O que cozinham em tempo de contenção? | De Mãe para Mãe

O que cozinham em tempo de contenção?

Responda
84 mensagens
_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Olá miguinhas lá venho eu com a crise outra vez (vcs qualquer dia chamam-me a ave da crise :P) mas ontem estava a fazer o jantar e pensei o que cozinhariam as meninas nestes tempos em que é preciso poupar (já estao as taxas euribor a subir outra vez, porra...).

Ontem fiz ao jantar e uma vez que a minha filha de 18 meses ao jantar come sopa e fruta, ainda nao é mt de comida cozinhada ao jantar, uma salada. Sim que nesta gravidez não quero voltar a ganhar 15kgs e até porque fica bem mais baratinho. Ora então aproveitei um arroz de feijao que tinha de sobra do almoço, meti numa saladeira com tomate, ananas que me tinha sobrado do fim de semana, 2 ovos cozinhos cortados, um queijo fresco grande cortado aos cubos, uma lata de cavala e tambem algum atum. A minha filhota la piscou os olhitos e quis provar a cavala (já tinha jantado a sopinha dela e nao tinha querido comer os morangos de sobremea) e pronto, comeu umas boas garfadas de cavala e de ovo.

Hoje ao jantar vou aproveitar o frango assado que tinha servido de acompanhamento ao tal arroz de feijao, vou desfiar e fazer outra saladinha.
Agora os almoços só me apetece sopa, nao sei se é da gravidez, sopa da pedra hummmm...hoje por acaso apetece-me caldo verde.

Partilhem as vossas sugestoes de poupança culinárias Piscar o olho

Bjokas

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

nos nesse tempo de mais calor tambem temos obtado por salada, entao nao semana passada fiz salada de atum que leva, arroz, tomate, cenoura, couve roxa, ervilhas, atum, milho, pimentos , ovo cozido tudo cortado aos quadrados e depois com molho vinegreta por cima é uma delicia, pu entao quando tenho frango de sobra faço salada de frango, ou seja desfio o frango e depois cada um mete o que quer, tipo salada, couve roxa, milho da para por varias coisas, mas nao fazemos isso devido a crise mas porque adoramos salada, e quando nao apetece cozinhar tenho sempre salada em casa e fazemos salada e pao de alho, enfim desde qe estou gravida é tudo dieta porque nao quero engordar muito por ja ser fortezinha.

beijos

CarolN -
Offline
Desde 29 Mar 2010

Olá,

Eu por acaso tb queria sugestões, não só pela parte financeira, mas porque a minha imaginação já é pouca lool

A tua filha só come sopa e fruta com 18 meses? a minha tem 21 mas já ha muito que come sopa + prato + fruta, aliás até dou ao contrário, 1º o prato depois a sopa e depois a fruta, para ela não ficar cheia com a sopa e sepois não comer nada troco Piscar o olho alias ela não vivia sem o prato principal lool é uma comilona... Para ela faço sempre carne com acompanhemento ao almoço e ao jantar peixe com acompanhamento, ou só com legumes cozidos ou com arroz, massa ou cuzcuz que ela adora Piscar o olho

Para nós pais, repito imensas vezes, pois como disse não tenho imaginação lool

Beijinhos

MLT -
Offline
Desde 21 Maio 2009

Deixa-me dizer-te que eu adoro os teus topicos, neste tempo de crise a que aproveitar/ver todas estas dicas.
(só aqui para nós, sobre o outro topico das compras este fim de semana fui ao Pingo-doce, escrevi o que precisava e olha, resultou, alem de ter gasto muito menos, trouxe só mesmo o que era necessario)
Bem, voltando ao topico, na minha casa não se deita comer fora. Eu trago almoço todos os dias para o trabalho, normalmente o que sobra do jantar.
Por exemplo no Domingo, aproveitei que o forno estava ligado e fiz um bolo, uma quiche e lasanha. É claro que sobrou das duas coisas. Na 2ªfeira como sobrou carne picada da lasanha, fiz esparguete a bolonhesa. Ontem a noite fiz frango á maricas. Ou seja tenho o figorifico cheio de resto de comida, por isso hoje ao jantar temos Rodizio de restos, hoje não faço nada de nada.
A sopa tenho sempre, normalmente a 3ª e ao sabado é quando a minha avozinha me faz.

Bjs
MLT

Sobre MLT

Madrinha de treinos - barbie 16
Sonhynha - Dianinha / Tontinha - Carolinazinha

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

A minha filha come prato principal ao almoço, alias muitas vezes come 3 pratos principais, é um bom garfo, para alem de comer sopa e fruta. À noite é que come sopa e fruta, come outras coisas se lhe cheirar mas dou preferencia a que ela coma sopa pois é um alimento completo e ela come dose de adulto de sopa, nao é pratinho de bébé ...é claro que se for canja de galinha come 3 pratitos (sopa preferida dela) Careta

Bjokas

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Ainda bem que alguém gosta dos meus tópicos, já andava com medo que corressem comigo daqui Careta
Fico feliz por saber que já conseguiste fazer uma experiencia de poupança nas compras...eu ontem fui com a minha filha ao pingo doce e disse para mim mesma que só ia trazer tambem o necessário e trouxe: iogurtes, bananas, morangos e fermento de padeiro para fazer pao em casa.

Bem quanto às tuas receitas, o que é frango à maricas? Contaaaaa...

Bjokas

MLT -
Offline
Desde 21 Maio 2009

(Mia desculpa estar a responder aqui)
Eu entro num site que se chama Gastronomias.com e tiro de lá montes de receitas para puder variar.
A minha gente lá de casa é doida por massa, por eles todos os dias se comia massa de todas as formas, cores e feitios.
E eu sinceramente tambem tenho dias que não sei o que fazer para comer e este site ajuda-me muito, eles têm de tudo e as vezes receitas com 3 e 4 maneira de serem feitas. Depois é só inventares um bocadinho e colocares a teu gosto.

Uma que eu tirei de lá e adoro (mas há muita gente que não gosta)é costoletas de porco com mostarda e natas é optima.

Espero que ajude.

MLT

Sobre MLT

Madrinha de treinos - barbie 16
Sonhynha - Dianinha / Tontinha - Carolinazinha

lune et étoile -
Offline
Desde 30 Jul 2008
I Love DMPM

hummm eu adoro essas costeletas de porco com mostarda e natas...

Cartemis -
Offline
Desde 28 Mar 2010

Bem, eu e o meu homem adoramos tudo o que tenha molhos: de tomate (com cebola, alho...), natas... por isso adaptamos os restos com estes molhos e fica muito mais apetitoso. Juntamos alguns legumes e ervas e resulta sempre. E muito boa ideia treinar a fazer este tipo de molhos porque da para quase tudo de sobras: carne corta-se as tirinhas e poe-se natas, cogumelos, salsa e pimenta; salsichas e frango com molho de tomate e uma massa... carne picada faz-se empadao e bolonhesa... O pure de batata rende mais, se se juntar cogumelos a carne tambem fica mais em conta e e nutritivo; ao peixe tira-se todas as espinhas e junta-se delicias do mar e camaroes, tosta-se para dar um arzinho mais bonito e voila!!! Arroz de pato mas com frango... omeletes com as sobras (muito bom sobretudo para quem tem os ovinhos das galinhas das avos); salada e sopa sempre que possivel. E por agora e tudo que me lembro. Piscar o olho

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

Olá! eu tb sou adepta dos teus tópicos, afinal são coisas que interessam sempre a todas nós Piscar o olho
Então é assim, como referi no outro tópico eu cometi a loucura de adquirir a bimby e tenho posto algumas da sreceitas diferentes que faço num blog. basicamente todas dão para adaptar á cozinha tradicional, por isso deixo aqui o link para quem quiser espreitar:
Paosaloio.blogspot.com
também coloco o preço médio de custo, mas pronto varia muito das quantidades.
Na segunda-feira fiz feijoada, é um prato barato, sobrou imenso Areceita é supostamente para 6 pessoas e nós somos 3 adultos la em casa e 1 bebecas que ainda não come dessas coisas, resultado: congelei o resto em doses individuais, assim qd nos apetece é so tirar uma tupperware e deixar descongelar. Como disse noutro tópico eu congelo tudo o que está em vias de se estragar: desde fruta (ja cortada, serve para sumos, batidos, iogurtes, sobremesas), legumes, comida já preparada, massas de pão, quiche, pizza, até claras de ovo que sobram eu congelo!
tb costumo fazer aproveitamentos do genero que uma menina aqui descreveu: faço carne picada para lasagna, sobra no dia seguinte serve para fazer bolonhesa, ou pasteis de carne. adiciono legumes aos molhos e a carnes picadas para render (desde cenouras, alho frances, espinafres, cogumelos)...
Por vezes janto só sopa, por acaso no verão nem aprecio mt, mas ontem fiz sopa para a pequena e sobrou um pouco (dá para 2 ou 3 pratos ainda) e aproveitei, ontem só comi sopa, namorido e sografiz hamburguers com esparguete.

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Pois bimby ainda nao tenho que é um caxito carotaaaa e o marido assobia com o preço dela e como gosto muito de cozinhar e ele tambem tem se remediado sem...mas que deve dar jeito para canalizar o tempo para outras coisas deve.
Nós em casa comemos muito pouco refeiçoes cozinhadas à noite, no inverno é mais à base de sopas e no verao de saladas...é claro que à medida que a miuda for crescendo isso vai ter de mudar mas como almoço quase sempre em casa ao almoço, mesmo que a miuda queira comer algo que nao sopa à noite há sempre comida que fiz do almoço ou coisa do género.

Alguém aqui falou nas natas comporem qualquer prato de sobras pois é bem verdade e nós cá em casa tambem fazemos disso...uma carninha às tirinhas numa caçoila com cebolas e pimentinhos, ui ui Espertalhão

Party vou ver o teu blog Piscar o olho

Bjokas

MLT -
Offline
Desde 21 Maio 2009

Estrela_25

Eu sou muito esquecita com comida é mais facil dizer o que gosto do que dizer o que não gosto.
E normalmente gosto de tudo o que ninguem gosta, mostarda, iscas, moelas, etc.
Mas quando descobri esta receita fiz logo e fiz umas batatinhas no forno com natas tambem (coisa que não engorda nada, enfim)estava mesmo bom.
Eu sou uma adepta do site Gastronomias.com , foi de lá que tirei esta receita e muitas mais.

-------------------------------------------------
Mia e Partyx82

Eu adoro cozinhar, mas sou sincera, chegar a casa as tantas ainda ir pra frente do fogão é pá o tempo voa e qd dou conta já são horas de ir dormir.
Eu tambem queria uma bimbomachine, o meu namorido (como diz a Mia)tambem assobia com o preço Sorriso mas acho que em questão de tempo eu iria ganhar.
Mas é assim uma amiga minha foi lá a casa fazer a demonstração e fez a lasanha, todos os que comeram (namorido e irmas) dizem que não gostaram, que a que eu faço é bem melhor!!!
Já fui a casa de duas pessoas que tb cozinharam na bimby e eu sinceramente achei que falatva ali qualquer coisa, um tempero, sei lá.
Mas é assim eu estava a pensar em comprar uma (ate pq a minha amiga não me larga para comprar, ate me manda receitas Sorriso ) se comprar vou seguir este blog e ver o que fazes por lá.

Bjs

Sobre MLT

Madrinha de treinos - barbie 16
Sonhynha - Dianinha / Tontinha - Carolinazinha

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

o problema da comida da bimby é só um: a maioria das pessoas segue as receitas deles à risca por isso ék fica a sensação de que falta algo...
por exemplo eles usam mt os caldos (carne, peixe, marisco, legumes) para substituir os temperos, ora eu não gosto de caldos, por isso uso os temperos tradicionais e geralmente tb não estou de acordo com as quantidades de algumas porções que eles usam (muito açucar, mt molho, muito azeite...) por exemplo na lasagna, acho que metem imenso molho bechamel e pouco queijo eu cá faço como gosto, apenas com a ajudinha da máquina.
Eu dei-vos o blog pk tudo o que a bimby faz tb pode ser feito fora da bimby e sempre tem receitas diferentes Careta além disso como eu tb tenho a preocupação economica meto em todas as erceitas o preço médio de custo. a maioria das receitas são feitas para 3 adultos, mas em algumas receitas ainda sobra comida.

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

Ontem não tive tempo para fazer sopa para o jantar e fiz soufllé de queijo com salada a acompanhar. É fácil, é barato e tem um nome e aspecto requintado! Eheheh Sorriso Acho os legumes cada vez mais caros... Ou sou só eu a achar isso?

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

Bem, o pão que fizeste tem um aspecto fantástico! Por acaso não tens a receita do pão alentejano? O meu marido gosta tanto... eu também gosto mas não posso porque tem glúten. Só de olhar para o teu blog fiquei esfomeada! Sorriso

MLT -
Offline
Desde 21 Maio 2009

Eu acho que tens razão no que dizes.
Tambem vou dar uma voltinha no teu blog para ver se tiro ideias.

Se calhar ainda vou fazer parte da Bimbomachine. Vamos ver, se assim for depois venho chatear-te com receitas, pode ser?

Bjs
MLT

Sobre MLT

Madrinha de treinos - barbie 16
Sonhynha - Dianinha / Tontinha - Carolinazinha

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Como fazes o suffle de queijo? Nunca fiz, é rapido?

Bjokas

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

É rápido a preparar leva é cerca de 30 a 40 minutos no forno. Sorriso
Vê a receita aqui:
http://paparocas.wordpress.com/2008/08/29/souffle-de-queijo/

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

margarida por acaso pão alentejano ainda não vi a receita, mtbemm lembrado tb adoro, vou expreitar no forum bimbolicos pode ser que ja algem tenha experimentado! depois digo-te algo Piscar o olho
os legumes realmente estão caros, mas se reparares são os estrangeiros! ontem fui ao pingo doce abastecer-me (entre outras coisas) de fruta e legumes e não havia nada nacional, passei-me! Mais vale comprar na mercearia da esquina!
Soufflés não gosto muito... eu não sou grande apreciadora de ovos no geral, nem fritos, nem mexidos, nem cozidos, nem tortilhas, nem soufflés, nem omeletes... Ovos pra mim é nos bolinhos, eheh, mas pode ser que mude de ideias, tenho imensas claras de ovo congeladas (de receitas que só levam gemas), e é uma maneira prática de as aproveitar: mete-se menos gemas e mais claras Careta
Temos andado nos restos lá por casa, mas sábado vou dar um jantar pra "famelga" e vou fazer um prato optimo: carne de porco com maças assadas e para sobremesa um cheesecake de maracujá. tb é um prato optimo e económico (tirando as sobremesas que ja se sabe ficam sempre carotas). depois posto no blog Sorriso

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

margarida por acaso pão alentejano ainda não vi a receita, mtbemm lembrado tb adoro, vou expreitar no forum bimbolicos pode ser que ja algem tenha experimentado! depois digo-te algo Piscar o olho
os legumes realmente estão caros, mas se reparares são os estrangeiros! ontem fui ao pingo doce abastecer-me (entre outras coisas) de fruta e legumes e não havia nada nacional, passei-me! Mais vale comprar na mercearia da esquina!
Soufflés não gosto muito... eu não sou grande apreciadora de ovos no geral, nem fritos, nem mexidos, nem cozidos, nem tortilhas, nem soufflés, nem omeletes... Ovos pra mim é nos bolinhos, eheh, mas pode ser que mude de ideias, tenho imensas claras de ovo congeladas (de receitas que só levam gemas), e é uma maneira prática de as aproveitar: mete-se menos gemas e mais claras Careta
Temos andado nos restos lá por casa, mas sábado vou dar um jantar pra "famelga" e vou fazer um prato optimo: carne de porco com maças assadas e para sobremesa um cheesecake de maracujá. tb é um prato optimo e económico (tirando as sobremesas que ja se sabe ficam sempre carotas). depois posto no blog Sorriso

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

Pois, é isso, mais vale comprar na mercearia... Adoro ir ao mercado mas aqui nesta terra só há uma vez por semana! Chorão
Também congelo as claras. Estava a ver um programa da Nigella e fiquei estupefacta por saber que dava para congelar claras. Graças a isso fiz na semana passada uma tarte merengada de morangos. Eheheh Sorriso
Vou dando uma vista de olhos no teu blog porque ultimamente ando muito pouco inspirada... Piscar o olho

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Party: esse cheesecake também é uma boa receita de poupança? Sendo ou nao deve ser boaaaaaa. Receita plz Careta Voces querem engordar aqui a gravida estou a ver Cair ao chão de tanto rir Receita em tempo de contençao devia ser batata cozida com rabo de peixe e vcs só me aparecem com maravilhas da culinária, ora bolassss Babão

Margarida: o que eu tb gosta da Nigella, eta mulher gulosa que ela é Careta

Bjokas

T zero -
Offline
Desde 17 Jul 2009

Bom, penso que não há melhor para conter os custos do que começar a refeição com um prato de sopa!... além de ser excelente para a nossa saudinha, claro. Piscar o olho
Agora com o calor não apetece tanto, mas de Inverno os almoços e jantares começam por aí.
De resto, aproveito ter um forno eléctrico com extracção de odores e faço mais do que um prato em simultâneo (faço um prato salgado e um docitos ou fruta assada) - e em grandes quantidades: lasanha e tartes salgadas dão sem problemas para 6 doses e nós somos só dois adultos. Quando faço tartes salgadas, em vez de comprar massa já preparada, amasso-a eu em casa - demora um pouco mais mais fica muito mais barato.
Em carnes, usa-se e abusa-se da carne de frango e de peru, que são das mais económicas. Peixe, normalmente é congelado e fica bem (cozido, assado, frito, guisado :D). De uma forma geral, apenas o peixe grelhado é comprado fresco.
Quando sobra carne assada ou uma pontinha de bife, um ou dois pedacinhos de guisado, etc. guardo-os no congelador e quando tenho um porção razoável, descongelo, pico e faço croquetes ou empadão. Até acho que resultam muito mais saborosos com carne de aproveitamentos do que com carne cozinhada na ocasião. Com um resto de bacalhau, faço pastéis de bacalhau ou pataniscas. Antes de o João nascer tb fazia rissóis de camarão que, juntamente com os croquetes e os paistéis, acompanhados de uma salada desenrascam um jantar de fds, leve e informal.
A salada verde, para não ser sempre do mesmo, vou "inventando" um pouco. Hoje alface e cebola, depois alface e uma laranja cortada em pedacinhos, depois alface e uma maçã cortada em fatias finas... e por aí fora. Para não falar de pepinos, tomates, cenoura, beterraba, pimento... e um pouquinho de coentros ou hortelã para um outro "gostinho".
De uma forma geral, a sobremesa é fruta - relativamente à opção de servir um doce, poupo tempo e horas de forno a consumir electricidade, além de que diminuo a ingestão de açúcar - só vantagens. Sorriso

Sobre T zero

Madrinha surpreendida e orgulhosa da Igraine e sua Fadinha Sorriso

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Bem eu ando numa de comprar legumes e congelar eu em vez de comprar ensacados. Assim sendo amanhã vou ver se tiro o traseiro da caminha a horas de ir à feirinha de produtos biológicos que há aqui semanalmente. Vou sondar dos precinhos...toda a gente diz que é tudo bem mais saboroso, espero é que nao seja saboroso e caro.

Bjokas

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

confesso que as sobremesas é o que mais arruina o orçamento lá por casa, eu dantes nem tinha pachorra, sujava a cozinha toda e dava um trabalhão imenso! mas desde que tenho a máquina maravilha, faço todas as semanitas alguma coisa...
o Cheesecake até fica bastante carote pk leva as natas frescas, eu ainda não experimentei bater natas de pacote que são ai 1/3 do valor das outras, mas tb não quis arriscar este fds, senão ainda ficava sem sobremesa para o jantar, quando tiver tempo coloco a receita no blog ( já agora, o cheesecake estava magnifico, tb me arruinei completamente no fds, eheh).
Eu congelo tudo, xego a ter o congelador cheio de coisas congeladas mas sem "comida" nenhuma, lol, o que vale ék a pequena é um aspiradorzinho de sopa e os legumes vão-se gastando rápidamente. bem verdade seja dita que ainda não xegei ao ponto da nigella de congelar o vinho e os ossos da galinha para fazer caldo Cair ao chão de tanto rir mas estou quase lá Careta

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

Por falar em congelar compro sempre uma abóbora inteira, sai mais barato que comprar aos bocados, corto-a aos cubos e guardo em sacos separados e meto no congelador. Quando vou fazer sopa já tenho a abóbora cortada e é só meter na panela. Acho que também vou começar a fazer a mesma coisa com os outros legumes. Sorriso

_Mia_ -
Offline
Desde 15 Nov 2007

Vou ficar à espera desse cheesecake. No Sábado fui ao mercado biológico cá em COimbra, era cada legume bommmm, um pouco mais caros é certo mas com um sabor, uiiii.
Tenho de os cortar para congelar.

Bjokas

partyx82 -
Offline
Desde 20 Abr 2009

Postei a receita só para ti Piscar o olho
falta a foto, mas de momento não a tenho aqui por isso fica para outro dia mas devo confessar que fazer esta receita sem bimby deve sujar um montão de loiça! acho que desanimava só de pensar nisso... bem, agora que sei qual é o resultado final talvez não! eheh Gargalhadas

margarida17 -
Offline
Desde 20 Jul 2009

Ah, isto não tem muito a ver com cozinhados mas aqui vai. Cultivo as minhas ervas aromáticas e até já tenho alfaces a crescer em vasos. Sorriso Hoje fiz bacalhau à brás e utilizei a salsa que semeei. E que cheirinho tinha! Também tenho melancia num vaso gigante mas isso é outra história. Piscar o olho

Mamã Galinha -
Offline
Desde 15 Mar 2010

Party já sou seguidora do teu blog. Tens lá umas receitinhas bem deliciosas Piscar o olho
Em tempos de crise, é importante rentabilizar os recursos. Sempre que tenho legumes frescos tento cozinhá-los primeiro, a alface lavo bem e guarda dentro de uma caixa fechada no frigorifico porque conserva-se por mais tempo. Também opto por fazer mais do que um prato sempre que ligo o forno. As sopas faço a mais e congelo. Para além de ter sempre sopas prontas, também poupo tempo e gás.
São sempre bem vindas sugestões para fazer novos pratos Sorriso

Sorriso Aqui encontram notícias e pequenas informações sobre o desenvolvimento infantil e gravidez http://mamasgalinhas.blogspot.com/
Sorriso E aqui receitas e alguns apontamentos culinários http://ideiassaborosas.blogspot.com/

MLT -
Offline
Desde 21 Maio 2009

Frango a Maricas é super simples de fazer, barato e saboroso.
Compras um frango inteiro e pedes para arranjar (eu normalmente deixo ficar com a pele pq fica estaladiza)
Pões no tabuleiro de ir ao forno o frango, dentro do frango colocas dois caldos de knorr de galinha (em cima) dois limões picados (no meio) e voltas a colocar dois caldos de galinha.
Vai ao forno e voillaa, esta feito.
Os caldos e os limões juntam-se e formam o molho, não tens que colocar mais nada, fica muito bom.
Quando os limões são bons e têm muito sumo, retiro um pouco e faço arroz branco com o molho.

Grande abraço

Sobre MLT

Madrinha de treinos - barbie 16
Sonhynha - Dianinha / Tontinha - Carolinazinha