o que fazim se vissem o que eu vi? | De Mãe para Mãe

o que fazim se vissem o que eu vi?

Responda
48 mensagens
Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Bom dia mamãs, barriguitas e futuras Sorriso
bom, hoje o que me leva a escrever o tópico é algo que vi na escolinha do meu filho ontem e que me deixou extremamente desconfortável e indignada!
o meu bebecas está no berçário e em nada esta história está relacionada com ele até porque tenho a maior confiança em quem está a acompanha-lo (são pessoas que já conheço à muito tempo e inclusivé duas delas a minha mãe foi professora dos filhos), mas um dia poderá vir a estar!
a minha casa é mesmo colada à escolinha do meu pequeno e como trabalho aqui na terra e tenho o horário reduzido, saio as 4h e 30 e em 5 minutos estou na escolinha do piolho para o ir buscar (as saudades são tantas Gargalhadas
e isto tudo para dizer que apanho sempre os meninos mais crescidinhos (de +/- 1 ano para cima)no parque a brincar. Antes do António ter ido para a escolinha já me tinha dado conta de situações menos agradáveis visto que moro mesmo ao lado da escola e estaciono o carro mesmo ao pé de onde os meninos estão a brincar, mas ontem quando vou para o ir buscar, assim que saio do carro começo a ouvir um berreiro descontrolador de qualquer cabeça! percebi que era uma auxiliar a BERRAR, sim berrar com uma miudita com os seus 2/3 anos porque tinha feito cócó pelas pernas a baixo!
eu sei que as vezes os miudos se portam mal e que será necessário levantar o tom, mas naquele caso era uma humilhação tal à miuda em frente a todos os outros miudos que ali estavam e ainda para mais quem passava na rua também o podia ouvir com as letras todas...
passo a sitar algumas palavras que a criatura proferiu:
"sabe ir falar tudo para casa e não sabe pedir para fazer cócó"
"não tem vergonha de ter feito cócó na cueca"
acreditem que fiquei sem qualquer tipo de reação, mas acreditem que foi a ultima vez, até com isto sonhei. hoje quando fui por o pequeno à escola falei com as auxiliares da salinha dele e expliquei o que se tinha passado as quais me disseram logo que quando visse uma coisa destas deveria fazer logo queixa...
mas uma coisa vos digo, sei que isto se irá repetir e garanto-vos que antes de fazer queixa tenho que pregar uma "borduada" na mulher!
se passasem pelo mesmo o que faziam???

beijinhos

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Parece-me um caso flagrante para queixa! Repara na 1ª frase que transcreveste da maluca da mulher: dá a entender que a criança já se terá queixado de algo em casa... Eu não sei se a menina em causa não terá sido tomada de ponta por se ter queixado aos pais. Sei que todos temos dias menos bons, mas humilhar um bebé é horrível, a menina pode ganhar traumas e aí sim, ser mais difícil largar a fralda, ou pior!

Maria do Porto -
Offline
Desde 29 Set 2010

... à Direcção ou Pessoa Responsável.
SE por acaso não fossem tomadas mediads objectivas, de admoestação/aviso á funcionária, escrevia no Livro de REclamações.
Se ainda assim não fosse suficiente, mandava uma queixa à Segurança Social.
Berros e humilhações públicas, numa idade tão precoce, marca muito as crianças. Trata-se de violência. Com todas as letras!
Na nossa sociedade, muito latina, em que com facilidade aceitamos gritarias - até em público! - entre marido e mulher, entre vizinhos, em supostas "reclamações" em serviços públicos, é difícil aceitar que isso seja censurável...
Mas É: é uma garnde falta de educação berrar com adultos, mas esses que se defendam!
Com uma criança indefesa - é VIOLÊNCIA, e pronto!
Beijinhos, mamã... E Parabéns, por ser capaz de se indignar. Mas tome uma atitude: ficar só na indignação não chega para promover a mudança!

Maria do Porto

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

obrigada pelas vossas opiniões, mas na realidade quase que fiquei doente com o que vi!
Tal como a mamã Maria do Porto diz, não me serve de nada ficar indignada, mas foi de tal maneira assustador que fiquei parva sem reação... coisa que não é nada hábito em mim, sou pessoa logo de meter os pontos nos is mas ontem fiquei não sei porque assim parva de todo!

Andreia_Lelo -
Offline
Desde 18 Fev 2010

Esse tipo de comportamento pode traumatizar e muito a menina. Foi uma humilhaçao para ela. Acidentes acontecem a todas as crianças e não é intimidando-as que se resolve.
À uns anos (como algumas sabem trabalho num colegio com crianças pequenas) houve um caso similar. Havia lá uma ave rara (nem sei o que lhe chame) que achou por bem humilhar a criança, chamar lhe bebé (teria uns 4 anos na altura), ameaçar que contava aos colegas... Escusado sera dizer que os acidentes tornaram se cada x mais frequentes. Só pararam quando comecei a acompanha lo de mais perto, a deixá-lo à vontade quando isso acontecia, ajudava-o a limpar se, tudo feito com calma, sem berros, tentando transmitir lhe confiança e segurança. Nunca o humilhei nem rebaixei, acarinhei o e com o tempo o problema deixou de existir. O menino simplesmente deixava de controlar o cocó cada vez que se sentia nervoso ou intimidado. Por isso esta funcionaria devia ser repreendida e quem sabe ate avaliada pk infelizmente há muita gente a trabalhar com crianças sem a menor vocação para tal.

"Tu nasceste e eu renasci!"

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

dassssss! ai o q eu me passava! ou se calhar tb ficava sem reação na hora, mas dp arranjava maneira de cair em cima dela.. fosse diretamente ou fazendo queixa, mas dava a cara! e realmente a primeira coisa q disseste, q sabe ir falar p casa.. bem, isso só acho q ja diz qq coisa!

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

pois isto não me está propriamente a deixar descançada e acho que hoje quando chegar à escolinha se a calho de apanhar na rua com os miudos novamente mesmo que desta vez não esteja a fazer nada acho que vou ter que a chamar e dizer qualquer coisa, não me sinto bem comigo mesma em não dizer nada à monstra!
é que até é uma rapariga nova, pelo menos eu associava este tipo de comportamentos a pessoas mais velhas (por parvoisse eu sei, mas era o que associava, por já estarem fartas de trabalhar!)

anokas25 -
Offline
Desde 18 Maio 2012

Eu tinha ido na hora fazer queixa dessa"senhora". É que nem sequer conseguia ir para casa sem fazer nada.
Estas coisas poem-me doente Enjoado

Sobre anokas25

Positivo:30/4/2016 AE:11/5/2016 Triste

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

anokas25 escreveu:
Eu tinha ido na hora fazer queixa dessa"senhora". É que nem sequer conseguia ir para casa sem fazer nada.
Estas coisas poem-me doente Enjoado

pois eu sei que errei em não ter feito nada na hora, mas já me estou a sentir o suficiente culpada com isso!!!

Andreia_Lelo -
Offline
Desde 18 Fev 2010

Ainda estas a tempo de fazer queixa. Isso é o mais importante para evitar que a situaçao se repita.

"Tu nasceste e eu renasci!"

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Andreia_Lelo escreveu:
Ainda estas a tempo de fazer queixa. Isso é o mais importante para evitar que a situaçao se repita.

e vou fazer...se não de outra forma não me vou sentir bem cmg mesma...
isto esta-me a deixar meio louca ainda não me consegui concentrar decentemente em nada que eme está sempre a passar pela cabeça os gritos da mulher!!!

Mariola Guimaraes -
Offline
Desde 27 Jul 2010

Ainda vais a tempo....

Se fosse eu escrevia à direção.

Isso é uma humilhação para a menina! Não se faz! Pode vir a trazer consequências negativas para a menina.

Enfim.... Há pessoas que nunca deveriam trabalhar com crianças!!!!!

Piolhinho -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Compreendo que tenhas ficado chocada e nem tenhas tido reacção, às vezes isso também me acontece, mas tal como as outras mamãs já disseram, ainda vais a tempo de fazer alguma coisa.Imagino como te estejas a sentir, mas tem calma e logo já poderás fazer alguma coisa qdo fores buscar o teu Príncipe.
Beijinhos

Sofia Guerreiro -
Offline
Desde 08 Maio 2009

Podia ser teu filho(a) eu não fazia logo queixa, mas avisava que não tinha gostado caso houvesse a proxima iria mesmo fazer queixa.
Coitada a muída atitude assim não vai resolver nada poderá fazer pior, quem merece ser repreendida é a auxiliar, até 2/3 anos é normal acontecer acidentes desses, alias cada criança tem seu ritmo.

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

E digo mais: os pais dessa criança deviam ficar a par do que se passou. Vergonha, vergonha mesmo!!! Zangado

turtleeyes -
Offline
Desde 17 Abr 2011
I Love DMPM

oh, n tens q te sentir culpada! :s acho q numa situação tão absurda como essa, qq pessoa podia ficar abananada! eu n sou "coco" e acho q um gritinho ou outro às crianças além de às vezes ser preciso, os adultos, como humanos tb se podem "passar" e mandar um berro, mm q sem razão.. mas isso n! isso é mm demais.. até pq como ja disseram parece q a mulher ta picada c a miuda por ela ter ido dizer qq coisa p casa!
acho q deves fazer qq coisa, sim! n fizeste na hora, fazes dp Sorriso

Os 3 melhores PTC's! Já ganhei acima dos 100euros, e tu?
http://www.publipt.com/pages/index.php?refid=turtleeyes
http://www.clixsense.com/?2773399
http://www.neobux.com/?r=Turtleeyess
Qualquer dúvida, sabem onde me encontrar :p

katyegonçalo -
Offline
Desde 12 Fev 2013

Faz queixa agora foi esta menina um dia mais tarde pode ser qualquer outra criança...o meu filho tem 4 anos e de vez em quando no meio da brincadeira na escola nem se lembra de ir a casa de banho nesses casos a educadora veste-lhe roupinha lavada e avisa-me que aconteceu esse "acidente" eu não o repreendo simplesmente são coisas que acontecem agora se forem muitas vezes repetidas já e de desconfiar e ai sim tem de se estar atentos..

Ser mãe é descobrir forças que achávamos que não tínhamos
É ter noites em branco, é amar e amar
É educar, é sonhar, é sentir
É saber lidar com os medos que pensamos não existir

joanasantosblue -
Offline
Desde 18 Dez 2009

Tenta descobrir quem são os pais dessa criança. faz o que gostarias que fizessem se fosse o teu filho..
corrigi erros escrever no telemóvel Espertalhão

A todas as madrinhas e afilhadas que são muitas obrigada por tudo Sorriso

andreia_a -
Offline
Desde 31 Maio 2010

Eu era para não comentar... Mas depois de ler o último comentário tenho que o fazer! Passo a citar "faz o que gostarias que fizessem se fosse teu filho". Nem mais nem menos!

asiul_99 -
Offline
Desde 06 Maio 2010

Acho que antes de fazeres uma reclamação ou o que quer que seja por escrito devias marcar uma reunião com a coordenadora e contar-lhe o sucedido. Eu sou educadora e um dia ao repreender uma criança uma mãe disse que lhe tinha batido. Foi logo um filme e podia ter ficado sem trabalho por causa de uma mentira. Apenas estou.a dizer que antes de se pôr por escrito é melhor falar primeiro

dreia_pati -
Offline
Desde 05 Maio 2009

Eu sou auxiliar de educação..e também sou mãe...confesso que é um trabalho cansativo mas mt gratificante.....A atitude dessa "senhora" foi mt mt grave!

Coitadinha da menina..o sentimento de humilhação por que passou!
Não fizeste queixa na hora?? Faz hoje.....
Pede para falar com a direção e comunica...
SERIO... Imagina se fosse o teu filho?? Para mim a atitude dessa senhora não é de todo de uma profissional! Nós devemos chamar a atenção..sim, mas humilhar?? NÃO.....

Podes ter a certeza que se fosse comigo, eu exigia á direção que os pais dessa menina tivessem conhecimento....

anokas25 -
Offline
Desde 18 Maio 2012

Déinha_89 escreveu:
anokas25 escreveu:
Eu tinha ido na hora fazer queixa dessa"senhora". É que nem sequer conseguia ir para casa sem fazer nada.
Estas coisas poem-me doente Enjoado

pois eu sei que errei em não ter feito nada na hora, mas já me estou a sentir o suficiente culpada com isso!!!

Déinha_89 Não era, de todo, minha intenção fazer-te sentir culpada. Se o fiz, peço desculpa. Eu por norma, sou muito calma, mas estas coisas mexem muito comigo, porque tenho um filho e se fazem aos outros podem perfeitamente fazer ao meu entendes o que quero dizer?

Sobre anokas25

Positivo:30/4/2016 AE:11/5/2016 Triste

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

estive agora a ler as opiniões que me deixaram durante a minha hora de almoço e agradeço muito.
estive a conferenciar com o marido à hora de almoço, já ontem lhe tinha explicado o que se tinha passado mas este assunto está-me a desorientar de tal forma que lhe tive que "pedir ajuda"...
tal como algumas de vós disseram nos comentários que deixaram o marido também acha que não se deve fazer já queixa, mas de toda a maneira que se deve fazer alguma coisa e logo quando for à escola, em primeiro lugar chamar a "criatura" à parte e pedir para lhe dar uma palavrinha... O marido acha que em primeiro lugar se devem fazer as coisas a bem e não partir logo para uma queixa, caso a senhora não seja receptiva à coisa partir então para a queixa!

depois e dando a minha opinião no geral relativamente aos comentários que me deixaram, eu vi bem o que se estava a passar não é uma mentira e também não tenho o costume de mentir...
relativamente a fazer o que gostaria que fizessem comigo, pois têm toda a razão...

outra questão e já que há aqui mamãs educadoras e auxiliares, é normal existir um bacio no parque para estas crianças mais pequeninas e fazerem as suas necessidades no parque mesmo????

beijinhos a todas

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

anokas25 escreveu:
Déinha_89 escreveu:
anokas25 escreveu:
Eu tinha ido na hora fazer queixa dessa"senhora". É que nem sequer conseguia ir para casa sem fazer nada.
Estas coisas poem-me doente Enjoado

pois eu sei que errei em não ter feito nada na hora, mas já me estou a sentir o suficiente culpada com isso!!!

Déinha_89 Não era, de todo, minha intenção fazer-te sentir culpada. Se o fiz, peço desculpa. Eu por norma, sou muito calma, mas estas coisas mexem muito comigo, porque tenho um filho e se fazem aos outros podem perfeitamente fazer ao meu entendes o que quero dizer?


não faz mal...
sabes é que eu por norma já não sou nada calma, e neste tipo de situações muito menos e estou de tal maneira irritada cmg por ontem não ter dito nada à mulher que hoje só tenho vontade de lá chegar e de a humilhar tal e qual como ela estava a fazer à miuda!!! isto tirou-me do sério!!!

Andreia_Lelo -
Offline
Desde 18 Fev 2010

Déinha_89 escreveu:

outra questão e já que há aqui mamãs educadoras e auxiliares, é normal existir um bacio no parque para estas crianças mais pequeninas e fazerem as suas necessidades no parque mesmo????

beijinhos a todas

Nunca ouvi semelhante... secalhar onde trabalho as coisas sao um pouco diferentes mas isso nao faz sentido nenhum. Nao ha casas de banho exteriores ou com facil acesso pelo exterior?

"Tu nasceste e eu renasci!"

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

na realidade casas de banho no exterior não há mas sim são de fácil acesso, é para além de todo o mega filme da mulher aos gritos ainda me está também a complicar com o sistema o bacio na rua!!!

Andreia_Lelo -
Offline
Desde 18 Fev 2010

Eu nao sei como é nos infantarios/ creches mas nao me parece normal. Presumo que façam todos no mesmo bacio... Isso levanta algumas questoes de higiene. Espero que alguma das mamãs que trabalhe em sitios destes responda pk tb fiquei curiosa em saber se é comum ou nao.

"Tu nasceste e eu renasci!"

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

Andreia_Lelo escreveu:
Eu nao sei como é nos infantarios/ creches mas nao me parece normal. Presumo que façam todos no mesmo bacio... Isso levanta algumas questoes de higiene. Espero que alguma das mamãs que trabalhe em sitios destes responda pk tb fiquei curiosa em saber se é comum ou nao.

pois é que numa de logica, se não levam os miudos à casa de bho também não devem ir despejar e labar o dito bacio cada vez que algum faz a necessidade, certo?
já disse ao meu marido, quando chegar a altura do antónio ir para o parque não há xixis nem cócós no parque quer queiram quer não, acho uma falta de higiene assim como uma falta de regras para a criança, ora se nessa altura é de os ensinar a fazer as necessidades na casa de banho nada de isto me faz sentido!

amfr -
Offline
Desde 19 Fev 2012

Déinha_89 escreveu:
na realidade casas de banho no exterior não há mas sim são de fácil acesso, é para além de todo o mega filme da mulher aos gritos ainda me está também a complicar com o sistema o bacio na rua!!!

Mas espera lá... eles têm um bacio no recreio para os miúdos que quiserem fazer? É isso? Se sim, nunca tal ouvi...

Andreia_Lelo -
Offline
Desde 18 Fev 2010

Mesmo que nao queiras que o teu filho faça as necessidades no bacio no parque, se isso for o procedimento normal lá é isso que vai acontecer. Ate pk tu nao estaras la para ver. Acho que devias esclarecer com as educadoras e quem sabe ate com o director ou responsavel essa situaçao do bacio.

"Tu nasceste e eu renasci!"

Déinha_89 -
Offline
Desde 11 Ago 2009

amfr escreveu:
Déinha_89 escreveu:
na realidade casas de banho no exterior não há mas sim são de fácil acesso, é para além de todo o mega filme da mulher aos gritos ainda me está também a complicar com o sistema o bacio na rua!!!

Mas espera lá... eles têm um bacio no recreio para os miúdos que quiserem fazer? É isso? Se sim, nunca tal ouvi...

Cá ver se me consigo explicar.
existe um parque maior, para os meninos mais crescidos e ai não há bacio (pelo menos que me tenha apercebido) e depois existe um parque dividido em vários parques pequeninos (para os miudos mais pequeninos) e em cada divisão hà um bacio, tipo um bacio por sala e sim os meninos fazem as necessidades ali à vista de tudo e todos!!!