O que dizem os vossos médicos sobre: sushi? | De Mãe para Mãe

O que dizem os vossos médicos sobre: sushi?

Responda
16 mensagens
Ita30 -
Offline
Desde 18 Maio 2011

O que dizem os vossos médicos sobre: sushi na gravidez?
Aconselham? Proibem totalmente?
Vocês o que fizeram?

Beijinhos

FaFa26 -
Offline
Desde 05 Out 2011

A minha médica proibiu-me mesmo (e o que me custou). É claro que no fundo nós é que somos donos da nossa boca, mas acho que por mais que gostemos de sushi, na minha opinião não vale a pena arriscar uma intoxicação alimentar na gravidez.

bjinhos

BabyGuida -
Offline
Desde 10 Maio 2013

Olá Ita30,

Logo no início da gravidez eu acabei por ser consultada por 3 OB, porque houve um contratempo com o OB que tinhamos escolhido para nos seguir, e como eu tinha feito análises e exames pré-natais levei-os em todas as consultas. Mostrei tudo e coloquei as mesmas questões a todos, e relativamente ao sushi só uma médica é que torceu o nariz, porque os outros dois médicos afirmaram não fazer mal, aliás um deles nem me deixou concluir a pergunta e já estava a responder.

O único alimento que me foi proibido foram os moluscos, até marisco posso comer, desde que em locais de confiança.

Mas relativamente ao sushi, vou sempre comer a restaurantes de confiança, que acabam por ser mais caros, mas compensam na confiança.

O único problema do sushi é o peixe ou o arroz correrem o risco de serem contaminados por outros alimentos mal lavados, como legumes ou fruta, mas se forem restaurantes que sigam as regras de higienie alimentar esta questão não se coloca, uma vez que na cozinha é obrigatório existirem locais específicos para cada tipo de alimento (peixe, frutas, legumes, carne,...).

E foi-me aconselhado por uma enfermeira que sempre que eu tenha dúvidas relativamente a algum alimento o congele durante um tempo, normalmente deixo um dia ou uma noite, e depois descongelo e consumo.

Desculpa o testamento.

Beijinhos e bom proveito! Piscar o olho

Sobre BabyGuida

BabyGuida

Su_m -
Offline
Desde 28 Jan 2008

Olá Ita30,

Olha, eu já vou agora na segunda gravidez.
O que o meu OB me disse - é um médico descontraído, como só podia ser para a minha maneira de ser - é que no primeiro trimestre não convinha visto ser o período embrionário e portanto o período mais critico e sensível.

A partir daí e, naturalmente, sabendo que é de confiança tenho total permissão.
Do meu primeiro fiz isso e nunca tive problemas. Neste momento estou prestes a completar as 12 semanas e já tenho restaurante marcado Piscar o olho

Beijinhos

mem2012 -
Offline
Desde 26 Jul 2012

OLha eu fui parva e nunca perguntei a minha medica porque sempre achei senso comum, mas começei a perceber que varios medicos eram da opiniao que se fosse num sitio de confiança nao havia problema, por isso ja me arrependi de nunca ter perguntado nd disso a minha :p Fica p a proxima gravidez lol

Desde 13 Jan 2009

Por acaso, o meu GO falou-me em sushi... disse que era cru e por isso proibido...

Como saber se um restaurante é de confiança???
Pelo aspecto da sala de refeições?
Pelo aspecto dos funcionários?

A cozinha pode ser "badalhoca" e isso não transparecer cá para fora e o restaurante pode ser perfeito, mas o fornecedor deles ser uma desgraça, não é?

Na dúvida, mais vale evitar! Afinal, são apenas 9 pequenos meses (a mim pareceram-me uma vida inteira) que poderão influenciar toda uma longa vida... Beijinho

Mary1980 -
Offline
Desde 10 Jan 2012

A minha disse-me que desde que fosse num sítio de confiança não havia problema. E para nunca, nunca comer sushi em centros comerciais.

Comi várias vezes enquanto estava grávida no Arigato (antigo Origami) no Parque das Nações, onde já ia antes de estar grávida, e nunca tive qualquer problema Sorriso

Sobre Mary1980

A minha lojinha Sorriso Artigos novos!

http://demaeparamae.pt/vendo/loja/128937

bytily -
Offline
Desde 18 Fev 2013

Olá Sorriso

Eu adoro sushi e a minha médica deixa-me comer Sorriso o que pode acontecer? Intoxicação alimentar, coisa que pode acontecer com ovos, marisco, etc etc... o imodium e o soro podes tomar na gravidez... É claro que convém ir a um sitio de confiança Espertalhão e quando digo confiança = restaurante que já conheces, e que realmente o peixe é fresquinho!!! Isso vê-se muitoooooo bemmmmmmmm Piscar o olho eu diria... que ires comer sushi a um chinês/ japonês... não é uma boa hipotese!!!

Eu como várias vezes e ainda não tive nenhum problema! Mas o melhor mesmo é perguntares ao médico que te acompanha, se a minha médica me tivesse dito que não, provavelmente eu não comia, temos de confiar nos médicos que nos seguem.

Bjs

bytily -
Offline
Desde 18 Fev 2013

Claudia e Francisco,

num bom restaurante de sushi nada é feito na cozinha é tudo ao pé do cliente... e basta olhares para a montra e veres se o peixe é fresco ou até congelado. Quando se compra peixe no hipermecado também olhamos para a frescura do peixe, e decidimos se compramos ou não.
Um restaurante de confiança é um restaurante que já conheces (antes de estares grávida) e que foste várias vezes e gostas, e aconselhas... Espertalhão

Mas sabes qual a razão por fazer mal peixe cru?!

BJs

Penso

Shinny09 -
Offline
Desde 11 Fev 2009

A minha médica nunca me proibiu... Ainda esta semana comi tanto. Eu adoro sashimi e fartei-me de comer. Quando se diz restaurante de confiança para mim é aquele restaurante onde vamos com regularidade e temos confiança. Sempre vou ao mesmo e nunca, mas nunca tive razão de queixa. Tão bom!!! Comia sushi e sashimi todos os dias Babão
Há quem associe o sushi ao risco de contrair toxoplasmose, o que não é de todo verdade. O risco que pode ocorrer são as gastrointrites.

Su_m -
Offline
Desde 28 Jan 2008

Uma adenda: o meu GO não só me deu permissão como me recomendava... e citando o que ele disse:

"Não ha porque não comer - naturalmente sendo de confiança! Há lá alguma coisa mais saudável do que sushi?!"

E é verdade... baixo teor de godura, peixe fresquinho com muitos nutrientes, as próprias algas e ainda uma outra fruta e/ou vegetal..

FMAD -
Offline
Desde 27 Nov 2007

O meu medico, que é super descontraido, como eu gosto, disse que podia comer desde que nao contivesse legumes crus, porque podiam nao estar bem lavados e isso sim era uma preocupaçao.

Beijinhos

Sobre FMAD

Positivo: 25.04.2013
Eco das 12 semanas: 17.06.2013 É um rapaz!

Desde 13 Jan 2009

O que me foi dito pelo médico é que é pelo mesmo motivo que não podemos comer carne mal passada, porque há parasitas e bactérias que não são visíveis mas estão lá e são eliminados pela alta temperatura a que são sujeitos quando são cozinhados...

bytily -
Offline
Desde 18 Fev 2013

A carne mal passada tem haver com a toxoplasmose os animais andam no campo e podem comer ervinhas com os dejectos dos gatos ou podem ter estado em contacto com a bactéria, no mar não há esse problema... só há problema se o peixe não for fresco e ficas com uma intoxicação!

mem2012 -
Offline
Desde 26 Jul 2012

E alguem sabe se podemos comer durante a amamentaçao? Esqueci-me de falar disso qd fui a revisao de parto e nao queria ligar p medica so por causa disso :p

Joana come a papa -
Offline
Desde 27 Jun 2012

Se for num sítio de confiança com peixe fresco, até pode ser recomendável porque o sushi é rico em ácidos gordos essenciais que são muito importantes para a formação do feto.
Há certos peixes que devem ser evitados (cozinhados ou crus), mas é pelo teor em metais pesados que têm. O atum e o peixe espada são os piores. Os outros peixes são mais seguros.