o que fazer? | De Mãe para Mãe

o que fazer?

Responda
28 mensagens
Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

boa noite
a minha filha entrou para a pre-escola este ano, esteve sempre comigo em casa até agora é a primeira vez que vai para a escolinha e começou na segunda-feira, correram mt bem 2 dias mas hoje ela vinha triste e com "dores de garganta" perguntei o que se passava e levei muito tempo para que m dissesse o que s passava, então depois de almoçarem la na escolinha ficam um pouco a brincar cá fora até que a educadora chegue, (ainda nao percebi muito bem com quem eles ficam mas acho que é com uma auxiliar) , a minha filha foi brincar para o escorrega e hoje uma menina mais velha com 5 anos não a deixou descer e deu lhe uma chapada Zangado quando ela m disse isso a minha vontade foi logo tira-la de lá e ir para a escola só mesmo quando for obrigada, mas enfim sei que estas coisas acontecem mas custa né! agora nao sei mt bem o que hei-de fazer... alguem m ajuda? Coração despedaçado

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

xandinha11 -
Offline
Desde 01 Set 2010

Oh que chatice! Realmente é daquelas coisas que nenhum pai gosta de ouvir. Eu falava com a educadora, para tentar apurar o que se passou e o que foi feito para resolver a situação. Obviamente que não os podemos proteger sempre e haverão sempre "estaladas" nesta vida, mas os educadores e auxiliares têm que tomar conhecimento destas situações e agir em conformidade!

A tentar equilibrar-me no arame da vida, a caminho da felicidade!
UPM: 29.10.2011 / Positivo: 2.12.2011 / DPP: 04.08.2012
Dia 1 de Agosto de 2012 chegou a nossa princesa!

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

pois isso é o melhor, amanha ja la vou mas a minha filha ta a dormir e a emitir sons e a tremer, parece nervosa e acordou a chorar ... nao foi pra isto que a pus na pré-escola né... Triste

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

sofiayks -
Offline
Desde 02 Set 2010

Coitadinha... Triste Tens que conversar com a tua filha e explicar-lhe que vais falar com a "professora" para que isso não volte a acontecer, mostra-lhe confiança para ela não ter medo de lá voltar, é que há crianças que até ficam doentes por terem medo de ir a escola...A auxiliar tem que chamar a menina para lhe pedir desculpa,pois duvido que isso tenha sido feito, num parque no meio de tantos miúdos ninguém deve ter visto sequer...A minha filha entrou no infantário o ano passado e felizmente os meninos gostam todos dela,nunca houve nenhuma chatice. Ás vezes lá vem ela triste a dizer que alguém lhe disse que ela era feia,e hoje assim que cheguei ao pé dela ela disse-me logo que uma menina disse que a mana era feia, nestas situações digo-lhe que tanto ela como a mana são umas princesas e ela fica logo feliz. =)

Sobre sofiayks

a minha princesa nasceu no dia 28/12/2010 as 19:30 com 3.485kg e 50,5cm..=)

madrinha e afilhada da Rlipinha e afilhada da Nicole M e da Sofia Fcosta...=)

Tania Filipe -
Offline
Desde 17 Fev 2014

Isso faz parte do desenvolvimento e integração dele na escolinha. Fala com ela explica lhe que o q a coleguinha lhe fez é mt feio e não se deve fazer porque tb não gostamos q nos façam o mesmo. Leva la a escola só quando fosse mesmo necessário não é solução mamã, a sua filha tem que aprender a defender-se eu sei que é uma situaçao chata e q nos custa como mães mas temos que pensar que não vamos estar lá sempre que surgir um obstáculo ou um problema, temos que ensinar os nossos filhos a serem capazes de lidar com estes pequenos problemas desde cedo é bom para começarem a construir uma boa auto estima e a serem autonomos e a nao ficarem "frustados" quando lhes aparece um obstáculo e os pais não estao lá para os ajudar.
Lembre-se que as crianças tem uma facilidade incrível para esquecer episódios deste tipo, da-mos mais importância nós pais do que eles, que estão agora "á chapada" como daqui a 5min estão a brincar todos contentes como se nada fosse.
Desculpe o testamento mamã, espero ter ajudado.
Bjinhos

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola Sofiayks foi isso que eu lhe disse que amanha vou falar com a educadora e a outra menina nao vai fazer mais isso... pois é que m parece que está a acontecer, tem dores de garganta até lhe dei benuron para ver s acalma também... ah sim a minha filha diz que ela nao viu... vamos ver amanha se ela ta mais calma... obrigado Xandinha11 e Sofiayks

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola Tania Filipe =)
sim é verdade tudo o que disse e s calhar tou a ser mae galinha
muito obrigado e realmente é mesmo nao vou estar sempre la para defende-la mas como ta a sair agora debaixo da minha asa ta a custar confesso, mas sim vou tentar resolver da melhor maneira possivel até porque a escola onde ela está é um pouco problematica e problemas de mau comportamento, soube isto na reuniao dito pela coordenadora e nem sabia! sei que é assim que s aprende, levando tombos! ajudou muito Tania obrigado =)

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Tania Filipe -
Offline
Desde 17 Fev 2014

De nada Sorriso É sempre bom ajudar. Eu compreendo a perfeitamente tambem passei pelo mesmo no infantário com o meu filho mais velho, e agora no 1º ciclo mas ele aprendeu a desenrascar se como pode, umas vezes de uma forma menos correcta outras vezes de uma forma muito acertiva Sorriso Eles vao apreendendo e crescendo com os erros.

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

é isso Tania =)
obrigado por m fazer ver as coisas mais claras porque ja tava a pensar entrar amanha la n escola a "matar"... exactamente aprendemos e crescemos... d certeza que vai ser resolvido da melhor maneira... mt obrigado Sorriso

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

olga pinto -
Offline
Desde 19 Jun 2008

olh ao meu filho tb entrou para a escolinha e estava tao entusiasmado k eu fiquei feliz. Anteontem ele veio tao triste mas tao triste da escola, quase a chorar. Eu perguntei o k se passava e ele disse-me k um colega lhe tinha dado uma bofetada ( ainda tinha a cara marcada). Claro k fiquei triste e aborrecida pk o meu menino é um doce de criança, adora brincar com as crianças e ele tb nao entendia pk o colega lhe tinha batido...

Dei-lhe mts miminhos e deixei passar ( ele tb me disse k nao queria ir para a escolinha, mas la o convenci). Nesse dia de tarde o mesmo colega voltou a bater-lhe!!

O meu marido ja queria ir falar com os pais e tudo, mas nao achei bem... Ia deixar passar uns dias e se continuasse ia falar com a educadora para estar atenta..

O k é certo é k o miudo acho k disse em casa k tinha batido num colega e a mae dele perguntou a escolinha a quem foi... o miudo pediu desculpas ao meu filho e prometeu nao bater mais...

Agora se vires k por ai nao aocntece isto, deves falar com a educadora/auxiliar para estarem mais atentas...

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola Olga PInto =) obrigado
é como a minha filha adora brincar e é um doce tb =)
hoje la fomos para a escolinha disse para ela ir contar a educadora o que aconteceu e foram falar com a outra menina, ela disse que sim tinha feito isso e pediu desculpa e deram um beijinho... agora so espero que nao se repita, até porque a minha filha ficou muito sentida e dormiu muito mal de noite... vamos la ver como corre hoje o dia... obrigado a tds =)

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

PinkS -
Offline
Desde 09 Maio 2010

Moranga, a sua menina precisa de conviver com os seus pares e aprender a defender-se! Imagino o quanto lhe tenha custado saber do sucedido! Esteja atenta. É importante que a sua filha vá para a escolinha mas jamais estar amedrontada e sofrer em casa e a dormir por isso. Desejo uma boa adaptação Sorriso

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Vou dar a minha opinião que é só mesmo isso!
O meu filho entrou o ano passado para a pré...tinha estado sempre comigo e sempre foi um miúdo carinhoso e meigo, sempre o ensinei a respeitar as outras crianças, e por isso fui-me apercebendo que ele deixava os miudos fazerem tudo!
Antes de entara na pre fui-lhe dizendo para não deixar que nenhum menino ou menina lhe fizesse mal.
Que se lhe batessem para ele bater tb mas para nunca ser ele a criar confusão! Sei que os miúdo ao final de 5 estão todos a brincar, mas vão-se aperceber que os outros não reagem e daí até lhe baterem todos os dias é um pulo!
Eu falaria com a educadora sim, mas iria alertar sempre a minha filha pra não ter medo e "responder"
Como disse esta é so a minha opinião, não quero que digam que instigo á violencia

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola PinkS é verdade assim aprendem mas custou sim um pouco, a minha filha até ficou toda contente la na escolinha hoje, isto depois da menina lhe ter pedido desculpa Sorriso sim vou estar atenta e ja disse a educadora tb para estar... obrigado =)

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

Lusitania entendo e sim tb ja lhe disse que quando alguem lhe fizer isso ou parecido para s defender mas ela nao está habituada e é exactamente isso ela deixa os outros lhe fazerem tudo... eu falei la hoje com a educadora agora vamos ver como corre, e vou falando com a minha filha, obrigado

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Moranga escreveu:
Lusitania entendo e sim tb ja lhe disse que quando alguem lhe fizer isso ou parecido para s defender mas ela nao está habituada e é exactamente isso ela deixa os outros lhe fazerem tudo... eu falei la hoje com a educadora agora vamos ver como corre, e vou falando com a minha filha, obrigado

Ainda bem que não viste como um incentivo á violência..
às vezes é difícil dar a nossa opinião nestes casos quando sabemos que pode dar bronca porque somos mal entendidas e eu não quero isso.
eu volta e meia dava um encostão ao meu filho e ele nada ate que a final de umas quantas vezes começou tb a dar-me um encostão a mim, mas não é por isso que volta e meia alguém não lhe faz alguma coisa, um dia disse-me o x hoje empurrou-me e eu e tu que fizeste? Nada dizia ele..e eu :e pk nao o empurra-te tb para ele perceber que é feio fazer isso aos amigos e ele dizia porque não me lembrei..
è um miúdo que não tem maldade...mas ando sempre de coração apertado!

Espero que tudo corra bem com a tua menina.

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

nao, claro que nao...eu tb pus aqui este topico porque gostava de ler as vossas opinioes! aceito todas e todas sao validas! e assim aprendo tb a ver as coisas de varias perspectivas, porque afinal tb é dificil para mim e nem tou habituada a estas coisas e nem sei como reagir também...devemos incentiva-los a darem-se bem com todos mas também a aprenderem a defender-se e ha miudos mais rebeldes que outros... que giro parece mesmo a minha filha! ontem tb lhe disse porque nao lhe batest tb? e ela encolheu os ombros , ficou mesmo sem reaçao tadinha Sorriso tou desejosa que chegue a hora de ir busca-la para ver s ja vem mais animada =)

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

PinkS -
Offline
Desde 09 Maio 2010

Lusitânia, de facto é complicado! Tentamos ensinar os nossos bebes a respeitarem os outros e depois... não são respeitados! As crianças são uma doçura mas também sabem ser muito cruéis para com as outras. Devemos primeiramente incutir-lhe as boas acções e, como disse, a não criar conflito mas têm também que saber agir e reagir em caso de atitudes menos amigáveis por parte de outros colegas.... Papel de mãe tem de tudo Piscar o olho muito amor e muiiiitass preocupações também!

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

bem o dia com a outra menina correu bem e até brincaram juntas mas hoje veio com uma dentada para casa! mas va a minha filha tirou um brinquedo a outra e ela mordeu-a... pior é que ela nem se defendeu nem disse a educadora de novo! so viram n hora d almoço... ai mas que chatice isto Preocupado

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Tania Filipe -
Offline
Desde 17 Fev 2014

Com essa dentada é impossível ninguém se ter apercebido do q se passou, pois concerteza a muida chorou. Se fosse a ti averiguar ia a situação junto da educadora e da auxiliar.

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

ola Tania Filipe a minha filha diz que não chorou... falei com elas a tarde e disseram que nem sabem quem foi mas que desconfiam eu disse mas a minha filha ja disse quem foi! parece m que nao querem chatices (nao acho normal) começo a achar que há demasiado desleixe com os miudos... mas sei la, é a primeira vez que a tenho na escolinha nao sei até que ponto estas situaçoes acontecem...

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

lusitania -
Offline
Desde 04 Jan 2013

Ai moranga desculpa que te diga mas ainda agora a escola começou e a menina já anda assim??
Acho que devias ter uma conversa mesmo muito séria com as pessoas!
eu tive uma situação do meu filho ter chegado a casa com nodoa negra na testa e teve de ser uma pancada bem forte..e eu pedi explicações...tenho impressão que ele tirando uma nodoa negra ou outra na perna nunca me chegou mordido nem nada, mas ai questionei se não tinham dado conta dele chorar porque ao estado que a coisa estava ele tinha de ter chorado e muito!

Pinks vou-te dizer uma coisa e uma vez mais é a minha opinião sobre o assunto.
Eu acho que as vezes o problema das crianças não se respeitarem tambem parte um pouco de alguns pais. Digo isto porque eu raramente vejo um pai dizer não a um filho ou incentiva-lo a partilhar ou ate explicar as "regras" no sentido de se esta uma fila de meninos para o escorrega então tens de esperar...mas não os miúdos passam á frente, empurram, e depois se dizes alguma coisa ficam ofendidos..
Eu tenho caso de ter estado na casa de uns amigos em que a criança da casa fazia anos, que por acaso é um bocado pirata, na altura empurrou o meu que é mais pequeno(idade), e caiu e eu ouvi perfeitamente o miudo a bater com a cabeça no chão e a avó ainda teve o desplate de me dizer..ai o menino não caiu, não foi o X.
Passei-me e disse-lhe que podia não ter sido o X ( foi que eu vi!) mas k miudo tinha batido com a cabeça sim que eu tinha visto e ouvido!
Nem eu nem o meu filho somos perfeitos, mas eu tenho que ele perceba sempre que faz mal, e se fizer mal a outro menino que eu veja eu explico o que aconteceu e porque não deve tornar a fazer!

às vezes ate tenho medo de falar nestas coisas porque as pessoas na maioria levam a mal e dizem logo que os filhos isto e aquilo..
Eu cheguei a ver esse mesmo menino a puxar o cabelo ao irmão recem nascido e o bebe a gritar e os pais so dizer.. Oh X !

Para mim é sem palavras!

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

nem sabes o que me está a custar Lusitania...será só agora d inicio, será que me estou a preocupar demais? nem sei ja o que pensar... a minha vontade é transferi-la para outra mas e depois n volta é igual... mas depois vejo a minha filha tao contente de manha para ir pa escolinha... até ja tou a pensar qual será a mazela de hoje... hoje até fui la mais tarde levar o lanche da tarde (fingi que esqueci so para passar la depois) e quando cheguei ela tava toda entretida a brincar com um menino e tava bem... ja lhe perguntei s queria vir almoçar a casa e disse que nao, que queria comer com os coleguinhas... começo cada vez mais a perceber a fama da escola sobre o mau comportamento afinal ja deve vir da pré-escola...

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"

Tania Filipe -
Offline
Desde 17 Fev 2014

Tem calma se a tua filha vai contente para a escola e até prefere almoçar lá do que em casa é porque não se anda a passar nada de mais. Claro que é chato para nos mães ver mos determinadas coisas mas fazem parte do crescimento dos nossos rebentos Sorriso
Quando a tua filha chegar da escola perg sempre como correu o dia assim vais estar a par de tudo e podes dar lhe conselhos relacionados com o comportamento que deve ter ao deparar se com certas situações.

Desde 09 Mar 2009

Eu tenho tanto medo dessas coisas, a sério,a minha também foi agora para a pré. Eu também lhe digo muitas vezes "nunca dês a primeira, mas não deixes cair a segunda".
Mas é realmente um desleixo com crianças tão pequenas.
Elas são tão abandonadinhas.
Tivesse eu possibilidades e colocava-a num particular. Venha quem viier, é completamente diferente Triste

Piolhinho -
Offline
Desde 18 Mar 2010

Mamã, a minha menina é mais pequenina que a sua, mas está na creche desde os 5 meses, Já veio para casa mais do que uma vez mordida, e também já mordeu mais do que uma vez. Em ambas as situações, a auxiliar ou a educadora informaram, mas nunca disseram nem quem lhe mordeu, nem a quem ela mordeu. Cheguei a perguntar-lhe a ela, mas ela dizia sempre que foi o pai Tolinho Essa fase de morder já passou (Graças a Deus!), mas acho que é normal acontecer, são crianças, e percebo perfeitamente que não é fácil controlá-las a todas. Mas acho que é obrigação das responsáveis pelas crianças comunicar tudo aos pais. A minha, quando leva alguma mazela de casa, elas perguntam logo, que é para diferenciar o que vem de casa do que acontece na escolinha...
E se a menina quer lá ficar, é porque se sente bem Sorriso Tal como diz a Tânia Filipe, pergunte-lhe sempre como correu, e pergunte também às responsáveis como correu o dia dela. Beijinhos

xandinha11 -
Offline
Desde 01 Set 2010

Oh bolas, isto não está fácil para os teus lados.
Infelizmente as "agressões" entre miúdos são comuns... mas a tua filha já está numa idade em que não é suposto os miúdos morderem! Portanto, é de ter olho nessa situação! Mantém-te em cima do acontecimento. Não acho que seja uma questão de sermos ou não mães galinhas, mas crianças com 4/5 anos já sabem que não se deve morder. Ainda que empurrem ou batam, vá lá... Mas a dentada é de um estádio de desenvolvimento anterior a esse!
Espero que corra melhor daqui para a frente!

A tentar equilibrar-me no arame da vida, a caminho da felicidade!
UPM: 29.10.2011 / Positivo: 2.12.2011 / DPP: 04.08.2012
Dia 1 de Agosto de 2012 chegou a nossa princesa!

Moranga -
Offline
Desde 24 Set 2009

é isso que eu faço Tania Filipe desde o primeiro dia pergunto como correu e ela vai contando a medida que se lembra Sorriso pois ja lhe disse que nao pode deixar bater nela, hoje correu bem até...

Albina Isabel Pinto tb penso o mesmo, nao quer dizer que estas coisa nao aconteçam no privado mas é diferente...

Piolhinho sim isso a educadora disse que ela tava mordida mas nao disse quem foi... olha pergunto sempre a minha filha e tb as educadoras hoje até estive mais tempo a falar com elas e dizem que a minha miuda ta-se a adaptar bem, tenho que me mentalizar que este tipo de situaçoes acontecem né Sorriso

Xandinha11 este ano a maioria das crianças têm 3 anos acadinhos de fazer, sao tao pequenitos e talvez por isso aquela menina ainda morda, é mesmo pequenita, sao 24 e tem alguns com 4/5 anos mas muito menos.

obrigado a tds e sim espero mesmo que a minha miuda se adapte bem , pelo menos parece que sim Sorriso

Sobre Moranga

Lara Piki =) 6 aninhos!!! Sonhador
Beijinho eu e a minha Piki ja temos uma Madrinha a Lia_len e sou tb Madrinha dos seus Tesourinhos Lenny e Jasmine Olá!

"Dentro de mim mora um anjo que vive do jeito que o diabo gosta"