Quando colocar os bebes a dormir sozinhos? | De Mãe para Mãe

Quando colocar os bebes a dormir sozinhos?

Responda
47 mensagens
Danyela -
Offline
Desde 05 Set 2007

Ola mamãs!!

Com que idade colocaram ou estao a pensar colocar os vossos bebes a dormir sozinhos no quarto?

Eu so de pensar em tira-lo de ao pe de mim...aaiiiii.
Ele faz amanha 3 meses,ele adormeçe sozinho na caminha dele,mas esta ali ao meu lado...

Obg!!
Muitas Felecidades pra tds vos

CeM -
Offline
Desde 15 Out 2006

O meu filho passou para o quarto dele com 5 meses e se soubesse tinha passado antes. Fica ele melhor e nós muito mais á vontade, pois ele estando no nosso quarto estamos sempre com medo de o acordar.

bjs

forestspirit -
Offline
Desde 28 Out 2008

Olá Danyela!

O Duarte foi dormir para o quarto dele aos 15 dias Sorriso Habituei-o sempre a adormecer sozinho!!
É óptimo para ele e para nós! Ele é muito sossegadinho e faz noites inteiras desde o 1º mês.

beijinhos

O Duarte nasceu a 25 de Abril de 2009
Vem aí Maria Inês a 09 de Dezembro de 2013

isanzwalo -
Offline
Desde 24 Out 2008

A minha filha tem 6 meses e ainda dorme no meu quarto e nao tenciono muda-la para o quarto dela antes dela fazer 1ano. É que li um artigo que dizia que bebés que dormem perto dos pais no primeiro ano de vida tem menor risco de morte súbita! Chamem-me paranoica, mae galinha...mas é assim que vou fazer!

isanzwalo -
Offline
Desde 24 Out 2008

A minha filha tem 6 meses e ainda dorme no meu quarto e nao tenciono muda-la para o quarto dela antes dela fazer 1ano. É que li um artigo que dizia que bebés que dormem perto dos pais no primeiro ano de vida tem menor risco de morte súbita! Chamem-me paranoica, mae galinha...mas é assim que vou fazer!

Julie -
Offline
Desde 24 Jun 2008

O meu filho passou para o quarto dele com dois meses e meio... também acho que é o melhor para eles e para os pais.

Auanto à questão da morte súbita... ela ocorre durante o sono do bebé, por isso pode acontecer quer no quarto dos pais quer nos próprios quartinhos... não existe qualquer relação.

Beijinhos

Sobre Julie

Julie e Pedrinho

sofia24 -
Offline
Desde 02 Jun 2009

para mim isso depende muito do bebe pq o duarte nunca dormiu uma noite inteira tao na cama dele como na minha, quando o coloco na cama dele tenho de me levar muitas vezes (mesmo muitas vezes) pq ele levanta-se gatinha faz trinta por uma linha durante a noite mas isto tudo de olhos fechados, como dorme na minha eu acordo as mesmas vezes mas nao me levanto, é só apanha-lo colocar a chupeta umas palmadinhas no rabo e ele ja fica a dormir...

se ele dormisse a noite toda concerteza que colocava a dormir no quarto dele mas assim é melhor ficar pela minha cama... Espertalhão

beijinhos linda

Sobre sofia24

1 filhote - Duarte - 20/10/08 - Homem GRANDE ***
2 filhote - Dinis - 01/08/2010 - Anjo lindo...
*Madrinha - LiLino *** Ja chegou a Inês - 04/03/2010 Espertalhão
**Madrinha da menina linda da Priya **Barbara** Espertalhão

isanzwalo -
Offline
Desde 24 Out 2008

Julie acho que estas a precisar de te informar melhor sobre morte subita.
A morte subita é muitas vezes imprevisivel sim mas da mesma maneira que há factores associados a um risco aumentado de morte subita (como dormir de barriga para baixo, fumo de cigarro, etc), existem muitos factores que estao associados a uma DIMINUIÇAO DO RISCO de morte subita, e um deles é sim o bebe dormir perto dos pais, nao na mesma cama mas no mesmo quarto (uma das explicaçoes que dao é que se o bebe esta perto e os pais se aperceberem que ele parou de respirar podem leva-lo ao hospital imediatamente e receber assitencia...faz sentido não!?). Outra coisa assciada a um risco menor de morte subita é o uso de chucha até 1 ano de idade. Interessante né!

Sonecas -
Offline
Desde 24 Jan 2008

A minha princesa já fez 6meses e continua a dormir no nosso quarto e continuará até eu me sentir segura pra pô-la a dormir sozinha. Ela é bastante irrequieta a dormir e assim cmg ao lado posso sp cobri-la e confortá-la qd precisa. Acho melhor assim tanto pra ela como pra mim pois de certeza k iria passar as noites acordada só pra ver se ela tava bem. Sei k pode ser paranoia minha mas é assim k penso. Ela tem mt tempo pra dormir sozinha Piscar o olho

Bjinhos

Liaegui -
Offline
Desde 15 Jan 2009

o meu guilherme desde os dois meses que dorme sozinho. assim que dormiu a noite toda foi para o quartinho dele.
tenho uns walkies tokkies que até o ouço a respirar hihihi
é importante não criar uma dependência excessiva. claro que em excepções o guilherme tambem se deita connosco.
beijinhos e felicidades

Sobre Liaegui

forestspirit -
Offline
Desde 28 Out 2008

Segundo a Sociedade Portuguesa de Pediatria, estes são os factores para reduzir o Risco de Síndroma de Morte Súbita do Lactente :

As recomendações seguintes recolhem a experiência de múltiplas associações internacionais, nacionais e regionais e correspondem à melhor evidência disponível da investigação epidemiológica.

1 - Coloque o bebé de costas para dormir

O risco de SMSL aumenta se os bebés dormirem de bruços. A investigação mostra que, quando são deitados de costas, os bebés não bolsam nem aspiram mais o vómito do que se estiverem em qualquer outra posição.

2 - Não fume durante a gravidez. Nem depois.

O risco de SMSL aumenta se a mãe fumou durante a gravidez e se continua a fumar após o parto. Se o pai também fuma, o risco agrava-se mais.
Não deixe ninguém fumar no ambiente que o seu filho respira - quarto, casa, carro ou onde quer que ele permaneça.

3 - Destape a cabeça do bebé para dormir

A roupa da cama não deve cobrir a cabeça do bebé. Não use edredões nem peças de roupa que o possam cobrir (fraldas, gorros). Deite-o com os pés tocando o fundo da cama de forma a que não haja risco de escorregar para debaixo dos lençóis.

4 - Não coloque o bebé na cama de adultos (para dormir)
Se fuma, está muito cansado, tomou algo que altera o sono ou ingeriu bebidas alcoólicas recentemente, não ponha o bebé na sua cama para dormir.
Nunca adormeça no sofá com o seu bebé.

5 - Não aqueça demasiado o bébé

O risco de SMSL pode estar associado ao excessivo aquecimento. Para prevenir isto deve usar o bom senso e adequar a temperatura do quarto, a roupa do bebé e a roupa da cama à estação do ano e ao lugar que habita. A temperatura ideal do quarto deverá estar entre 18-21 ºC
Vista-o com o mesmo tipo de roupa que está a usar de forma a sentir-se confortável - não quente.
Colocando o dorso da sua mão na nuca ou na barriga do bebé poderá avaliar facilmente se ele está muito aquecido
Se o bebé tem febre precisa de menos roupa e não de ser agasalhado.

6 - O bebé acordado pode estar noutras posições

Quando está acordado pode ser colocado de barriga para baixo para brincar. Isto fortalece os músculos do pescoço e das costas.

A CHUPETA PODE REDUZIR O RISCO DE MORTE SÚBITA!

Ofereça uma chucha ao bebé para dormir mas se ele a rejeitar não force. Se o bebé for amamentado, a chupeta não deve ser oferecida nas primeiras semanas de vida, pois pode prejudicar a adaptação de bebé à mama.

Fonte: http://www.spp.pt

isso do bebé dormir no quarto dos pais e eles se aperceberem que o bebé deixou de repirar é um bocadinho subjetivo. Se os pais estiverem a dormir como é que se vão aperceber que o bebé parou de respirar??
Se os pais acordam e vão ver se o bebé está bem, também o podem fazer quando o bebé está no quarto dele.

O Duarte nasceu a 25 de Abril de 2009
Vem aí Maria Inês a 09 de Dezembro de 2013

Baby 2009 -
Offline
Desde 20 Dez 2008

Eu li muito sobre esse assunto, pelo que percebi os pediatras aconselham a colocar o bebé a dormir no quarto deles logo desde o primeiro dia que vem da maternidade. A explicação que dão é que o bebé se habitua e que aprende logo os maus vicíos...
Nervoso
Agora, na minha opinião, acho que nem 8 nem 80, e penso que cada caso é um caso. Conheço pessoas que tiveram os filhos a dormir com elas até aos 2, 4 e até mais anos...

Quanto à morte súbita acho que se tiver que acontecer, acontece no nosso quarto ou no deles, até porque se estiver no deles nós podemos ter o aparelho ligado e controlar na mesma.
Andei a pesquisar e não encontrei nada sobre o bebé dormir no nosso quarto:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061101164049AA6CHyf
http://www.medicoassistente.com/modules/smartsection/item.php?itemid=139
http://www.lusoneonatologia.net/usr/files/downloads/6dfc8947fffac015811e...

Eu pessoalmente penso colocar a Maria no quarto dela no 1º ou 2º mês, claro que depois terei o aparelho com câmara para a vigiar, e se for preciso vou para lá dormir quando achar necessário. Se calhar no início vai ser pior para mim, mas como vou estar em casa 6 meses depois dela nascer acho preferivel não dormir nesses dias, do que depois quando regressar ao trabalho. É que com as viagens para o trabalho não será muito bom passar a noite em claro...

Mas acho que isso depende muito de cada bebé e do casal, e muitas vezes até das condições da casa.

Bjs.

Sobre Baby 2009

A Maria nasceu a 13 de Agosto.
É um amor tão grande que nem sei explicar
O cantinho da mãe: www.celiaroque.blogspot.com
Sorriso

Julie -
Offline
Desde 24 Jun 2008

Obrigada pelos teus esclarecimentos!

Concordo quando dizes:

"isso do bebé dormir no quarto dos pais e eles se aperceberem que o bebé deixou de repirar é um bocadinho subjetivo. Se os pais estiverem a dormir como é que se vão aperceber que o bebé parou de respirar??
Se os pais acordam e vão ver se o bebé está bem, também o podem fazer quando o bebé está no quarto dele."

E, Além disso o bebé não dorme só de noite... quando dorme a sesta e por outros períodos ao longo do dia, não tem os pais sempre ao lado.

O pediatra do meu filho também disse que a melhor altura é por volta dos 2/3 meses. Nunca depois. E ele até é a favor de ser logo, desde o 1º dia, mas acha que é muito cansativo para a mãe... porque pelo bebé era o ideal! E acho que o Pediatra está bem esclarecido sobre o SMS...

Beijinhos e Felicidades para todas

Sobre Julie

Julie e Pedrinho

martassm -
Offline
Desde 25 Abr 2007

O André ainda nao faz noites seguidas, acorda-me sempre 1 a 2 vezes à noite, mas tenciono mudá-lo para o quarto dele ( q ainda n está pronto Triste ) qd viermos de férias, qd ele fizer 3 meses. Já sei q me vou ter de levantar a meio da noite para lhe dar biberon, mas pronto... Acho q lhe faz bem...

Sobre martassm

Marta & Pedro * 3 Maio 2008 Apaixonado

Castafiore -
Offline
Desde 28 Jul 2008

Há factores que favorecem a prevencao:
- Dormir de costas
- Nao fumar no quarto onde o bébé dorme (de preferência nao fumar de todo)
- Temperatura do quarto (ideal é cerca de 18 graus, mas isso nao se pode controlar, sobretudo no verao)
- amamentar (de preferência 6 meses completos)
- em vez de edredons e mantas, usar um saco de cama de bébé (assim nao há risco de tapar a cabeca). em vários países da europa, por ex. alemanha nao se usa outra coisa (e sao giríssimos)
http://images.google.com/images?hl=de&client=safari&rls=de-de&um=1&sa=1&...

- nao "hiper-aquecer " o bébé. roupa e calor a mais tb sao um factor de risco.
- Bébés dormirem no quarto dos pais (mas na sua própria cama) até pelo menos 6 meses. está provado q diminui o risco, nao pela vigilancia, mas por sentir/ouvir o ritmo da respiracao dos pais.

http://en.wikipedia.org/wiki/Sudden_infant_death_syndrome

aqui uma citacao do site www.sids.org (em inglês):

Place infants to sleep on their backs, even though they may sleep more soundly on their stomachs. Infants who sleep on their stomachs and sides have a much higher rate of SIDS than infants who sleep on their backs.

Avoid exposing the infant to tobacco smoke. Don't have your infant in the same house or car with someone who is smoking. The greater the exposure to tobacco smoke, the greater the risk of SIDS

Keep your baby’s crib in the parents’ room until the infant is at least 6 months of age. Studies clearly show that infants are safest when their beds are close to their mothers.

Do not over-clothe the infant while she sleeps. Just use enough clothes to keep the baby warm without having to use cover. Keep the room at a temperature that is comfortable for you. Overheating an infant may increase the risk for SIDS.

Breast-feed babies whenever possible. Breast milk decreases the occurrence of respiratory and gastrointestinal infections. Studies show that breast-fed babies have a lower SIDS rate than formula-fed babies do.

Eduarda -
Offline
Desde 24 Jan 2007

Nos livros q li durante a gravidez, vi q os pediatras têm cada um a sua opinião. Num livro dizia q a idade ideal é aos 6 meses e noutro dizia aos 12. Eu estou a pensar pôr o Rodrigo no quarto dele aos 6 meses.

Sobre Eduarda

10 Abril 2009

CéliaRic -
Offline
Desde 05 Fev 2009

uma noite inteira a dormir...
o meu bebé acorda de hora a hora durante a noite...
Concordo e queria passa-lo para o quartinho dele aos 3 meses mas acho muito dificil no meu caso porque não me imagino andar de hora a hora de quarto em quarto para lhe dar de mamar e ir trabalhar ás 8h...

Sobre CéliaRic

Á espera da 2ª estrelinha desde Jan2011

linda99 -
Offline
Desde 19 Maio 2009

Os vossos bebés dormem a noite toda?
Não mamam?
É que o meu tem quase 8 meses e ainda mama mais de quantas vezes durante a noite.
Po-lo noutro quarto é impensável para mim.
Só o mudo para outro quarto quando o tiver desmamado e quando já não usar fralda.

Sobre linda99

Produtos para mães ecológicas como eu fui! Espertalhão
http://demaeparamae.pt/vendo/loja/34284

A minha arte! Visitem! Espertalhão
http://artesaneia.wordpress.com/

cpc -
Offline
Desde 21 Abr 2008

A minha tem 4 meses e meio e já há algum tempo que dorme das 00h ás 7h e hoje adormeceu ás 21h e como tinha algum barulho em casa fui deitá-la no berço e continua a dormir julgo que já não vai acordar tão cedo, vamos ver se aguenta até ás 7h também...isto para dizer que tenho uma bebé que não chateia ninguém e dorme lindamente, não costuma engasgar-se nem bolsar mas tenho um medo enorme de não a ouvir pois como ela já me dá boas noites (nem acorda a pedir a chucha) o meu sono já não é tão leveziho e então por enquanto ainda dorme no nosso quarto mas por mim já devia ter ido para o quartito dela mas depois tenho medo que aconteça alguma coisa e as responsabilidades vão cair em cima de mim pois o pai é muito durão e disciplinador mas anda me a falhar como as notas de mil...ele para já diz que não, eu ando a tentar convence-lo a comprar uns intercomunicadores melhores pois os que agente tem não se ouve nada, pode ser que depois ele já "autorize".

Mas mais tardar daqui a um mês pois o berço é emprestado e o futuro proprietário está prestes a chegar.. Cair ao chão de tanto rir

isanzwalo -
Offline
Desde 24 Out 2008

A todas as mamas que disseram que nao encontraram em nenhum lado escrito que os bebes dormirem perto dos pais diminiu o risco de morte subita aconselho-as a fazerem a pesquisa em INGLES, pois em portugues nao se encontra muita coisa.
Mas é verdade que há muitas opinioes e e no final tudo depende da criança e da familia. Mesmo os médicos uns aconselham uma coisa outros outra. Por exemplo, o meu pediatra é a favor do bebe dormir perto da mae até um ano, de amamentaçao exclusiva até 6meses e continuar a amamentar até 2anos, e apartir dos 6meses pode ja comer de tudo (incluindo morangos, ovo etc)... são linhas de pensamento! Tambem a medicina é uma coisa dinamica! O que era antigamente hoje já não é e o que serve para uns não serve para outros.

Baby 2009 -
Offline
Desde 20 Dez 2008

Concordo plenamente contigo.
Cada caso é um caso e cada cabeça sua sentença.
Acho que depois também devemos apelar ao bom senso e ao nosso instinto maternal.
Bjs.

Sobre Baby 2009

A Maria nasceu a 13 de Agosto.
É um amor tão grande que nem sei explicar
O cantinho da mãe: www.celiaroque.blogspot.com
Sorriso

sofia e ricardo -
Offline
Desde 07 Maio 2008

o meu filhote tem 5mesinhos e ainda dorme no nosso quarto e nao devo muda lo tao cedo..pk kerem mudar?????!!!! pk tanta pressa????!!!! Piscar o olho aproveitem todos os momentos, vivem esses momentos k passam depressa... Espertalhão e acreditem k dp é eles k kerem tar no quarto deles Piscar o olho eheheheh... é tao bom ve lo a dormir... nao sei pk é k vocés nao kerem aproveitar esses momentos ao maximo.... beijinho grande....e olhem k a vida paxa bem depressa Espertalhão
----------------------------------------//------------

acrescentado depois :

p.s: acrescentei bonecos para verem k estou a falar a rir, a dar o meu sentimento de mae Piscar o olho nao a julgar ninguem...k fike bem esclarecido.... Concordo com todas Espertalhão

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho

Castafiore -
Offline
Desde 28 Jul 2008

Concordo plenamente com a Sofia! Para além de saudável, faz bem à alma - do bébé e dos pais!!!!!

forestspirit -
Offline
Desde 28 Out 2008

NÃO É UMA QUESTÃO DE PRESSA!!!!
para aproveitar ao máximo não é preciso o bebé dormir no nosso quarto!!!!!!!!!! lá porque achas que o teu bebé deve dormir no teu quarto, não tens que estar com julgamentos!!! nem é por isso que desfrutas mais do teu filho que eu do meu!
Cada um dá a educação que acha melhor!

O Duarte nasceu a 25 de Abril de 2009
Vem aí Maria Inês a 09 de Dezembro de 2013

forestspirit -
Offline
Desde 28 Out 2008

repetido....

O Duarte nasceu a 25 de Abril de 2009
Vem aí Maria Inês a 09 de Dezembro de 2013

sofia e ricardo -
Offline
Desde 07 Maio 2008

forestspirit escreveu:
NÃO É UMA QUESTÃO DE PRESSA!!!!
para aproveitar ao máximo não é preciso o bebé dormir no nosso quarto!!!!!!!!!! lá porque achas que o teu bebé deve dormir no teu quarto, não tens que estar com julgamentos!!! nem é por isso que desfrutas mais do teu filho que eu do meu!
Cada um dá a educação que acha melhor!

peço desculpa se ofendi alguem.. nao vim julgar ninguem.. so vim dar a minha opiniao, nao foi para ofender ngm Triste peco dsc mais uma vez... so gostava de saber o pk de me tratar assim??? alguma vez a tratei mal???? fikei triste msmo....

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho

sofia e ricardo -
Offline
Desde 07 Maio 2008

mudei o meu texto atras, acrescentei uns bonecos para verem k estav a falar bem... nao a ofender ngm... pk nao sou assim e jamais serei.... beijinho grande pa vos e pos pekenotes Espertalhão

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho

forestspirit -
Offline
Desde 28 Out 2008

Tudo bem! Já percebi a ideia!
Sendo assim, peço tb desculpa pela minha abordagem mais defensiva!
Também tento sempre dar a minha opinião, sem ferir susceptibilidades, porque no que toca ao amor de mãe, toca mesmo lá no fundinho do coração! Sorriso

bjs

O Duarte nasceu a 25 de Abril de 2009
Vem aí Maria Inês a 09 de Dezembro de 2013

sofia e ricardo -
Offline
Desde 07 Maio 2008

forestspirit escreveu:
Tudo bem! Já percebi a ideia!
Sendo assim, peço desculpa pela minha abordagem mais defensiva! Espertalhão
Também tento sempre dar a minha opinião, sem ferir susceptibilidades, porque no que toca ao amor de mãe, toca mesmo lá no fundinho do coração!

bjs

o k os bonekinhos fazem ihihihihi Piscar o olho assim ficou mais facil as minhas palavras Espertalhão beijinho grande...... o teu menino é mt lindo Espertalhão

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho

cpc -
Offline
Desde 21 Abr 2008

Também não é uma questão de pressa nem é porque goste menos da minha bebé do que as mamãs que dormem com os bebés no quarto, simplesmente conheço casos de crianças com 9 anos que ainda dormem com os pais, não acredito que isso seja saudável para o casamento.. A pensar

Mas cada qual sabe de si mas defenitivamente não é porque não goste dela. Piscar o olho pais felizes, crianças felizes... Gargalhadas

sofia e ricardo -
Offline
Desde 07 Maio 2008

9anos????????????, poxa isso tb nao Espertalhão daki a pouco nem os papas tinham privacidade ihihihihihi Piscar o olho eu penso la mais para a frente mas tb nao tao tarde Piscar o olho os papas tb tem k namorar ihihihih

Sofia & Ricardo & Gustavo, O MEU SONHO TORNADO REALIDADE Piscar o olho 18-02-09..... AMO TE filhote, és tudo para a mama....
Madrinhas da NONO Beijinho mama susana de coimbra...
Madrinha do Rodrigo Beijinho mama riska..... Adoro vos meu casalinho de afilhados Piscar o olho