E quando os avós querem mandar mais que os pais? | De Mãe para Mãe

E quando os avós querem mandar mais que os pais?

Responda
16 mensagens
Claudia Reis -
Offline
Desde 08 Jan 2007

Olá mamãs!!

Estou com uma situação muito delicada em mãos e preciso de ouvir opiniões ou experiências de outras mamãs.

O meu filhote tem 4 anos e sempre foi educado pelos pais, sendo eu mais "democrática" e o pai um pouco mais autoritário. Sempre foi uma criança bem educada, bem disposta, alegre e conversadora.

Desde que ele nasceu que optei por lhe dar uma educação baseada no diálogo e sinceridade. Eu tento explicar tudo de forma a que ele entenda, principalmente quando está prestes a fazer ou já fez alguma asneira. Explico quais as consequências dos seus actos de forma a torna-lo consciente que é responsavel pelo que faz não só a ele mas tambem em relação aos outros (digo-lhe que ele tem de ser um exemplo para outros meninos mais novos). Quando a asneira é grande, dá lugar a castigo e a um pedido de desculpas por parte dele.

Neste momento estamos em fase de transição e estamos temporariamente a viver em casa dos meus sogros. Esta minha maneira de educar, choca com o feitio e forma de educar dos meus sogros. Acontece que têm havido alguns conflitos de ideias e mau estar pois os meus sogros são avós autoritários. Já deram a entender que acham que somos muito brandos com o nosso filho e que deveriamos de ser mais severos.
A maior parte das discussões acontecem á mesa, (partilhamos algumas refeições com crianças que a minha sogra toma conta), pois eles gostam de encher bem o prato das crianças e ai de quem não comer tudo (são avisadas logo de inicio que tem de se comer tudo, sem barulho, com as mãos em cima da mesa e têm de estar caladas). Ou seja, para eles as crianças não têm opinião, não importa se naquele momento a criança tenha menos apetite ou se não gosta de determinado alimento. Se mostrarem desagrado em relação a algum tipo de comida que está no prato, são logo avisadas (em alto e bom som) que é para se comer tudo. Já vi situações á mesa que nem vos conto, mas é de tirar o apetite a qualquer mãe.
Com o meu filho não o fazem neste momento pois estamos presentes e já foram avisados que quem manda e educa, são os pais e não os avós. Mesmo assim, de pouco ou nada serve.
De vez em quando estou a chamar a atenção do meu filho para algo, vem um deles, falar mais alto (dar a mesma ordem mas em tom estridente e autoritário)e dar a entender ao meu filho que ele não me ouve. Isso deixa-me fora de mim, pois estão a tirar-me a autoridade perante o meu filho. Para além de estarem a passar por cima de mim, ainda estão a rebaixar-me perante ele. Não tarda ele não obedece nem aos pais nem aos avós, pois pelos vistos os pais afinal não mandam e os avós só gritam e levantam a mão.
Parece que não têm paciência para as crianças e os momentos de afecto depressa passam a momentos de gritaria, reprovação e castigos fisicos.

Tenho de me aguentar até Setembro mas acho que a "bolha" vai arrebentar antes disso. Tenho medo de deixar o meu filho sozinho com eles e tenho medo que isto vá estragar a minha relação com o meu marido, pois afinal de contas são os pais dele e eu estou a entrar em conflito com eles.

C & R
**29/12/07**

bicas82 -
Offline
Desde 06 Dez 2010
I Love DMPM

... sabes que mais ? sai de casa deles o quanto antes...se o teu marido tb te apoia certamente vão conseguir sair o mais rápido possivel... sinceramente...quanto mais longe melhor e é verdade!

Claudia Reis -
Offline
Desde 08 Jan 2007

Pois!! Isso queria eu!!

Mas como temos de por dinheiro de lado para poder sair, temos mesmo que esperar até conseguir atingir esse objectivo...

A minha sogra tambem já diz ao meu marido que está a perder a paciência, que se eu não me impor ao meu filho, ela tem de se impor. Eles estão desejosos que saia de casa para o começar a "educar".... não sei onde isto vai parar.

C & R
**29/12/07**

Diana22 -
Offline
Desde 04 Jul 2011

Olha eu sou um bocado fria nestas coisas ...
se tu ainda nao podes sair da casa dos teus sogros por motivos que so a voces pertence ...eu faria uma coisa ... eu sou a mae, eu é q mando ... é chegares ao pe dos teus sogros e dizeres que a educaçao do teu filho és tu e o pai q dão... e eles sao educados cm voces querem , o q eles fazem ou deixam de fazer é com eles ... se eles n entenderem a bem, secalhar so msm a mal... secalhar as vezes é rpeciso falarmos num tom mais esquezito, so assim as pessoas percebem . eu sou assim msm , eu é q mando e ponto final .. os avós sao os avós ... eu sou eu !!! era o q mais faltava eles mandarem mais q eu!

Beijinho e boa sorte

Maria´s -
Offline
Desde 06 Set 2011

Eu alugava uma casita, nem que fosse pequenina, mas ao menos não andava nesse stress... isso nunca dá bom resultado e daqui até setembro por esse andar vai parecer uma eternidade Ufa! !!!

liberdade -
Offline
Desde 10 Abr 2007

A meu ver deves ter uma conversa com eles, mas apenas em relação às situações em que te desautorizam. Fazendo-lhes ver que transmitem uma ideia erada ao pequeno, uma ideia de que o que tu dizes não é lei e que isso poderá ter consequências, estou certa que vão compreender, também eles não gostariam certamente que os desautorizasses perante o neto.

Quanto à forma de educar eles não vão aceitar as tuas críticas, tal como tu não aceitas que eles te reprovem, cada um tem a sua forma e julga-a a melhor, tudo o que eles fizerem será para o bem do teu filhote, eles não lhe desejam mal.

Dream_mum -
Offline
Desde 04 Maio 2012

Olá linda!!! Bem sei o k isso é!!! Foi à conta da familia do meu marido, k a nossa relação abanou e de k maneira. Opiniões, mentiras, meterem o nariz onde n eram chamados... A minha sorte é k vivemos a cerca de 300km de distancia e mm assim ainda conseguiam causar problemas. Sempre k lá iamos, vinhamos de lá a discutir, até k cheguei ao ponto de dizer BASTA. Dei as hipoteses todas e mais algumas, sou mãe coruja c mto orgulho, apenas n tenho culpa da minha sogra ter exposto os filhos dela. Mas qt a isso, essa foi a forma k ela arranjou p educar os filhos dela. Agoga os meus, kem os educa sou EU. Cheguei ao ponto de n por mais os pés na casa dela. Se os meus sogros kiserem ver o meu filho, eles k venham cá a casa. Pk no meu ninho kem manda sou eu. A porta é sempre serventia da casa. Sabes k mais linda Sogra n é parentesco nenhum, mas sim CASTIGO. E como tu bem disseste no teu relato, tu és mais "democrática" e o teu marido é mais "autoritário", ele teve c kem aprender.
Um conselho k te dou, tenta sair dai o mais depressa possivel e nunca deixes k tokem c 1 dedo no teu filhote. Pk se os pais educam a bater, entao n vão ser os avós de certeza k encostam os dedos nos nossos filhos!!!
Eu penso desta maneira, aliás, cheguei 1 vez a dizer alto e bom som, ai dakele k encostar 1 dedo no meu filho, pk concerteza k fica sem esse e os outros 9.
Bjinhos linda e boa sorte

mama da princesa -
Offline
Desde 10 Set 2009

Eu moro com os meus pais junto com a minha filhota, e digo sempre a princesa que tem de me obdecer do mesmo modo que tem de obdecer aos avós, quado eu ralho ou castigo nunguém de mete o mesmo se passa ao contrario, quando um doas avós ralha eu não me meto, para não nos desautorizarmos, por mium não deverias ter dito ao pequenote para não obdecer aos avós, dizendo que so tu e o pai madavam nele. Tendo em contaz que estamos dependente deles e quer quiramos ou não temos uma divida enorme para com eles o conselho que te dou e o mesmo que eu faço, sempre que verifico alguma coisa de errado, sem que a princesa se aperceba digo aos meus pais, ou eles o mesmo, acabam por rectificar isso com muito custo. Muita paciência e o que digo, muita paciência... e ate setembro passa num instante, digo-te que ja tive verdadeiros infernos ca em casa, mas com persistência, amor, paciência e dedicação tudo se está a recompor e estamos a aprender a viver assim em familia há 6 anos, pois quero seguir com o meu curso superior e somente asism tenho possibilidades de o fazer, pois eles podem ficar com ela sempre que é necessário. O caminho mais fácil nunca é o mais correcto, age tu bem e o teu marido e olha ignora a maioria das situações, claro tem que ter um grande estofo para tal e saber amochar nas alturas devidas, mas acredita tem o melhor dos resultados.

Beijocas e paciencia tudo passa....

Sou mãmã de uma princesa que nasceu com 2,305kg e 47 cm, de 36 semaninhas|| || Afilhada da minha para sempre TATIS que tem tesourinhos lindos de morrer||Sou a madrinha da linda afilhada Carolinaa
Ganhei uma MADRINHA!!!! Finalmente a minha querida ISUCAS;)
Sou uma madrinha babada...!!A minha princesa tem uma Madrinha fantástica e muito doce a querida Jotariona que é a minha comadre, pois sou a Madrinha babadissima do Gabriel que nasceu em 30/09/2011, estou apaixonadissima... ele e lindo assim como os papás dele <3 <3 <3 Sorriso

liberdade -
Offline
Desde 10 Abr 2007

A mamã da princesa parace-me ser um ótimo exemplo!!!!

Arieth -
Offline
Desde 19 Mar 2009

Olá mamã,
Acho que o problema resolve-se se saires da casa dos teus sogros.
É muito complicado quando não somos auto-suficientes financeiramente e vivemos na casa de terceiros.
Sempre ouvi dizer que devemos andar ao ritmo da música do dono da casa, mas como não se estão a entender, o melhor é sairem.
Porque com tudo isso, ainda podes causar conflitos com os sogros e com o marido. Acredita que é preciso muito jogo de cintura.

Força mamã

Sobre Arieth

Ariete Afonso

A minha princesa nasceu no dia 17/09/2012
O meu príncipe nasce no dia 01/06/2017

Claudia Reis -
Offline
Desde 08 Jan 2007

Quando falamos com os meus sogros, foi em privado e dissemos que os pais somos nós e que a nossa forma de educar, embora diferente da deles é o que achamos melhor para o nosso filho.

Nunca o dissemos em frente ao nosso filhote, aliás, somos os 1ºs a dizer á frente de todos que ele tanto deve de ouvir e respeitar os pais, como o que dizem os avós! E ele gosta e respeita muito os avós. Tem dias em que os avós o chamam á atenção e ralham com razão e eu não digo nada, porque eles têm razão e devem sim chamo-lo a atenção! São os exageros e falta de paciência que me deixam transtornada. Como o meu sogro diz para os outros netos e para ele tambem: " o avô não castiga, ele bate!".

Já estou a chegar ao ponto em que eu própria grito com o meu filho com o stress de evitar chatices entre ele e os avós (comer mais depressa para eles não se chatearem, dormir logo a sesta, etc).

C & R
**29/12/07**

Claudia Reis -
Offline
Desde 08 Jan 2007

O que tem de ser falado com os meus sogros é sobre a forma como se tentam impor quando falamos ou damos uma ordem ao nosso filho.

-Se ralhamos ou fazemos uma observação: "coitadinho, deixem o menino, ele não fez nada de mal",
-Se falamos/ralhamos/castigamos com ele quando fez uma anseira: "se a mãe/pai não se impõe, a avó/o avô impõem-se", "se a mão/pai não castigam/batem, o avô/avó castiga/bate",
- isto aos berros para o nosso filho, á nossa frente. Tudo o que fazemos nunca está bem feito, há sempre uma observação a fazer.

Já falamos uma vez e a coisa melhorou durante uns dias, mas como agora estou sozinha com eles, já estão a tentar impor-se novamente. Basta estarem mais virados do avesso naquele dia para começarem as "bocas".

Isso deixa-me triste, penso muitas vezes que estou a dar o meu melhor para criar e educar o meu filho, sem ter necessidade de recorrer a gritaria (odeio histerismo - posso dizer um NÃO ao meu filho sem ter a necessidade de gritar para todo o mundo ouvir e ele percebe perfeitamente quando fez asneira e deixou os pais chateados)ou autoritarísmo e no entanto essa forma de educar é vista pelos meus sogros como desleixada e branda demais. Já nos disseram uma vez á mesa que não tarda o nosso filho está a bater nos próprios pais, porque nós nem sempre lhe levantamos a mão. No entanto são os 1ºs a reconhecer que a criança é bem comportada, educada e uma jóia de menino, seja em privado (com a familia) ou em publico.

Ontem fui-me abaixo á frente do meu marido (foi a 1ª vez em 7 anos que ele me viu chorar). Felizmente, apesar de serem os pais dele, tenho um marido que me compreende e apoia a 100%.

C & R
**29/12/07**

Claudia Reis -
Offline
Desde 08 Jan 2007

Estou a dar em doida!!
Hoje o dia estava a correr tão bem, chega a hora do almoço...o CAOS!
Hoje a bolha rebentou mesmo. Uma pessoa tenta falar a bem e o resultado é sempre o mesmo: não estou a educar o meu filho da melhor forma porque não lhe dou umas estaladas na cara quando ele se porta mal.
Tudo começou porque eu e o meu sogro iamos a fazer uma observação ao meu filho, ao mesmo tempo e eu pedi ao meu sogro para me deixar falar 1º. Pedi, não gritei, não falei mal, nada! Entretanto quando acabei disse: avô, diga lá o que tinha a dizer e aí ele disse que já não era nada, que eu cortei-lhe a voz e foi apartir daí que ele começou a desbobinar. O assunto a falar com o meu filho até era diferente e eu expliquei-lhe que não foi com essa intenção mas sim porque seria melhor falar um de cada vez, porque nesta fase (4 anos) eles assimilam tudo e não assimilam nada, pois estão atentos a tudo ao mesmo tempo. Logo quando damos uma ordem temos de fazer com que a criança esteja focada em nós para que a mensagem seja transmitida com sucesso. Resultado: a minha sogra começou a rir-se, o meu sogro ficou tão fulo da vida que nem quis ouvir isso.
Isto hoje correu tão mal que acabou com o meu sogro a partir a fechadura da porta e a minha sogra a chorar porque não conseguiu acalmar o meu sogro.
Como é que se explica aos avós, que quem decide como educar um filho são os pais, sem que o outro levante a voz ou perca a cabeça?

C & R
**29/12/07**

liberdade -
Offline
Desde 10 Abr 2007

Não tens mais ninguém a quem pedir teto? A verdade é que estando em casa deles de favor não podes fazer nada a não ser sujeitares-te às suas directivas....

Arieth -
Offline
Desde 19 Mar 2009

Mamã Claudia Reis,
Acho que sinceramente já sabe o que tem de fazer, se tem condições para o fazer??? não sei, mas pelo que descreve só vejo duas hipoteses, ou sair da casa dos seus sogros ou calar-se perante os seus sogros, até alcançarem o vosso objectivo.
Não sei qual é a posição do seu marido quanto a este conflito, mas a solução é mesmo sairem daí, para que possam educar da maneira que acham correcto.

Sobre Arieth

Ariete Afonso

A minha princesa nasceu no dia 17/09/2012
O meu príncipe nasce no dia 01/06/2017

anapaula13 -
Offline
Desde 29 Ago 2012

Boa tarde a todas.
Gostaria que me ajudassem numa situação que me tem ocorrido cada vez com mais frequência.
A minha filhota, com 11 meses e a dois dias de completar um ano, quando estou com a minha mãe, parece que eu deixo de existir, só quer o colo da minha mãe e só se ri com ela. Por vezes `falo sobre isto com a minha mãe, pois sempre tive uma ótima relação com ela, mas esta diz-me que eu é que sou a mãe e não posso pensar assim. Embora a minha própria mãe me diga isto eu sinto-me sempre posta à parte quando estamos as 3 juntas. Neste momento a minha filha, enquanto eu vou trabalhar, fica em casa da minha mãe mas com a empregada (pessoa em que temos total confiança e de quem a minha filha gosta muito), porque a minha mãe ainda trabalha e está com a neta à hora de almoço e à tarde, antes de eu a ir buscar. Será que a minha filha vai gostar mais da avó do que de mim? Será normal eu sentir ciùmes da relação da minha mãe com a minha filha? se alguém me puder ajudar agradecia imenso.

Votação

Quanto tempo, em média, dura uma consulta com o seu filho no pediatra?