quantos dias dura a ovulação? | De Mãe para Mãe

quantos dias dura a ovulação?

Responda
4 mensagens
apfc -
Offline
Desde 13 Abr 2012

olá meninas estou aqui numa situação que me está a dar cabo do juizo A pensar , a minha menstruação veio a dia 3 de setembro e tomo dufine a partir do 5 dia do ciclo ao 9 dia, portanto a minha ovulação foi no dia 17 de setembro, fiz as contas 31 dias - 14 dias = 17. e tambem contei 6 dias depois da toma de dufine que é o que diz no folheto do medicamento, e tambem deu no dia 17 a ovulação, Careta mas eu treinei antes do dia 17 foi no dia 15 e depois voltei a treinar no dia 18 no dia 17 não fizemos nada, Que raivaaa!!! agora pergunto será que mesmo não ter treinado no dia 17 tenho a chance de engravidar? quantos dias dura a ovulação meninas? Nervoso

Sobre apfc

mês de Agosto de 2010- aborto evolutivo ás 9 semanas Triste
mês de Agosto de 2011- aborto enembrionário ás 6 semanas Triste
há espera do meu rebento!! Sorriso
consultas de apoio á fertilidade no barreiro.
que Deus dê-me a minha estrela! Espertalhão

Mamadoninico -
Offline
Desde 25 Ago 2012

Ola querida espero que dê da esclarecer as tuas duvidas

A fecundidade feminina é cíclica; é limitada a certos períodos que voltam regularmente segundo um ciclo muito particular. Na maior parte dos animais, há uma estação para a fecundidade, o Outono ou a Primavera. Na mulher, essa estação repete-se sem cessar, segundo um ritmo que é muito próprio de cada uma. Pode repetir-se todos os 28, 29, 30, 31, 32 dias… ou até mesmo 26 ou 27. O tempo de fecundidade situa-se no meio do ciclo, e dura 3 a 6 dias em média, consoante as mulheres. É essa duração que é importante e que todas as mulheres devem poder conhecer.

O ciclo feminino divide-se em 2 partes muito diferentes. A primeira parte, entre o primeiro dia do período e a ovulação, corresponde a um tempo de preparação em que o organismo se prepara para a fecundidade. Este tempo varia, ao contrário do que muitas mulheres pensam. Há uma hormona especialmente fabricada e libertada pelo ovário: é a foliculina ou estrogénio, a que se chama hormona da feminilidade. Com efeito, sob a influência desta hormona, a mulher é muito feminina e o seu organismo embeleza-se para acolher ou atrair aquele que a ama. Na segunda parte, depois da ovulação, outra hormona é fabricada: a progesterona ou hormona da gestação, ou seja, da maternidade. Esta hormona vai presidir à ovulação da gravidez, caso ela venha a acontecer. Se não houver fecundação, a gravidez não começa e a progesterona vai ser cada vez menos segregada até à menstruação seguinte. A duração desta segunda parte é constante para uma mesma mulher, normalmente 14 dias, mas pode demorar 13 a 16 dias.

Gostaria ainda de te dizer que uma mulher não pode saber quando é fecunda, contando os dias a partir do período, pois isso é uma armadilha (a armadilha do método Ogino) em que caíram gerações de mulheres. É preciso saber que é o momento da ovulação que determina o momento da menstruação, e não o contrário. Também há que saber que a mulher é muito sensível e que basta uma viagem, uma gripe, um grande cansaço, uma contrariedade importante ou uma mudança da altitude para que o ciclo seja completamente alterado e a ovulação se atrase alguns dias. Portanto, não basta contar os dias a partir de uma menstruação para se conhecer a altura fértil. O tempo que é variável (que é influenciado pelo clima, pelos sentimentos, pelas doenças…) situa-se antes da ovulação. O tempo constante situa-se depois da ovulação, entre esta e o início da menstruação.

Como calcular o período fértil?

Existem 3 factores que devem ser associados para se calcular o período fértil:

1. O dia da ovulação ocorre de 12 a 16 dias antes da menstruação, uma média de 14 dias.Então é necessário saber qual será a data aproximada da próxima menstruação, subtrair 14 e ai teremos o dia aproximado da ovulação. Exemplo: uma mulher tem ciclo menstrual de 30 dias. Sua menstruação veio dia 15 de abril. Ela calcula que sua próxima menstruação será dia 15 de maio, então 15 menos 14 dá 01, o dia da ovulação será dia 01 de julho.
2. O muco cervical que é uma secreção transparente, semelhante à clara de ovo, e alguns dias antes da ovulação já começa a ser eliminado via vaginal. Esta secreção deve ser colocada entre os dedos indicador e polegar e esticada ao máximo sem que se rompa, no dia em que ela estiver mais longa é o dia da ovulação. A capacidade de esticar se chama filância, então no dia de maior filância temos o dia da ovulação.
3. A mulher deve fazer a curva da temperatura basal medindo diariamente, pela manhã antes de levantar da cama a temperatura sublingual ou vaginal ou retal, durante 4 minutos e anotá-la. A temperatura tem uma pequena variação diária, mas no dia da ovulação desce ligeiramente e após a ovulação costuma subir cerca de meio grau em relação aos outros dias. A temperatura pode subir se a mulher teve relações sexuais na noite anterior ou se está gripada ou se tomou bebida alcoólica e isso não significa que já ovulou.

Associando estes 3 fatores a mulher conseguirá saber qual é o dia da sua ovulação. O período fértil é o período em que a mulher pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o ato sexual dentro da mulher, portanto se o casal tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar em uma gravidez.

Quais são os sintomas do período fértil?

Secreção transparente como clara de ovo, maior desejo sexual, elevação da temperatura basal. Algumas mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite, isso é bem variável e cabe a cada mulher observar seu corpo.

Bjos ferteis

Ser mãe é uma dádiva de deus
***treinantes***Unidas pelo mesmo sonho
Eu faço parte desta familia
Treinante desde 25 de julho
Vou ser mamaaaaaaaaaaã novamente n aguento com tanta felicidade Piscar o olho

mummy_m -
Offline
Desde 16 Nov 2012

Excelente explicação!
Muito útil Sorriso

Sobre mummy_m

mummy_M

Catarina25 -
Offline
Desde 10 Jan 2012

Adorei a explicação...curiosamente e sem saber, acho que tive relações (devido às explicações) no meu período fértil!Porque fiz as contas que disses-te e coincide e aquele muco elástico também tinha...e apetite sexual tb!:D Só não medi a temperatura...
Engraçado...eu pensava que era da minha cabeça mas eu desconfio que nas alturas do mês em que me apetece mais...coincide com a ovulação...é como se eu sentisse aquele impulso de "procriar" LOL....nunca soube explicar bem isto...vamos lá ver se resultou ou não!
Ultimamente tenho tido dores de barriga como se estivesse para vir o período...mas ainda falta mais de uma semana para descer...por isso não estou a perceber...

.Inicio de Treinos: 20/12/2012
❤Positivo: 😍 20/02/2013 Aborto: 22/03/2013 😢
.Novo inicio: 26/02/2014
❤Positivo 😍 12/03/2014 (3 dias antes do atraso do Red)
.De volta a treinos: 22/09/2018
❤Positivo 😍 04/12/2018 (4 dias antes do atraso). Vem com calma minha princesa.Obrigada Deus...universo...🙏