Quanto tempo deve mamar no peito um bebé de 1 mês? | De Mãe para Mãe

Quanto tempo deve mamar no peito um bebé de 1 mês?

Responda
13 mensagens
Luísa Marques -
Offline
Desde 13 Ago 2011

Olá mamãs. Tenho uma pergunta para todas as mamãs a ver se com a vossa experiência me poderão tranquilizar. Tenho uma bebé com 31 dias que nasceu gordinha com 4.350g. Agora está com 5 kg e foi alimentada exclusivamente a LM. Ultimamente tem feito sonos muito mais curtos, cerca de 1h, 40m, e está constantemente a mamar. Por vezes fica algum tempo, tipo 15m, e larga por ela, mas passado 30 m está aos berros quer mamar outra vez. Eu ofereço sempre mais mama e ela não quer, mas passado 30m já quer e chora mesmo de fome!!! Começo a desesperar porque se torna muito cansativo, quando estou finalmente a adormecer está ela a acordar outra vez, nem dá para eu almoçar, nem jantar, nem ir a lado nenhum sem ela desatar num pranto que parece que lhe bateram! Além de ter que levar com comentários tipo "estás sempre a dar-lhe mama depois ela não quer outra coisa!" e "os bebés só têm que mamar de 3 em 3 horas" e "pois, se chora tem logo a mãe a dar-lhe a mama, claro que chora! Fazes muito mal em estar sempre a dar mama à garota!". Por outro lado se não lhe dou comentam "oh, se calhar é fominha!", etc. Não me vou estender mais, acho que todas sabem do que estou a falar! Não é fácil...Se me puderem ajudar partilhando as vossas experiências, dizendo quanto tempo mais ou menos mama um bebé de um mês ao peito e quantas horas dorme. Obrigada e bom domingo! Beijinhos Sorriso

daniela e dani -
Offline
Desde 02 Fev 2009

ola!!!o ela chorar pode nem sempre ser fome... qt aos bebes mamarem de 3 em 3, n ha nada mais errado!uma boa amamentacao e sempre q o bebe quiser... o meu filho nunca passou da duas horas, de noite e q era as 3... nasceu cm 3.520 mas passado um mes ja tinha 4700, engordou todos os meses 1200 1400 kg...o q era otimo e sempre sempre cm o meu leitinho... qd ao dormir entendo bem querida, mas tens de ver s e mesmo fominha ou alguma dor, ela e pekenina e as colicas atormentam, alem de estar a viver apenas a 31 dias no mundo exterior e n e nada facil para eles, ha mts estimulos q os atrapalham... desculpa n poder ajudar mais, desejo te mt boa sorte!!!beijocaaa
p.s o meu pekenino nao passava dos 15 na mama... de noite nunca dormiu mais de 3 horas seguidas ate aos 2 meses... depois ja dormia quatro... de dia n m lembro qd tinha um mes, mas penso q dormia mt tempo , ou seja mamava e dormia e andava assim...beijocaaa

27 de abril de 2010 o dia mais feliz da minha vida
DPP 15 de setembro de 2012
Ser mae tornou me a mulher mais feliz do mundo

Alexis81 -
Offline
Desde 28 Abr 2011

Olá!

Eu acho que o tempo deve ser entre 15 a 20 min mas não sei se é assim tão linear porque na mama nunca se sabe que quantidade é que eles estão a mamar e também assim pequeninos não têm muita destreza a mamar.
O meus 2 meninos eram assim...eu dava mama de 30 em 30 min....era super cansativo.O meu 1º filho que sempre gostou muito de comer passava o dia a chorar durante os 1ºs 15 dias de vida! Nós nem televisão víamos cá em casa....estávamos a dar em loucos. Até que resolvemos ir comprar LA...o míudo bebeu tudo e domir 3 horas de seguida coisa que nunca tinha acontecido! dei mama aos 2 até fazerem um mês sempre antes de cada biberão e mesmo assim o leite acabou por secar sozinho.
Eu acho que é muito bom dar mama e sem dúvida que é melhor para o bebé e mesmo para a nossa carteira mas na minha opinião também tem que ser saudável e um prazer para nós e principalmente deixar o bebé satisfeito.No meu caso não aconteceu..era um drama porque eles estavam sempre a chorar e eu não me tinha em pé porque acava por ficar fraca de dar tanta maminha!
Não digo que seja o caso da tua menina, passei só para te deixar a minha experiência!
Parabéns e felicidades!

Sobre Alexis81

Mamã do F. 19/05/2009 com 3880Kg e 49 cm
Mamã do V. a 24/08/2011 com 3880Kg e 51,5cm

Desde 16 Maio 2011

Acho q deves dar o tempo q ela quiser... Por exemplo a minha só está uns 3 ou 4 minutos, sempre assim foi, e sempre engordou demasiadamente bem Careta Depende deles...´A tua menina pode estar a passar por um pico de4 crescimento o q a leva a ter fome mais recorrentemente ou pode estar incomodada com alguma coisa e pedir a maminha como mimo, de qualquer das formas acho q deves ter paciência e na minha opinião n lhe deves negar a maminha... Eu nunca o fiz, e ela mamava de hora a hora praticamente (durante o dia). Hoje em dia, com 6 meses só quer maminha quando tem mesmo fome ou se estiver incomodada, de resto n está "viciada" na mamã...
Quanto a ser cansativo, é e muitooo, mas nesta fase temos mesmo de o fazer por eles..

A minha princesa nasceu dia 14-09-11 com 3.210kg e 47.5cm Sorriso

Luabranca -
Offline
Desde 09 Ago 2009

Parabéns pelo teu bebé! E por estares a amamentar! Estás a fazer um bom trabalho.... A tua filha está a aumentar muito bem de peso Sorriso

Tens que começar a fazer ouvidos moucos aos comentários dos outros. Agora que foste mãe vai sempre haver alguém a dar-te opiniões não solicitadas. É uma constante da maternidade.

No inicio, os bebés, ainda não têm muita prática a mamar e são muito leeentos.... A minha filha também era assim! Chegou a ser desesperante para mim, a rapariga parecia uma carraça ás vezes! Mas essa fase passou, e passou a mamar de forma mais eficaz, em 5 minutos já estava.
Disseram-te que os bebés mamam de 3 em 3 horas. Os bebés mamam quando têm fome; no caso da minha filha era de 2 em 2 horas. Noutros será de 3 em 3, e ainda há os que mamam de hora a hora.

Um conselho: nestes 1º tempos não te preocupes demais as tarefas de casa. Dorme quando a tua filha dorme.

Quanto às sestas... lembro-me que a minha filha nessa fase fazia-me sestas de 45 minutos no máximo. E á noite não fazia mais do que 2 horas.

Sobre Luabranca

Bjs

Joana N Almeida -
Offline
Desde 07 Mar 2012

Olá Luisa marques
Se queres a minha opinião, não ligues nenhum ao que os outros dizem porque a filha é tua, eu também amamentei a minha filha (agora com 4 anos) e enquanto ela mamou o peito em exclusivo até aos 6 meses ela mamava quando queria e engordou bem graça a isso.
Com isto quero dizer que os bebé enquanto pequenos não tem noção de horas e por isso quando querem comer têm que comer, porque eu nunca deixei a minha filha ter fominha a ponto de chorar, mal ela dava sinais eu metia-lhe a mama na boca e era remédio santo.

Por isso vai por mim e não ligues ao que os outros dizem, e nunca deixes a pequenina a chorar com fome porque para mim é o pior que se pode fazer.

Bjs e felicidades

guita -
Offline
Desde 26 Ago 2010

Olá Luisa,
Eu em termos práticos nao sei nada de amamentar pois sou mamã de primeira viagem, só lá para Maio saberei mais qualquer coisa Sorriso

Venho apenas dizer-te o que a enfermeira da preparação para o parto nos disse na aula sobre amamentação.

Ela deu-nos exactamente o teu caso como exemplo, bebés que só mamam um bocadinho e passada meia hora ha já estou a chorar com fome. Ela disse-nos que isso tem que ver com o facto que o bebé não chegar a ingerir o "leite gordo", o que enche, de modo a eles nao sentirem fome tão depressa.

Segundo ela os bebés que mamam pouco só mamam a parte do leite mais aguada que contem as defesas que eles precisam mas só mais adiante é que está o tal leite gordo que os vai saciar.

Ela disse-nos que se o nosso bebé mamasse desse modo para não o deitarmos, porque ele vai ter fome em pouco tempo, então disse-nos que quando ele nao quiser mais mama ou começar a adormecer para lhe começarmos a mexer nos pés e nas mãos, para o acordar/espevitar e voltar logo a dar mama e não o deitar enquanto nao se der a maior parte da mama.

Na teoria parece fácil na prática não sei se será assim tão linear... Espertalhão mas boa sorte

Ana Catarina Ol... -
Offline
Desde 31 Mar 2012

Eu do meu primeiro filho dei do meu leite pouco tempo pk ele nunca pegou no meu peito! tinha que tirar com a bomba, era um horror, sempre a dormir mal pk depois eu ficava cheia de nervos pk me parecia pouco leite e ele ficava com fome, etc. entao o k fix foi aconselhar-me logo com o medico ou enfermeiro acerca da possibilidade de de repente ficar sem leite ou ser pouco ou o meu menino chorar com fome k leite em po me aconselhava. na altura deu-me varias marcas e eu escolhi o NAN que é um leite muito bom. comecei a dar-lhe primeiro do meu e como ele bebia td experimentei dar-lhe um pouco de leite em po ( o suplemento) e como ele mamava td cheguei á conclusao q meu leite ja nao era suficiente.
podes experimentar falar com o teu medico, pede conselho e experimenta com a bebe.
espero ter ajudado

Ana Oliveira

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

Quantos aos comentarios alheios: ignora-os! as pessoas têm a mania de falar demais do q n sabem.
Um bebé (tenha a idade q tiver) deve sempre mamar o tempo q quiser e com o intervalo q quiser. Ha bebes de 1 mes q demoram 1 hora a mamar e outros q demoram apenas alguns minutos. Ha alturas em q fazem intervalos de 3h e outras em q n aguentam 1h! Tudo isto é normal. Quanto mais pequeno é o bebé, mais variavel é, e o q é num dia noutro pode ja ser totalmente diferente (e o bebé é o mesmo).
O facto de o bebe mamar e ao fim de 30min chorar de novo e dares de mamar e o bebe aceitar, nao significa q ele tenha realmente fome. Mas isso n quer dizer q n lhe devas oferecer a mama, se achares q deves oferecer e q o bebe até acalma assim, pq nao? Quando a Leonor tinha assim +- 1 mes dei-me conta q se lhe desse de mamar sem pensar em horarios a vida era mt mais simples. E foi o q fiz. Quando entendia q devia dar de mamar, dava. Mesmo q tivesse mamado durante 1h e tivessem passado 30min (por exemplo).
Se o bebe está a aumentar bem e molha/suja bem as fraldas provavelmente está a ser bem alimentado e esta a fazer a pega correctamente. as vezes uma pega mal feita pode implicar q n receba o leite todo de que precisa, daí q se canse mais a mamar e acabe por nao mamar o suficiente. Tb n deves ser tu a trocar de mama, deves esperar q o bebe solte naturalmente a 1ª e entao oferecer a 2ª, pra garantir q recebe o leite mais gordo do fim da mamada, ok?
fora estes pormenores, amamenta-se a pedido e o tempo q o bebe deseja. é mt simples, as pessoas é q complicam com horarios e relogios. um dos grandes inimigos da amamentaçao é, sem duvida, o relogio Piscar o olho
se achares q precisas de um apoio + especifico, contacta uma conselheira de amamentaçao da sosamamentaçao.org
bj e felicidades
ps - os livros do dr.gonzalez q te enviei sao mt bons no q toca ao assunto amamentaçao, aproveita pra ler enquanto o bebe mamar por exemplo.

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

sonia serra -
Offline
Desde 27 Set 2014

Olá Luiza. Muitas felicidades pela tua menina. Antes de mais não dês ouvidos ao que os outros dizem, nestas alturas aparecem muitos "médicos" a dar palpites. Eu também tive essa duvida a pouco tempo, o meu biscoito tem 41 dias e ainda hoje tenho muitas duvidas. Ando super cansada mas já me habituei as mamadas dele. Tanto esta 3 horas como esta 40m. è muito incerto e de facto cansativo, mas optei por pensar que ele é a minha razão de viver e se pede para mamar só tenho que lhe dar. Tenta distrair-te quando lhe das a mama e se esta a engordar é porque se alimenta e bem. Como diz uma mama esquece a lida de casa,e pensa só em se ele esta a pegar bem na mama,se arrota e se faz bastante xixi. Se fizer isto esta tudo bem. Eu não consigo dormir quando ele dorme,mas porque tenho de estar sempre a fazer alguma coisa, mas tenta sempre descansar quando ele dorme mesmo que seja 15 minutos. E qualquer duvida tens aqui ajuda. Eu desde que conheci este site tem me ajudado imenso. Ou se não encontrares resposta liga o Saúde 24. Eles são excepcionais,ajudante em tudo e no dia a seguir estão a ligar-te para perguntar como esta o bebe.
Aproveite para dar os Parabéns a este site que é maravilhoso. Muitas felicidades querida. Bjx.

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

sonia serra escreveu:
Olá Luiza. Muitas felicidades pela tua menina. Antes de mais não dês ouvidos ao que os outros dizem, nestas alturas aparecem muitos "médicos" a dar palpites. Eu também tive essa duvida a pouco tempo, o meu biscoito tem 41 dias e ainda hoje tenho muitas duvidas. Ando super cansada mas já me habituei as mamadas dele. Tanto esta 3 horas como esta 40m. è muito incerto e de facto cansativo, mas optei por pensar que ele é a minha razão de viver e se pede para mamar só tenho que lhe dar. Tenta distrair-te quando lhe das a mama e se esta a engordar é porque se alimenta e bem. Como diz uma mama esquece a lida de casa,e pensa só em se ele esta a pegar bem na mama,se arrota e se faz bastante xixi. Se fizer isto esta tudo bem. Eu não consigo dormir quando ele dorme,mas porque tenho de estar sempre a fazer alguma coisa, mas tenta sempre descansar quando ele dorme mesmo que seja 15 minutos. E qualquer duvida tens aqui ajuda. Eu desde que conheci este site tem me ajudado imenso. Ou se não encontrares resposta liga o Saúde 24. Eles são excepcionais,ajudante em tudo e no dia a seguir estão a ligar-te para perguntar como esta o bebe.
Aproveite para dar os Parabéns a este site que é maravilhoso. Muitas felicidades querida. Bjx.

Este bebé já tem mais de 2 anos eheh Sorriso

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Ana_Amorim -
Offline
Desde 26 Abr 2014

Olá Luisa, a verdade é que os bbs choram e nem sp é fome... O Gabriel saiu do hospital c ordem p mamar de 2h em 2h! Eu ia ficando louca... Acordava-o e ele cerrava a boca só abria qd tinha fome, que normalmente batia perto das 3h. E depois era o stress de ver quantos minutos ele tinha mamado, para mudar a mama... Enfim... Deixei de fazer isso ao fim d 2 semanas. O que faço até hoje é deixar que ele mame o k quiser e quando quiser, mas não antes de 2.30h d intervalo, qd lhe dou antes ele bolsa tudo. Ele ainda hoje durante o dia mama quase com intervalos de 2.30h, dou uma mama apenas, se vir que fica com fome dou a outra, o que é raro. Ele mama super rápido, em 10 min. tá pronto e a sorrir! E dorme super bem, mesmo d noite não o acordo. Diz-me 1 coisa a tua filhota pega na chucha? Qd o meu puto chora + a chucha é uma boa amiga Piscar o olho

Anocas.. -
Offline
Desde 17 Abr 2014

Ola mama! O meu bebe mama mais ou menos sempre 15/20 minutos, por orientaçao do pediatra e no inicio ainda dava a outra mamita mais 5/10 minutos mas depois ele bolsava muito e vi que um peito era suficiente. Mas ao.inicio e houve uma fase mais complicada que ele tambem queria estar sempre a mamar e la esta que ouvia essas coisas...o importante e tentar nao desistir, e muito cansativo mas temos que lhes dar a mamita quandi eles pedem....
Veja tambem se chora realmente porque tem fome ou alguma dor...