Quanto tempo depois de nascer devemos meter o bebé na mama? | De Mãe para Mãe

Quanto tempo depois de nascer devemos meter o bebé na mama?

Responda
20 mensagens
Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

Quanto tempo depois de nascer devemos meter o bebé na mama?

Entre o parto e a amamentação tenho mais medo da amamentação. Já comprei uns biberons e uma lata de leite , caso não aguente! Que desespero , ( eu , que sempre disse que não queria amamentar ) tenho medo de falhar . É preciso comprar bicos de silicone para prevenir? Eu tenho os bicos dos seios normais , bem saidos até. O que for preciso comprar digam-me para não ter tendência a desistir logo .

Yara Pinto -
Offline
Desde 25 Jun 2012

O mais importantes a não comprar a mãe já comprou que são os biberões e a lata de leite pq estando á mão é mais fácil de desistir.
Quanto a amamentação em si , o bebé deverá ser colocado a mama assim que possível e se ver que não faz uma pega correcta pedir ajuda a uma conselheira de amamentação (CAM) , o ideal será deixar o bebé mamar em livre demanda e pele com pele pq ele vai "estranhar" o ambiente visto que passou 9 meses na barriga .
Procure no Facebook grupos de ajuda á amamentação, que encontra mães mais experientes e com mais dicas Sorriso

Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

Yara Pinto escreveu:
O mais importantes a não comprar a mãe já comprou que são os biberões e a lata de leite pq estando á mão é mais fácil de desistir.
Quanto a amamentação em si , o bebé deverá ser colocado a mama assim que possível e se ver que não faz uma pega correcta pedir ajuda a uma conselheira de amamentação (CAM) , o ideal será deixar o bebé mamar em livre demanda e pele com pele pq ele vai "estranhar" o ambiente visto que passou 9 meses na barriga .
Procure no Facebook grupos de ajuda á amamentação, que encontra mães mais experientes e com mais dicas

Infelizmente sou uma das pessoas que em 2017 não tem Facebook Sorriso e não conto ter. Tenho mesmo de me reger a pesquisa neste site e outros. Obrigada pela sua resposta .. já fiz asneira então .. vou tentar fingir que não comprei nada lol

underthewater -
Offline
Desde 14 Mar 2014

Olá. A minha experiência nos primeiros dias foi dolorosa. Tinha uma mini bebé e umas mamocas gigantes... estive no hospital 5dias pois não me deixaram sair até ela parar de perder peso. Tive diferentes enfermeiras a darem me conselhos e alguns foram, a meu ver, prejudiciais para mim pois contribuíram para ainda mais feridas e dor. Mas percebo que naquele momento era fundamental a bebé não perder peso logo acabei por relativizar.
Para ter a noção, ao segundo dia já tinha feridas nos mamilos...digo lhe que feridas e subida de leite é muito mau... melhor...para mim foi muito mau.
Depois comprei um creme de lanolina e uma amiga trouxe me mamilos de silicone. Durante os dias que tive a sarar as feridas não dei de mamar sem usar os mamilos de silicone. A dor era tanta que eu sabia que se não curasse os mamilos acabaria por desistir. Quando curou tive a ajuda de uma enfermeira que acabou por me auxiliar na pega e acabei por passar por uma amamentação de 18 meses sem mais dores insuportáveis e sem mastites. Tive algum endurecimento mas resolvia no chuveiro com banhos de água quente e massagens.
Nunca usei bomba, eu já produzia leite a mais logo se usasse bomba tinha sido um desatino.
Tinha bibebrons mas nunca comprei leite lol...serviram para enfeitar.
Tudo isto para lhe dizer que cada uma de nós vai sentir a amamentação de forma diferente.
Mais do que uma mãe a amamentar forçada é importante sabermos o quanto aguentamos e quando devemos parar se só nos está a fazer mal.
Tem sempre as enfermeiras a quem pedir ajuda. No hospital e no centro de saúde. Se optar por conselheiros, tente perceber se têm alguma formação.
A amamentação é recomendada, assim como qualquer outro coisa na nossa saúde, logo cabe a nós decidirmos se a queremos ou não.
Boa sorte e vai ver que encontra o seu caminho. Seja ele qual for.

Kayapsa -
Offline
Desde 19 Mar 2014

Por na mama é assim que possível. Em termos de investimento para a amamentação compre o purelan que é um creme de lanolina 5estrelas e os mamilos de silicone( os meus foram oferecidos no hospital! Peça pode ser que tb diaponibilize.) em conjunto ajusam muito com o processo de amamentaçao feridas e gretas!

Sobre Kayapsa

pais de primeira viagem... A viajar pela segunda vez...

carlabrito -
Offline
Desde 30 Maio 2017

No meu caso, mal o bebé saiu de dentro de mim, puseram-no sobre o meu peito. E não saiu de la mais.
Limparam-no em cima de mim e embrulharam-no numa toalha.
Fizemos de imediato o pele-com-pele e ao fim de 10 minutos ele estava a mamar.
Nunca tive problema nenhum com a amamentação nem com os seios.
Apenas algumas dores nos mamilos pois ele mamava a toda a hora. Mas passavam e eram suportaveis.
Por isso, não parta ja com a ideia que vai doer, ou custar, ou ser doloroso.
Pode até correr muito bem!
So precisa de relaxar e deixar-se levar.
Quando o bebé nascer vai ter pessoas que a podem ajudar a comecar, mesmo nao sendo CAM ou especialista da amamentacao.
Mas sabem e podem ajudar.
Na minha cabeça eu sempre fui super relaxada para tudo. Para o parto, amamentaçao, recuperacao, etc.
O que acontecesse no momento, ia-me adaptando.
E é o meu primeiro filho e nunca tinha tratado de um bebé.
De facto, o comprar o leite e os biberoes nao foi boa ideia.
Porque mesmo que nao corra perfeitamente nos primeiros tempos, nao deve desistir logo.
E como disse a Yara Pinto, isso é ter logo a tentacao ao lado...
O meu conselho: relaxe e peça apoio caso preciso, no momento!
Vai correr tudo bem!

Cat-st -
Offline
Desde 31 Jul 2012

Respondendo à sua questão é logo que nasça. É muito importante meter logo nos primeiros 30 a 60 min apos parto pois ajuda imenso tanto com a subida de leite e com a amamentação. pele com pele também ajuda IMENSO na amamentação Sorriso Eu também procurava já ter o contacto de uma CAM que pudesse estar disponivel logo assim que nasça Sorriso

Sobre Cat-st

- Última pílula em Março 2014, SOP, Clomid + IIU
- Positivo a 6/4/2015 - AR 18/5/2015
- De volta aos treinos Julho 2015
- 1o FIV (+)
- Nasceu o meu piolho em 2016

jujunho -
Offline
Desde 18 Jan 2011

Já foi respondido Sorriso mas venho só confirmar q convém ter o purelan em casa, eu não descobri logo na primeira gravidez e sofri c as gretas, dp do purelan não tive mais, desta vez já comprei Sorriso se não precisar uso noutras coisas Sorriso
Outra coisa q convém saber, q eu tb não sabia, houve um dia q estava cheia de caroços no peito q já nem.com a água quente lá ia, o bebê puxava e não saia nada sequer, e a minha sorte foi a minha irmã vir aqui e comprar me ocitocin. Não sei se é assim q se escreve, é de dar um snif no nariz e ajuda a diluir o leite. Isso é a seguir um banho quente a massajar os módulos e Pumba remédio santo Sorriso

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Eu acrescentaria que levar logo bicos de silicone não é boa política, embora inclusivamente algumas maternidades/hospitais os coloquem nas listas de maternidade. O ideal é sempre que o bebé tenta puxar diretamente da mama, para estimular e para corrigir qualquer problema de pega. outra coisa muito importante por causa das questões do peso: livre demanda. Não acredite se lhe disseram que o bebé deve mamar de 3 em 3 horas, o bebé deve mamar quando quer e não de 3 em 3 horas (a não ser que seja isso que o bebé quer). E confirmo que nem todas as experiências são dolorosas, eu nunca tive nenhum problema com a amamentação, até levei purelan que ainda tenho aí quase inteiro porque nunca fiz gretas, nem feridas, nem nada do género! O bebé sempre mamou bem, a única coisa que me atrapalhou foi terem insistido com a questão das 3 horas...

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

jujunho escreveu:
Já foi respondido mas venho só confirmar q convém ter o purelan em casa, eu não descobri logo na primeira gravidez e sofri c as gretas, dp do purelan não tive mais, desta vez já comprei se não precisar uso noutras coisas Sorriso
Outra coisa q convém saber, q eu tb não sabia, houve um dia q estava cheia de caroços no peito q já nem.com a água quente lá ia, o bebê puxava e não saia nada sequer, e a minha sorte foi a minha irmã vir aqui e comprar me ocitocin. Não sei se é assim q se escreve, é de dar um snif no nariz e ajuda a diluir o leite. Isso é a seguir um banho quente a massajar os módulos e Pumba remédio santo

Que bom , não sabia que havia essespray para o nariz, vou perguntar na farmácia . Sorriso

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Confie. Vai correr bem e, se não correr, não é menos mãe por isso.
O melhor que eu fiz foi não ter pesquisado demasiado sobre o assunto antes do parto. Confiei no que me foi transmitido na preparação para o parto e pronto. Com tudo o que já li entretanto, sobretudo em alguns meios mais fundamentalistas, acho que só teria ficado cheia de medos também. Medo de falhar, sobretudo, de tal forma somos pressionadas.
O bebé pode ser posto na mama quase imediatamente. Eu saí da sala de, partos com a menina ao peito. Só levei purelan e discos. Mais nada. Se fosse preciso mais alguma coisa, o pai iria comprar. Não tinha biberões nem leite porque achei que, quando fosse preciso, era rápido de comprar. E assim foi: leite só quase aos 5 meses porque me ausentei uns dias e não consegui fazer stock suficiente e biberões foi lá para os 2 meses (muito pontualmente usados com o meu leite). Tive sorte, sei disso. Nunca tive desconfortos de maior e tudo foi muito natural.

Estive num grupo do facebook de apoio à amamentação que rapidamente abandonei, tal era o enxovalho a quem não seguia os preceitos «certos»! A livre demanda, por exemplo. Connosco nunca funcionou. Pô-la na mama cada vez que ela soltava um queixume só resultava em bolçadelas de tamanho industrial. Faziamos 2,5 a 3 horas de intervalo por necessidade. Aquilo que é «certo» não funciona para todos.

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

shicat escreveu:
Confie. Vai correr bem e, se não correr, não é menos mãe por isso.
O melhor que eu fiz foi não ter pesquisado demasiado sobre o assunto antes do parto. Confiei no que me foi transmitido na preparação para o parto e pronto. Com tudo o que já li entretanto, sobretudo em alguns meios mais fundamentalistas, acho que só teria ficado cheia de medos também. Medo de falhar, sobretudo, de tal forma somos pressionadas.
O bebé pode ser posto na mama quase imediatamente. Eu saí da sala de, partos com a menina ao peito. Só levei purelan e discos. Mais nada. Se fosse preciso mais alguma coisa, o pai iria comprar. Não tinha biberões nem leite porque achei que, quando fosse preciso, era rápido de comprar. E assim foi: leite só quase aos 5 meses porque me ausentei uns dias e não consegui fazer stock suficiente e biberões foi lá para os 2 meses (muito pontualmente usados com o meu leite). Tive sorte, sei disso. Nunca tive desconfortos de maior e tudo foi muito natural.
Estive num grupo do facebook de apoio à amamentação que rapidamente abandonei, tal era o enxovalho a quem não seguia os preceitos «certos»! A livre demanda, por exemplo. Connosco nunca funcionou. Pô-la na mama cada vez que ela soltava um queixume só resultava em bolçadelas de tamanho industrial. Faziamos 2,5 a 3 horas de intervalo por necessidade. Aquilo que é «certo» não funciona para todos.

Eu não sei se isto foi para mim, mas eu falei na livre demanda porque foi realmente o que quase prejudicou a sério a amamentação para mim. O meu bebé teve de ficar mais um dia internado porque tinha perdido mais 1% do peso do que "podia", e no entanto as enfermeiras continuavam a dizer que mamar era de 3 em 3 horas. Então quando ele chorava e ainda não tinham passado 3 horas, eu não sabia que era fome e não dava mama. Depois teve icterícia e ninguém falou na livre-demanda para resolver a situação...conclusão, mais um dia de internamento por icterícia! E depois quando voltei para casa andava paranóica com as horas porque elas tinham dito que ele tinha de mamar de 3 em 3 horas e eu escrevia as horas a que lhe dava de mamar para não me esquecer e se ele chorava antes de fazer 3 horas nem sequer me ocorria tentar dar-lhe mama! Não é à toa que a recomendação da OMS, da SPP, do nosso SNS, é livre-demanda. Porque livre-demanda liberta as mães do relógio. E livre demanda significa também respeitar o bebé, se ele chora e dá mama e ele não aceita, forçar não é livre-demanda, é apenas forçar. Livre demanda é dar mama quando o bebé quer. Não sei como aconselhar livre-demanda pode constituir um fundamentalismo!

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

shicat -
Offline
Desde 25 Set 2013

Videl, não era para si. Mas também foi vítima do «certo», não foi? O certo é relativo, é o meu ponto de vista.
Posso dar-lhe o meu exemplo: nos primeiros dias foi, de facto, livre demanda. A bebé começou a engordar ao terceiro dia e bem! Ficámos dois dias a mais para fazer fototerapia porque ela desenvolveu icterícia. E esta?

LSL -
Offline
Desde 28 Out 2010

Andro sabe o que é mais importante? Esqueça tudo o que leu, viu e ouviu até agora! Vá com a cabeça o mais leve e vazia possível. A única coisa que aconselho é, se não vai fazer preparação para o parto, a ver uns vídeos sobre a pega correcta. Isto é importante. Uma boa pega é meio caminho andado para tudo correr bem. Esqueça os bicos de silicone. Em quem tem mamilos salientes (como disse ser os seus) só prejudicam. Esqueça que comprou biberões e leite. Esqueça que pode doer. Se não levar purelan no hospital têm amostras para dar. Nos primeiros dias pode ficar com os mamilos doridos do “uso” mas vai ver que num instante se habituam ao trabalho. As enfermeiras estão lá para a ajudar. Encontre uma que lhe transmita confiança para pedir ajuda quando tiver dúvidas. A livre-demanda é o aconselhado mas, tem de ver se é o bom para o seu bebé. Em alguns casos não é. Se ele quiser sempre mama mas depois acabar a bolsar ou a ficar mal-disposto o melhor é limitar. Mas as enfermeiras também a irão ajudar a perceber isso.

O principal é confiar nos instintos, confiar na sua intuição. Eu não ia com ideias pré-concebidas, ia com a cabeça livre de opiniões e tive uma amamentação de muito sucesso. 18 meses no total, 5 em exclusivo, nada de mástites, gretas e afins. Confie em si, confie no seu bebé. No decorrer a coisa qualquer dúvida específica que tenha estamos aqui para ajudar. ?

Videl86 -
Offline
Desde 18 Jul 2014

Shicat, mas a questão não é essa, claro que pode desenvolver icterícia com ou sem livre-demanda, mas se o objetivo é termos alta o mais rápido possível teria sido relevante alguém me ter falado de livre-demanda, que foi um conceito completamente desconhecido da minha parte até o meu filho ter umas 3 semanas. E eu sou muito pragmática e matemática, então acreditava que estava a fazer como "era suposto" e acho mesmo que se me tivessem falado de livre-demanda logo desde o início que as coisas poderiam ter sido mais simples. O que vejo muitas vezes são mães que saem das maternidades com suplemento porque o bebé perdeu demasiado peso, mas nunca lhes é aconselhada a livre-demanda. E claro que ao sair com suplemento é meio caminho andado para um desmame precoce. Eu quase que fui por esse caminho, eu é que insisti que queria suplementar com o meu próprio leite e ainda encolheram os ombros como quem diz "é igual". Eu sou sempre da opinião de que as pessoas fazem e devem fazer o que funciona para elas. Faço questão é sempre de falar da livre-demanda porque foi não terem falado comigo sobre isso que quase me prejudicou a sério, e penso que é algo não muito falado a nível hospitalar e dentre os profissionais de saúde.

Sobre Videl86

08 de dezembro de 2014 <3 49,5 cm e 2,920 de amor e doçura <3
13 de dezembro de 2017 <3 47 cm e 2,815 de fofurice e amor <3

Desde 05 Ago 2017

Olá!
É recomendado que os bebés sejam postos á mama na primeira hora de vida.
Aconselho a não desistir nas primeiras dificuldades, é muito útil ter uma conselheira da amamentação para que possam delinear estratégias para ter sucesso! Tente não pensar antecipadamente no que pode correr mal..
A partir das 37 semanas já pode aplicar pomada de lanolina nos mamilos para prevenção, e depois das mamadas pode usar uma gota de colostro/leite para evitar a maceração dos mamilos.
Os bebés mamam quando querem, não só por fome mas porque não conhecem outra maneira de se sentirem seguros! É importante ter noção que até ao primeiro mês de vida deve mamar 8 vezes por dia, daí geralmente se dizer que mamam de 3/3h. Um bom indicador de que está tudo a correr bem é controlar o número de micções e dejecoes que o bebé tem nos primeiros dias. No primeiro dia faz 1 xixi, no segundo 2 e assim sucessivamente até fazer xixi e cocó 6 vezes ao dia.
Tudo de bom e muito sucesso!

Liliana Miguel Gomes

Andro -
Offline
Desde 03 Mar 2016

Liliana Miguel Gomes escreveu:
Olá!
É recomendado que os bebés sejam postos á mama na primeira hora de vida.
Aconselho a não desistir nas primeiras dificuldades, é muito útil ter uma conselheira da amamentação para que possam delinear estratégias para ter sucesso! Tente não pensar antecipadamente no que pode correr mal..
A partir das 37 semanas já pode aplicar pomada de lanolina nos mamilos para prevenção, e depois das mamadas pode usar uma gota de colostro/leite para evitar a maceração dos mamilos.
Os bebés mamam quando querem, não só por fome mas porque não conhecem outra maneira de se sentirem seguros! É importante ter noção que até ao primeiro mês de vida deve mamar 8 vezes por dia, daí geralmente se dizer que mamam de 3/3h. Um bom indicador de que está tudo a correr bem é controlar o número de micções e dejecoes que o bebé tem nos primeiros dias. No primeiro dia faz 1 xixi, no segundo 2 e assim sucessivamente até fazer xixi e cocó 6 vezes ao dia.
Tudo de bom e muito sucesso!

Olá . Adorei a explicação .

Ou seja , quando o bebé passar a fazer 6 xixi / cocó quer dizer que o corpo já está a regular as quantidades produzidas?

Desde 05 Ago 2017

Olá!
Sim, no final da primeira semana já terminou a subida do leite e o corpo produz consoante a demanda do bebé.
E o número de micções/dejecoes indicam que o bebé está a alimentar-se o suficiente, acrescento ainda que é também importante a cor do Cocó, quando deixar de ser verde e começar a ter tons amarelados significa que o bebé mama corretamente e está a "chegar" á parte "gorda" do leite.
Podemos ter dificuldades mas a natureza sabe o que faz! Costumo dizer que a amamentação é perfeita mas tem de resultar para os 2, para a mãe e para o bebé! Toca a relaxar! ?

Liliana Miguel Gomes

Desde 06 Nov 2017

Olá Andro,
o desafio da amamentação, para algumas de nós é simples, mas para outras tem fases complicadas e até difíceis...
No entanto, tenho a convicção que vale a pena persistir e procurar ultrapassar as dificuldades! As vantagens são realmente muitas... principalmente para a saúde do bebé e das mães!
O que para mim foi essencial foi procurar ajuda nos momentos difíceis!
A SOS Amamentação, tem conselheiras voluntárias disponíveis e fantásticas Sorriso Deixo a ligação com os contactos: http://sosamamentacaopt.blogspot.pt/ ...
No meu Centro de Saúde também obtive um apoio fundamental!
Boa sorte e muito carinho para o novo membro da família Sorriso

(Peço desculpa se repito informação, mas não tenho tempo para ler todas as respostas!)

Margarida
Mãe de 2 rapazes, tia de outros 2!!

Desde 06 Nov 2017

Olá Andro,
o desafio da amamentação, para algumas de nós é simples, mas para outras tem fases complicadas e até difíceis...
No entanto, tenho a convicção que vale a pena persistir e procurar ultrapassar as dificuldades! As vantagens são realmente muitas... principalmente para a saúde do bebé e das mães!
O que para mim foi essencial foi procurar ajuda nos momentos difíceis!
A SOS Amamentação, tem conselheiras voluntárias disponíveis e fantásticas Sorriso Deixo a ligação com os contactos: http://sosamamentacaopt.blogspot.pt/ ...
No meu Centro de Saúde também obtive um apoio fundamental!
Boa sorte e muito carinho para o novo membro da família Sorriso

(Peço desculpa se repito informação, mas não tenho tempo para ler todas as respostas!)

Margarida
Mãe de 2 rapazes, tia de outros 2!!