróbica e step (que era o q eu dava e tive de parar), tem algum impacto, que em casos de gravidez de risco é o suficiente para perder o bébé.
O 1º trimestre é mais complicado porque as estruturas ainda não estão totalmente fixas por assim dizer, e à muito mais probabilidade de perder o bébé. Também existe risco mais tarde, mas é diferente, pode acontecer como aconteceu à minha mãe, não parou de dar aulas, então eu vim mais cedo (prematura - 7 meses).
Eu tive de parar porque dava 8 horas de aulas por dia, e acima de tudo porque fiz lesão muscular.
Mas se te sentires confortável, se não tiveres dores nem hemorragias, estando habituada a fazer, e fazendo apenas uma vez por semana, não vejo restrição.
Mas atenção, sempre com o consentimento do GO.
O impacto é muito menor q no BTT, ou trampolins, mas não deixa de ser impacto, por isso, aos 1os sintomas de algo mal, hospital, pois pode ser um descolamento de placenta!!!

Sobre KARI

http://mamapatinhas.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/mama.patinhas
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
JÁ NASCEU A MARIA MADALENA!!!!
16/01/2012 pelas 17:27, com 46cm e 2,360kg, 35s+6d

filzafaruk -
Offline
Desde 12 Jan 2009

óptimo tópico, adorei.
A gravidez não é doença, podemos fazer um bocado de tudo desde que seja com moderação.
Não posso deixar que o meu marido leia isto, tenho adorado andar levezinha, sem carregar nada Careta

~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*
~* Twinkle twinkle my little star *~

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

eu criei um topico parecido com este,muito interessante ora vejam
http://demaeparamae.pt/forum/aprenda-que-gravida-pode-nao-acabe-com-mitos

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

majo_80 -
Offline
Desde 26 Jul 2011

Obrigada KARI pelo teu esclarecimento. Vou entao evitar os saltos.

A minha GO está de férias e só tenho consulta em Setembro e nao sabia o que fazer caso ficasse grávida antes disso.

Ah. E parabéns pelo teu positivo. Desejo.te muito boa sorte e que corra tudo bem.

Sobre majo_80

última pílula Dezembro 2010
a treinar a sério desde Abril de 2011
Positivo 06/09/2011

KARI -
Offline
Desde 30 Mar 2011

majo_80 escreveu:
Obrigada KARI pelo teu esclarecimento. Vou entao evitar os saltos.
A minha GO está de férias e só tenho consulta em Setembro e nao sabia o que fazer caso ficasse grávida antes disso.
Ah. E parabéns pelo teu positivo. Desejo.te muito boa sorte e que corra tudo bem.

De nada, se tiveres mais alguma dúvida é só dizer, eu ajudo o q puder!!!

Sobre KARI

http://mamapatinhas.blogs.sapo.pt/
https://www.facebook.com/mama.patinhas
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
JÁ NASCEU A MARIA MADALENA!!!!
16/01/2012 pelas 17:27, com 46cm e 2,360kg, 35s+6d

Desde 25 Fev 2017

Ola! Sou instrutora de fitness e estou tentando engravidar! O problema é que dou aulas de muito impacto tal como body jump, step, zumba e outras não tão intensas!
A minha duvida é se posso continuar até saberr que estou gravida? Tenho medo de nao conseguir mas tambem nao posso deixar de trabalhar... ajudem-me por favor, qual a vossa opiniao? Obrigada:)

olimpiayan -
Offline
Desde 12 Mar 2012

Ola. Como ainda nao tas gravida podes continuar a vontade fazer as tuas actividades, e depois tambem igualmente, claro com cuidados e dependente de como te sentes. O teu corpo esta habituado assim e se depius se engravidar evites saltos muito pesados nao ha problema. Eu sou bailarina profissional e na minha primeira gravidez continuei a fazer o espectaculo de uma hora e meia cinco dias por semanas...ate os seis meses. Nao tive qualquer problemas, so a medida de avancar nas semanas fui saindo dos numeros mais solicitantes, pois ja sentia mais cançaso. Na segunda gravidez deixei de dançar por volta dos 4 meses e hoje, na terceira viagem deixei logo que soube, mas mais por causa do cançaso extra e mais tarefas diarias.
No entanto tambem acho que tem a ver com o estado clinico de cada uma, idade e tipo de gravidez (se for de alto risco) se continuar ou nao fazer as actividades de mesma forma.
Espero ter ajudado, e a tua obstetra pode te guiar tambem.