Quando começaram a dar banho sozinhas aos vossos bebés, sem ajuda do papá? | De Mãe para Mãe

Quando começaram a dar banho sozinhas aos vossos bebés, sem ajuda do papá?

Responda
30 mensagens
Dyana11 -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Olá mamãs!
O nosso piolho tem 4 meses e meio, e eu preciso da ajuda do papá para darmos o banho.
Temos a banheira Shantala, aquela do baldinho.
Eu seguro o bebé, ele lava a cabeça.
Depois, Eu seguro o bebé dentro de água, e ele dá o banho propriamente dito.

Como é convosco?
Quando começaram a dar banho sozinhas ao bebé?

Obrigada

taniacosta1984 -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Eu também tenho uma banheira Shantala e desde que o Eduardo tinha um mês, que foi quando o meu marido foi trabalhar que comecei a dar banho ao Eduardo sozinha.
Fazes assim, seguras no bebe por baixo dos braços dele e lavas-o com a outra mão. Eu agora como o Eduardo já tem 7 meses já lhe dou banho numa banheira maior, porque ele já estava apertado na outra e agora já toma banho sentado a brincar com os brinquedos.

Good_Feeling -
Offline
Desde 08 Nov 2011

Olá Dyana11,

No hospital não te ensinaram a dar banho ao bebé na banheira? Existem técnicas que se tornam muito práticas, e é possível ser sempre só 1 a dar o banho.

Vou pesquisar aqui na net, ver se há imagens e depois posto. Se não houver talvez tenha qlq coisa aqui por casa *
___________________________________________________________________

Editei para colocar o que encontrei, muito simplificado:
http://www.leitematerno.org/o_banho_do_bebe.htm

Bons banhos Sorriso

Dyana11 -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Olá
No hospital dávamos banho com compressas de tecido não tecido. Realmente lavaram lhe a cabeça, mas ele era pequeno, e foi a Enfª que fez, e as mãos não praticavam.
Se conseguires um video, envia-me o link sff.

Obrigada!

PS: Adoro o nome Leonor

Dyana11 -
Offline
Desde 16 Abr 2011

taniacosta1984 escreveu:

Fazes assim, seguras no bebe por baixo dos braços dele e lavas-o com a outra mão.

Como fazes, com ele dentro da Shantala, para lavar o corpo? Ou seja, como é que o seguras e lavas ao mesmo tempo?
É que o meu, se me descuido, baixa o queixo e "prova" água....

Obg!

taniacosta1984 -
Offline
Desde 18 Maio 2010

Eu fazia assim, colocava o Eduardo dentro da banheira e depois virava-o para o lado esquerdo porque era com o meu braço esquerdo que eu segurava, com meu braço ponha-o assegurar-se com os braços dele em cima do meu braço e ele la ficava,e com a mão direita dava-lhe o banho, claro que antes já tinha todo preparado, já tinha o champô na esponja dele e tinha a esponja ao pé de mim, depois era só molhar a esponja e dar-lhe o banho.

Good_Feeling -
Offline
Desde 08 Nov 2011

Passas a mão por trás das costas, e vais agarrar no bracinho distal do bebé, ou seja, do braço que está mais longe de ti, com a outra mao lavas.

Os videos que encontro é em banheiras normais, e é em recem-nascidos, mas repara na tecnica de agarrar, que é isso que vai realmente importar.

http://www.youtube.com/watch?v=WKXd9FzpzWE

Good_Feeling -
Offline
Desde 08 Nov 2011

Como a mama tanicosta disse, é muito importante teres tudo à mão e prontinho a usar Piscar o olho para que não tenhas de te afastar nem por um só segundo.

Enf_Rita -
Offline
Desde 13 Abr 2011

Fica ai um trabahinho que te pode ajudar Piscar o olho

Sobre Enf_Rita

********************

Eva 07 Setembro 2011
André 30 Novembro 2016

Good_Feeling -
Offline
Desde 08 Nov 2011

Estava a ver se tinha aqui alguma coisa em casa mas não tenho (deve ainda estar td na casa dos meus pais).

O grande erro nas maternidades é mesmo esse, ensina-se o 1º banho, e lá está com compressas... sendo que os papás em casa não vão andar a dar banhos de compressas. Enfim!

Depois há muitas contradições nos banhos aos RN por isso jogam pelo seguro. Há pediatras que dizem que não se deve molhar o coto umbilical, há outros que dizem que não há problema desde que depois seja bem seco, uns ainda usam alcool, outros já não. Enfim... cada um com a sua, e depois os pais que decidam Cara séria

vera lucia 2007 -
Offline
Desde 18 Out 2007

desde o primeiro dia!!!!!!! agora com tempo mais frio é que ele ajuda para despachar

Bernardo nasceu no dia 7-06-2011 ----> 11h.
é o meu pachá,,,, come e dorme!!!!

o orgulho do pai... a felecidade da mae

Teca -
Offline
Desde 20 Jan 2007
I Love DMPM

No hospital ensinaram-me a dar o banho normal: água, gel, esponja.
No primeiro dia mostraram mas no segundo dia fui eu que dei com a enfermeira ao lado e ela ia dando indicações principalmente na forma de segurar o bebé.
Em casa sempre lhe dei banho sozinha e depois do primeiro mês passou a ser o papá a dar-lhe, também sozinho (até lá ainda não se sentia seguro).

Sobre Teca

2 de Agosto de 2010 - O Afonso nasceu com 3,510 kg e 51 cm. A nossa felicidade ficou mais completa! Apaixonado

zo -
Offline
Desde 20 Fev 2010

Dou desde o 1º dia dos dois,o pai, principalmente do primeiro, trabalhava ate tarde.
Na shantala enfia-o lá todinho sentado, para segurares a cabeça segura o pescoço com a mão pela parte de trás.
A shantala para mim da muito pouco jeito, prefiro de longe as normais

Sobre zo

Os meus filhos dão-me cabo da mona...
Xandre - 17/05/2009 8h35 34s+5 2.370kg 44cm
Diego - 19/07/2011 03h45 39s+2 2.650kg 45cm
Tenho uma madrinha que é a Thinkerbell
E sou madrinha da Tânia Filipa Caldeira que é uma lutadora!

sofia.cristina -
Offline
Desde 18 Maio 2010

hello

bem ainda andei a ver essas banheiras kd a diana tava pa nascer mas depois optei por uma normal, e foi o melhor... nunca tive problemas em dar banho, semp o fiz sozinha... o pai só ia buscar a agua kente (dava banho no quarto) e dp despeja-la...

no hospital no 1º dia deram as enf e no 2º fui eu... nao sei se estavam a brincar mas disseram-me que nao tinhamos alta enquanto nao konsseguise-mos faze-lo sozinhas (isto pk havia uma rapariga no quarto que nao keria dar :P)

agora que a diana já tem 14 meses já lhe dou o banho na casa de banho na banheira dela mas dentro da nossa, e agora e k preciso mesmo de ajuda, pa ao tira-la da agua enrrola-la pois a mnh casa de banho nao tem espaço para isso, e mesmo em cima do tapete nao gxt de a por no chao descalça Careta

mas na mnh opiniao axo mt fofo os papas ajudarem no banho... bjs

NASCEU A MINHA MENINA... DIA 09-10-10 ÀS 21:58 MINUTOS!!! Piscar o olho

SOU A PESSOA MAIS FELIZ DO MUNDO!

RitaRaquel -
Offline
Desde 03 Out 2009

O meu menino tem 6 meses e meio e eu dou-lhe banho sozinha desde sempre, completamente á vontade. Na maternidade tambem lhe deram so com compressas mas eu nao precisava de explicaçoes porque sempre trabalhei com bebés e crianças, numa casa particular e num centro de acolhimento, por isso ja estava mais que habituada a dar banhos, mas em banheira normal.

Cheguei a casa fui dar banho ao meu filhote e ele so chorava, nao gostou mesmo, portanto tive que começar a dar na shantala e ele adorou, nao se ouvia nem um gemido sequer.
Bem, estao mesmo a ver, eu tao habituada a banheiras normais e tive que me adaptar á shantala, no inicio foi estranho, muito estranho ate, mas depois de tanto pesquisar aprendi as tecnicas e tambem sempre dei sozinha. O meu maridao so filmava, lol.

A partir dos 3 meses mais ou menos ja gostava do banho na banheira normal dele e agora toma na nossa banheira sentado no anel de banho.

Atençao, o mais importante é que as tecnicas de pegar no bebé numa banheira normal e na shantala é completamente diferente. Na shantala se o bebé ficar inclinado pra tras segura-se pelo pescoço da parte de tras, é so um apoio, nao fica pendurado se é que me percebem! Se ja é um bebé maiorzinho e por isso fica sentado, mas nao segura a cabeça sozinho, entao segura-se pelo queixo, e mais uma vez repito, é so um apoio, nada mais, porque na shantala so é preciso mesmo um apoio!

Na banheira normal segura-se o bebé pelo braço que está mais afastado de nós, colocando o nosso braço por baixo do bebé!

Como dá pra perceber, um braço fica sempre sempre livre pra lavar o bebé.

Assim escrito, é dificil explicar, mas espero que me tenha feito entender, qualquer duvida dispoe.

Um factor importantissimo é confiança, tu consegues, vais ver!

Bjocas.

Casamento e lua de mel: http://onossocasamento.pt/forum/casamento-lua-mel-agr-sim-resumo-com-fotos
Exame positivo 4/11/2010 *** DPP 29/06/2011
Dia 16/06/2011 nasceu o outro homem da minha vida... o meu filhote, o Luca, com 3410 gr e 49,5 cm.

Nexa -
Offline
Desde 21 Jul 2008

No primeiro mês tinha sempre a ajuda do pai mas depois ele foi trabalhar. Agora quando ele está gosta de participar mas quando não está dou banho sozinha, inclusive na Tummy Tub que é a que tenho usado mais agora que está frio. O que faço com a minha filha (vai fazer 4 meses) e por-lhe uma mão à frente do peito para ela não escorregar e com a outra lavo-a sem a tirar da água. A cabeça lavo antes com ela ainda embrulhada na toalha, tal como me ensinaram no Centro de Preparação para o Parto.
No hospital onde ela nasceu ensinam os papás a dar banho, o primeiro dia é a enfermeira mas o segundo é o pai/mãe com orientação da enfermeira, ninguém vai para casa a dar banho de comprensa. Todos os hospitais deveriam dar estas noções porque realmente requer alguma técnica para facilitar.

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

olá mamã
tb tenho a banheira shantala e comecei a dar banho à minha pequenita sozinha assim q o papá foi trabalhar. ou seja, quando ela tinha umas 3 semanas. era impossivel ser de outra forma pq o pai trabalha das 12h à 01h da manhã e so folga à sexta e sabado. se ficasse à espera dele, ela so tomava banho 1x por semana... por isso dou-lhe sozinha e ao fim de semana peço-lhe ajuda Piscar o olho
editei pra dizer q tb me ensinaram na maternidade a dar banho naquelas banheiras normais e dei-lhe sozinha logo ai, mas a enf tava ao lado. e em casa tb ja lhe dei nessas banheiras normais pq tb tenho uma... pessoalmente gosto mais de lhe dar na shantala, acho mais facil. eu nao encho completamente, so mesmo a meio (as vezes menos)... depois da pra senta-la lá e a agua nao lhe passa dos ombros com ela sentada, assim é mt mais facil pq nao tenho mesmo de a agarrar pra ela nao mergulhar, seguro-a apenas pra apoiar e com a outra mao dou banho.

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

babylunei -
Offline
Desde 12 Maio 2011

desde a maternidade,que dou banho sozinha Espertalhão há pais que tem mais jeito que a mãe,mas não foi o meu caso Careta dá pra contar as vezes que ele deu banho quando o gabriel era bebe,mas eu sou mais despachada,ele era cheio de medo Rolar os olhos mas agora que ele ja não usa banheira,ele colabora mais,só que ainda tem medo do menino cair e tal À espera

Sobre babylunei

Estou completa agora com meus 3 príncipes :)))
madrinha virtual do Arthur fofinho da angelyka51 Sorriso

Silvia88 -
Offline
Desde 10 Mar 2011

Olá!

Os nossos bebés têm a mesma idade Sorriso

Eu dou banho na shantala sozinha desde que viemos para casa, o papá não se ajeita muito a segurá-lo lá dentro e só colabora quando está em casa, a apanhá-lo com a toalha e a esguichar-me o gel de banho para a mão(não uso esponja), mas como trabalha das 17h à meia noite a maior parte dos dias dou mesmo completamente sozinha... O meu bebé adora tomar banho na sua Shantala, por isso normalmente encho-a até ele ficar com a água pelo pescoço e deixo-o ficar lá dentro sentado a chapinhar, e aí ponho só uma mão por baixo do queixo para evitar que ele engula pirolitos.

Quanto ao banho propriamente dito, seguro-o como se fosse numa banheira normal, ou seja, agarro no braço direito do com meu indicador e polegar da mão direita, e o braço a apoiar o pescoço do bebé; depois cruzo as perninhas dele à frente para ficar encolhido e inclino-o para trás para lavar a cabeça, e depois lavo o resto do corpo. Para lavar as costas e o rabiosque é também como se fosse numa banheira normal, agarro com a mão esquerda o braço direito do bebé, com o braço a apoiar o peito. Como já estou habituada já faço tudo rápido e já é automático, mas ao início ainda demorei a perceber como o havia de agarrar! Quando ele for maiorzinho e já não o conseguir inclinar para trás para lavar a cabeça estou a pensar arranjar um copo, inclinar-lhe só a cabeça e enxaguar deitando água do copo!

Espero ter ajudado, qualquer dúvida dispõe!

Um beijinho!

Sobre Silvia88

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se?" - José Saramago

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

No início dávamos os dois mas qd o papá voltou a trabalhar passei a dar eu e adoro dar banhoca à minha pipoca e ela também adora água.

Aprendi a dar o banho no curso de prep. para o parto mas na maternidade tb ensinaram a dar, se bem que é bem diferente dar banho a um bebé mexilhão e escorregadio que a um boneco! Espertalhão Mas é uma questão de prática. O que te aconselho é a pesquisares vídeos de dar banho ao bebé no Youtube, tens imensos e ajudam-te com as técnicas, mais do que explicar aqui por palavras. Piscar o olho

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

Dyana11 -
Offline
Desde 16 Abr 2011

Mamãs,
Foi muito positivo ler as vossas técnicas.
Confesso que me estou a ser do tamanho duma ervilha, LOL, parece que eu sou a única, que não sabe/não consegue/ nunca experimentou dar banho ao meu filho sozinha!! Meu Deus, onde eu cheguei!!
É que sempre demos os dois... em conjunto. Um segura, outro lava. Como o bebé as vezes baixa a cabeça e quer engolir pirolitos, nunca me atrevi a dar sozinha, mas agora vocês deram-me motivação para o fazer. Eu VOU CONSEGUIR Sorriso

Depois conto!
Obrigada

PS: as técnicas de agarrar, o braço distal eu sei, em modo "pinça", tb aprendi com o boneco no curso do CPPP!

EDITEI para perguntar, como é que sozinhas, o tiram da água e envolvem na toalha??? Vocês acabam molhadas tb, ou não?? Por favor expliquem-me como fazem?

Actualmente, eu fico sentada, com a toalha no colo, o papá tira o bebé da shantala e poe me no colo, e eu embrulho-o e seco-o. Mas isto é a 2! Sozinha como se faz???

Nexa -
Offline
Desde 21 Jul 2008

Eu tenho uma toalha na cama (tenho uma cama de solteiro no quarto dela) e tiro-a da banheira para a toalha. Podes por a toalha no mudador.

maryjane -
Offline
Desde 18 Abr 2009

Mamã,

Não penses muito, põe as coisinhas todas a jeito e vai em frente Piscar o olho Vais ver que é mais fácil do que parece Sorriso E se estiveres sozinha sem ter a quem pedir ajuda, acabas por ter que te desenrascar, assim, tu mesma vais arranjar a técnica que te dá mais jeito! Essa será a mais apropriada a ti e ao teu bebé Sorriso
Beijinho e força nisso

Sobre maryjane

O meu filho é a coisa mais doce e mais pestinha do Mundo Sorriso Amo-o mais que tudo Sorriso

FilipaBS -
Offline
Desde 10 Jan 2011

eu ponho a banheira shantala dentro de uma banheira normal com suporte msmo ao lado da comoda q faz de trocador, e ponho um aquecedor ao lado pra aquecer o ambiente e a toalha fica em cima do aquecedor pra ficar quentinha. quando o banho ta tomado, tiro a toalha do aquecedor e ponho estendida em cima do trocador e é só passa-la da shantala pra lá.
vou por uma foto pra veres Piscar o olho
mas tu é q tens de te adaptar com base nas tuas condiçoes... faz como a ultima mamã falou, poe tudo ao jeito e depois na altura é q ves... nao custa nada!
bj

Sobre FilipaBS

Se precisar de ajuda/apoio com a amamentação, sinta-se à vontade para me contactar.
Ver: www.facebook.com/amamenta.porto | www.amamentaporto.com

(Fundadora da Amamenta Porto, Conselheira de Aleitamento Materno, Doula de Parto, Mãe de 2 filhos)

Silvia88 -
Offline
Desde 10 Mar 2011

eu como dou bano na casa de banho e tenho o tocador no quarto, para o tirar faço uma manobra meio esquista: prendo o carapuço da toalha nos dentes e abro a toalha, depois pego no bebé e tiro-o de costas para mim, depois seguro-o só com uma mão para abrir a toalha bem, encosto-o a mim, embrulho-o bem embrulhadinho e já está! parece difícil e não sei explicar bem, mas na realidade é muito fácil...lol!

um beijinho e boa sorte! Sorriso

Sobre Silvia88

"Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder? Como? Não é nosso, recordam-se?" - José Saramago

bluegirl -
Offline
Desde 17 Jan 2011

Eu monto o estaminé todo na cama que é onde dou banhoca à Matilde. Estendo a toalha dela que fica ao lado da banheira, quando acabo o banho levanto-a ao colo e ponho-a na toalha rapidamente. Fico com os ante-braços um pouco molhados mas seco-os ao mesmo tempo que seco a bebé. Depois de a secar passo-a para uma 2º toalha seca para lhe pôr os cremes e vesti-la. É mesmo tipo uma linha de montagem e funciona! Espertalhão

Claro que vais conseguir dar-lhe banho, só tens de ter confiança e fazê-lo a 1ª vez, depois é só prática e apreciares esse momento com o teu bebé!

Já agora, eu qd dou banho falo muito com ela o tempo todo, explico o que estou a fazer, sorrio para ela para lhe passar confiança e faço as coisas devagar, com calma e com ternura para ela não sentir receio nenhum. Tb brinco um pouco com ela, pego nas mãozinhas e nos pézinhos e faço chop chop na água e pego-a ao colo e balanço-a na água para a frente e para trás, ela adora.

Aconselho-te outra vez se ainda não o fizeste a pesquisares videos no Youtube, são mais elucidativos que palavras.

E agora vou dar banho à minha pipoca. Piscar o olho

Sobre bluegirl

A minha estrelinha Matilde nasceu no dia 22 de Setembro de 2011 com 3240kg e 47,5cm. Amo-te mais que tudo na vida!

Madrinha e Afilhada da Bibiskinha

http://socoisasgratis.blogspot.pt/

RitaRaquel -
Offline
Desde 03 Out 2009

Eu dou banho no wc e portanto, como é obvio, nao o levo ao frio nem a pingar ate ao quarto, lol. Por isso o que faço é ter a toalha á mao e no fim do banho, agarro-a com uma mao (a outra segura o bebé), prendo a toalha entre o queixo e o peito, nao te sei explicar melhor, lol, pego nele de costas pra mim, enrolo-o, viro-o e ponho um pé em cima da beira do vidé pra poder senta-lo na minha perna e enrolo-o melhor! Depois de bem enroladinho é que o levo pro quarto dele, pra cima do mudador!

Como uma mamã ja disse, parece dificil, mas é super facil, é uma questao de jeito!

Bjocas e boa sorte! Como ja disse, tu consegues! E nunca te esqueças, a pratica faz o mestre! Por isso, toca a praticar!

Casamento e lua de mel: http://onossocasamento.pt/forum/casamento-lua-mel-agr-sim-resumo-com-fotos
Exame positivo 4/11/2010 *** DPP 29/06/2011
Dia 16/06/2011 nasceu o outro homem da minha vida... o meu filhote, o Luca, com 3410 gr e 49,5 cm.

Tekinhas -
Offline
Desde 13 Mar 2010

Olá!!

Eu tenho um menino de 11 meses e geralmente damos sempre o banho juntos. Não porque precisamos de 4 mãos ( Piscar o olho ) mas porque é mais um momento em família...

Eu trabalho por turnos e quando faço noite o meu marido dá-lhe banho sozinho e quando o meu marido chega mais tarde a casa (o que é raro) sou eu que lhe dou banho.

Não sei quais as técnicas que o meu marido usa, mas eu tenho tudo à mão para a hora do banho. Logo ao lado da banheira (ele já toma banho na nossa banheira) tenho a toalhita dele. Com uma mão seguro no meu bebé e com a outra pego na toalha. Super simples.

Se o Papá pode estar na hora do banho e se gosta, porque não dão os dois o banho ao bebé?

Bjinhos

Sara_Capinha_Me... -
Offline
Desde 15 Jul 2010

Ola...Eu sempre dei sozinha o banho o pai simplesmente segura a toalha no fim do banho isso de um lavar e o outro segurar nao da jeito nenhum mas pronto cada um faz como quer...Beijinhos

Amo te muito Flhota es a minha vida, ja nao imagino a minha vida sem ti, cada dia estas maior e mais lindaaaa...És o meu orgulho <3 AMO TE ADRIANA <3 ÉS A MINHA VIDA Espertalhão <3

10-02-2011 => Dia mais Feliz da minha vida a minha estrelinha começou a Brilhar...AMO TE FILHA <3 <3 ************** <3 Em treinos para a segunda entrelinha desde => 14.12.2012 <3

ssrmg -
Offline
Desde 29 Maio 2008
I Love DMPM

Como estás como a banhoca na shantala?
Eu sempre dei lá até aos 6 meses, depois comecei a dar-lhe duche para ele se habituar a gostar do chuveiro Piscar o olho
O pai inicialmente ajudava-me, depois a confiança começa a instalar-se em nós, vais ver Sorriso

Sobre ssrmg

Nasceu a 23 de Junho de 2010 o meu Diogo com 3760gr com 51cm às 11:55h.

A nossa lojinha: http://demaeparamae.pt/vendo/loja/16508
Diogo: http://demaeparamae.pt/forum/ola-sou-ssrmg-aqui-vou-escrever-minha-histo... -->Sinto-me tão feliz por ser mamã!Adoro, amo o nosso filhote!!