O que fazer? | De Mãe para Mãe

O que fazer?

Responda
10 mensagens
VanessaBe -
Offline
Desde 19 Out 2014

Olá mamãs Sorriso
Estive de baixa duas semanas porque tive um pequeno sangramento e esta semana voltei ao trabalho . Acontece que a minha chefe continua a obrigar-me a fazer esforços e a trabalhar com produtos tóxicos . Tenho receio de voltar a ter sangramento e perder a minha estrelinha :(. O que acham que devo fazer ?

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Explica isso ao médico e tenta conseguir atestado por gravidez de risco. O teu trabalho coloca a gravidez em elevado risco e se já tiveste sangramento mais provável é conseguires o atestado. Nada vale a vida da tua estrelinha! Cuida de vocês.

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

Com esse atestado podes ficar em casa até ao nascimento do bebé. Se a tua chefe é assim incompreensiva vai tentanto ver outras hipóteses de trabalho, caso ela não te renove o contrato depois... Mas faz por não arriscar mais a vida da tua estrelinha.

VanessaBe -
Offline
Desde 19 Out 2014

Sim , estou a pensar ir á minha médica e falar na situação . E com essa baixa não poderei sair de casa?

BrunaRafaela -
Offline
Desde 26 Abr 2010

Olá. Acho que poderás, dependendo do que a médica escrever na mesma, pois no caso, é o trabalho que te põe em risco e não o teu dia-a-dia.... mas é só uma opinião, talvez outra mamã possa esclarecer!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 20/06/2008 ♥ ♥ 22:05 h ♥ ♥ 3,510 kg ♥ ♥ 50 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
♥ 12/09/2015 ♥ ♥ 08:43 h ♥ ♥ 3,200 kg ♥ ♥ 49 cm ♥
♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

VanessaBe -
Offline
Desde 19 Out 2014

Não sei mesmo o que fazer :(. O que acham?

Vamos_Ser_3 -
Offline
Desde 02 Mar 2015

Olá
Vou te dizer o que se passou comigo!Espero que ajude.

Eu ia tendo o mesmo problema! Nao me obrigavam a fazer esforços mas estava smp a ouvir ..."naõ tenho onde te por, se calhar tens k ir para casa"!!!!! (o que é mt bonito mas não e qlq medico que passa a baixa de risco)
Então é assim:
NÂO INTERESSA o que a medica obstetra diga se não houver indicação identica do medico de trabalho.
No meu caso liguei na altura para a autoridade de condições no trabalho (ACT) e o que me disseram foi isto:
1) tem k ter carta de medico de trabalho (onde leva a carta com recomendações da obstetra) e ele é que tem k limitar o trabalho;
2) apos ter a carta tem k ter consultas periodicas lá enquanto estiver a trabalhar, e quando regressar sem limitações tem que ter outra;
3) no caso de o chefe afirmar que não tem onde colocar, TENS DIREITO a ser mudada de serviço se isso for possivel, em caso de não ser, tens direito a vir para casa e receber um subsidio especifico, mas a entidade patronal tem que atestar que não tem onde te colocar ( não sei k tipo de documentos são necessarios neste caso);
4) se tudo isto falhar podes conversar com a tua medica, a ver se ela passa gravidez de risco; (implica que tenhas que ficar em casa bastante tempo, podes sair para consultas e pouco mais, tem la um pqeueno quadrado que indica se te da autorização para sair ou não, e mesmo assim tens horario certo para as saidas);
5) se tudo isto falhar, é trsite mas olha, smp k fores trabalhar, "fica com mts dores, sai e vai a urgencia até alguem te ligar alguma coisa!

No meu caso, nem com restrições fui lá, acabei por ter sinais prematuros de parto e tive que vir para casa, e ngm me tira da cabeça que foi do stress! Sim porque estas situações deixam nos malucas!

Espero ter sido util! se puder ajudar em mais alguma duvida!

bjo

O tempo voa!
Mas enquanto cresceres e fores feliz deixa o tempo voar!
Voamos os três nas suas asas!!!

Vamos_Ser_3 -
Offline
Desde 02 Mar 2015

http://www4.seg-social.pt/subsidio-por-riscos-especificos

É esta a baixa especifica! Mas é como te digo, não sei como funciona! porque acabei por não precisar!

Ps- em caso de não terem medico de trabalho liga para a ACT, eles não pedem identificações, nem vão atras de ngm a não que denuncies mesmo a situação. Pede so para te esclarecerem.
http://www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/SobreACT/Contactos/Paginas/default.aspx

O tempo voa!
Mas enquanto cresceres e fores feliz deixa o tempo voar!
Voamos os três nas suas asas!!!

CelticMoon -
Offline
Desde 17 Out 2012

O teu trabalho está a pôr-te em risco. Se ficares com atestado por gravidez de risco não és necessariamente obrigada a ficar fechada em casa.

Vamos_Ser_3 -
Offline
Desde 02 Mar 2015

Não e assim que a coisa se processa!!!
Se o trabalho a poe em risco deve entrar o tipo de atestado que disse! No momento em que entra Gravidez De Risco entram em vigor as regras de atestado normal!!!!
Foi o que me disseram na segurança social!!!!
Atenção!!!!!
Mas se a medica for porreira da te autorização!!!! Ate porque o atestado especifico e difícil de obter se a chefia não colaborar! Mas isso agora vai depender da medica!!!!

O tempo voa!
Mas enquanto cresceres e fores feliz deixa o tempo voar!
Voamos os três nas suas asas!!!