O que fazer ? | De Mãe para Mãe

O que fazer ?

Responda
14 mensagens
DreamX -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Mamãs. ..estou a dar em doida...e triste...primeiro ela não pegava bem agora faz uma boa pega mama quando quer...de meia em meia hora se for preciso...pediatra disse para fazer assim... fomos pesar e o peso baixou....como???
É agora vou deixa - la assim ? Dou suplemento

carla sofia2013 -
Offline
Desde 03 Out 2013

A minha filha quando nasceu, tb não aumentou peso nas primeiras semanas, e mamava quando queria, sempre pegou muito bem no peito, mas pelos vistos não a alimentava o suficiente (pelo menos a tal teoria do LM que não presta Triste )...
Por conselho clinico acabei por começar a dar LA depois dela mamar (com um mês de vida), mas se fosse hoje tinha insistido até onde conseguisse... se pelos gráficos do boletim do bebe, ele estiver no peso "bom" penso que deve tentar dar mais peito... quem sabe com o tempo o LM "melhora" e o alimentara e satisfará mais e mais...
Mas acredite, comigo aconteceu o mesmo... Leve o LM até onde conseguir... a minha mamou quase até aos 8 meses. eu dava peito, o que ela quisesse e em seguida dava 60ml (mais ou menos) de LA... e ela ficava satisfeita e começou a dormir as noites quase todas aos 5 meses Sorriso
Beijinhos e muitas felicidades Sorriso

A Matilde veio encher a minha vida de Mimo Sorriso
Carla Lourenço

renatabeat -
Offline
Desde 15 Dez 2013

Com a Salomé foi igual e acabámos na primeira semana por dar LM + LA. Contudo, assim que parou de perder peso e começou a ganhar (mais ou menos 15 dias), retirámos o LA e ficou só a mama. Estes primeiros tempos são muito stressantes, no que respeita a amamentação. Contudo, apesar de vir a dar LA, nunca desista da mama. Um conselho útil que me deram, para aumentar a prudução de leite foi comer ovos (fartei-me de comer omeletes) e, há quem diga, bacalhau (eu não como). Também tomei um suplemto de Cardo Mariano, o Promil.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

É normal que o peso baixe após o nascimento. Para além dos bebés passarem de uma alimentação permanente (através do cordão umbilical)para uma alimentação por refeições, também é habitual que as mães recebam soro intravenoso durante o parto e essa hidratação extra também aumenta artificialmente o peso de nascença dos bebés. A maioria dos bebés por volta dos 15 dias já recuperou o peso de nascença mas conheço muitos, a minha filha incluída que só voltaram a esse peso mais tarde (3-4 semanas). O importante é que entretanto os bebés sejam acompanhados e seja avaliado o seu estado geral (hidratação, quantidade de xixis e cocós diários, estado de espírito) para se ter a certeza que esse ritmo de crescimento mais lento é perfeitamente normal ou não.

Uma das coisas que podem atrasar essa recuperação, são os problemas de pega que devem ser corrigidos quanto antes. Essa etapa já ultrapassou, por isso óptimo. Se mesmo assim está insegura quanto à amamentação (e de facto, esporadicamente, podem haver outros problemas para lá das más pegas, problemas na transferência do leite, pro exemplo), sugeria-lhe contactar a SOS Amamentação. Se não a conseguirem ajudar telefonicamente, têm conselheiras que se podem deslocar até si e apar além disso existem os Cantinhos da Amamentação, onde se pode reunir com outras mães a amamentar e assim não só espairecer como partilhar dúvidas e experiências.

O site deles é o www.vamosdardemamar.org.

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Olá mamã

Também passei por isso no inicio tive muitas dificuldades até a minha bebé conseguir pegar mama, mas depois pegou e só largou aos 15 meses por iniciativa dela.
É normal os bebés baixarem o peso nos primeiros dias, depois vão recuperando, se achares que o teu bebé não fica bem alimentado apenas com a mama se calhar tens que dar um suplemento, mas o pediatra poderá te aconselhar melhor. Falando da minha experiência consegui amamentar exclusivamente sem recorrer ao suplemento durante os 6 meses, mas todos os meses tinha que controlar o peso. A minha bebé nunca aumentava muito, apenas algumas gramas mas o suficiente para conseguir aguentar apenas com o leite materno.
O teu bebé ainda tem poucos dias, não fiques para já alarmada continua a com a mama e depois quando fores à consulta que deve ser do primeiro mês o pediatra faz a avaliação. Agora se eu teu bebé não ficar saciado apenas com o leite materno tens que dar suplemento, mas se ficar bem não necessitas de dar.
Mantém a calma, não fiques triste que vai correr tudo bem, vais ver que ele vai recuperar o peso rapidamente, o ideal seria apenas com a maminha, mas se não for possível também não tem problema é preciso é que ele se alimente bem, cresça e seja saudável.
Felicidades

DreamX -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Eu não quero desistir...vou lhe dando sempre. Mas não quero que passe fome...e q aumente o peso...é uma bébé com 2.800gr agora .
A mistura dos dois leites nãos lhes faz mais cólicas?

dfol -
Offline
Desde 23 Jan 2011

A mistura dos dois leites n faz mais cólicas. O que pode acontecer é o LA dar mais cólicas do que o LM ma sn propriamente por "misturar". No meu caso n foi assim, sempre teve cólicas tanto com LM, como com LM+LA, era igual

DreamX -
Offline
Desde 27 Ago 2014

O pediatra disse para aguardar mais uma semana a LM mas isto é desgastante porque ela mama a toda a hora e não fica bem
Mesmo com uma boa pega ela com a agitação na mama acaba por "desgastar" o mamilo..porque tira põe..."morde"
Tem 16 dias a minha pipoca e já devia ter ganho mais...ontem tinha mais peso q hoje...50 gr
supostamente aumentam todos dias ne?

Anjaf -
Offline
Desde 28 Mar 2012

Não sei se utilizas mas deverás usar uma boa pomada, para não ficares com o peito ferido e não te custar muito, no inicio a amamentação custa sempre um pouco mas depois passa, eu usei o gretalvite punha sempre a seguir a cada mamada e ajudou-me imenso. Hidrata o peito, e não deixa ferir e não faz mal ao bebé.
Quanto ao aumento de peso não sei ao certo se os bebés devem aumentar todos os dias, eu pesava a minha 15 em 15 dias e aumentava pouco. Confia no pediatra mas se notas que o LM não é suficiente para alimentar o bebé, então necessitas de lhe dar LA, de todas as formas não desistas de dar mama quanto mais o bebé mamar mais leite produzes.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

A minha foi pesada aos 5 dias e depois 1 vez por semana até às 4 semanas. Na primeira semana aumentou 20g, na segunda 40g e na terceira 70g. Não foi por dia, foi por semana. Depois é que acelerou. Mas sempre bem e a fazer bons cocós e bastante chichi.

Não se iniba de ligar pra SOS Amamentação, elas são impecáveis e vai ver que lhe vão dar boas dicas para melhorar a maneira como as mamadas decorrem.

No início eles são muito trapalhões a mamar mas depois aprendem e nós aprendemos a ajudá-los e tudo passa correr melhor.

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Uma coisa que não lhe recomendo é isso de pesar diariamente. Não só vai ficar com a cabeça em água como basta que naquele dia já tenha feito mais cocó que no anterior ou que tenha o estômago mais cheio para isso não ser fidedigno.

DreamX -
Offline
Desde 27 Ago 2014

Só pesei dois dias seguidos porque segunda tive pediatra e hoje tinha consulta no médico de família... vou continuar a mama sem dúvida e ver como ela reage e evolui. Já estive no Catinho da Amamentação e tudo ok. Boa mama, boa pega, e dar mama sempre que peça...mas aumentar de peso nada... enfim... custa-me muito... psicologicamente afecta -me...

carla sofia2013 -
Offline
Desde 03 Out 2013

DeamX,
vai correr tudo bem, pensamento positivo... os primeiros dias são muito desgastantes porque é tudo novo para nós e para eles. Estás no caminho certo, não desistas de dar peito e oferece sempre que ela peça... sempre... não te rales com o mundo ao redor. Vai correr tudo bem e em breve tudo vai fluir naturalmente e ela vai começar a ter o horário dela.
Beijinhos!

A Matilde veio encher a minha vida de Mimo Sorriso
Carla Lourenço

FaMena -
Offline
Desde 27 Dez 2014

Como a compreendo, nas primeiras semanas é tão difícil sentirmos confiança no que estamos a fazer, cada decisão, cada opção parece ter o peso do mundo, cada pessoa dá-nos uma sugestão diferente. Eu pelo menos, sentia que estava a aparar um comboio sem travões que não abrandava um segundo, a tentar que não descarrilasse a qualquer momento.

Mas se os seus médicos lhe recomendaram aguardar mais uma semana é porque avaliaram o seu bebé e não viram sinais de alarme, viram um bebé saudável e lindo que é com certeza dos muitos que não seguem as curvas médias e terá o seu ritmo de crescimento próprio, como qualquer outro bebé saudável. Dê tempo a si própria, dê tempo ao seu bebé, não pense demasiado em gramas e percentis. A minha sugestão é que se foque mais em conhecer o seu bebé, conhecer-lhe os hábitos,conhecer-lhe os gostos, apresentar-lhe o mundo aos poucos.

Eles crescem um pouco por ondas, estão uns dias, umas semanas estáveis e depois dão um pulo: mesmo que agora esteja a pôr pouco peso, depois vai recuperar esse tempo num instante.

Tudo de bom. Vai ver que esse tempo stressante inicial vai passar num instante.