Quando as pessoas te procuram apenas para falarem delas mesmas | De Mãe para Mãe

Quando as pessoas te procuram apenas para falarem delas mesmas

Responda
13 mensagens
PipinhaCaetano -
Offline
Desde 12 Abr 2014

Quem também tem momentos que fica cansado(a) de só ouvir e não ser ouvido(a)..só os outros é que têm problemas???
E nós como é que ficamos?!
Quando queremos desabafar, e a outra pessoa solta todos os problemas dela em cima de ti, ignorando o queres falar.
Vivemos num mundo,onde já ninguém quer ouvir,só quer falar dos seus problemas.

Estou cansada,chateada,magoada,com um mundo tão egoísta,tão insensível, em que só pensam nelas mesmas.
Estou cansada de ser sempre a ouvinte, então e no meio disto tudo como é que eu fico?! Ao mesmo tempo fico contente que me procurem para falar, mas quando começo a perceber que a pessoa não para de falar dela mesma e não quer saber de mim e das minhas coisas fico super revoltada. No fundo sinto que estive ali para alguém que quando é ao contrário não está lá para mim. Bem, tudo isto porque tenho uma colega de trabalho que me está sempre a buzinar aos ouvidos, o assunto é sempre ela ela e ela e os problemas e vivências dela, a família dela, a mãe dela, os filhos dela..bla bla blá. Todos os dias isto, chego ao fim do dia esgotada. Sinto que consome as minhas energias. Eu tento dialogar com ela juro que tento, mas não dá mesmo, as minhas palavras acabam por ser atropeladas pelas dela. No fundo acaba por ser um monólogo. Tento afastar me e entreter me com o que fazer, mas a dita cuja lá vem atrás de mim..e roda o disco e toca o mesmo. Agradeço sugestões de como agir com esta minha colega e de como conseguir que tudo isto não me afete psicologicamente e emocionalmente. Eu no fundo gosto da minha colega, já é uma pessoa na casa dos 50 e muitos anos, divorciada, já passou por algumas coisas menos boas, no fundo acho que não é má pessoa, mas não sabe ouvir o outro. Eu também tenho vida,família tenho os meus problemas as minhas vivências e também gosto de falar e partilhar as minhas experiências e não ser apenas ouvinte dos problemas dos outros. Já tive que me afastar de uma amiga por ela ser exatamente assim. Eu combinava de ir ao parque com as nossas filhas para elas brincarem e ela "sufocava me" sempre com os problemas dela. Agora neste caso não tenho muito por onde fugir, é uma colega de trabalho, passo imensas horas por dia com ela. Uma curiosidade que encontro neste tipo de pessoas é que na maioria das vezes contam sempre as mesmas histórias, será que não têm memória e não se lembram mesmo que já estão fartas de contar a mesma história umas 100 vezes??! HEEELPE!!!

Pipa

mary vie -
Offline
Desde 16 Jan 2014

Minha querida pipinha como te compreendo.
Uma solução prática , eficaz mas vai fazer Bum... Ignorar, dizer que não tem tempo para ouvir ...
Perdi amigos, pensava eu que eram, por deixar de correr para eles quando faziam ai, deixei de dizer sim a tudo, reservei-me mais, fiz um estágio de amigos, resultado sai do estágio sozinha.
Estava rodeada de gente egoísta, egocêntrica , conflituosa e mal amada.
Até ao meu irmão e cunhada deixei de dar importância (vivem fora e quando vinham podiam tudo até os meus sobrinhos tirarem coisas das mãos dos meus filhos) e como disse não passei a ser louca porque sou invejosa.

Acredita vivo tão bem assim que gosto muito mais de conviver com os vizinhos que não conheço, falar com as velhotas de mercearia sobre o jantar ou ir ao café comprar pão e falar coma miúda cheia de tatoos que chamo de prima.
Como vês nem o nome sei das pessoas mas gosto de falar com elas porque sorriem para mim e perguntam-me como estou, dizem que estou bonita, cansada, ou até com sono.

O meu marido é igual e os meus filhos vão para o mesmo caminho.
Sabes aprendi a ser assim a bem pouco tempo , quando passei por uma situação que precisava e não tinha ninguém .

Tens que saber dizer pára custe o que custar.
Por isso é que gosto deste forum, aqui desabafei muitas vezes com pessoas que não conheço e que muitas foram muito importantes para mim, mesmo as que dizem sempre mal. LOL

Espetro ter ajudado.
Bjs

JoanaRMG -
Offline
Desde 19 Abr 2017

Realmente é muito mau, já passei por isso, uma suposta amiga minha que achava que o problema dela era sempre maior do que o dos outros do género eu estar a dizer que tinha um problema qualquer e ela responde logo "aí Joana, então e eu que isto e aquilo" lol como se o problema dela é que fosse grave. Depois deixei de dar importância, afastei me e ela quando precisa de alguma coisa lá vem falar comigo e eu simplesmente comecei a ser muito evasiva porque quando falo de mim ela da sempre a volta á conversa para começar a falar dela lol
Agora a tua situação é pior porque não tens como fugir... O melhor mesmo é desligar a ficha quando ela está a falar, responder só "pois" que ela acaba por perceber a mensagem.

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Pipinha,

Eu quando quero que me deixem em paz no escritório coloco o auricular do telefone. As pessoas ficam na dúvida se estou ou não numa chamada e tendem a deixar-me mais em paz.

Sei que não é propriamente uma solução... mas pode ajudar-te a ter 5 minutos de sossego de vez em quando. Ou colocares música ou assim. Não sei se é permitido no teu trabalho...

Beijocas e boa sorte

dona_amora -
Offline
Desde 20 Maio 2012

A grande "doença" deste século é a solidão.
Eu também fiz como a mãe Mary Vie e desliguei-me aos poucos pois muitas relações eram abusivas, sou amiga de toda a gente e ajudo sempre que posso mas sem formar grupinhos ou alianças prefiro assim.
No trabalho tinha uma colega assim que gostava de comentar a vida dos outros e quando eu fingia que não ouvia vinha e dava cotoveladas e apontava para as pessoas com o queixo e comentava, foi um período horrível e assim que pude mudei de sítio, eu punha os fones para ouvir música e afastava-me mas tentando não desprezar a pessoa também, era complicado por isso entendo bem. Mas acredite, nada fica igual para sempre, tudo sempre muda.

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.

FSilsa -
Offline
Desde 08 Abr 2014

Olá, por acaso tenho uma tia a quem todos vão lá desabafar. Ela muitas vezes fica saturada e queixa-se porque tem os problemas dela e todos os dias lhe chegam lá a falar dos seus próprios problemas e depois é um descontrolo na vida dela. E quando não vão lá ligam! Passa horas ao tlm. Ela é daquelas pessoas super pacientes e que vai levando a coisa, mas há que ter bom senso.

Eu realmente entendo que as pessoas precisem de falar dos seus problemas porque é uma forma de organizarem as ideias. Por isso também venho cá muitas vezes desabafar, porque só mesmo o facto de escrever já muitas vezes me faz pensar de outra forma ou em outra solução. Daí que realmente as pessoas precisem de falar. Como a sua colega precisa de falar, ela que vaia com quem está invariavelmente disposto a ouvir. Um psicólogo. Porque uma pessoa assim não está bem e precisa de ajuda.

Quanto a si, se precisa desabafar de vez enquanto, não sei, tem este fórum, se calhar a sua mãe/irmãs ou família (que nem sempre é a melhor escolha, mas na falta de melhor, é melhor que nada), tem o seu marido, amigas.. Melhor que ninguém saberá com quem pode desabafar. Agora com a sua colega é que não visto que se ela não conseguiu se resolver, o máximo que poderá fazer-lhe é passar-lhe negativismo e a deitar abaixo.

Quanto a medidas, como já referiram, use uns fones! No trabalho anterior tinha uma chata que pensava alto, então eram horas e horas a ouvir ela a falar e às vezes com raciocínios tão estúpidos que davam nervos. Então um colega usava fones porque ao fim do dia levava alta dor de cabeça para casa, e os fones ajudou muito, principalmente porque ela deixou de o chamar de 5 em 5 min.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Por acaso a minha vida nestes últimos anos está muito parecida com a da Mary Vye. Eu passei por um grande problema há uns anos e todos os meus amigos fizeram de conta que não sabiam de nada. Nunca me perguntaram nada, se estava resolvido se estava melhor, nada de nada. E se eu tentasse desabafar menosprezavam o que eu dizia. A minha família sempre foi muito distante de mim, portanto, apesar de falar com todos, neste momento não tenho uma real relação com nenhum deles. Nem amigos, nem pais, nem irmão/cunhada. Mas a verdade é que a minha vida melhorou substancialmente a partir do momento que cortei essas energias negativas.

Sendo colega de trabalho é pior, porque não pode fugir dela nem passar 8 horas por dia a ignora-la sem criar um mal estar gigante. A ideia de colocar fones é boa, diz que precisa de relaxar e para isso precisa de ouvir uma musiquinha tranquila. Ou então diz que está com muito trabalho e não pode estar na conversa.

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Só uma adenda, que na minha opinião ainda é pior, pelo menos a mim custou-me mais.
Eu desliguei-me dos amigos, porque quando precisei de um ombro eles mostraram que não estão lá para isso e que só posso contar com eles para festas e passeio e ouvi-los a eles quando estão mal. Mas a minha família, eu desliguei-me deles porque eles ficavam incomodados com o meu "sucesso". O facto de ter um bom emprego, com um bom ordenado, de ter uma vida desafogada e tranquila, isso incomodava-os, principalmente à minha cunhada. Ela tentava por tudo denegrir-me e diminuir tudo o que eu conquistava! Não tenho pachorra para gente que não suporta ver os outros bem.

LauraCo -
Offline
Desde 08 Maio 2017

Já tive uma colega de trabalho assim! Também na casa dos quarenta e muitos... a mulher tinha problemas com a família, com o marido, com o filho, de saúde, e no dito trabalho... IRRA! era insuportável! Não se calava nunca. Ninguém a suportava. Acabou por ser dispensada, muito por causa desta forma dela ser... Como tu também referes, ela era uma boa pessoa! Mas penso que devido a tanta carência se comportava daquela forma...
De resto tenho poucas amigas. Mas em todas as amizades sempre fui e sou a parte mais ouvinte. Quando sou eu a querer desabafar também não noto grande interesse da outra parte, até da minha melhor amiga... mas enfim. Creio que é porque sempre foi assim... ela sempre precisou mais e apoio do que eu. Mas no final o importante é não nos deixarmos incomodar por isto e dar às coisas apenas a importância que elas realmente têm. Em última análise, quando algo não nos faz bem, a solução é uma apenas: cada um seguir o seu caminho. Se não soma, some Piscar o olho

maria_mãe -
Offline
Desde 27 Jun 2017

Olá Meninas.

Queria só acrescentar que é bom sinal quando somos nós as ouvintes. Pelo menos eu acho.

Eu, por exemplo, não sinto muito a necessidade de desabafar, pois tenho uma vida estável e feliz. Tenho, claro, os meus dias menos bons no trabalho, ou com a família, mas aí chego a casa e o meu marido é um super ouvinte e atura-me bem! Sorriso

Se não precisamos de estar sempre a falar dos nossos problemas é porque eles não são assim tantos e os que temos dominamos e ultrapassamos bem.

Mommy power! Fixe

Tyta.B -
Offline
Desde 31 Jul 2015

Pois Maria Mãe, acho que o problema é mesmo quando até temos alguma coisa que precisamos de desabafar e quem sempre nos procurou para fazer o mesmo não está disposto a ouvir-nos a nós.
Nao é que "mate", a verdade é que eu não cortei relações com ninguém por causa disso, mas mói um bocadinho e faz-nos ficar desiludidas com quem supostamente até tínhamos como amigo.

PipinhaCaetano -
Offline
Desde 12 Abr 2014

Olá Mary.

Realmente é muito triste que as pessoas sejam assim tão egoístas ao ponto de só pensarem no seu umbigo e o resto não lhes interessa para nada. É preferível ter poucos amigos mas bons e quando assim não for possível mais vale só, que mal acompanhado. Às vezes tenho a sensação que nasci na geração errada. Não sei se será impressão minha ou não mas as pessoas antigamente eram mais unidas, não que tivesse presenciado, mas as histórias que a minha avó me contava (e conta) dá me a entender que assim era.
Enfim..

Beijinho e obrigada pelo seu testemunho ?

Pipa

PipinhaCaetano -
Offline
Desde 12 Abr 2014

Olá Tyta.B

Concordo. Pois como em qualquer relação a vontade tem de ser de ambas as partes, porque caso seja só de uma parte não é verdadeiro. E mais cedo ou mais tarde descamba. Só um a puxar a carruagem para as coisas darem certo não funciona.

Pipa